Como clonar um disco rígido para SSD sem perder os dados

Índice de conteúdos

Está a pensar melhorar o desempenho do seu PC, mas tem medo de perder ficheiros importantes? Pois, clonar o disco rígido para SSD é uma das melhores formas de otimizar o tempo de carregamento do sistema operacional e ainda preservar dados.

Esta operação possibilita transferir todas as informações – desde o sistema operacional até aos programas instalados – de uma unidade de disco rígido a outra, sem a necessidade de reinstalação ou reconfiguração de todos os aplicativos de software.

Além disso, os discos de estado sólido, os famosos SSDs, são desenvolvidos sem partes móveis, que são mais confiáveis e duráveis do que os discos rígidos tradicionais.

Neste sentido, podem ser um substituto ideal se planeia atualizar o disco rígido de notebooks ou desktops que apresentam problemas de desempenho.

Isto permite que o sistema seja inicializado e desligado de forma mais rápida, além de carregar aplicativos e realizar outros comandos numa velocidade igualmente maior.

Para saber as vantagens e como clonar o disco rígido para SSD, acompanhe o artigo que preparamos abaixo para si. Boa leitura!

Como fazer backup do Time Machine e restaurar arquivos

O que é clonar o disco rígido?

Clonar o disco rígido é, basicamente, o processo de criar uma cópia idêntica (setor por setori) de uma unidade de disco para outra para haver duas unidades iguais e com a mesma estrutura de ficheiros.

A clonagem de disco rígido é fundamental não apenas para preservar os dados, mas também para manter uma cópia exata dos programas instalados no PC, assim como das características do sistema operacional e da organização de pastas e ficheiros.

Desta forma, este processo possibilita a transferência de todas as informações, sem que o utilizador perca tempo com reinstalações ou reconfigurações de todos os aplicativos de software.

Isto tudo é possível a partir de um software que espelha todas as informações do disco rígido para o SDD sem perder nada, mantendo os ficheiros e elementos como se nunca houvesse modificado, mas com uma pequena alteração da localização do sistema operacional.

Por que clonar disco rígido para SSD menor?

Não é novidade que clonar um disco rígido (unidade de disco rígido) para SSD (unidade de disco sólido) deixa o PC ou notebook mais rápido, confiável e com menor consumo energético.

Mas, sabia que existem diversos outros motivos para optar pela clonagem de disco? Abaixo listamos os principais.

Transferência de Sistema Operativo

Clonar o disco será muito útil se deseja preservar todas as configurações do sistema operacional, como atualizações, programas instalados, informações de programas, além de ficheiros e documentos na unidade C.

Isto porque este processo garante que não precisa instalar ou fazer download de programas novamente, nem perder tempo a reorganizar as suas informações de forma manual. Também evita ter que fazer download ou localizar atualizações de driver, ou sistema operacional.

Atualização do Disco Rígido

É normal que, após alguns anos de uso, o firmware de um disco rígido comece a ficar desatualizado e o próprio disco apresenta desgastes.

Neste sentido, vale  fazer o processo de clonagem para utilizar seu PC como no disco anterior. Este processo ajudará a minimizar falhas e manter a máquina com o melhor desempenho possível.

Leia também: Saúde do disco rígido, o que é, como ver e como recuperar a saúde do disco rígido

Migração de Dados

Muitas vezes, os utilizadores vão desejar migrar as suas informações para outro dispositivo de armazenamento. Os motivos variam, desde ganhar maior economia de espaço e organização de ficheiro ou, mesmo, por causa da segurança.

O fato é que clonar disco rígido é um método de migração de dados muito conveniente, já que reduz o risco de perda de dados – algo muito comum de ocorrer quando o utilizador simplesmente copia e cola as informações.

Duplicação de Disco

Transferir os dados para outro disco é recomendado para não ficar totalmente dependente do disco rígido ou SSD, ou mesmo, preocupar-se com a segurança das informações no caso de algum problema.

Assim, a clonagem de disco é a melhor opção. Neste cenário, as informações estarão tanto no novo dispositivo quanto no disco de origem, de modo a facilitar o acesso e a manutenção de todas as configurações.

Recuperação de Dados

Nenhum disco rígido ou SSD está livre de falhas. Por isso, executar uma cópia do disco pode ser a solução. Esta operação irá copiar todos os dados do disco e, quando houver a transferência para o novo dispositivo, será possível processá-lo com todas as informações e configurações.

Logo, mesmo que o disco de origem apresente falhas, a clonagem pode ajudar a recuperar ficheiros – como documentos, programas e configurações, por exemplo – , desde que estejam na unidade de origem.

Como clonar um disco rígido para SSD sem perder nada?

Mas, afinal, como clonar um disco rígido para SSD sem perder dados? Podemos dizer que é necessário começar por dois passos: a preparação do SSD e a limpeza de ficheiros indesejados presentes no disco.

Prepare um SSD

Provavelmente, o disco SDD que comprou é menor que o disco antigo. Logo, será necessário verificar se o espaço utilizado no seu disco rígido é menor do que a capacidade total do novo disco SSD.

Por isso, abra o Windows Explorer pressionando a tecla de atalho “Win+E”. Em seguida, clique com o botão direito na unidade C e escolha a opção “Propriedades”. Na guia “Geral”, verifique o dado exibido no campo “Espaço usado”.

Exclua ficheiros indesejados do disco rígido

Caso o espaço usado na unidade C seja maior que a capacidade total do disco SSD, será preciso libertar espaço na unidade até que seja menor que a capacidade total do SSD.

Desta forma, é fundamental excluir ficheiros indesejados no disco rígido e, depois de libertar o espaço necessário, vale desfragmentar a unidade. Isso permitirá que todos os ficheiros sejam movidos para o começo do disco.

Para fazer este processo, pode utilizar o programa MyDefrag para mover os dados para o início do disco. Basta executar o programa, selecionar a unidade C e a opção “consolidar espaço livre”.

Passo a passo para clonar disco grande para SSD

Antes de iniciar a clonagem do disco rígido para SSD,  precisa garantir que o SSD não contém dados importantes.

Além disso, deve-se observar se o espaço disponível no mesmo é maior ou igual ao espaço em disco usado no seu disco de origem.

Depois desta verificação, faça o download gratuito do MiniTool Partition Wizard e aproveite o recurso Copy Disk para clonar o disco de dados.

Lembre-se que se precisar de lidar com o disco do sistema, deverá obter o Pro Edition ou um programa mais avançado.

A seguir, vamos ao passo a passo para clonar disco rígido para SSD:

Etapa 1 – Inicie o processo de cópia em disco

O primeiro passo é definir o disco rígido em que deseja realizar a clonagem. Tendo isso definido, clique em “copiar disco” do disco de conversão no painel de ação ou clique com o botão direito no disco de origem para selecionar o recurso “copiar”.

Etapa 2 – Escolha o disco de destino

Após a etapa anterior, será necessário selecionar o disco de destino para onde irá o conteúdo do disco de origem.

Aqui, é importante reforçar que todos os ficheiros existentes no disco de destino serão destruídos e todos os ficheiros no disco de origem serão copiados. Na sequência, clique em “sim” para continuar o processo.

Etapa 3 – Selecione opções de partição

Primeiro, selecione se quer “ajustar as partições ao disco inteiro” (o tamanho da partição de disco de destino será ajustado de forma automática para caber no disco inteiro) ou “copiar partições sem redimensionar” (o tamanho das partições de disco de origem será utilizado), conforme as suas necessidades.

Aqui, tomaremos como exemplo a opção “ajustar partições ao disco inteiro”. Deste modo, na sequência, para melhorar o desempenho do seu SSD, marque a alternativa “alinhar suas partições a 1 MB”.

Por fim, para realizar a clonagem de disco do sistema no estilo de partição SSD com GPT, verifique a opção “usar tabela de partição GUID para o disco de destino”.

Etapa 4 – Inicie a partir do disco de destino

Para iniciar o PC a partir do novo disco, mude a ordem de início nas configurações do BIOS. Em seguida, ignore o aviso que irá surgir para copiar apenas o disco rígido.

Etapa 5 – Aplique as partições copiadas

Observe e garanta que todas as partições estão a ser copiadas para o seu SSD. Na sequência, se estiver tudo certo, clique em “aplicar”.

Uma dica para migrar partições relacionadas ao sistema para outro disco é utilizar um recurso chamado Migrate OS to SSD/disco rígido , este presente no MiniTool Partition Wizard.

Conclusão

Vimos, neste post, como clonar um disco rígido para SSD é a melhor alternativa para deixar o PC ou notebook com melhor desempenho. Isto tudo sem perder dados ou ter que reinstalar programas, sistema operacional e configurações.

Pode fazer a clonagem de disco por conta própria, mas é sempre indicado procurar a ajuda de um especialista para garantir melhores possibilidades de sucesso com o procedimento.

Uma mão de obra especializada irá clonar o seu disco rígido para SSD com a utilização dos melhores softwares do mercado sem ter que se preocupar com nada.

Com mais de uma década de experiência, a Bot é uma empresa especializada em tecnologia e tem uma equipa de profissionais altamente qualificados. Podemos auxiliar em diversos desafios de TI, desde a recuperação de dados em disco rígido, disco externo, SSD, entre outros, até à destruição segura de dados.

Se estiver a precisar de ajuda especializada para esclarecer as suas dúvidas e realizar todos os procedimentos, entre em contato connosco agora mesmo!

Compartilhar:

Posts relacionados