A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Todo mundo já perdeu arquivos que gostaria de ter mantido. Seja no computador ou em algum gadget – pendrive ou câmera fotográfica, por exemplo – saiba que é possível recuperar esse material. Para isso, você vai precisar do Recuva. Se ainda não o conhece, leia este artigo até o final!

Arquivo corrompido

O que é e para que serve o programa Recuva?

O Recuva, como você já deve ter deduzido, é um programa de recuperação de arquivos. Em resumo, ele faz uma varredura nos HDs do computador. Durante esse processo, ele busca por possíveis dados que podem ser restaurados e utilizados outra vez.

Uma das grandes vantagens aqui é que o uso do Recuva não se restringe apenas ao computador. Ou seja, é possível utilizar o programa para recuperar arquivos em outros gadgets também.

Dessa forma, se você perdeu um arquivo importante em um pendrive, ou uma fotografia no cartão de memória de uma câmera, há chances de você recuperá-los. Contudo, saiba que o programa não recupera arquivos deletados em smartphones.

Se o seu HD foi formatado recentemente, não há com o que se preocupar. Afinal, durante a formatação, os dados não são apagados imediatamente. Portanto, o programa pode recuperar seus arquivos mesmo neste caso.

Como recuperar arquivos deletados com o Recuva?

Introduções feitas, vamos à prática. Agora, você vai conhecer o passo a passo para recuperar seus arquivos com o Recuva.

Preparação

Para começar a usar o Recuva, siga esses passos:

  1. Faça o download e a instalação do Recuva. Após, execute o programa;
  2. Quando o software oferecer a execução do assistente (Wizard), apenas clique em “Next”;
  3. Na primeira janela, você deve selecionar quais tipos de arquivos você deseja recuperar. Aqui, clique em “All files”;
  4. Na tela seguinte, é possível selecionar a localização exata de onde a varredura deve acontecer. Para isso, clique em “In a specific location”;
  5. Na última tela, clique em “Next”.

Procurando os arquivos deletados

Para procurar os arquivos, é possível realizar uma busca comum. Dessa forma, o programa acessa os diretórios mais prováveis. Além disso, há a opção “Habilitar a Verificação Profunda”. Dessa forma, a varredura realizada no seu computador é mais longa e completa.

O software também oferece filtros para facilitar o processo. Assim, se você estiver em busca de um arquivo específico, pode fornecer ao programa mais informações (se é uma imagem, um documento de texto etc.).

Recuperando os arquivos deletados

O processo de recuperação dos arquivos é bem simples. Para se certificar de que o arquivo encontrado é o mesmo que você procura, pode utilizar a opção “Trocar para modo avançado”.

Já para recuperar os arquivos, é só selecioná-los, clicar em “Recuperar” e escolher o seu destino.

Funções adicionais do Recuva

Além de recuperar arquivos, o Recuva também tem a função de deletá-los permanentemente.

Dessa forma, é possível remover dados do seu computador de forma segura e completa. Aqui, contudo, é preciso ter atenção: o Recuva não consegue recuperar os arquivos que ele deletou.

Interface simples e de compreensão imediata

Às vezes, o processo de recuperação de arquivos pode parecer um pouco complicado demais para quem não tem conhecimentos técnicos em informática.

O Recuva, portanto, vem para facilitar esse processo. Com uma interface bastante simples e intuitiva, o programa pode ser utilizado por qualquer pessoa. Durante o seu uso, é muito improvável que você encontre alguma dificuldade.

É preciso lembrar, porém, que há alguns arquivos que nem o Recuva consegue recuperar. Por isso, se você não encontrar o que busca, pode ser o caso de entrar em contato com uma empresa especializada em recuperação de dados como a Bot.

Algumas restrições do programa Recuva

Depois de todas essas informações sobre o Recuva, separamos alguns prós e contras para você avaliar o programa:

Pós

  • Interface intuitiva;
  • Fácil de usar;
  • Download gratuito.

Contras

  • Poucas opções para recuperação de arquivos;
  • Falta de justificativa para o usuário quando o arquivo não é encontrado;
  • Não está disponível para Mac OS, Linux, Android e iOS.

A Bot ajuda você a recuperar seus arquivos

Na Bot, nós também ajudamos você a encontrar arquivos importantes que se perderam.

Para isso, temos programas e equipamentos específicos para cada situação. Além disso, trabalhamos na recuperação de arquivos de HDs e demais dispositivos também. Durante o atendimento, fazemos rapidamente uma avaliação do serviço que será feito e retornamos para você com o diagnóstico do caso.

Assim, é possível ter de volta músicas, fotografias e arquivos que você pensou que não conseguiria mais recuperar.

Gostou de conhecer o programa Recuva ou tem alguma dúvida sobre como os seus arquivos perdidos podem ser recuperados? Entre em contato conosco – teremos prazer em ajudar você!