11 formas de recuperar um disco formatado e como recuperar ficheiros

Índice de conteúdos

Sabe quando o seu computador começa a travar bastante e aí pensa que a única salvação é formatá-lo? Pois, em situações como essas, a primeira coisa que deve ser feita é um backup de todos os arquivos, porque que ninguém quer perder nada do que está armazenado, certo?

No entanto, sabemos que há casos em que o backup não foi feito e a máquina foi formatada na mesma. E então? O que fazer?

Neste artigo, nós vamos ensinar11 maneiras de recuperar discos formatado. Já adiantamos que não é complicado, mas exige muita atenção e cautela. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é a formatação?

Apesar de boa parte das pessoas o fazerem no seu disco, poucas sabem o que é uma formatação.

Formatação, na área de informática, é o procedimento que esvazia por completo um disco rígido para poder ser reutilizado. Basicamente, existem dois tipos de formatação:

  1. Física: esta formatação é feita ainda na fábrica, depois que o disco é fabricado. Com ela, o espaço é dividido em trilhas, setores, cilindros e isola os bad blocks. Além disso, não pode ser desfeita.
  2. Lógica: a formatação lógica é o tipo de formatação mais conhecida entre todos e não altera em nada a estrutura física do disco. Com ela, o disco rígido fica como se estivesse novo, pois uma tabela interna de endereços é recriada para poder ser usada novamente depois.

Hoje, vamos focar somente na formatação lógica, que é aquela feita justamente para libertar espaço no disco e poder reaproveitá-lo para salvar novos ficheiros.

Por que o disco é formatado?

Relativamente rápida e simples de ser feita, a formatação é feita quando acontece um dos seguintes factos abaixo:

Lentidão

Muitas vezes, o processamento de dados do seu computador pode ser bem lento 一 e isso pode acontecer por várias questões, como falta de cuidado com o equipamento físico ou sobrecarga no uso de softwares.
Estas questões podem comprometer a máquina por completo, então, para fins de prevenção, a formatação é realizada.

Limpeza

Por conta da praticabilidade em ter tudo às nossas mãos, muitos ficheiros acabam por ficar salvos no disco sem necessidade. E esse excesso de ficheiros pode comprometer o funcionamento do dispositivo.
Por isso, fazer uma limpeza é sempre recomendável se:

  • Os dados ocupam um bom espaço do disco;
  • Os sites web demoram para carregar;
  • A máquina anda lenta.

Ataque de vírus

A internet nem sempre é usada para o bem, tanto é que existem milhares de tipos de vírus espalhados por aí. E quando o seu computador está desprotegido e é alvo de algum, deve primeiro verificar se o seu antivírus pode reverter a situação.

Em caso negativo, tente restaurar o sistema e, se mesmo assim nada for resolvido, é o momento de formatar a máquina.

Problema no sistema de ficheiros

Se já presenciou algum erro do Windows ou do Mac, saiba que isso não é nada incomum. Na verdade, existem diferentes erros que podem surgir de tempos em tempos.

Para que isso não aconteça, tente desfazer a última atualização do sistema. Se não resultar, formate o seu disco.

Reparação de setores danificados

Quando algum setor do seu disco é danificado, é muito provável que os comandos não sejam respondidos. E aí pode ser que tenha acontecido duas coisas:

  1. Dano físico;
  2. Erro de software.

Se o seu caso for o segundo, pode correr o risco de perder todos os dados. Então, antes disso acontecer, faça uma formatação.

Sistema operativo com erros

O sistema operativo é o elemento mais importante de uma máquina, pois todos os programas e aplicações encontram-se nele.

Portanto, se o seu computador estiver com falhas no sistema, tente descobrir o que causa essa falha. Caso seja algo de fácil reparação, arranje o quanto antes. Se não, parta para a formatação.

É possível reverter uma formatação?

Apagar os dados de um disco rígido sem querer (e sem fazer o backup) pode acontecer, mas a boa notícia é que pode recuperar o disco formatado!

Quando algo do tipo acontecer, lembre-se de que, quanto antes fizer o procedimento, maiores são as suas hipóteses de ter acesso aos seus dados novamente. Por isso, quando um disco for formatado por engano, nunca faça os seguintes itens:

  • Particionar o disco rígido;
  • Salvar itens novos;
  • Instalar o sistema operativo ou qualquer tipo de programa;
  • Formatá-lo novamente;
  • Testar algum software não confiável.

Explicando de outra forma: não faça nada sobre o disco rígido, pois isso poderá comprometê-lo por completo. E por quê? Nós vamos explicar!

Quando um disco é formatado, não pode visualizar nenhum ficheiro. Contudo, os dados continuam ali, porque não foram 100% apagados. Na realidade, o espaço que os ficheiros ocuparam antes, agora está como disponível 一 porém, enquanto nada for salvo, consegue resgatá-los.

É por essa razão que tem que agir rapidamente. E caso não saiba como, nós chegaremos lá!

Consigo recuperar ficheiros de um disco formatado várias vezes?

Agora que já sabe ser possível recuperar um disco formatado, é o momento de responder a mais uma questão que muitas pessoas têm: é possível recuperar ficheiros de um disco que foi formatado muitas vezes?

De forma rápida, a resposta é: depende. Se novos dados são guardados sobre o disco rígido que acabou de ser formatado, há um risco grande de perda parcial ou total dos dados contidos antes da formatação.

Por exemplo: se tinha um disco cheio de fotos de uma viagem e, por algum motivo, precisou ser formatado, consegue, sim, recuperar essas fotos. Mas, se antes de resgatá-las salvou um jogo naquele espaço, na próxima vez que o disco for formatado, será muito mais difícil recuperar as fotos. Somente profissionais conseguirão fazer o trabalho com eficácia e há grandes hipóteses de parte das fotos se perderem.

Aliás, se precisa recuperar fotos apagadas do telemóvel, consulte este artigo.

Como recuperar ficheiros de um disco formatado?

Quando formata um disco, é muito simples reverter o procedimento e recuperar os seus ficheiros. Para isso, precisa de um software confiável e seguro.

Confira abaixo 11 deles que nós separamos para si!

Atenção: os procedimentos aqui citados não garantem 100% da recuperação do disco formatado. Portanto, em casos de perda de dados importantes, o melhor caminho é procurar uma empresa de recuperação de dados profissional, como a Bot, para que o processo seja seguro e tenha maior eficiência no resultado.

EaseUS Data Recovery Wizard

Software com bom visual e funcionalidade versátil, o EaseUS Data Recovery Wizard tem a promessa de recuperar dados que estejam numa partição apagada, oculta, perdida ou em formato RAW. Além disso, liberta 500MB de recuperação na versão grátis (tanto do Windows quanto do Mac) e pode dar-lhe mais 1,5GB se compartilhar o link do programa nas redes sociais.

Recuva

Ao contrário do EaseUS, o Recuva não tem um design tão atrativo, mas mesmo assim é uma das opções mais procuradas quando o assunto é recuperar um disco formatado.

Com a aplicação, pode recuperar fotos, vídeos, documentos e qualquer outro tipo de ficheiro que precise. As principais funções do programa estão disponíveis na versão gratuita e, caso  não queira instalar nada na sua máquina, também tem uma versão portátil.

Disk Drill

Programa fácil de ser usado, o Disk Drill faz um trabalho muito rápido e é capaz de encontrar ficheiros duplicados em poucos segundos. O mais fixe é que exibe os ficheiros apagados organizados em pastas, o que facilita bastante no momento de encontrar o que está a procurar.

Assim como EaseUS, o Disk Drill oferece 500MB de recuperação na versão gratuita. Para mais, é preciso pagar pela versão Pro.

OnTrack EasyRecovery

Com o OnTrack EasyRecovery pode pesquisar os seus ficheiros apagados através de uma unidade lógica por nome ou tipologia. Além disso, o programa pode encontrar dados em discos rígidos locais ou externos, dispositivos MP3, tablets e smartphones.

R-Studio

O R-Studio pode recuperar qualquer ficheiro que tinha guardado no seu disco formatado, além daqueles que foram removidos por ação de vírus, reformatação de partição, erros no disco ou por falhas no funcionamento.

TestDisk

Ao contrário dos outros programas, que têm uma interface comum aos programas que são usados no dia a dia, o TestDisk é uma ferramenta de código aberto. Isto quer dizer que a sua operação dá-se totalmente por linha de comando.

Com o programa, disponível para Windows, Mac, Linux e DOS, consegue não só recuperar os ficheiros, mas também reconstruir o setor de inicialização do disco.

Puran Data Recovery

O Puran Data Recovery aposta bastante na simplicidade e facilidade do seu uso, o que garante a recuperação do disco de maneira rápida.

O software faz uma análise profunda do disco e consegue encontrar todo tipo de ficheiro, seja  música, vídeo, imagem ou aqueles referentes à configuração do sistema que foram apagados de maneira equivocada.

Glary Undelete

Programa gratuito para recuperar disco formatado, o Glary Undelete recupera tanto ficheiros quanto pastas excluídas por acidente. Ainda consegue resgatar aqueles que foram apagados por bug, travamento e vírus.

Wise Data Recovery

Software de recuperação de dados para Windows, o Wise Data Recovery é uma aplicação leve e fácil de ser usado. Com uma simples varredura no seu computador, consegue detetar os ficheiros que foram apagados. Além disso, ainda tem a opção de procurar pelo nome do ficheiro, o que pode facilitar bastante a procura.

Entre os ficheiros que o Wise Data Recovery recupera estão imagens, vídeos, compactados e e-mails.

Recover My Files

Usando este programa, consegue resgatar ficheiros que foram apagados do seu disco, excluídos da reciclagem ou aqueles que estavam dentro de uma pasta que, sem querer, foi apagada por completo.

O Recover My Files é bastante versátil e tem uma ótima forma de trazer os seus ficheiros de volta, estejam eles no seu disco rígido, e-mails, cartões de memória, dispositivos móveis, entre outros.

Stellar Data Recovery

Um dos programas mais famosos para recuperar dados perdidos, o Stellar Data Recovery tem várias funções e permite varrer, encontrar e recuperar itens apagados do seu disco, SSD, pen drive e muitos outros dispositivos externos.

A sua grande diferença é a possibilidade de selecionar o tipo de ficheiro que procura antes mesmo de a análise ser feita. Com a versão grátis do software, consegue recuperar até 1GB de dados.

Como a Bot pode ajudar

Caso esteja receoso de fazer o procedimento de recuperação de dados sozinho, pelo facto dos ficheiros perdidos serem muito importantes, não se preocupe. A Bot está aqui justamente para ajudar nesta tarefa!

Líder em recuperação de dados em Portugal, a nossa empresa trabalha com discos, SSDs, telemóveis, pen USB e muitos outros dispositivos. Presente em dezenas de cidades brasileiras e portuguesas, a Bot garante qualidade e profissionalismo no que faz, tanto que o nosso índice de aprovação é de 99%.

Entre os clientes que já trabalhámos estão Globo, Ferrero, Volvo, Coca-Cola e Itaú. E agora, nós queremos atendê-lo, a si!

Conclusão

Depois deste texto, de certeza que vai ficar muito mais tranquilo na momento em que algum ficheiro for apagado junto da formatação do seu disco, visto que, agora, sabe que é possível recuperá-lo.

Então, nada de pânico quando isso acontecer. Inclusive, se acha que este conteúdo vai ser útil para outra pessoa, compartilhe com ela. Quanto mais gente estiver informada sobre isto, mais ficheiros serão recuperados.

E lembre-se sempre: qualquer coisa que precisar, a Bot está aqui para o ajudar!

Compartilhar:

Posts relacionados