A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Perder dados essenciais de unidades externas como o pen drive pode ser frustrante, especialmente quando não há backups disponíveis para eles.

Mesmo erros simples — como transferir arquivos do pen drive para o computador e, de repente, desconectá-lo do sistema — podem causar a perda de todos os dados salvos nele.

Afinal, mesmo que os pen drives sejam um dos equipamentos mais flexíveis para armazenar dados — independentemente de serem eles documentos, arquivos mp3, imagens ou vídeos — eles também são propensos a vários erros de corrupção e malware que podem tornar seus dados inacessíveis. 

Se passou por uma situação dessas e quer recuperar as informações do seu pen drive, mostraremos como isso é possível, além de apontar algumas situações que podem levar a essa perda de dados. Confira!

Recuperar informações pen drive sem perder os dados

É possível recuperar arquivos apagados do pen drive?

Para aliviar seus temores, começaremos dizendo que, sim, na grande maioria dos casos é possível recuperar arquivos apagados do pen drive.

Porém, para isso, é preciso que você tome alguns cuidados básicos:

  • Depois de perceber que perdeu dados em seu pen drive, pare imediatamente de usá-lo para não perder seus dados definitivamente;
  • Remova o pen drive do computador executando-o corretamente e guarde no ambiente mais seguro possível até iniciar o processo de recuperação de dados
  • Não tente copiar dados do seu pen drive para outro local do seu computador.

Causas de perda de arquivos em pen drive

Existem inúmeras razões pelas quais seus arquivos podem causar perda de arquivos em sua unidade pen drive. Esse problema não é incomum e pode acontecer devido a:

Exclusão acidental

Isso é algo que pode acontecer com qualquer um, e há uma boa chance de que isso tenha acontecido com você pelo menos uma vez no passado.

A exclusão pode ter resultado de uma combinação de teclas acidental que levou à remoção dos dados, ou você excluiu os arquivos acreditando ter um backup deles, quando, na verdade, não tinha.

Independentemente do caso, a boa notícia é que — se você agir rapidamente — as consequências da exclusão acidental podem ser bastante reduzidas.

Formatação

As pessoas às vezes esquecem que têm arquivos essenciais em seus pen drives e clicam no botão de formatação cedo demais.

Felizmente, a formatação não é tão destrutiva quanto pode parecer — pelo menos não imediatamente — então a recuperação geralmente é possível.

Ataque de vírus

Milhares e milhares de novas variedades de malwares são criadas todos os dias, e muitas variedades conhecidas têm a capacidade de fazer com que os arquivos armazenados em um pen drive desapareçam — tanto ocultando-os quanto excluindo-os.

Sistema de arquivos se tornando RAW

RAW é um erro do sistema de arquivos que significa que o sistema operacional não pode reconhecer o tipo de sistema de arquivos ou que não pode acessar o sistema de arquivos do pen drive.

Alguns dos motivos comuns para o seu pen drive se tornar RAW são a remoção inadequada, corrupção do sistema de arquivos, ataque de vírus, muitos setores defeituosos, entre outros.

A outra causa possível do erro RAW é um sistema de arquivos incompatível com o sistema operacional Windows.

Por exemplo, se você conectar um pen drive formatado em APFS (Apple File System) ao seu PC, o Windows mostrará que você está usando uma unidade RAW, pois não suporta esse tipo de sistema de arquivos.

Os arquivos estão ocultos

Arquivos ocultos são geralmente criados pelo sistema ou utilitários de aplicativos. Eles são frequentemente usados ​​para armazenar informações de configurações ou qualquer outra coisa que o usuário médio não deve tocar diretamente.

Dito isto, qualquer arquivo pode ser marcado como oculto, e é por isso que essa é uma causa tão comum de uma aparente perda de arquivos no pen drive.

Como recuperar os dados do pen drive?

Agora que você conhece alguns dos motivos por trás da perda de dados do pen drive, resta saber como os dados podem ser recuperados.

A seguir, separamos alguns métodos que podem te ajudar nesta missão:

1. Use a Verificação de Erros

A primeira solução que você pode tentar para recuperar informações do pen drive é recorrer ao utilitário “Verificação de Erros” — caso seu sistema operacional seja o Windows.

Essa ferramenta nativa do sistema é capaz de verificar e corrigir erros mais simples em unidades flash como o pen drive.

Ao executar essa solução, a ferramenta irá realizar uma varredura na unidade e — caso identifique algum erro — corrigi-lo.

Para recorrer a este método, use o passo a passo abaixo:

  1. Vá para “Este Computador” e clique com o botão direito do mouse no pen drive de onde você quer recuperar as informações;
  2. Então, clique em “Propriedades”;
  3. Em seguida, na aba “Ferramentas”, selecione “Verificar”;
  4. Feito isso, escolha a alternativa “Verificar e reparar a unidade”.

Aguarde até a conclusão do processo e verifique se as informações do seu pen drive foram recuperadas.

2. Use o CHKDSK

Essa alternativa para recuperar informações do pen drive requer que você tenha conhecimentos técnicos e familiaridade com o uso do CMD — ou Prompt de Comando.

Lembrando que, ao usar comandos como o CHKDSK, você corre o risco de agravar o quadro de perda de dados.

Portanto, se não tiver segurança para executar esse processo, deixe a recuperação de dados a encargo de uma empresa especializada, como a Bot.

Dito isso, vamos ao passo a passo para executar essa solução:

  • Conecte o pen drive ao seu computador;
  • Abra o menu “Iniciar”, digite “cmd” e pressione “Enter” no teclado;
  • Digite “chkdsk X: /f”na janela do “Prompt de Comando” e pressione “Enter”. Apenas se certifique de substituir “X” pela letra atribuída ao seu pen drive;
  • Por fim, digite “ATTRIB -H -R -S /S /D X:*.*” e pressione a tecla “Enter” (novamente, substitua “X” pela letra do pen drive);
  • Aguarde a conclusão do processo.

Se o método for bem-sucedido, seus arquivos perdidos serão salvos em uma pasta recém-criada em seu pen drive.

3. Use recuperadores de arquivos

Existem muitos recuperadores de arquivos que prometem trazer de volta os dados de unidades pen drive.

Porém, é importante lembrar que o sucesso destas ferramentas muitas vezes depende de uma execução correta — o que exige conhecimentos técnicos e familiaridade com o processo.

Além disso, não existe uma garantia que os dados do seu pen drive sejam realmente recuperados ao utilizar estes softwares.

Sem falar no risco de agravar o quadro de perda de dados, podendo até inviabilizar a recuperação dos seus arquivos e documentos.

Portanto, aqui vamos indicar o passo a passo para a realização do processo, mas não nos responsabilizamos caso os dados não possam ser recuperados ou se o método piorar a situação, combinado?

Caso queira garantia das melhores condições para a tentativa de recuperação dos seus dados, recomendamos que você envie seu pen drive para uma empresa especializada em recuperação de dados, como a Bot.

Dito isso, vamos ao passo a passo:

  • Selecione o software de recuperação mais adequado para o seu caso. Nesta lista você encontra algumas sugestões;
  • Agora, baixe e execute o software escolhido;
  • Com o software aberto, selecione a unidade pen drive de onde deseja recuperar os arquivos e inicie a verificação;
  • Ao fim da verificação, o software apresentará os arquivos recuperáveis. Selecione os que deseja reaver e clique em “Recuperar”;
  • Não esqueça de escolher um local diferente — e seguro — para salvar os arquivos recuperados.

Conclusão

Mesmo sendo um dispositivo relativamente mais seguro do que um HD interno, o pen drive não é uma unidade imune à perda de dados.

Sendo que alguns dos casos que podem levar ao cenário de perda de arquivos em pen drives são exclusão acidental, formatação, ataques de vírus, sistemas de arquivos RAW e arquivos ocultos.

A boa notícia é que, geralmente, é possível recuperar informações do pen drive — caso você pare de usá-lo assim que perceber a perda de dados.

A primeira alternativa a qual você pode recorrer para reaver seus dados do pen drive é realizar uma verificação de erros (se seu sistema operacional for Windows).

Outra solução ao qual usuários do Windows podem recorrer é o comando CHKDSK — executado no CMD (ou Prompt de Comando). Lembrando que esta alternativa é mais recomendada para quem já tem familiaridade com recursos técnicos.

Existem também softwares de recuperação de arquivos que podem ser usados para resolver o problema. Porém, vale lembrar que nenhum deles tem a eficácia 100% garantida e que sua execução requer profundos conhecimentos técnicos.

Entre todas essas soluções, sem dúvida a melhor delas é recorrer a uma empresa especializada em recuperação de dados — que garante a recuperação segura dos arquivos, sem prejuízo ao seu pen drive.

Uma empresa como a Bot, que tem mais de uma década de atuação na recuperação de dados de pen drives de todas as marcas e modelos.

Priorizando sua comodidade, custeamos o envio do seu pen drive a partir de qualquer localidade do Brasil.

Sem falar que trabalhamos com prazos de altíssima agilidade, recuperando seus dados com agilidade e o orçamento em até 48 horas.

Venha fazer parte da nossa clientela 99% satisfeita: inicie já sua recuperação de dados conosco!