A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Sabe quando o seu computador começa a travar bastante e aí você pensa que a única salvação é formatá-lo? Pois bem, em situações como essas, a primeira coisa que deve ser feita é um backup de todos os arquivos, porque vamos combinar que ninguém quer perder nada do que está armazenado, certo?
 
No entanto, sabemos que há casos em que o backup não foi feito e a máquina foi formatada mesmo assim. E então? O que fazer?
 
Neste artigo, nós vamos ensinar-lhe 11 maneiras de recuperar discos formatado. Já adiantamos que não é complicado, mas demanda muita atenção e cautela. Acompanhe a leitura e fique por dentro de mais esse assunto!

O que é formatação?

Apesar de boa parte das pessoas realizarem isso no seu disco, poucas sabem o que é uma formatação.
 
Formatação, na área de informática, é o procedimento que esvazia por completo um disco rígido para ele poder ser reutilizado. Basicamente, existem dois tipos de formatação:

                   

  1. Física: essa formatação é feita ainda na fábrica, logo depois que o disco é fabricado. Com ela, o espaço é dividido em trilhas, sectores, cilindros e isola os bad blocks. Além disso, ela não pode ser desfeita.
  2.                

  3. Lógica: a formatação lógica é o tipo de formatação mais conhecido entre todos e não altera em nada a estrutura física do disco. Com ela, o disco rígido fica como se estivesse novo, pois uma tabela interna de endereços é recriada para poder ser usada novamente depois.

Hoje, nós vamos focar somente na formatação lógica, que é aquela feita justamente para liberar espaço no disco e você poder reaproveitá-lo para salvar novos ficheiros.

recuperar hd formatado

Por que o disco é formatado?

Relativamente rápida e simples de ser feita, a formatação é recorrida quando acontece um dos seguintes fatos abaixo:

Lentidão

Muitas vezes, o processamento de dados do seu computador pode ser bem lento 一 e isso pode acontecer por várias questões, como falta de cuidado com o equipamento físico ou sobrecarga no uso de softwares.
Essas questões podem comprometer a máquina por completo, então, para fins de prevenção, a formatação é realizada.

Limpeza

Por conta da praticabilidade em ter tudo às nossas mãos, muitos ficheiros acabam ficando salvos no disco sem necessidade. E esse excesso de ficheiros pode comprometer o funcionamento do dispositivo.
Por isso, fazer uma limpeza é sempre recomendável se:

  • Os dados tomam um bom espaço do disco;
  • Os sítios web demoram para carregar;
  • A máquina anda lenta.

Ataque de vírus

A internet nem sempre é usada para o bem, tanto é que existem milhares de tipos de vírus espalhados por aí. E quando o seu computador está desprotegido e é alvo de algum, você deve primeiro verificar se o seu antivírus pode reverter a situação.

Em caso negativo, tente restaurar o sistema e, se mesmo assim nada for resolvido, é hora de formatar a máquina.

Problema no sistema de ficheiros

Se você já presenciou algum erro do Windows ou do Mac, saiba que isso não é nada incomum. Na verdade, existem diferentes erros que podem surgir de tempos em tempos.

Para que isso não aconteça mais, tente desfazer a última atualização do sistema. Se isso não der certo, formate o seu disco.

Reparação de sectores danificados

Quando algum sector do seu disco é danificado, é muito provável que os comandos não sejam respondidos. E aí pode ser que tenha acontecido duas coisas:

  1. Dano físico;
  2. Erro de software.

Se o seu caso for o segundo, você pode correr o risco de perder todos os dados. Então, antes disso acontecer, faça uma formatação.

Sistema operativo com erros

O sistema operativo é o elemento mais importante de uma máquina, pois todos os programas e aplicativos encontram-se nele.

Portanto, se o seu computador estiver com falhas no sistema, tente descobrir o que causa essa falha. Caso seja algo de fácil conserto, conserte o quanto antes. Se não, parta para a formatação.

É possível reverter uma formatação?

Apagar os dados de um disco rígido sem querer (e sem fazer o backup) pode acontecer, mas a boa notícia é que você pode recuperar disco formatado!

Quando algo do tipo acontecer, lembre-se de que, quanto antes você fizer o procedimento, maiores são as suas chances de ter acesso aos seus dados novamente. Por isso, quando um disco for formatado por engano, nunca faça os seguintes itens:

  • Particionar o disco rígido;
  • Salvar itens novos;
  • Instalar o sistema operativo ou qualquer tipo de programa;
  • Formatá-lo novamente;
  • Testar algum software não confiável.

Explicando de outra forma: não faça nada sobre o disco rígido, pois isso poderá comprometê-lo por completo. E por quê? Nós vamos explicar-lhe!

Quando um disco é formatado, você não pode visualizar nenhum ficheiro. Contudo, os dados continuam ali, porque eles não foram 100% apagados. Na realidade, o espaço que os ficheiros ocuparam antes, agora está como disponível 一 porém, enquanto nada for salvo ali, você consegue resgatá-los.

É por essa razão que você tem que agir rapidamente. E caso você não saiba como, nós chegaremos lá!

Consigo recuperar ficheiros de disco formatado várias vezes?

Agora que você já sabe ser possível recuperar disco formatado, é hora de responder mais uma questão que muitas pessoas têm: é possível recuperar ficheiros de um disco que foi formatado muitas vezes?

De forma rápida, a resposta é: depende. Se novos dados são salvos sobre o disco rígido que acabou de ser formatado, há um risco grande de perda parcial ou total dos dados contidos antes da formatação.

Por exemplo: se você tinha um disco cheio de fotos de uma viagem e ele, por algum motivo, precisou ser formatado, você consegue, sim, recuperar essas fotos. Mas se antes de resgatá-las você salvou um jogo naquele espaço, na próxima vez que o disco for formatado, será muito mais difícil recuperar as fotos. Somente profissionais conseguirão fazer o trabalho com eficácia e há grandes chances de parte das fotos se perderem.

Aliás, se você precisa recuperar fotos apagadas do celular, consulte este artigo.

Como recuperar ficheiros de disco formatado?

Quando você formata um disco, é muito simples reverter o procedimento e recuperar os seus ficheiros. Para isso, você precisa de um software confiável e seguro.

Confira abaixo 11 deles que nós separamos para você!

Atenção: os procedimentos aqui citados não garantem 100% da recuperação do disco formatado. Portanto, em casos de perda de dados importantes, o melhor caminho é procurar uma empresa de recuperação de dados profissional, como a Bot, para que o processo seja seguro e tenha maior eficiência no resultado.

EaseUS Data Recovery Wizard

Software com bom visual e funcionalidade versátil, o EaseUS Data Recovery Wizard tem a promessa de recuperar dados que estejam numa partição apagada, oculta, perdida ou em formato RAW. Além disso, ele libera 500MB de recuperação na versão grátis (tanto do Windows quanto do Mac) e pode dar-lhe mais 1,5GB se você compartilhar o link do programa nas redes sociais.

Recuva

Ao contrário do EaseUS, o Recuva não possui um design tão atrativo, mas mesmo assim ele é uma das opções mais procuradas quando o assunto é recuperar disco formatado.

Com o aplicativo, você pode recuperar fotos, vídeos, documentos e qualquer outro tipo de ficheiro que você precise. As principais funções do programa estão disponíveis na versão gratuita e, caso você não queira instalar nada na sua máquina, ele também possui uma versão portátil.

Disk Drill

Programa fácil de ser usado, o Disk Drill faz um trabalho muito rápido e é capaz de encontrar ficheiros duplicados em poucos segundos. O mais legal é que ele exibe os ficheiros apagados organizados em diretórios, o que facilita bastante na hora de encontrar o que você está a procurar.

Assim como EaseUS, o Disk Drill oferece 500MB de recuperação na versão gratuita. Para mais, é preciso pagar pela versão Pro.

OnTrack EasyRecovery

Com o OnTrack EasyRecovery você pode pesquisar os seus ficheiros apagados através de uma unidade lógica por nome ou tipologia. Além disso, o programa pode encontrar dados em discos rígidos locais ou externos, dispositivos MP3, tablets e smartphones.

R-Studio

O R-Studio pode recuperar qualquer ficheiro que você tinha salvo no seu disco formatado, além daqueles que foram removidos por ação de vírus, reformatação de partição, erros no disco ou por falhas no funcionamento.

TestDisk

Ao contrário dos outros programas, que possuem uma interface comum aos programas que são usados no dia a dia, o TestDisk é uma ferramenta de código aberto. Isso quer dizer que a sua operação se dá totalmente por linha de comando.

Com o programa, disponível para Windows, Mac, Linux e DOS, você consegue não só recuperar os ficheiros, mas também reconstruir o sector de inicialização do disco.

Puran Data Recovery

O Puran Data Recovery aposta bastante na simplicidade e facilidade do seu uso, o que garante a recuperação do disco de maneira rápida.

O software faz uma análise profunda do disco e consegue encontrar todo tipo de ficheiro, seja ele música, vídeo, imagem ou aqueles referentes à configuração do sistema que foram apagados de maneira equivocada.

Glary Undelete

Programa gratuito para recuperar disco formatado, o Glary Undelete recupera tanto ficheiros quanto diretórios excluídas por acidente. Ele ainda consegue resgatar aqueles que foram apagados por bug, travamento e vírus.

Wise Data Recovery

Software de recuperação de dados para Windows, o Wise Data Recovery é um aplicativo leve e fácil de ser usado. Com uma simples varredura no seu computador, ele consegue detetar os ficheiros que foram apagados. Além disso, você ainda tem a opção de procurar pelo nome do ficheiro, o que pode facilitar bastante a busca.

Dentre os ficheiros que o Wise Data Recovery recupera estão imagens, vídeos, compactados e e-mails.

Recover My Files

Usando esse programa, você consegue resgatar ficheiros que foram apagados do seu disco, excluídos da reciclagem ou aqueles que estavam dentro de uma diretório que, sem querer, foi apagada por completo.

O Recover My Files é bastante versátil e tem uma ótima forma de trazer os seus ficheiros de volta, estejam eles no seu disco rígido, e-mails, cartões de memória, dispositivos móveis, dentre outros.

Stellar Data Recovery

Um dos programas mais famosos para recuperar dados perdidos, o Stellar Data Recovery possui várias funções e permite varrer, encontrar e recuperar itens apagados do seu disco, SSD, pen drive e muitos outros dispositivos externos.

O seu grande diferencial é a possibilidade de selecionar o tipo de ficheiro que você procura antes mesmo da análise ser feita. Com a versão grátis do software, você consegue recuperar até 1GB de dados.

Como a Bot pode ajudar-te

Caso você esteja receoso de fazer o procedimento de recuperação de dados sozinho, pelo fato dos ficheiros perdidos serem muito importantes, não se preocupe. A Bot está aqui justamente para lhe ajudar nessa tarefa!

Líder em recuperação de dados em Portugal, a nossa empresa trabalha com discos, SSDs, celulares, pen USB e muitos outros dispositivos. Presente em dezenas de cidades brasileiras e portuguesas, a Bot garante qualidade e profissionalismo no que faz, tanto que o nosso índice de aprovação é de 99%.

Dentre os clientes que já trabalhamos estão Globo, Ferrero, Volvo, Coca-Cola e Itaú. E agora, nós queremos atender você!

Conclusão

Depois desse texto, com certeza você vai ficar muito mais tranquilo na hora que algum ficheiro for apagado junto da formatação do seu disco, visto que, agora, você sabe que é possível recuperá-lo.

Então, nada de pânico quando isso acontecer. Inclusive, se você acha que esse conteúdo vai ser útil para outra pessoa, compartilhe com ela. Quanto mais gente souber sobre isso, mais ficheiros serão recuperados.

E lembre-se sempre: qualquer coisa que precisar, a Bot está aqui para te ajudar!