A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Aqui está uma situação que todos nós esperamos nunca ter que enfrentar: descobrir que um disco importante foi formatado e precisar recuperar os ficheiros.
 
Talvez a unidade tenha sido formatada acidentalmente – ou pode ter sido feito antes que percebesse precisar dos ficheiros armazenados na unidade.
 
Em alguns casos, você pode ter formatado para alterar os sistemas de ficheiros, teve problemas e agora os seus dados estão inacessíveis.
recuperar arquivos hd formatado

É possível recuperar ficheiros do disco formatado?

Sim, é possível recuperar ficheiros do disco formatado, contanto que você encontre um programa de recuperação de disco rígido ou um serviço de recuperação confiável.

Isso porque, na verdade, a formatação de um disco não apaga os dados reais.

Os dados apagados não desaparecem do disco rígido, até que novos dados sejam gravados no espaço onde eles foram marcados como excluídos.

Portanto, sim, você pode recuperar dados do disco após a formatação.

Como recuperar ficheiros formatados do disco?

A seguir, separamos os 7 passos necessários para você conseguir recuperar os ficheiros formatados do seu disco.

1 – Não se desespere

O primeiro passo após perceber que você formatou o seu disco e agora precisa recuperar os seus ficheiros é não entrar em pânico.

Afinal, como dissemos, os seus dados não foram apagados com a formatação. O sistema operativo apenas marcou o espaço onde eles estavam salvos como livre – e, portanto, disponível para armazenar novos dados.

Resumindo: ao formatar o seu disco, os seus ficheiros físicos continuam salvos no disco, mas não estão mais visíveis para você.

2 – Não sobrescreva ficheiros no disco formatado

Apesar de os seus ficheiros não terem sido eliminados após a formatação do disco, eles ainda podem ser perdidos – caso você salve novos ficheiros no espaço onde eles estavam armazenados.

Se isso acontecer, aí sim seus dados originais serão perdidos de forma irreversível.

Portanto, não sobrescreva os ficheiros do disco formatado.

3 – Use um software de recuperação de dados

Para conseguir recuperar os dados perdidos após a formatação do seu disco, é necessário utilizar um software específico.

Essa ferramenta vai fazer uma varredura completa no seu disco, buscando os dados que foram formatados.

Em seguida, o software faz uma cópia desses ficheiros e os salva num local seguro, para você poder acessá-los.

Vale destacar que o sistema não deve ser instalado no mesmo disco onde os ficheiros que você quer recuperar estão armazenados.

Isso é importante para não sobrescrever os dados e impedir a sua recuperação.

Programas para recuperar ficheiros de disco formatado

Quando você formata o seu disco e precisa recuperar os seus ficheiros, existem vários programas que podem ser úteis. Entre eles:

  1. Disk Drill
  2. TestDisk
  3. EaseUs Data Recovery Wizard
  4. R-Studio
  5. Recuva
  6. Recover My Files
  7. Glary Undelete
  8. Puran Data Recovery
  9. Wise Data Recovery
  10. OnTrack EasyRecovery.

Para conhecer melhor cada um destes softwares de recuperação, com prós e contras, leia este outro conteúdo.

Mas, lembre-se: estes softwares, geralmente, exigem recursos da versão paga para realizar a recuperação completa dos ficheiros do disco formatado.

Além disso, a sua execução requer conhecimentos técnicos. Assim, se você é leigo no assunto, utilizar essas ferramentas pode não funcionar ou até piorar a situação do seu disco.

4 – Escolha onde quer salvar os ficheiros recuperados

Independentemente do software escolhido para recuperar os dados perdidos após a formatação do disco, para efetuar a recuperação, ele precisa salvá-los em algum lugar.

Portanto, após iniciar o software como administrador, você deve escolher a unidade onde quer que os seus ficheiros sejam armazenados (de preferência em outro local).

Ao escolher o disco onde irá armazenar os seus ficheiros, também é importante considerar o tamanho do conteúdo que você quer recuperar e ter um dispositivo adicional à mão, caso seja preciso mais espaço.

5 – Configure a varredura

Em seguida, o sistema irá iniciar a varredura, buscando recuperar os seus ficheiros perdidos. Para tanto, ele pode perguntar que tipo de ficheiro você quer recuperar, conforme o formato (imagem, música, todos os dados, etc).

Você também deve indicar em qual dispositivo ou local está o conteúdo que deseja recuperar.

Neste ponto, seja o mais específico possível, apontando o caminho mais próximo do que você quer recuperar.

Feito isso, o software irá iniciar a varredura.

6 – Analise o que foi possível encontrar

Quando o processo for concluído, verifique os seus ficheiros para garantir que tudo está como deveria.

Lembrando que nem sempre todos os ficheiros serão totalmente recuperados: alguns apenas parcialmente e outros, nem em parte.

No caso de um ficheiro danificado, pode ser necessário executar outra recuperação nesse ficheiro – de preferência, por um serviço de recuperação especializado.

7 – Recupere os ficheiros

Após verificar os seus ficheiros, selecione-os e salve-os numa unidade de armazenamento diferente da original.

Assim, você garante que os dados não sejam sobrescritos e evita que eles sejam danificados permanentemente.

A recuperação dos ficheiros pode demorar, dependendo do tamanho, estado e volume dos dados.

Não encontrou o que procurava ou prefere não arriscar?

Quando você formata o seu disco e precisa recuperar os seus ficheiros, um programa de recuperação pode ser muito útil, mas nem sempre é o caminho mais seguro.

Afinal, executar os softwares de recuperação de ficheiros exige um certo grau de conhecimentos técnicos para que tudo dê certo.

Caso contrário, você pode piorar a situação, eliminando a possibilidade de reaver os seus dados.

Por isso, se você não quer correr riscos, o ideal mesmo é contar com o suporte de um serviço especializado para recuperar os seus ficheiros após formatar o seu disco.

Qual valor para recuperar ficheiros de disco formatado?

Para saber quanto custa para recuperar os ficheiros do seu disco formatado, é preciso analisar o estado do seu disco, além de outros aspetos.

Nós, da Bot, fornecemos orçamento gratuitamente e sem compromisso. Além disso, garantimos a recolha gratuita do seu dispositivo em qualquer morada de Portugal!

Para iniciar o processo do seu orçamento, basta acessar este link: leva menos de 40 segundos!

Conclusão

Contanto que você não sobrescreva os dados do seu disco formatado, é possível recuperar os seus ficheiros.

Para tanto, você vai precisar utilizar programas de recuperação, que – apesar de serem inúmeros – reservam às versões pagas os recursos que garantem a total eficiência do processo.

Além disso, esses softwares exigem alguns conhecimentos técnicos que dificultam a recuperação e podem causar a perda irreversível dos dados.

Por isso, o ideal é contar com um serviço especializado, que garanta a recuperação eficaz e segura dos seus dados.

Como o que fornecemos: nós, da Bot, recuperamos dados de Discos internos e externos, telemóveis, SSDs, pen USB e diversos outros dispositivos.

Atuando no país todo – e também em Portugal – recuperamos dados com qualidade e segurança. Não é à toa que o índice de aprovação entre os nossos clientes é de 99%!

Conte connosco para recuperar os dados do seu disco e entre para a nossa lista de mais de 60.000 casos resolvidos.