A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Quando o assunto é tecnologia, o cuidado com os aparelhos devem ser, de forma geral, o mesmo em relação a todos. Seja um telemóvel, um disco externo, um pen-USB, um portátil ou tablet. São aparelhos que necessitam de um cuidado e atenção maior.
O disco externo, por exemplo, tem vida útil média de 6 anos. Muitos imprevistos podem acontecer no meio do caminho. Alguns caem, apresentam desgaste mecânico, falhas eletrónicas e precisam passar por um processo de recuperação de ficheiros.
A parte interna de um disco conta com diversos componentes que são essenciais para que o aparelho funcione corretamente e, por ser um dispositivo mecânico, pode apresentar desgaste e falhas, como um carro, por exemplo.
Confira a seguir alguns cuidados essenciais que deve ter com o seu disco externo!

 

Cuidado ao transportar e manusear o disco.

O grande benefício do disco externo é a mobilidade que o dispositivo fornece aos utilizadores, permitindo o transporte de grande massa de dados em viagens, por exemplo. Seus ficheiros sempre estarão à sua disposição. Lembre-se que aparelho é sensível a impactos e precisa de uma atenção maior ao ser transportado. Guarde em local seguro, se possível, revestindo o disco num tecido macio, além da capa protetora, evitando quedas e impactos mecânicos no dispositivo.

Recuperar dados de discos é possível. É necessário neste caso a identificação do problema por um profissional capacitado e a realização dos procedimentos necessários, visando diminuir as hipóteses de perda permanente dos ficheiros.
Fique atento ao uso correto do disco externo para evitar desligar do computador de forma brusca, realizar o procedimento correto de retirada do disco, assim como ter atenção a vírus. Não conecte o seu disco externo num computador que não seja seu, ou não seja confiável.

 

Evite deixar o disco constantemente conectado ao computador.

Para aumentar a vida útil do seu disco externo, evite deixá-lo constantemente conectado ao computador ou outro dispositivo, em momentos que não esteja a ser utilizado. Este procedimento não assegura que não ocorrerão falhas no disco, porém, justamente por ser um dispositivo mecânico, o mesmo está sujeito a desgaste, portanto tomando este cuidado aumenta a vida útil, diminui o desgaste dos componentes mecânicos e evita falhas eletrónicas que podem ocorrer. Em caso de problemas, poderá contar com a Bot para realizar a recuperação de ficheiros.

 

Realizar backup dos dados periodicamente.

Outro cuidado essencial quando se tem um disco externo é realizar, de forma periódica, a recuperação dos dados armazenados, ou seja, o backup dos dados. O backup pode ser feito em outro disco externo, num computador ou portátil, ou até mesmo na nuvem. Dessa forma, é possível evitar possíveis perdas de dados, protegendo assim as informações.

Gostou de conhecer os cuidados essenciais com o seu disco externo? Então confira também as soluções da Bot. Temos soluções diversas para ajudar você na recuperação de ficheiros.
Converse agora mesmo com os nossos especialistas.