A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

O disco externo pode guardar ficheiros importantes de trabalho, estudos ou da sua vida pessoal. O que você espera é poder acessá-los facilmente quando precisar deles, e não que um erro atrapalhe o acesso.

 

Contudo, se o disco externo não aparece no computador após conectar a uma porta USB, você tem um problema… Nessa situação, pode haver alguma falha de hardware ou software que esteja a atrapalhar a leitura do dispositivo.

 

Então, o que fazer quando o portátil não reconhece o disco externo? A seguir, você vai entender melhor os motivos para esse problema e quais são as soluções para acessar novamente os ficheiros armazenados no dispositivo. Acompanhe!

HD externo

Porque o meu disco externo não aparece?

Identificar as causas para que o disco externo não esteja a abrir no seu computador vai ajudar você a resolver esse problema. Existem vários motivos para isso, mas agora vamos entender melhor as principais causas:

Falhas de definição do sistema

Pode ser que alguma configuração do sistema operativo esteja a atrapalhar a leitura do disco externo.

Um disco novo ou formatado, por exemplo, pode ter sido configurado para um padrão errado de ficheiros, que o sistema não consegue ler. Ou talvez você não tenha permissão para ler o conteúdo do diretório, também devido a uma configuração errada.

Pode ser ainda que os drivers do Windows, que permitem o correto funcionamento do USB, estejam corrompidos ou desatualizados.

Falha de software do disco externo

Outro motivo para o computador não reconhecer o disco externo é alguma falha de software, que impede o acesso aos dados armazenados ou apenas a alguns ficheiros.

Um disco externo que não é ejetado com segurança, quando atacado por algum vírus ou que tem sectores defeituosos no disco pode apresentar esse tipo de problema. Nesses casos, é preciso ter cuidado para reparar o disco e recuperar os ficheiros que estão lá armazenados, sem correr o risco de perdê-los.

Problemas de hardware do disco externo ou outros dispositivos

O problema de um disco externo que não abre também pode ser uma falha de hardware. Esse problema pode ser identificado no próprio disco, mas também em outros dispositivos envolvidos, como a porta USB, o cabo ou o gabinete.

As causas para o mau funcionamento do hardware podem ser a sujeira, o desgaste do uso, um impacto brusco que quebrou ou danificou as peças, entre outras.

O que fazer quando o disco externo não aparece no PC?

Quando o disco externo não aparece no PC, é sinal de problema. Mas não significa que você deve se desesperar. Primeiramente, mantenha a tranquilidade, porque existem soluções para esse problema que vão permitir que você recupere os seus dados.

Algumas pessoas relatam que, quando conecta o disco externo ao computador, ele não aparece em nenhum lugar no sistema. Porém, outros relatos mostram que o disco externo aparece no Gerenciamento de disco ou no Gerenciador de dispositivos, mas não abre no Explorador de Ficheiros, o que também impede de acessar os dados armazenados.

Por isso, trouxemos aqui as dicas sobre o que fazer em cada situação:

O disco externo não aparece no Explorador de Ficheiros

Quando o disco externo não aparece no Explorador de Ficheiros, você deve ir até o Gerenciamento de disco para verificar o que o sistema informa. Para isso:

  1. Digite “gerenciamento de disco” na barra de pesquisa do Windows;
  2. Clique em “Criar e formatar partições do disco rígido”.

Se o dispositivo aparecer lá, você provavelmente vai encontrar a informação de que ele está não alocado, não inicializado ou offline. Isso significa que o disco externo foi detetado, mas não é possível acessá-lo.

Disco externo não inicializado

Um disco externo não inicializado torna os dados inacessíveis e geralmente aparecem também como não alocado. Para resolver isso:

  1. No Gerenciamento de disco, selecione o disco externo;
  2. Clique com o botão direito no disco ou sector não inicializado e selecione a opção “Inicializar disco”;
  3. Escolha um estilo de partição MBR e GPT e clique em OK para concluir (se você pretende usar o disco em diferentes versões do Windows, prefira o MBR, porque o GPT só é suportado no Windows 10).

Depois, com as dicas do próximo tópico, você pode resolver o problema de o disco não estar alocado, se ainda persistir.

Porém, é importante saber que esse procedimento pode apagar os dados que você já tenha armazenado no disco externo. Então, antes de fazer isso, guarde todos os ficheiros em outro local de backup.

Se você não conseguir acessá-los para fazer o backup, recorra a um software de data recovery ,ou melhor ainda, a uma empresa especializada em recuperação de dados como a Bot, que garante toda a segurança para esse processo.

Se você quiser uma avaliação do seu dispositivo, faça um orçamento connosco.

Disco externo não alocado

Quando o dispositivo é identificado como “não alocado”, significa que ele não é utilizável. Para resolver esse problema, você deve criar partições no disco:

  1. No Gerenciamento de disco, selecione o disco externo;
  2. Clique com o botão direito sobre o sector não alocado e selecione “Novo volume simples”;
  3. No assistente do Windows, defina o tamanho que você deseja alocar a essa nova partição (pode ser o volume total do disco externo);
  4. Atribua uma nova letra para identificar o disco externo;
  5. Formate o volume com a configuração padrão e o sistema de ficheiros NTFS, FAT32 ou exFAT;
  6. Clique em Concluir.

Depois disso, você terá um disco externo alocado. Vá até o Explorador de Ficheiros para verificar se o procedimento funcionou e se o dispositivo aparece lá.

Mais uma vez, é importante ressaltar que, se você já tiver ficheiros armazenados no disco externo, eles podem se perder com esses procedimentos. Então, procure uma solução de recuperação de dados, preferencialmente com uma empresa especializada.

Disco externo offline

O disco externo pode aparecer como offline no Gerenciamento de disco quando você clicar por engano para desativá-lo ou quando o disco está sob ataque de programas maliciosos. Para reativá-lo, basta clicar com o botão direito sobre o disco e selecionar “Online”.

Depois disso, vá até o Explorador de Ficheiros e veja se o disco está disponível para acesso.

Disco externo não aparece no Gerenciamento de disco

Se o disco externo não aparece no Gerenciamento de disco ou em outros locais do computador, os motivos e as soluções podem ser variados. Vamos ver agora algumas possibilidades de solução para esse problema:

Troque a porta USB ou o cabo

Primeiramente, verifique se o problema é com o hardware da porta USB ou do cabo. Tente usar o disco externo em outra porta, em outro computador ou com outro cabo de conexão.

Nesses casos, o problema não está no disco externo, e você não terá problemas em acessar novamente os ficheiros que estão lá armazenados. O que você precisa fazer é somente substituir a entrada USB ou o cabo.

Atualize ou corrija os drivers

Se o portátil não reconhece o disco externo, você pode tentar atualizar os drivers problemáticos. Para isso, siga os passos:

  1. Digite “gerenciador de dispositivos” na barra de busca do Windows ou abra o Gerenciador de Dispositivos no Painel de Controle;
  2. Expanda a categoria Unidades de disco e verifique se há algum dispositivo com um ponto de exclamação amarelo (se houver, significa que o dispositivo está com problemas de driver);
  3. Clique com o botão direito na unidade com problema e selecione “Atualizar driver”;
  4. No assistente do Windows, selecione a opção para pesquisar drivers automaticamente.

Instale as atualizações do Windows

Pode ser que o seu disco não esteja sendo reconhecido porque há alguma falha no sistema operativo do Windows. Atualizações mais recentes podem ter corrigido esse problema, então é preciso instalar a última versão. Para isso:

  1. Digite “windows update” na caixa de pesquisa do Windows;
  2. Clique em “Verificar se há atualizações”.
  3. Se houver atualizações pendentes, instale-as e reinicie o computador.

Desative a suspensão seletiva de USB

Outra tentativa de reparar um disco que não aparece no PC é alterar as configurações de energia do dispositivo. A suspensão seletiva de USB está geralmente ativada por padrão, o que faz com que o computador desligue o USB para economizar energia.

Porém, isso pode estar a causar mau funcionamento da porta USB. Para corrigir esse problema:

  1. Digite “plano de energia” na barra de pesquisa do Windows;
  2. Clique em “Editar um plano de energia”;
  3. Clique em “Alterar configurações de energia avançadas”;
  4. Expanda a categoria “Configurações USB” na lista;
  5. Expanda a “Configuração de suspensão seletiva de USB”;
  6. Altere as configurações para “Desativado”, tanto na bateria quanto na tomada;
  7. Clique em Aplicar para confirmar e em OK para concluir.

Execute um programa antivírus

Um dos problemas de software mais comuns em Discos externos são os ataques de vírus e malwares. Essas infeções podem impedir a leitura do dispositivo pelo PC.

Para corrigir esse problema, você pode recorrer a um programa antivírus, que faz uma varredura no disco em busca de sectores afetados e procura eliminar os invasores. Se o procedimento funcionar, você vai encontrar novamente o disco externo no Windows Explorer e no Gerenciamento de disco.

Como formatar um disco externo que não aparece?

Se você conseguir acessar novamente o disco que não aparecia no seu computador, é importante garantir que ele esteja seguro para armazenar novos dados. Para isso, você deve formatar o disco.

Porém, antes de começar a formatação, lembre-se de salvar todos os ficheiros armazenados no disco externo. Afinal, formatar o disco significa limpar todos os dados e configurações que ele guarda para recomeçar do zero — e provavelmente você não quer perder ficheiros importantes.

Para fazer a formatação, é simples:

  1. Acesse o Explorador de Ficheiros ou o Gerenciamento de disco;
  2. Clique com o botão direito na unidade de armazenamento do disco externo;
  3. Clique em “Formatar…”;
  4. Selecione o sistema de ficheiros NTFS, FAT32 ou exFAT (geralmente o exFAT é indicado para Discos externos com mais de 4GB de armazenamento).

Enfim, com todas as dicas que demos neste artigo, você tem grandes chances de conseguir acessar novamente o disco externo que não aparece no seu computador. Porém, você deve ter reparado que alguns procedimentos são bastante técnicos e podem colocar os seus dados armazenados em risco.

Então, se você não quer correr o risco de perder ficheiros importantes, o ideal é contar com profissionais especializados e experientes nesses procedimentos.

Além disso, muitas vezes esses procedimentos não são suficientes para recuperar o acesso aos dados. Se o disco externo está fisicamente danificado, por exemplo, é necessário fazer uma intervenção mecânica, que não deve ser realizada sem o devido conhecimento.

Aqui na Bot, temos uma equipa qualificada para executar operações de recuperação de dados, com toda a segurança necessária, ambientes controlados e equipamentos específicos. Você pode enviar o seu dispositivo gratuitamente e receber um orçamento também gratuito.

Agora, entre em contacto connosco para saber como podemos ajudar você a recuperar o seu disco externo que não aparece e todos os dados armazenados nele.