O problema é que, quando organizamos as fotos no computador, pode acontecer de apagar os ficheiros sem querer e, pior ainda, de forma permanente…
Então, buscamos desesperadamente saber como recuperar as fotos apagadas do computador! Mas será que tem como?

Tem como recuperar fotos apagadas do computador?
Sim, tem como recuperar as fotos apagadas do computador! Não se desespere se você excluiu ficheiros sem querer, pois é possível recuperá-los, mesmo que tenham sido apagados permanentemente.
Quando você apaga fotos do computador, elas ainda não são apagadas permanentemente. Por padrão, o sistema direciona os ficheiros apagados para um diretório provisório, que você já deve conhecer: a Reciclagem (ou Recycle Bin, em inglês).
É na Reciclagem que ficam guardados os ficheiros que você apagou nos últimos tempos. De lá, você pode restaurar as fotos novamente para o seu diretório original.
Mas é importante ter cuidado com o espaço de armazenamento desse diretório, que é limitado. Quando os ficheiros excedem a capacidade da Reciclagem, ela começa a apagar permanentemente os mais antigos para liberar espaço.
Além disso, você mesmo pode apagar fotos permanentemente do computador quando clica em Shift + Delete ou quando exclui os ficheiros de dentro da Reciclagem (um a um, ou com a função Esvaziar Reciclagem). Nesses casos, a exclusão é permanente. Mas, ainda assim, é possível recuperar as fotos usando outros recursos que veremos a seguir.
Como restaurar fotos da reciclagem?
Restaurar fotos da Reciclagem é uma solução bem simples que o Windows oferece para reaver os seus ficheiros. Esse diretório serve justamente para isto: recuperar os ficheiros a tempo, caso você precise deles de novo, tenha apagado por engano ou se arrependa da exclusão.
Para restaurar as fotos, basta:
- Acessar a diretório da Reciclagem (está geralmente fixa na Área de trabalho; se não, digite “Reciclagem” na barra de busca do Windows);
- Localizar os ficheiros de fotos que você apagou;
- Clicar com o botão direito e selecionar “Restaurar”.
Dessa forma, você vai mandar as fotos da Reciclagem diretamente para a diretório em que elas estavam armazenadas antes da exclusão.
Mas vale lembrar que os ficheiros só permanecem na Reciclagem enquanto houver espaço disponível, já que, quando o diretório enche, começa a apagar os mais antigos. Então, verifique a Reciclagem ocasionalmente para sempre deixar espaço livre e poder recuperar ficheiros importantes quando precisar.
O que acontece após apagar fotos da reciclagem?
Digamos que você apagava algumas fotos da Reciclagem para liberar espaço e acabou a apagar ficheiros por engano. Aquela foto desfocada, mas era a única que você tinha com aquele amigo de infância… Não era para apagar!
Nesse caso, quando você apaga fotos da Reciclagem, elas são excluídas permanentemente. Mas isso é o que o sistema informa, porque, na verdade, a exclusão não é definitiva.
O que acontece após apagar fotos da Reciclagem é que elas desaparecem do índice de ficheiros, e você não consegue mais acessá-las como sempre fez. Mas o sistema apenas remove as referências aos ficheiros.
Então, as fotos continuam no disco, mas de forma fragmentada, até que novos ficheiros sejam armazenados naquele espaço. Basicamente, você diz para o disco que não quer mais armazenar aquele ficheiro e ele pode usar o espaço para guardar outras coisas.
Por que é possível recuperar ficheiros excluídos permanentemente?
É possível recuperar ficheiros excluídos permanentemente porque o Windows apenas marca o espaço como livre para uso. Provisoriamente, os ficheiros permanecem no disco, mas apenas até que o espaço seja usado para armazenar novos dados.
Enquanto o espaço não for usado, você pode usar alguns métodos (que mostraremos a seguir) para recuperar os ficheiros excluídos.
Mas vale a pena ressaltar: sempre que você apagar fotos da Reciclagem por engano e quiser recuperá-las, pare de usar o computador para não salvar novos dados por cima. Se isso acontecer, aí a exclusão será definitiva.
Como recuperar fotos apagadas da reciclagem?
Existem algumas formas de recuperar fotos apagadas permanentemente da Reciclagem. Não são tão simples quanto o processo de restaurar da Reciclagem, mas permitem recuperar o acesso aos ficheiros se ainda não tiverem sido sobrescritos.
Veja agora as formas de fazer isso:
Backup do Windows
Essa é uma das formas de recuperação mais simples, mas exige que você tenha ativado o recurso de Histórico de Ficheiros do Windows, que mantém um backup numa unidade externa ou local de rede. Dessa maneira, é possível recuperar os ficheiros nesse backup.
Se você ainda não ativou, vale a pena fazer isso para evitar novos problemas no futuro. Se já ativou, é só seguir os passos:
- Digite “histórico de ficheiros” na barra de busca do Windows e clique em “Restaurar ficheiros com Histórico de Ficheiros”;
- Clique no botão “Anterior” para localizar e selecionar o diretório apagado;
- Clique em “Restaurar” para recuperá-lo.
Versão anterior do diretório
Outra maneira simples de recuperar fotos apagadas da Reciclagem é acessar uma versão do diretório anterior à exclusão dos ficheiros. Mas, para isso, também é preciso tomar uma ação prévia: configurar um ponto de restauração do sistema.
Se você não configurou, também é importante conhecer essa alternativa para conseguir recuperar outros ficheiros no futuro. Para isso, digite “Criar ponto de restauração” na barra de pesquisa do Windows e siga os passos da configuração. Mas, se você já tem um ponto de restauração configurado, tente os passos:
- No Explorador de Ficheiros, vá até à unidade ou diretório que armazenava as fotos;
- Clique com o botão direito e selecione “Restaurar versões anteriores”;
- Em “Versões anteriores”, clique no ponto de restauração que você deseja retomar;
- Clique em “Restaurar”.
Programas para recuperar ficheiros apagados
Softwares de data recovery ou recuperação de dados costumam ser eficientes para reaver ficheiros apagados da Reciclagem. Esses programas encontram os ficheiros apagados permanentemente, ou até mesmo corrompidos, e recuperam o acesso a eles.
Geralmente eles oferecem uma versão gratuita com limitações, como a quantidade de dados recuperados, e planos pagos com mais recursos. Se você tem uma abundância de fotos para recuperar, pode ser necessário contratar a ferramenta.
Ao usar esses programas, tenha cuidado para não tomar ações precipitadas, que podem inviabilizar a recuperação das suas fotos.
A seguir, listamos alguns programas confiáveis e reconhecidos no mercado, que costumam ter bom desempenho na recuperação de dados:
- FreeUndelete (gratuito para uso pessoal)
- Disk Drill
- DiskDigger
- Recuva
- EaseUS
- Recoverit
Como a Bot pode ajudar-lhe
A Bot é uma empresa especializada em recuperação de dados, com mais de 10 anos de atuação. Trabalhamos com os equipamentos e ambientes recomendados para recuperar ficheiros em dispositivos de armazenamento.
Portanto, podemos ajudar você a recuperar fotos apagadas do computador ou de qualquer unidade de armazenamento, como discos, discos externos, pen USB e cartões de memória. Você vai receber o atendimento de profissionais qualificados e experientes, que já resolveram os mais diversos casos de perda de dados.
Agora, conheça melhor os nossos serviços e inicie a recuperação das suas fotos connosco!
Recent Comments