A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Os programas de recuperação de dados são aplicativos que recuperam arquivos perdidos, de qualquer meio de armazenamento.

Eles podem recuperar arquivos excluídos ou perdidos acidentalmente, devido a ataques de vírus, falhas no HD ou qualquer outro motivo.

Estes programas verificam o meio de armazenamento para encontrar os arquivos perdidos, recuperando-os — sejam eles áudios, vídeos, contatos, e-mails, etc.

No artigo de hoje, veremos 7 entre os melhores programas para recuperar arquivos gratuitamente.

Melhores programas de recuperação de dados gratuitos

Os melhores programas para recuperar arquivos

Nem todas as situações de perda de dados exigem um programa de recuperação. Em alguns casos, você pode usar recursos nativos do próprio sistema operacional.

Eles, geralmente, podem recuperar seus arquivos se você agir rapidamente.

Você pode, por exemplo, recuperar seus arquivos a partir de um backup ou usar funcionalidades — como o recurso do Windows de recuperar um arquivo, a partir da restauração para uma versão anterior do sistema.

Por outro lado, alguns casos são tão graves que nem mesmo o uso do software de recuperação vai resolver — podendo até piorar a situação.

Nessas situações, o ideal é recorrer a um serviço especializado em recuperação de dados.

Além disso, programas de recuperação de dados gratuitos podem até ser suficientes em alguns casos, mas costumam ser limitados em suas funcionalidades.

Sem falar que essas ferramentas podem não reconhecer alguns tipos de arquivos, executar muito lentamente, ter uma interface de usuário complicada ou executar verificações incompletas.

Ainda assim, pode valer a pena tentar uma solução gratuita de recuperação de dados, se eles não forem particularmente valiosos, ou se você precisar restaurar apenas alguns arquivos.

Afinal, a recuperação mais extensa, normalmente, está além dos recursos dos programas de recuperação de dados gratuitos.

Vale lembrar também que o programa de recuperação de dados não vai funcionar se seu dispositivo de armazenamento estiver fisicamente danificado e não puder interagir com seu sistema operacional.

Nesse caso, você precisa consultar um serviço profissional de recuperação de dados para tentar resolver o problema.

Se, mesmo após todas essas considerações, você ainda quiser recorrer a um software, selecionamos os 7 melhores programas de recuperação de dados gratuitos.

Lembrando que, para escolher a melhor alternativa para você, é preciso considerar fatores como compatibilidade do sistema operacional, facilidade de uso, tipos e sistemas de arquivos suportados.

A garantia do software e o serviço de suporte fornecido pela solução também devem ser considerados ao escolher a ferramenta.

1. EaseUS Data Recovery Wizard

Um dos melhores — e mais populares — programas de recuperação de dados, o EaseUS Data Recovery possui várias funcionalidades de recuperação, como:

Ele pode, ainda, recuperar dados de vários tipos de dispositivos como PC, laptops, HDs, pen drives, câmeras digitais, players de vídeo, etc.

Prós

O EaseUS suporta Windows e Mac OS e oferece modos de digitalização flexíveis, como Quick Scan e Deep Scan.

Ele também fornece uma visualização antes da recuperação final, o que pode evitar a recuperação de dados desnecessários.

Contras

Um dos pontos baixos desse programa de recuperação de dados é que ele apresenta arquivos irrecuperáveis ​​ao lado de arquivos recuperáveis, o que pode causar certa confusão.

Além disso, ele visualiza apenas arquivos menores que 100 MB e não exibe com precisão o tempo de varredura restante.

2. Recuva

O Recuva é um dos melhores programas de recuperação de dados freeware para Windows. Ele pode recuperar muitos tipos de arquivos de HDs (internos ou externos), cartões de memória e outros dispositivos de armazenamento.

A ferramenta também pode recuperar dados de unidades danificadas ou formatadas.

Um recurso interessante é sua capacidade de excluir arquivos dos computadores com segurança, impossibilitando que eles sejam recuperados com outras ferramentas de software.

Sem falar que o Recuva possui uma interface amigável, o que o diferencia de muitos outros programas freeware.

Prós

Possui freeware com um preço baixo na versão Pro, seu design tem uma interface amigável ao usuário. Além disso, ele conta com tela de visualização e exclui arquivos com segurança.

Contras

Desempenho de recuperação inferior ao das soluções concorrentes.

3. Puran File Recovery

O Puran File Recovery é um dos melhores — e mais leves — programas gratuitos de recuperação de dados apagados ou perdidos, que fornece verificações de disco rápidas.

Sua aparência parece bastante antiquada no início, mas ainda funciona bem no sistema operacional Windows mais recente, e é fácil de usar.

Porém, o site oficial não mudou para HTTPS, o que pode dar aos usuários a impressão de que a ferramenta não é segura.

Apesar disso, não encontramos nenhuma preocupação de segurança com o aplicativo em si.

Prós

Possui interface simples com todos os principais recursos facilmente acessíveis e fornece tanto uma varredura regular, como uma varredura profunda.

O programa também permite selecionar HDs individuais para procurar arquivos perdidos, em vez de todos os discos rígidos.

Além disso, ele permite pesquisar os resultados da verificação, para analisar se um arquivo perdido específico foi encontrado.

Sem falar que, com ele, você pode restaurar arquivos seletivamente, sem precisar recuperar tudo o que foi encontrando na verificação.

Por fim, ele é compatível com mais de 50 formatos de arquivo.

Contras

A varredura profunda geralmente não detecta mais dados do que a varredura normal — e leva muito mais tempo.

Serve apenas para usuários de computadores Windows e não tem atualizações há muito tempo. Ou seja, a tecnologia de recuperação está desatualizada e pode ser ineficaz em alguns casos.

4. Disk Drill

Desenvolvida pela CleverFiles, o Disk Drill é um dos melhores programas de recuperação de dados — que permite recuperar até mesmo arquivos ocultos, compactados ou criptografados.

Você pode usar o Disk Drill para recuperar arquivos após esvaziar a lixeira, formatar acidentalmente sua unidade flash USB ou quando seu dispositivo é infectado por malware.

Prós

É fácil e rápido de usar, executando digitalizações em uma taxa rápida e apresentando os resultados em uma visualização fácil.

O programa possui recursos de recuperação completa de partições, varreduras rápidas e suporte para todos os tipos de arquivos.

Contras

Não oferece opção para digitalizar apenas uma única pasta e sua velocidade de digitalização (especialmente no iOS) é mediana.

5. Wise Data Recovery

Se você está procurando o melhor programa de recuperação de dados, vale a pena conferir o Wise Data Recovery.

Este software permite restaurar gratuitamente arquivos excluídos e também pode ajudar a recuperar seus arquivos após danos no HD ou reformatação.

Embora o programa seja projetado para Windows, você também pode executar o Wise Data Recovery em um Mac, usando o WinPE.

Prós

É gratuito para recuperar arquivos excluídos recentemente. Ele funciona com a maioria dos tipos de arquivos e sistemas de arquivos Windows, além de ser simples de usar.

Contras

Acabamos de dizer que o Wise Data Recovery é simples de usar. Porém, essa simplicidade pode ser frustrante quando você não consegue encontrar os arquivos que deseja recuperar.

Ele também não suporta o sistema de arquivos exFAT, o que pode ser um problema para usuários de Mac.

O programa também apresenta apenas um nível de Deep Scan, sem muitas informações adicionais.

6. Stellar Data Recovery

O Stellar Data Recovery funciona com desktops, laptops, smartphones, servidores, unidades flash, cartões de memória e outros armazenamentos externos.

Ele fornece suporte 24 horas, 5 dias na semana. Oferece, ainda, recursos de recuperação de dados, fotos e reparo de vídeo, além da recuperação de iPhones.

Prós

É uma solução fácil de usar, apresentando recursos como reparo de e-mail, recuperação de dados (e de banco de dados), entre outros.

Contras

Além de ser relativamente caro, o Stellar possui uma varredura lenta e baixa velocidade de recuperação.

Sem falar que sua seleção de dispositivo de armazenamento apresenta falhas.

7. Recoverit

O Recoverit é um dos melhores programas de recuperação de dados, recuperando arquivos de partições, HDs, pen drives ou cartões SD — mesmo após o travamento do sistema.

Além disso, o programa fornece recuperação de arquivos ilimitados, entre eles fotos, vídeos, áudios, e-mails, etc.

Sem falar que ele suporta mais de 1.000 formatos de arquivos!

O Recoverit oferece, ainda, suporte técnico gratuitamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Prós

O Recoverit pode funcionar nos sistemas operacionais Windows e Mac mais recentes, suportando sistemas de arquivos como FAT, NTFS, APFS e HFS+.

Além disso, a ferramenta possui 8 versões de idiomas, incluindo inglês, alemão, francês, japonês e chinês.

Sua interface gráfica é intuitiva, e permite a visualização dos arquivos selecionados antes da recuperação.

Este software também possui suporte a vários tipos e formatos de arquivo, apresentando, ainda, recursos avançados de recuperação e reparação de vídeos.

E, mesmo tendo todos estes recursos, ainda é um programa fácil e simples de usar.

Contras

Os outros programas ficam lentos ao executar o Recoverit ao mesmo tempo. Além disso, a verificação congela e o indicador de tempo restante não é preciso.

Vale citar também que a qualidade dos arquivos recuperados pode não ser tão boa quanto a original, e que seu recurso de visualização é limitado. Ou seja, nem todos os arquivos encontrados podem ser visualizados.

Por fim, a versão gratuita do Recoverit ajuda a verificar arquivos perdidos, mas não pode recuperar arquivos maiores que 30 MB. Isso significa que você precisa atualizar para uma versão paga para salvar mais arquivos.

Conclusão

Caso sua perda de dados tenha sido pequena e simples de resolver, o que não faltam são programas de recuperação de dados gratuitos para te ajudar.

Porém, algumas ferramentas são melhores do que outras, dependendo dos recursos que possuem e da necessidade específica de recuperação.

Vale lembrar, também, que utilizar esses programas sem ter familiaridade com sua execução pode causar mais mal do que bem — afinal, executá-los inadequadamente pode piorar a situação.

Por isso, em casos mais graves — envolvendo perda de dados mais importantes — o ideal é recorrer a um serviço de recuperação de dados profissional, como a que oferecemos aqui na Bot.

Nossos profissionais altamente capacitados estão preparados para recuperar os dados do seu dispositivo, sem riscos de danos — já que atuam em um ambiente com partículas de poeira totalmente controladas.

Além disso, recebemos e trabalhamos no seu dispositivo mesmo que ele já tenha sido aberto antes.

Caso você tenha qualquer dúvida sobre nosso processo de recuperação de dados, pode nos procurar nas redes sociais, a qualquer momento do dia ou da noite: nosso atendimento é 24 horas, 7 dias por semana.

Já atuamos no mercado há mais de uma década, tendo resolvido mais de 60.000 casos com sucesso.

Inicie já sua recuperação de dados conosco e torne-se mais um de nossos casos resolvidos!