Os Discos externos são muito usados para fornecer capacidade de armazenamento estendida para computadores. Afinal, uma única unidade externa pode armazenar vários terabytes de dados valiosos.
Portanto, são uma ótima opção para armazenar fotos, vídeos ou outros tipos de ficheiros que não deseja manter no disco principal do seu PC.
Além disso, o disco externo também facilita o compartilhamento de dados com amigos e colegas.
Mesmo tendo muitos cuidados, infelizmente, os discos rígidos externos não são imunes à falhas em seu funcionamento — o que pode fazer com que acabe com um disco morto.
Há uma variedade de problemas que podem levar a isso. Alguns deles podem ser resolvidos e pode recuperar as informações perdidas.
No artigo de hoje, descubra os sinais que indicam que o seu disco rígido está a morrer, como reparar e corrigir uma unidade neste estado e como recuperar os dados armazenados nele.
Como saber se o disco rígido está a morrer?
Os sinais mais comuns de que o disco externo está prestes a morrer são um computador superaquecido, ruídos estranhos (como cliques ou zumbidos) e corrupção de dados ou ficheiros.
Os sintomas de morte do disco externo podem levar rapidamente a grandes problemas, portanto, deve agir imediatamente para salvar os seus ficheiros e evitar que quaisquer dados sejam perdidos.
Barulhos estranhos
Quando ouve ruídos estranhos vindos do seu disco externo, está com problemas.
Um som repetitivo conhecido como clique da morte é causado pela cabeça a tentar gravar dados, a falhar, retornando à sua posição inicial e a tentar novamente repetidamente.
Ruídos de trituração ou guinchos indicam que partes do hardware, como os rolamentos ou o motor do eixo, estão a falhar.
Breaks de computador
Se perceber que o seu sistema está a começar a ficar lento ou a travar muito ao conectar a sua unidade, pode ser um aviso antecipado da morte do seu disco externo.
Este comportamento geralmente ocorre quando está a aceder o disco, como ao iniciar programas, pesquisar ficheiros e salvar documentos, mas também pode ser uma lentidão geral.
Erros de disco e perda de dados
Outro erro revelador que pode indicar que o disco externo está a morrer são os erros de disco e casos recorrentes de perda de dados.
Além disso, se perceber que os ficheiros corrompidos estão a tornar-se um problema rotineiro, isso também pode ser considerado um sinal de morte iminente do seu disco.
O computador para de reconhecer a unidade
Se o seu PC tem tido dificuldade para reconhecer a sua unidade quando a conecta, isto também pode indicar que o seu disco externo está a ponto de morrer.
Etapa 1: como reparar e corrigir o disco que morreu?
Para resolver o problema do disco externo morto, pode precisar passar por duas etapas: a reparação e correção da unidade e, caso seja necessário, a recuperação de dados.
Na primeira etapa, pode tentar alguma das alternativas a seguir para reparar e corrigir o disco externo morto.
Forçar disco externo morto a aparecer no Gestor de disco
Existe uma forma de forçar o disco morto a aparecer no “Gestor de disco” e, assim, tentar restaurá-lo. Para tal, siga os passos abaixo:
- Aceda ao “Painel de Controlo”, clique em “Ferramentas Administrativas”, então, “Gestor do Computador”;
- Em seguida, vá para “Repositório” e selecione “Gestor de Disco”.
Caso precise aceder aos seus dados imediatamente, pode seguir para a próxima etapa para recuperar os dados do seu disco externo.
Mas, se só quiser fazer com que o seu dispositivo apareça para poder continuar a usá-lo, siga os passos abaixo para alterar a letra e o caminho da sua unidade:
- Localize seu disco externo, clique com o botão direito do mouse e selecione “Alterar letra de unidade e caminho…”;
- Agora, atribua um caminho e uma letra à unidade (que não esteja a ser utilizada por outro disco) e marque a partição como ativa;
- Clique em “ok” e reinicie o seu PC para aceder ao seu disco externo.
Fazer disco externo morto aparecer desinstalando drivers
Para o disco externo morto aparecer, pode desinstalar os seus drivers. Para isso:
- Vá a “Iniciar”, escreva devmgmt.msc e aperte “Enter”;
- No “Gestor de Dispositivos”, expanda os “Controladores USB” e observe se existe algum dispositivo marcado como não reconhecido;
- Caso o seu disco externo esteja marcado como não reconhecido, siga para a guia “Drivers” e exclua (ou desinstale) o driver;
- Feito isso, verifique se o disco externo aparece em “Meu Computador/Meu PC”;
- Se ele não aparecer, reinicie o seu computador;
- Agora, se ele apareceu, mas desapareceu logo, repita os passos acima e, em seguida, vá para “Gestor de Disco”, mude a letra da unidade e clique em “Alterar”. Escolha a nova letra de unidade e clique em “ok”. Por fim, o disco externo poderá ser lido e detetado.
Reinstalar o controlador USB para corrigir o disco rígido externo morto
Outra alternativa a que pode recorrer para reparar e corrigir o disco externo morto é reinstalar o controlador USB.
Para isso, siga os passos abaixo:
- Escreva devmgmt.msc no menu “Iniciar” e aperte “Enter”
- No “Gestor de dispositivos”, expanda “Controladores USB”
- Então, clique com o botão direito do mouse em USB Root Hub, em seguida, “Propriedades” e, então, “Gestor de Energia”. Desmarque “O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia…”.
Para tentar de novo, faça isso para cada USB Root Hub na lista e reinicie. Com isso, o seu PC conseguirá ler o seu disco externo novamente.
Etapa 2: recuperar dados e ficheiros do disco externo morto
Agora que já corrigiu e reparou o seu disco externo morto, se ainda estiver com problemas para aceder ou ler os seus ficheiros e dados salvos na unidade, é possível recorrer a duas alternativas:
- Usar um software: o que exigirá conhecimentos técnicos e familiaridade com a execução deste tipo de processo — sem garantias de sucesso, sendo uma opção que pode piorar a situação;
- Recorrer a um serviço profissional de recuperação: alternativa mais segura e que garante a integridade do seu dispositivo.
Caso decida arriscar na primeira alternativa, siga os passos abaixo após escolher um destes softwares para recuperação de dados:
Passo 1 – Selecione o disco externo
Uma vez que tenha instalado o software de recuperação, abra-o e selecione o seu disco externo de onde quer recuperar os seus dados. Em seguida, inicie a verificação.
Passo 2 – Inicie a varredura
O software iniciará uma varredura em todo o disco externo, procurando os dados perdidos. Enquanto isso, verá uma lista desses dados surgindo na tela do sistema.
Passo 3 – Recupere os dados
No final da varredura, pode analisar e selecionar os dados que deseja recuperar. Feito isto, é só selecionar um local seguro para armazenar os ficheiros após a recuperação.
Conclusão
Um disco externo morto é uma unidade que parou de funcionar fisicamente.
Pode prever que o seu disco rígido externo está prestes a morrer quando ouve barulhos estranhos vindo do PC, ocorrem breaks constantes, erros de disco e perda de dados recorrentes e/ou quando o computador para de reconhecer a unidade.
Quando isso acontece, existem algumas formas de tentar reparar e corrigir a unidade. Entre elas, forçar o disco externo morto a aparecer no “Gestor de Disco”.
Outras formas de resolver o problema é desinstalar drivers para fazer o disco externo reaparecer e/ou reinstalar o controlador USB.
Se, após recorrer a alguma dessas alternativas, o seu disco externo voltou a funcionar, mas não tem acesso aos seus dados, será necessário fazer o processo de recuperação dos seus ficheiros e documentos.
Para isso, pode utilizar um software de recuperação de dados — o que além de não ser seguro e poder piorar a situação, requer conhecimentos técnicos na execução do processo.
Por isso, a alternativa mais segura para recuperar os seus dados é recorrer a um serviço de recuperação especializado — como o que oferecemos aqui na Bot!
Ao confiar o seu disco externo à nossa equipa, assegura que o seu dispositivo será tratado por profissionais altamente capacitados, que irão recuperar os seus dados com agilidade, sem comprometer a integridade da sua unidade.
Além disso, não precisa sair de casa para nos enviar a sua unidade: nós fazemos a recolha do seu disco externo a partir de qualquer morada em Portugal.
Além disso, podemos analisar e propor um orçamento para recuperar os seus dados até 48 horas!
Confie em quem tem mais de uma década de tradição e mais de 100.000 casos resolvidos com sucesso: inicie já a sua recuperação connosco!