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Seu HD não detecta na BIOS (Basic Input Output System)? Não se preocupe! Neste artigo, você encontrará correções rápidas e práticas para quando esse problema acontece.

Além disso, orientaremos sobre a maneira mais confiável de restaurar todos os dados preciosos.

Basta seguir o guia para resolver seus problemas agora mesmo.

HD não detecta BIOS: veja possíveis causas e como resolver

Por que a BIOS não reconhece o HD?

Dependendo se você estiver usando um PC ou notebook, as causas para o HD não detectar a BIOS variam bastante.

A seguir estão alguns dos fatores mais comuns que podem acarretar o problema:

  • Seu HD não está habilitado na BIOS;
  • Incompatibilidade do HD com sua placa-mãe;
  • Driver Serial ATA ausente ou instalado incorretamente;
  • Cabos de dados com defeito ou frouxamente conectados;
  • HD com defeito;
  • Configurações incorretas de jumpers na unidade.

Como fazer a BIOS reconhecer o HD?

Pode ser preocupante quando a BIOS não consegue detectar ou reconhecer o HD ATA/SATA.

E, como vimos, existem várias causas para esse problema. Portanto, pode ser difícil identificar o motivo exato pelo qual o HD não detecta a BIOS.

Felizmente, existem soluções às quais você pode recorrer para resolver esse problema. A seguir, separamos as principais entre elas. Confira:

 1. Verifique se o disco rígido está desabilitado na BIOS

Alguns fabricantes de placas-mãe desabilitam as portas SATA não utilizadas na BIOS por padrão.

Portanto, se você estiver usando um PC, certifique-se de que o HD esteja ativado na BIOS.

Por exemplo, se você usa uma placa-mãe Asus, você pode querer habilitar o CSM (Compatibility Support Module) na configuração da BIOS.

Isso permite que você mostre dispositivos UEFI e não UEFI na prioridade de inicialização.

Para habilitar o CSM nas placas-mãe Asus:

  • Desligue o computador se estiver ligado;
  • Pressione o botão liga/desliga para ligá-lo e, assim que vir o logotipo da Asus, comece a pressionar a tecla; “Delete” no teclado. Isso permitirá que você acesse o UEFI BIOS Utility — Modo EZ;
  • No modo EZ, pressione a tecla F7 para alternar para o modo avançado;
  • Abra a guia inicialização no modo “Avançado”;
  • Em seguida, expanda a seção CSM (Compatibility Support Module);
  • Clique na lista suspensa para “Launch CSM” e selecioneEnabled”;
  • Pressione a tecla “F10” e clique em “OK” para salvar as alterações.

2. Atualize a BIOS para a versão mais recente

A atualização da BIOS para a versão mais recente disponível pode ajudar a corrigir problemas de compatibilidade e melhorar o desempenho.

Dependendo se você estiver usando uma BIOS UEFI ou Legacy, existem várias maneiras de atualizá-lo.

Você pode consultar a documentação do fabricante da placa-mãe/PC para obter detalhes específicos.

3. Carregue as configurações padrão da BIOS

Se você fez alterações em sua BIOS, incluindo overclocking de CPU ou overclock de memória, seu sistema pode não detectar sua unidade de armazenamento devido à instabilidade.

Felizmente, você pode entrar na BIOS e revertê-lo para sua configuração padrão para desfazer qualquer alteração.

As etapas envolvidas para carregar as configurações padrão podem variar dependendo do fabricante do PC ou da placa-mãe.

Para carregar as configurações padrão da BIOS:

  • Desligue o PC e aguarde até que ele esteja completamente desligado;
  • Em seguida, pressione o botão Power e, logo em seguida aperte a tecla F2/F8/Del para entrar na BIOS Setup Utility (dependendo do fabricante do PC e da placa-mãe, você pode ter uma chave diferente para entrar na BIOS);
  • Uma vez na BIOS, use as teclas de seta para abrir a guia “Sair”;
  • Use as teclas de seta para baixo e selecione “Carregar configurações padrão”
  • Pressione Enter e selecione “Sim” para carregar as configurações padrão da BIOS;
  • Pressione F10 e pressione “Enter” para sair e salvar as alterações.

O carregamento das configurações padrão redefinirá todas as alterações feitas na BIOS.

4. Remova e reconecte o HD

Seu computador pode não detectar o disco rígido se houver uma falha no disco, corrupção da unidade e conexão frouxa.

Para verificar o status do disco, tente remover o disco rígido desconectando cuidadosamente os cabos e procure por danos físicos.

Para discos rígidos antigos, limpe a poeira e conecte-o ao seu PC. Se o problema persistir, tente conectá-lo a um computador diferente, se possível.

Isso ajudará você a determinar se o problema está na placa-mãe ou no HD.

5. Verifique se há cabos SATA defeituosos ou desconectados

O HD não detecta BIOS se o cabo de dados estiver com defeito. Portanto, verifique se os cabos SATA estão em boas condições e se você os conectou corretamente.

Além disso, analise a placa-mãe à procura de pinos tortos ou desalinhados.

Verifique a documentação do fabricante do seu HD para saber se está usando o tipo certo de cabos.

Por exemplo, alguns fabricantes recomendam o uso de cabeamento UDMA para unidades ATA.

Esses cabos codificados por cores requerem orientação adequada para estabelecer uma conexão adequada.

Você pode encontrar a documentação de suporte da sua unidade no site do fabricante.

Além disso, tente conectar uma unidade de DVD antiga usando os cabos SATA à placa-mãe e veja se funciona.

Caso contrário, é provável que o cabo de dados esteja com defeito. Tente substituir o cabo e veja se isso ajuda.

6. Verifique se a unidade gira

Se o seu HD não estiver recebendo energia suficiente ou sem energia, ele não irá girar.

Você pode fazer uma verificação rápida para ver se está girando e, se não estiver, você identificou a causa do seu erro misterioso.

Apenas lembre-se de que esse truque não funcionará com unidades de estado sólido, porque elas não têm um prato que gira.

Para verificar se os problemas de energia estão impedindo a BIOS de detectar a unidade, tente estas etapas de solução de problemas:

  • Desligue o PC e verifique se ele está completamente desligado;
  • Em seguida, abra o gabinete do computador e desconecte o cabo de dados do HD;
  • Ligue o computador e verifique se a unidade gira. Se você sentir uma leve vibração ao toque, pode dizer que está girando.

7. Use uma ferramenta de diagnóstico inicializável para verificar a integridade do disco

Você pode usar as ferramentas específicas de diagnóstico de HD para realizar uma verificação de integridade.

Para tanto:

  1. Baixe a ferramenta e crie uma unidade inicializável;
  2. Inicialize a partir da unidade e verifique se ela detecta seu HD.

Se o diagnóstico não detectar nada, é possível que você tenha um HD com defeito, que precisa ser substituído.

Recuperar dados do HD não reconhecido

Algumas ferramentas prometem recuperar o dados do HD não reconhecido.

Porém, recuperar seus dados do HD não reconhecido pode parecer simples, mas envolve conhecimentos técnicos e, quando sua execução falha, pode causar a perda dos seus dados — em alguns casos, até mesmo de forma irreversível.

Por isso, o método mais recomendado de realizar esta recuperação é contratar os serviços de uma empresa especializada em recuperar dados, como a Bot.

Com uma tradição de mais de uma década no mercado e contamos com profissionais altamente capacitados.

Conclusão

Quando seu HD não detecta na BIOS, seu disco rígido pode não estar habilitado, pode haver uma incompatibilidade do disco com sua placa-mãe ou seu Driver Serial ATA foi instalado incorretamente.

Talvez seus cabos de dados estejam com defeito ou frouxamente conectados, seu HD também pode estar danificado ou suas configurações de jumpers na unidade podem estar incorretas.

Para fazer o HD detectar na BIOS, você pode verificar se o disco rígido está desabilitado na BIOS, atualizar a BIOS para a versão mais recente ou carregar as configurações padrão da BIOS.

Outras alternativas são verificar se há cabos SATA defeituosos ou desconectados, observar se a unidade gira ou, por fim, usar uma ferramenta de diagnóstico inicializável para verificar a integridade do disco.

Caso nada disso funcione, você pode recuperar os dados do HD não reconhecido e substituí-lo.

Para isso, o ideal é recorrer a uma empresa especializada em recuperação de dados, como a Bot.

Além de recuperarmos seus dados com segurança e realizar o orçamento para a recuperação em até 48 horas, custeamos o envio da sua unidade a partir de qualquer localidade do Brasil.

Você também pode levar seu dispositivo a qualquer uma de nossas unidades espalhadas em todas as regiões do país.

Nosso suporte atua 24 horas por dia, 7 dias por semana em nossas redes sociais. Portanto, podemos responder em tempo real a qualquer dúvida que você possa ter.

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