A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Os códigos de erros surgem para avisar aos usuários que seus dispositivos estão enfrentando algum problema — independentemente de serem causados pelo sistema ou resultantes de danos físicos.

O grau de complexidade para solucionar cada um deles varia bastante, mas todos causam a mesma dor de cabeça em quem está tentando usar o PC tranquilamente.

No artigo de hoje, separamos os 15 códigos de erros mais comuns do disco rígido e possíveis causas.

Códigos de erros comuns em discos rígidos

Códigos de erros comuns do disco rígido

Se você já experimentou uma falha no disco rígido, sabe com que rapidez a perda de dados resultante dessa falha pode ocorrer.

Compreender o tipo específico de falha que seu disco rígido está enfrentando não apenas ajuda você a identificar o problema com mais facilidade, como também evita que você piore as coisas e diminua as chances de uma recuperação de dados bem-sucedida.

Precisando de ajuda para descobrir o que está causando a falha do seu disco rígido? Dê uma olhada em nossa lista com os códigos de erro de disco rígido mais comuns — e suas causas.

1.   Disco cheio

Este é certamente um dos códigos de erros mais comuns de disco rígido que os usuários enfrentam.

Se você acumulou muitos dados em seu disco, ele pode ficar sem espaço.

O que não só pode corromper seu disco rígido ou causar mau funcionamento, como também tornar seu sistema lento devido ao acúmulo de toneladas de fotos, vídeos, documentos e outros arquivos “pesados”.

Você também pode ter instalado vários aplicativos desnecessários.

O particionamento frequente do disco também pode causar esta falha.

Para corrigir este erro, você pode:

  • Fazer uma varredura em busca de vírus/malwares e eliminá-los;
  • Deletar arquivos e documentos desnecessários;
  • Fazer backup dos dados para um HD externo para liberar espaço em disco.

2.   Falha S.M.A.R.T. prevista no disco rígido 0

Esse código significa que a S.M.A.R.T. (a tecnologia de automonitoramento, análise e geração de relatórios do dispositivo) detectou um erro e está prevendo que o disco rígido está prestes a falhar.

Isso geralmente acontece se o disco rígido estiver corrompido ou danificado.

Se você vir esse código de erro, precisará fazer backup de todos os dados do dispositivo imediatamente e substituir o disco rígido.

3.   S.M.A.R.T. Hard Disk Error 301

Esse código de erro de disco rígido é comum em PCs e ocorre quando um problema de hardware é detectado durante uma verificação. Ele ocorre sem aviso e, geralmente, leva à perda de dados.

Existem várias causas que podem levar ao problema, incluindo BIOS desatualizado, falha na conexão, ataques de vírus, corrupção de arquivos, danos físicos, um desligamento inesperado ou um pico de energia.

Para resolver o S.M.A.R.T. Hard Disk Error 301, você pode tentar o seguinte:

  • Alterar a ordem de prioridade de inicialização;
  • Redefinir o BIOS;
  • Reinstalar o disco rígido;
  • Forçar a reinicialização;
  • Recorrer a um serviço profissional de recuperação de dados.

4.   S.M.A.R.T. Hard Disk Error 303

Este é um código de erro comum em discos rígidos que ocorre quando o computador não inicializa corretamente e redireciona para o diagnóstico do sistema.

Existem vários motivos para o erro ocorrer, incluindo:

  • BIOS desatualizado;
  • Falha na conexão;
  • Vírus;
  • Corrupção de arquivo;
  • Dano físico;
  • Desligamento inesperado;
  • Oscilação de energia.

Para resolver esse problema, você precisa que o disco rígido seja avaliado por um profissional para estabelecer qual é o problema e a extensão do dano.

Embora possa ser tentador tentar resolver o problema por conta, ferramentas como Bootrec, FSCK, Windows Error Checking Tool e CHKDSK podem causar mais danos e tornar os dados irrecuperáveis.

5.   Disco Rígido 1 (3F1)

Este é um código de erro comum em discos rígidos de notebooks e pode ocorrer quando o HD está corrompido ou danificado, ou quando os arquivos do sistema operacional estão danificados.

As soluções a seguir geralmente podem ser usadas para corrigir esse tipo de falha:

  • Reinicialização total;
  • Redefinir padrões da BIOS;
  • Executar diagnósticos de hardware;
  • Redefinir o disco rígido.

6.   Dispositivo de inicialização não encontrado

Esse erro significa que o BIOS não consegue localizar uma unidade de inicialização no sistema.

Geralmente é causado por:

  • Sequência de inicialização incorreta na BIOS;
  • Problema de conexão;
  • Ataque de malware;
  • Danos físicos ao disco rígido.

Para corrigir esse tipo de erro:

  • Execute um hard reset;
  • Restaure as configurações padrão da BIOS;
  • Redefina o disco rígido.

7.   Erro de disco rígido principal primário

Indica que há um erro com uma ou mais unidades do sistema e ocorre se a unidade estiver corrompida/danificada, ou quando os arquivos do sistema operacional estão danificados.

Se o seu dispositivo mostrar esse código de erro, você precisa que o disco rígido seja avaliado por um profissional.

Não tente usar ferramentas de verificação de erros, pois isso pode causar mais danos e tornar os dados irrecuperáveis.

8.   Falha de inicialização do disco

Indica que o sistema encontrou um erro na unidade atualmente designada como unidade de inicialização.

Pode ocorrer se a unidade estiver corrompida ou danificada, ou se os arquivos do sistema operacional estiverem danificados.

Novamente, se você encontrar esse código de erro, precisará que o disco rígido seja avaliado por um profissional.

Usar ferramentas de verificação de erros por conta própria pode causar mais danos e impossibilitar a recuperação dos dados.

9.   Erro de verificação de redundância cíclica

Indica que há uma falha de leitura da unidade. Esse código de erro comum em discos rígidos também pode ser causado por arquivos mal configurados, instalação incorreta de programas ou corrupção de arquivos.

Se você se deparar com esse código de erro, recomendamos que não use ferramentas de verificação de erros por conta própria.

Em vez disso, procure um profissional que possa fazer uma avaliação, pois esse erro geralmente é um problema de hardware.

Ao trabalhar nele você mesmo, só vai causar mais danos e tornar os dados irrecuperáveis.

10.               Erro do dispositivo de E/S

Um código de erro do dispositivo de E/S indica que há uma falha de leitura da unidade.

Ele pode ocorrer quando a unidade está corrompida ou danificada, ou se os arquivos do sistema operacional estão danificados.

Assim como em outros códigos de erro comuns em discos rígidos apresentados neste artigo, recomendamos não trabalhar nisso sozinho e procurar um profissional para realizar uma avaliação completa.

11.               Erro de leitura de disco

Esse código de erro indica que há um erro de leitura da unidade e geralmente ocorre se o disco rígido estiver corrompido ou danificado, ou se os arquivos do sistema operacional estiverem danificados.

De novo: para identificar e resolver o problema, a unidade precisa ser avaliada por um profissional.

12.               Códigos de erro do Windows

Se o Windows encontrar determinados problemas, ele para de executar e apresenta  informações de diagnóstico em texto branco em uma tela azul – por isso são geralmente conhecidos como erros de tela azul.

Esses códigos de erro comuns em discos rígidos costumam começam com “STOP 0x”, seguidos por vários códigos de letras e números que revelam a causa do erro.

Se você encontrar um código de erro do Windows, tente reiniciar o sistema. Se isso não resolver o problema, pesquise o código de erro específico para determinar a origem do problema.

Se o código de erro sugerir um problema de hardware, pare de usar a unidade imediatamente e solicite a avaliação de um profissional.

13.               O parâmetro está incorreto

Este é um dos códigos de erros mais comum em discos rígidos externos, na maioria das vezes causado por um problema de energia, porta ou cabo USB defeituoso ou uma desconexão inadequada da unidade.

Às vezes, o problema pode ser resolvido conectando a unidade a um sistema diferente. Se isso não resolver o problema, você precisará levar a unidade para um profissional avaliar.

14.               A solicitação falhou devido a um erro fatal de hardware do dispositivo

Este código de erro indica que o dispositivo não está mais acessível. Pode ocorrer se a unidade estiver corrompida ou danificada, ou se os arquivos do sistema operacional estiverem danificados.

Esse tipo de erro às vezes pode ser resolvido com a reinicialização do sistema. Se isso não funcionar, a unidade precisará ser avaliada por um profissional.

Nesse caso, como em outros dessa lista, recomendamos não tentar resolver o problema por conta própria, para evitar danos adicionais e impedir que os dados se tornem irrecuperáveis.

Como recuperar dados do disco rígido com algum código de erro?

Independente do código de erro apresentado pelo seu disco rígido, seus dados podem ser recuperados — contanto que um serviço profissional seja contratado.

Aqui na Bot, por exemplo, somos especialistas em recuperação de dados das mais variadas marcas e modelos de discos rígidos.

Além do seu HD ser tratado por profissionais altamente capacitados, em um ambiente com partículas totalmente controladas, nós custeamos o envio do seu dispositivo a partir de qualquer região do Brasil.

Mas, se você preferir, também pode entregar sua unidade em qualquer uma das nossas mais de 20 unidades, de norte a sul do país.

Sem falar que, qualquer dúvida que você tenha, pode entrar em contato conosco — a qualquer hora do dia ou da noite — nas mídias sociais: estamos no Instagram, Twitter e WhatsApp.

Conclusão

Hoje, você conheceu os 15 erros mais comuns em discos rígidos. Alguns ocorrem devido a problemas no software (sistema), outros são causados por danos ao hardware (físico).

Independente dos problemas que causaram erros em seu disco rígido, nós podemos ajudar!

Os especialistas em recuperação de dados aqui da Bot estão equipados para fornecer recuperação bem-sucedida de qualquer marca ou modelo de HD.

Inicie sua recuperação hoje e se torne um dos nossos mais de 60.000 casos resolvidos!