Como corrigir erros no disco externo sem perder os dados

Índice de conteúdos

Versátil, prático e portátil, o disco externo é muito utilizado para guardar os dados e arquivos mais importantes.

Afinal, justamente por não estarem sempre conectados ao PC, são considerados mais seguros do que o disco rígido interno — que é mais suscetível a falhas, ataques de hackers, vírus, entre outros.

Mas, isso não significa que os disco externos estejam acima de qualquer risco. Na verdade, também podem ser afetados por uma série de erros — especialmente quando não são manuseados com o devido cuidado.

Erros estes que podem ir desde simplesmente não aparecer no PC, até uma unidade a pedir para formatar.

Agora, será que existe uma forma de corrigir estes erros do disco externo, sem perder os preciosos dados guardados?

É isto que descobriremos no artigo de hoje!

Como corrigir erros no HD externo sem perder os dados

Quais são os tipos de erros no disco rígido?

Cada conjunto de erros em discos externos é acompanhado por diferentes soluções. Por isso, primeiro precisa de entender a natureza dos problemas do seu disco para só então determinar a melhor forma de corrigi-los.

A seguir, listamos os 9 erros mais comuns nos discos externos:

Disco externo não aparece

Em alguns casos, pode conectar o seu disco externo a um PC Windows — ou outro dispositivo com uma porta USB — e descobrir que não está a aparecer.

Este problema tem várias causas possíveis: problemas de partição no disco externo, incompatibilidade do sistema de arquivos, portas USB inativas ou problemas de driver no Windows. Na pior das hipóteses, a própria unidade pode estar inoperante.

Disco externo  a pedir para formatar

Um disco externo a pedir para formatar é um erro comum para os utilizadores do sistema operacional Windows — e geralmente relacionam-se com um disco rígido externo RAW.

Este erro impede o acesso aos arquivos guardados na unidade e podem ser causados por:

  • Incompatibilidade do sistema de arquivos
  • Interrupções repentinas de energia quando o disco externo estava em funcionamento
  • Infeção por vírus
  • Setores defeituosos
  • Remoção inadequada (sem considerar a ejeção segura).

Disco externo não aparece no gestor de disco

Quando o Windows não consegue detectar e reconhecer o seu disco externo, o disco inserido não aparece no Gestor de disco.

Isto pode ocorrer por diversas razões, entre elas:

Disco externo não aparece no Mac

Dados corrompidos podem ser um dos motivos pelos quais seu dispositivo Mac não reconhece um disco externo, mas também existem outros motivos, como:

  • Problemas com o cabo USB
  • Falhas na alimentação
  • Danos físicos
  • Incompatibilidade com o sistema operacional Mac
  • Problemas de leitura NTFS.

Disco externo inacessível

Pode acontecer conectar o seu disco externo e o seu computador não conseguir ler a unidade, representando o erro de disco rígido externo inacessível.

Existem várias formas do sistema operacional apresentar este erro. Entre elas, mensagens que dizem algo como:

Se receber qualquer uma das mensagens mencionadas acima, a sua unidade externa está provavelmente danificada devido à recorrente remoção indevida ou foi infetada por um vírus.

Portanto, para evitá-las, precisa certificar-se de usar o disco corretamente.

Disco externo morto

Longe de ser um erro, um disco externo morto é um disco que parou definitivamente de funcionar.

Um disco externo pode ser considerado morto quando se enquadra num dos dois cenários abaixo:

  1. Problema lógico/de software — um sistema de arquivos ou firmware danificado
  2. Problema técnico/de hardware — uma placa controladora de unidade defeituosa ou mau funcionamento do circuito integrado (IC).

Disco externo não inicializa

Ao tentar usar um disco externo, pode deparar-se com o problema de que o seu disco é desconhecido ou não foi inicializado.

Neste caso, não pode aceder aos dados armazenados na unidade. As principais causas do erro envolvem:

  • Driver desatualizado: um driver desatualizado pode fazer com que o disco externo não seja inicializado
  • Ataque de vírus: às vezes, uma infeção por vírus pode impedir o sistema operacional de inicializar o disco rígido externo
  • Perda de partição: o disco externo pode não ser inicializado devido à perda ou exclusão da partição no disco rígido
  • Setores defeituosos (bad blocks): setores (ou blocos) são onde os dados do disco rígido são escritos. Isto é, onde são designados para armazenar as informações gravadas na unidade. Pode acontecer surgirem falhas (ou defeitos), causando — entre outros — o erro de inicialização do disco externo
  • Corrupção do MBR: há um primeiro setor onde o código MBR e a tabela de partição são escritos. Se o MBR estiver corrompido, o sistema operacional não consegue aceder aos dados do disco externo e causar o erro.

Disco externo não alocado

Discos externos não alocados são volumes de unidade e partições com sistema de arquivos indefinido ou danificado e letra de unidade não atribuída, que não pode ser reconhecida e acedida por um sistema operacional.

Na maioria dos casos, o problema é crítico, o que implica que a sua unidade está danificada e pode levar à perda permanente de dados.

Os motivos mais comuns para uma unidade tornar-se não alocada estão relacionados a erro de sistema de arquivos, drivers desatualizados, vírus ou infeção por malware.

Uma falha repentina ou pico de energia também pode danificar a unidade e levar ao problema de volume de um disco externo não alocado.

Disco externo com erro de driver

Um driver é um software que permite a comunicação entre o seu disco rígido externo e o seu computador.

Assim, problemas como erros de disco externo não encontrado podem ser causados ​​por drivers ausentes ou corrompidos.

Além disso, sistemas operacionais mais antigos, como o Windows XP/2000, podem não reconhecer automaticamente um disco rígido externo se o hardware for mais recente que o sistema operacional.

Como corrigir erros no disco externo

Existem diversos métodos para corrigir erros no disco externo — aqui mesmo no blog temos vários conteúdos que ensinam a reverter alguns deles.

Basta que identifique qual é a causa do erro para saber a solução mais adequada.

Porém, na maioria dos casos, estes métodos virão acompanhados do risco de perda de dados — inclusive de forma definitiva!

Por isso, antes de recorrer a qualquer uma delas, é importante que recupere os dados que não quiser perder e salvá-los numa outra unidade segura.

O problema da recuperação de dados é que aparenta ser relativamente fácil — e com tantos softwares de recuperação disponíveis — muitas pessoas acabam por tentar executá-la por conta própria.

E, isso, também podem acabar por danificar ainda mais o disco externo (quando não são familiarizadas com o processo), impedindo a correção dos erros, além de não conseguir reaver o acesso aos seus dados.

Portanto, a melhor forma de corrigir erros no disco rígido é procurar uma empresa especializada em recuperação de dados — como a Bot — para garantir a segurança de seus arquivos e documentos, além de restaurar a funcionalidade do seu disco.

Conclusão

O disco externo, apesar de suas características práticas, não é livre de erros. Na verdade, existem vários problemas que podem afetar este tipo de unidade.

Porém, sabendo o motivo que os causa, a maioria pode ser resolvida. Porém, todos os métodos de solução envolvem o risco de perda de dados.

Por isso, é fundamental fazer a recuperação dos dados do disco externo com erro, antes de tentar qualquer solução.

Mas, apesar de ambos os processos — tanto a reparação do dispositivo, como a recuperação de dados — aparentarem serem fáceis, escondem riscos de agravamento do problema e perda definitiva dos dados.

Portanto, o modo mais seguro de recuperar os dados e corrigir os erros do disco externo é confiar numa empresa especializada. Como a Bot!

Aqui, o seu disco rígido externo é tratado por especialistas altamente capacitados, habituados a recuperar diariamente dados de milhares de discos rígidos.

Isto independentemente da marca, modelo ou sistema de arquivos do disco e do tipo de erro apresentado pela unidade.

Para garantir a recuperação de dados mais efetiva, os nossos profissionais atuam numa sala limpa — ambiente onde todas as partículas são controladas, protegendo a integridade do seu disco externo.

Além disso, priorizamos a sua urgência em reaver os seus dados. Por isso, trabalhamos com orçamento entregue em, no máximo, 48 horas!

Confie em quem tem mais de 100.000 casos resolvidos com sucesso, além de uma taxa de 99% de satisfação dos clientes: inicie já a sua recuperação de dados connosco!

Compartilhar:

Posts relacionados