Já tentou aceder ao seu disco e recebeu a informação de que os dados estavam em RAW? Esta é uma situação desesperante em muitos casos. E parece que acontece quando mais precisa daqueles documentos. Mas não se preocupe, recuperar o disco RAW não é uma tarefa impossível!
Inclusive, este problema pode acontecer com diversos dispositivos: pen USB, cartões de memória, cartões SD, discos externos e até internos, ainda que seja um pouco menos comum.
A solução para todos estes casos, contudo, é bem parecida e vai perceber com todos os detalhes através deste texto. Mas, antes de partir para essa etapa, vamos perceber melhor o que significa ter um disco RAW?
O que é um disco RAW?
O disco RAW não tem um sistema de ficheiros válido (como NTFS, FAT32, exFAT, FAT, Ext2 ou Ext3). Ou seja, não pode ser lido pelo dispositivo. Isto significa que o seu sistema operativo não consegue identificar o que aconteceu com o disco: se está corrompido, se os ficheiros foram perdidos ou se, simplesmente, utiliza um sistema de ficheiro incompatível. Por isso, não desespere. Existem formas de recuperar disco RAW.
Além disso, não confunda o disco RAW com outras situações com nomes semelhantes. Dados RAW e ficheiros RAW são coisas bem diferentes. Nestes casos, o nome RAW refere-se a dados ou ficheiros que não foram processados ou compactados. O tipo de ficheiro RAW, por exemplo, é comum em câmaras fotográficas e mostra que as imagens estão no seu estado mais “cru”.
O que faz o disco tornar-se RAW?
Agora que percebeu um pouco melhor o que significa disco RAW, deve estar a perguntar-se como e por que isso acontece. As respostas são várias e nem sempre vai conseguir identificar exatamente o motivo do problema. Mas listamos aqui algumas explicações que podem tranquilizá-lo (e ajudar a evitar situações parecidas no futuro).
Problemas físicos
Situações como quedas ou picos de energia podem desligar o seu dispositivo e causar problemas no disco. Além disso, outros problemas físicos como cabos quebrados ou mau contacto podem tornar o disco RAW. A maioria desses problemas é fácil de evitar, então tenha cuidado.
Problemas de software
Ataques de vírus e malwares que corromperam o sistema de ficheiros, BIOS não configurado para reconhecer o disco e erros no sistema ou no disco rígido são alguns dos problemas de software que podem tornar o seu disco RAW.
Problemas de uso
Desligar o dispositivo sem encerrar todos os programas que estão a rodar no sistema também é um exemplo de uso inadequado que pode afetar o seu disco. Assim como ter muitos discos conectados de uma vez.
Como identificar um disco RAW?
Mas quando o seu disco para de funcionar ou fica inacessível, como saber se o problema é porque tornou-se RAW? Separamos alguns sinais que vão ajudá-lo a identificar esta situação. Veja só!
Sistema de ficheiro é exibido como “RAW”
Quando acede à gestão de disco, o sistema de ficheiro aparece como RAW.
Tipo de dispositivo inválido lendo a unidade
Quando você particionar o seu disco, formata a unidade, continua sem conseguir acedê-la e recebe a mensagem “Tipo de dispositivo inválido lendo a unidade ‘x”’.
Aviso de “Disco não formatado”. Deseja formatar agora?”
Aparece a seguinte mensagem ao abrir a unidade no Windows: “Precisa de formatar o disco na unidade antes de poder usá-lo. Deseja formatá-lo?” ou algo parecido a pedir para formatar o disco.
Nomes de ficheiros com caracteres estranhos
Este ponto é quase auto explicativo. Sabe aqueles ficheiros com nomes estranhos e caracteres aleatórios que surgem do nada? Pode ser um sinal de disco RAW.
Mensagem “Setor não encontrado”
Mensagens de “setor não encontrado”, “setor não encontrado lendo unidade ‘X’; anular, repetir, ignorar” ou similares também podem indicar disco RAW.
Comando CHKDSK não funciona
Quando tenta usar o comando CHKDSK para reparar um erro no disco, recebe a mensagem “The type of the file system is RAW. CHKDSK is not available for RAW drives”. Este aviso quer dizer que o sistema é RAW e o comando não está disponível para essa unidade.
Como recuperar um disco RAW?
Agora que pôde verificar um pouco melhor o que é o disco RAW e como identificá-lo, fica mais fácil tentar corrigir o problema. Existem várias soluções possíveis, algumas até sem formatar o disco, mas talvez precise de ajuda profissional.
Com o auxílio da Bot, por exemplo, tem mais segurança para recuperar um disco RAW sem riscos de perder os seus ficheiros ou danificar o disco. Então confira o passo a passo e, se ficar com dúvidas, entre em contacto connosco e inicie a recuperação de forma eficiente.
E no futuro, lembre-se: faça backups regulares dos seus ficheiros.
Como corrigir disco rígido externo RAW sem formatar
A opção de recuperar disco RAW sem formatação é a mais simples, mas vai depender da situação em que o disco está. Se a unidade aparece como RAW, mas ainda é identificada por uma letra (no formato X:, por exemplo), quer dizer que essa pode ser uma opção. Veja o passo a passo!
1 – Conecte o disco no computador
Em primeiro lugar, vai precisar de conectar o seu disco no computador. Verifique se não há nenhum problema físico, como barulhos estranhos, cabos ou entradas danificadas que podem estar a atrapalhar.
2 – Abra o CMD
Vá até à barra de tarefas do Windows e escreva“CMD” na pesquisa. Depois, vá até “Prompt de comando” e clique com o botão direito e escolha “Executar como administrador”. Caso apareça uma janela de autorização, selecione “Sim”.
3 – Escreva “CHKDSK /f X:”
Escreva o comando CHKDSK /f X:, substituindo o X pela letra da unidade pelo disco RAW que quer recuperar.
4 – Verifique se o disco foi reparado
Assim que o processo terminar, precisa verificar se funcionou. Para isso, abra o Explorador de Ficheiros, vá até o menu “Computador” ou “Este computador” e clique em “Gestor”. Depois disso, deve abrir uma nova janela com o nome “Gestor do computador”.
Vá até o menu no lado esquerdo e selecione “Gestor de Disco”, abaixo do “Repositório”. Se a unidade não estiver mais como RAW na parte de “Sistema de Ficheiros”, quer dizer que conseguiu recuperar disco RAW. Caso contrário, vale partir para outras opções.
Corrigir disco externo RAW para NTFS sem perder dados
Uma outra maneira de recuperar disco RAW sem perder os seus dados é convertê-lo para NTFS, o sistema de ficheiros mais comum no Windows.
Escolha um software de recuperação
Antes de começar, vai precisar de utilizar um software para recuperar os seus dados sem arriscar perdê-los. Algumas opções são EaseUS Data Recovery Wizard, Stellar Data Recovery, Wondershare Recoverit ou Recuva.
Use o CMD
Em seguida, pode utilizar o Prompt de Comando do Windows para converter o seu disco RAW. Para isso, deve ir até à barra de procura do sistema e escrever “CMD”.
Clique em “Executar como administrador”. Assim que abrir, escreva “Diskpart” (sem as aspas) e aperte Enter.
Depois, escreva “list disk” (também sem aspas) e selecione o disco RAW, usando o comando “select disk x”, trocando X pelo número do disco que precisa de corrigir.
Em seguida, escreva “list volume”, aperte Enter e escreva “select volume X”, sendo X a identificação que aparecer para o seu disco RAW.
Daí em diante, é só apertar Enter mais uma vez e escrever o comando “format fs=ntfs quick”. Quando der Enter pela última vez, o computador vai começar a converter o disco RAW para NTFS.
Como recuperar ficheiros do disco com formato RAW?
E se não conseguiu corrigir o seu disco ou não se sente seguro para tentar sozinho, não entre em pânico. Ainda há como recuperar disco RAW com ajuda profissional. O processo é complexo, mas o problema pode ser resolvido facilmente por especialistas
Conclusão
Como comentámos, a Bot é uma empresa especializada na recuperação de dados que pode ajudá-lo a aceder a esses ficheiros corrompidos e depois formatar o seu disco sem preocupações. São mais de dez anos de experiência e 60 mil casos solucionados, com satisfação total dos clientes.
Entre em contacto e saiba como recuperar um disco RAW com a nossa ajuda!