Discos rígidos são responsáveis por armazenar os dados de grande parte dos computadores, portáteis e discos externos que utilizamos. Nesses dispositivos, os ficheiros são lidos e armazenados em sectores, que formam grandes blocos de dados no disco.
Porém, os discos rígidos podem sofrer problemas. Quando estão danificados — devido a uma queda, um ataque de vírus ou uma falha eletrónica, por exemplo —, eles podem apresentar bad sectors, sectores defeituosos do disco. Se isso acontecer com os seus dispositivos, provavelmente você terá dificuldade de acessar os dados armazenados neles.
Mas não se preocupe, porque em muitos casos é possível recuperar os dados do disco. Agora, vamos entender melhor o que são bad sectors e como lidar com esse problema.

O que é um bad sector?
Bad sector é um sector defeituoso num disco, que afeta a leitura e a gravação dos dados pelo disco, bem como o acesso a eles.
Um disco é formado por vários sectores que armazenam os dados. Eles funcionam como “gavetas” que guardam os dados à medida que o disco gira e a cabeça de leitura grava e lê os dados que estão no disco.
Se algum sector do disco apresentar defeito, significa que os dados daquele sector não estão mais acessíveis. Quando isso acontece, o computador costuma travar, ficar lento e apresentar mensagens de erro ao ligar o sistema ou tentar ler, ou salvar ficheiros.
Embora muitas pessoas utilizem a expressão “bad block” como sinónimo de “bad sector”, existe uma diferença entre esses conceitos. Um bloco de um disco é formado por vários sectores. Quando está com defeito, o bad block pode apresentar vários sectores com falhas (bad sectors), mas o contrário não acontece.
O que causa sectores defeituosos num disco rígido?
Bad sectores podem acontecer por diferentes motivos. Muitas vezes eles se tornam mais comuns quando o disco está perto do fim da sua vida útil ou quando não é utilizado corretamente, sem os devidos cuidados no seu manuseio.
Veremos agora quais são as principais causas de bad sectors:
Erros de software e falhas do sistema operativo
Falhas de software acontecem quando programas ou erros do sistema operativo afetam o funcionamento do disco. Infeções por malwares, firmware corrompido ou drivers não suportados podem causar esses problemas.
Cabeças do atuador com falha
Quando a cabeça de leitura do disco apresenta falhas, ela pode bater no disco e causar danos físicos a alguma área. Isso pode gerar um bad sector e afetar os dados que estão lá armazenados.
Queda, calor ou água
Os discos também podem apresentar bad sectors quando o computador sofre alguma queda, tem um super aquecimento ou é afetado por algum líquido na suas partes internas. Por isso, é importante ter cuidado enquanto você usa e manuseia o seu dispositivo.
Problemas de energia
Quando a luz começa a oscilar ou acontece uma queda repentina de energia, o disco pode sofrer falhas eletrónicas que corrompem os dados. Bad sectors também podem ocorrer quando você força o desligamento do computador, sem utilizar os comandos do sistema.
Problemas de fabricação
Pode ser também que o disco apresente problemas de fábrica na sua construção, que prejudicam o funcionamento dos seus componentes. Com o uso, isso pode danificar sectores do disco rígido.
A recuperação dos dados é possível quando uma unidade tem sectores defeituosos?
Quando você tem um bad sector, provavelmente não vai conseguir acessar os dados daquela área, que precisará passar por um processo de recuperação.
A maioria dos discos já conta com uma tecnologia, chamada ‘remapeamento’, que consegue salvar os dados e proteger o disco das áreas com defeito.
Quando a placa controladora do disco identifica que há um sector defeituoso, ela orienta que a cabeça de leitura não passe por aquela área do disco para gravar ou ler os dados. Dessa forma, o computador não vai mais travar ou ficar lento.
Além disso, a placa aciona a tecnologia que transfere os dados daquele sector para a área reservada, que funciona como um sector de segurança do disco. Assim, os dados ficam a salvo em outra área do disco, embora aquele defeito do disco não seja corrigido.
Isso pode acontecer várias vezes ao longo da vida útil do disco, sempre que a placa identificar bad sectors. Porém, um disco com muitos sectores defeituosos podem se tornar um problema, porque a área reservada do disco é limitada.
Por isso, é necessário recorrer ao processo de recuperação dos dados quando você não consegue mais acessá-los. Isso também é necessário quando o disco não conta com essa tecnologia de ‘remapeamento’.
Posso usar software para corrigir sectores defeituosos no meu disco rígido?
Existem ferramentas que podem ajudar a recuperar os bad sectors do disco. O próprio Prompt de Comando do Windows, por meio do comando CHKDSK, pode ser usado para tentar recuperar os dados de sectores defeituosos.
Mas geralmente utilizam-se softwares especializados em data recovery para fazer isso. Esses programas fazem uma varredura no disco em busca de bad sectors e tentam corrigir o problema. Em alguns casos, a recuperação é possível.
Mas é importante saber usar esses softwares, para evitar a manipulação equivocada do seu disco e acabar perdendo todos os seus dados. Além disso, as versões gratuitas desses programas costumam ter limitações que impedem a recuperação completa dos seus dados. Portanto, você precisa adquirir um plano pago, que muitas vezes se torna inviável.
Em casos mais complexos, os softwares de recuperação de dados também não costumam ser eficientes. Muitas vezes os bad sectors apresentam problemas físicos, que requerem a manipulação das peças e a sua substituição, o que só pode ser feita por profissionais especializados.
Por isso, o ideal para recuperar sectores defeituosos em discos é procurar uma empresa especializada em recuperação de dados como a Bot.
Assim, você conta com a expertise de profissionais que já trabalham nessa área e utilizam os equipamentos adequados, em ambientes controlados. A recuperação dos dados é feita com toda a segurança, com muito mais hipóteses de sucesso.
O que fazer com bad sectors no disco?
Então, se você está com problemas de bad sectors no seu disco, já sabe o que fazer? Mostraremos agora as principais medidas que você deve tomar:
Faça uma lista de quaisquer outros sintomas de falha
Observe quais sintomas o disco e o computador apresentam e anote numa lista. Verifique se há algum ruído, se o sistema fica lento ou até trava, se não é possível reconhecer o dispositivo, se há alguma mensagem de erro, entre outros problemas.
Mantenha o disco rígido desligado
Quando você identificar sintomas de problemas no disco, mantenha-o desligado. Se você continuar a usar o dispositivo, pode causar ainda mais danos físicos. Imagine se a cabeça de leitura estiver com falhas — os danos se tornam ainda maiores.
Entre em contacto com uma empresa de recuperação de dados
Para recuperar os dados de bad sectors do seu disco, entre em contacto com uma empresa especializada. Você vai entregar o seu dispositivo a profissionais experientes, que já lidaram com vários casos como o seu e vão saber identificar corretamente as falhas do disco.
Além disso, esse tipo de empresa trabalha com softwares avançados de recuperação de dados, além de equipamentos adequados e ambientes controlados para manipular os dispositivos com segurança.
A Bot é uma empresa especializada em recuperação de dados, com mais de uma década de experiência no mercado. Você pode levar ou enviar gratuitamente o seu dispositivo a uma das nossas unidades, localizadas no Brasil e em Portugal. Nossa equipa fará uma avaliação gratuita no seu dispositivo e enviaremos o orçamento em até 48h.
Entre em contacto connosco em um dos nossos canais: Instagram, Twitter e WhatsApp. Estamos disponíveis 24h por dia para atender você!
Recent Comments