Por que o meu disco externo não aparece, o que fazer e como formatá-lo?

Índice de conteúdos

O disco externo pode guardar ficheiros importantes de trabalho, estudos ou da sua vida pessoal. O que  espera é poder accedê-los facilmente sempre que precisar, e não que um erro atrapalhe o acesso.

Contudo, se o disco externo não aparece no computador após conectar a uma porta USB, tem um problema… Nessa situação, pode haver alguma falha de hardware ou software que esteja a atrapalhar a leitura do dispositivo.

Então, o que fazer quando o portátil não reconhece o disco externo? A seguir, vai perceber melhor os motivos para este problema e quais são as soluções para aceder novamente aos ficheiros armazenados no dispositivo. Acompanhe!

Por que o meu disco externo não aparece?

Identificar as causas para que o disco externo não esteja a abrir no seu computador vai ajudar a resolver esse problema. Existem vários motivos para isso, mas agora vamos entender melhor as principais causas:

Falhas de definição do sistema

Pode ser que alguma configuração do sistema operativo esteja a atrapalhar a leitura do disco externo.

Um disco novo ou formatado, por exemplo, pode ter sido configurado para um padrão errado de ficheiros, que o sistema não consegue ler. Ou talvez não tenha permissão para ler o conteúdo da pasta, também devido a uma configuração errada.

Além disso, os drivers do Windows, que permitem o correto funcionamento do USB, podem estar corrompidos ou desatualizados.

Falha de software do disco externo

Outro motivo para o computador não reconhecer o disco externo é alguma falha de software, que impede o acesso aos dados armazenados ou apenas a alguns ficheiros.

Um disco externo que não é ejetado com segurança, quando atacado por algum vírus ou que tem setores defeituosos no disco pode apresentar este tipo de problema. Nestes casos, é preciso ter cuidado para reparar o disco e recuperar os ficheiros que estão armazenados, sem correr o risco de perdê-los.

Problemas de hardware do disco externo ou outros dispositivos

O problema de um disco externo que não abre também pode ser uma falha de hardware. Este problema pode ser identificado no próprio disco, mas também noutros dispositivos envolvidos, como a porta USB, o cabo ou o gabinete.

As causas para o mau funcionamento do hardware podem ser a sujeira, o desgaste do uso, um impacto brusco que quebrou ou danificou as peças, entre outras.

O que fazer quando o disco externo não aparece no PC?

Quando o disco externo não aparece no PC, é sinal de problema. Mas não significa que deve desesperar. Primeiro, mantenha a tranquilidade, porque existem soluções para este problema que vão permitir que recupere os seus dados.

Algumas pessoas relatam que, quando conecta o disco externo ao computador, não aparece em nenhum lugar no sistema. Porém, outros relatos mostram que o disco externo aparece no Gestor de disco ou no Gestor de dispositivos, mas não abre no Explorador de Ficheiros, o que também impede o acesso aos dados armazenados.

Por isso, trouxemos aqui as dicas sobre o que fazer em cada situação:

O disco externo não aparece no Explorador de Ficheiros

Quando o disco externo não aparece no Explorador de Ficheiros, deve de ir até ao Gestor de disco para verificar o que o sistema informa. Para isso:

  1. Escreva “gestor de disco” na barra de pesquisa do Windows;
  2. Clique em “Criar e formatar partições do disco rígido”.

Se o dispositivo aparecer, provavelmente vai encontrar a informação de que está não alocado, não inicializado ou offline. Isto significa que o disco externo foi detetado, mas não é possível acedê-lo.

Disco externo não inicializado

Um disco externo que não arranca torna os dados inacessíveis e geralmente aparecem também como não alocado. Para resolver isso:

  1. No Gestor de disco, selecione o disco externo;
  2. Clique com o botão direito no disco ou setor não inicializado e selecione a opção “Inicializar disco”;
  3. Escolha um estilo de partição MBR e GPT e clique em OK para concluir (se pretende usar o disco em diferentes versões do Windows, prefira o MBR, porque o GPT só é suportado no Windows 10).

Depois, com as dicas do próximo tópico, pode resolver o problema de o disco não estar alocado, se ainda persistir.

Porém, é importante saber que este procedimento pode apagar os dados que já tenha armazenado no disco externo. Então, antes de fazer isso, guarde todos os ficheiros noutro local de backup.

Se não conseguir acedê-los para fazer o backup, recorra a um software de data recovery ,ou melhor ainda, a uma empresa especializada em recuperação de dados como a Bot, que garante toda a segurança para esse processo.

Se quiser uma avaliação do seu dispositivo, faça um orçamento connosco.

Disco externo não alocado

Quando o dispositivo é identificado como “não alocado”, significa que não é utilizável. Para resolver este problema, deve criar partições no disco:

  1. No Gestor de disco, selecione o disco externo;
  2. Clique com o botão direito sobre o setor não alocado e selecione “Novo volume simples”;
  3. No assistente do Windows, defina o tamanho que deseja alocar a essa nova partição (pode ser o volume total do disco externo);
  4. Atribua uma nova letra para identificar o disco externo;
  5. Formate o volume com a configuração padrão e o sistema de ficheiros NTFS, FAT32 ou exFAT;
  6. Clique em Concluir.

Depois disso, terá um disco externo alocado. Vá até o Explorador de Ficheiros para verificar se o procedimento funcionou e se o dispositivo aparece.

Mais uma vez, é importante ressaltar que, se já tiver ficheiros armazenados no disco externo, podem-se perder com esses procedimentos. Então, procure uma solução de recuperação de dados, preferencialmente com uma empresa especializada.

Disco externo offline

O disco externo pode aparecer como offline no Gestor de disco quando clicar por engano para desativá-lo ou quando o disco está sob ataque de programas maliciosos. Para reativá-lo, basta clicar com o botão direito sobre o disco e selecionar “Online”.

Depois disso, vá até o Explorador de Ficheiros e veja se o disco está disponível para acesso.

Disco externo não aparece no Gestor de disco

Se o disco externo não aparece no Gestor de disco ou em outros locais do computador, os motivos e as soluções podem ser variados. Vamos ver agora algumas possibilidades de solução para esse problema:

Troque a porta USB ou o cabo

Primeiro, verifique se o problema é com o hardware da porta USB ou do cabo. Tente usar o disco externo noutra porta, noutro computador ou com outro cabo de conexão.

Nestes casos, o problema não está no disco externo, e não terá problemas em aceder novamente aos ficheiros que estão armazenados. O que precisa de fazer é somente substituir a entrada USB ou o cabo.

Atualize ou corrija os drivers

Se o portátil não reconhece o disco externo, pode tentar atualizar os drivers problemáticos. Para isso, siga os passos:

  1. Escreva “gestor de dispositivos” na barra de procura do Windows ou abra o Gestor de Dispositivos no Painel de Controlo;
  2. Expanda a categoria Unidades de disco e verifique se há algum dispositivo com um ponto de exclamação amarelo (se houver, significa que o dispositivo está com problemas no driver);
  3. Clique com o botão direito na unidade com problema e selecione “Atualizar driver”;
  4. No assistente do Windows, selecione a opção para pesquisar drivers automaticamente.

Instale as atualizações do Windows

O seu disco pode não estar a ser reconhecido porque há alguma falha no sistema operativo do Windows. Atualizações mais recentes podem ter corrigido este problema, então é preciso instalar a última versão. Para isso:

  1. Escreva “windows update” na caixa de pesquisa do Windows;
  2. Clique em “Verificar se há atualizações”.
  3. Se houver atualizações pendentes, instale-as e reinicie o computador.

Desative a suspensão seletiva de USB

Outra tentativa de reparar um disco que não aparece no PC é alterar as configurações de energia do dispositivo. A suspensão seletiva de USB está geralmente ativada por padrão, o que faz com que o computador desligue o USB para economizar energia.

Porém, isto pode estar a causar o mau funcionamento da porta USB. Para corrigir este problema:

  1. Escreva “plano de energia” na barra de pesquisa do Windows;
  2. Clique em “Editar um plano de energia”;
  3. Clique em “Alterar configurações de energia avançadas”;
  4. Expanda a categoria “Configurações USB” na lista;
  5. Expanda a “Configuração de suspensão seletiva de USB”;
  6. Altere as configurações para “Desativado”, tanto na bateria quanto na tomada;
  7. Clique em Aplicar para confirmar e em OK para concluir.

Execute um programa antivírus

Um dos problemas de software mais comuns em Discos externos são os ataques de vírus e malwares. Estas infeções podem impedir a leitura do dispositivo pelo PC.

Para corrigir este problema, pode recorrer a um programa antivírus, que faz uma varredura no disco em busca de setores afetados e procura eliminar os invasores. Se o procedimento funcionar, vai encontrar novamente o disco externo no Windows Explorer e no Gestor de disco.

Como formatar um disco externo que não aparece?

Se conseguir aceder novamente ao disco que não aparecia no seu computador, é importante garantir que ele esteja seguro para armazenar novos dados. Para isso, deve formatar o disco.

Porém, antes de começar a formatação, lembre-se de salvar todos os ficheiros armazenados no disco externo. Afinal, formatar o disco significa limpar todos os dados e configurações que ele guarda para recomeçar do zero — e provavelmente não quer perder ficheiros importantes.

Para fazer a formatação, é simples:

  1. Aceda ao Explorador de Ficheiros ou ao Gestor de disco;
  2. Clique com o botão direito na unidade de armazenamento do disco externo;
  3. Clique em “Formatar…”;
  4. Selecione o sistema de ficheiros NTFS, FAT32 ou exFAT (geralmente o exFAT é indicado para Discos externos com mais de 4GB de armazenamento).

Enfim, com todas as dicas que demos neste artigo, tem grandes possibilidades de conseguir aceder novamente ao disco externo que não aparece no seu computador. Porém, deve ter reparado que alguns procedimentos são bastante técnicos e podem colocar os seus dados armazenados em risco.

Então, se não quer correr o risco de perder ficheiros importantes, o ideal é contar com profissionais especializados e experientes nesses procedimentos.

Como recuperar dados de um disco externo que não aparece?

Muitas vezes estes procedimentos não são suficientes para recuperar o acesso aos dados. Se o disco externo está fisicamente danificado, por exemplo, é necessário fazer uma intervenção mecânica, que não deve ser realizada sem o devido conhecimento.

Aqui na Bot, temos uma equipa qualificada para executar operações de recuperação de dados, com toda a segurança necessária, ambientes controlados e equipamentos específicos. Pode enviar o seu dispositivo gratuitamente e receber um orçamento também gratuito.

Agora, entre em contacto connosco para saber como podemos ajudá-lo a recuperar o seu disco externo que não aparece e os dados armazenados.

Compartilhar:

Posts relacionados