A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Às vezes você está mexendo no computador e apaga um diretório por engano. Pode ser também que outra pessoa acesse os seus ficheiros e apague um diretório indevidamente. Ou você pode excluir um diretório intencionalmente, mas depois precisa acessá-la novamente e ela não está mais lá… Nesses casos, você pergunta-se: como recuperar a diretório apagada?

Bom, se os ficheiros ainda estão na reciclagem, a solução é mais simples. O problema maior é quando a diretório é apagada permanentemente do computador ou do telemóvel — e, pior ainda, você não tem backup dos ficheiros…

Mas tenha calma, porque há solução! A seguir, vamos entender melhor o que acontece quando você apaga ficheiros e diretórios e como recuperá-los. Confira:

pasta deletada

Como recuperar diretório apagado no computador?

Se você excluiu um diretório no computador e ela foi parar na Reciclagem, não há com o que se preocupar. Para recuperar a diretório, é simples:

  1. Digite “Reciclagem” na barra de busca do Windows (muitas vezes, o ícone está fixo na Área de Trabalho);
  2. Encontre a diretório apagado na lista de ficheiros da Reciclagem;
  3. Clique com o botão direito e selecione “Restaurar”.

Dessa forma, você envia o diretório apagado novamente para o seu local de origem e pode acessá-la novamente.

Porém, se a Reciclagem já está cheia, e você apagou aquele diretório há muito tempo, pode ser que não a encontre mais por lá. Isso significa que o diretório já foi excluída permanentemente, e você precisa seguir os passos que explicamos a seguir.

Para que isso não aconteça, procure manter a diretório da Reciclagem sempre com espaço disponível, de maneira que os ficheiros excluídos permaneçam mais tempo lá e você consiga restaurá-los.

Como recuperar diretório apagado permanentemente?

Em geral, os ficheiros são apagados permanentemente quando você usa as teclas Shift + Del ou quando a Reciclagem chega ao seu limite de armazenamento e precisa liberar espaço.

Nesses casos, embora o computador informe que a exclusão é permanente, saiba que os ficheiros e diretórios ainda não desapareceram definitivamente. O dispositivo apenas apaga as referências a eles, mas os ficheiros permanecem lá de forma fragmentada.

Enquanto eles não forem sobrescritos por outros ficheiros, você ainda pode retomar o seu acesso. A seguir, vamos ver algumas formas de fazer isso:

Pare de usar o dispositivo

O primeiro passo para recuperar um diretório apagado permanentemente é parar de usar o dispositivo, para evitar que novos ficheiros sobrescrevam os dados apagados. Se isso acontecer, a recuperação dos dados pode ser inviável.

Recupere a diretório do backup do Windows

Esse é um método de recuperação de dados gratuito, mas exige que você já tenha ativado o recurso do Histórico de Ficheiros, que mantém cópias de ficheiros numa unidade externa. Assim você pode recuperá-los se forem danificados ou perdidos.

Se já tiver esse recurso ativado, é simples:

  1. Digite “histórico de ficheiros” na barra de busca do Windows e clique em “Restaurar ficheiros com Histórico de Ficheiros”;
  2. Clique no botão “Anterior” para localizar e selecionar a diretório apagado;
  3. Clique em “Restaurar” para recuperá-lo.

Restaure versões anteriores do diretório

Você também pode tentar recuperar a diretório apagado ao restaurar versões antigas dela. Dessa maneira, você consegue fazer a unidade voltar para um ponto anterior à exclusão do diretório, de maneira que consiga recuperá-la. Para isso:

  1. No Explorador de Ficheiros, vá até à unidade ou diretório que armazenava o que você apagou;
  2. Clique com o botão direito e selecione “Restaurar versões anteriores”;
  3. Em “Versões anteriores”, clique no ponto de restauração que você deseja retomar;
  4. Clique em “Restaurar”.

Esse método exige que você tenha configurado um ponto de restauração do sistema, em alguma data anterior à exclusão do diretório.

Se você quer fazer isso hoje para garantir um ponto de restauração no futuro, digite “Criar ponto de restauração” na barra de pesquisa do Windows e siga os passos da configuração.

Utilize softwares de recuperação de dados

Se você não havia configurado o Histórico de Ficheiros ou o ponto de restauração do Windows, deve recorrer ao uso de softwares de recuperação de dados.

Programas como EaseUS, Recuva e Recoverit são especializados em recuperação de dados. Eles fazem uma varredura no disco em busca de ficheiros e diretórios apagados para você conseguir acessá-los novamente.

Esses programas geralmente têm uma versão gratuita com limitações e planos pagos com maior capacidade de recuperação. Se você precisa recuperar uma grande quantidade de dados, provavelmente precisa contratar a ferramenta.

É importante destacar que essas ferramentas são populares e exigem cuidado e conhecimento para realizar os procedimentos. Qualquer erro nesse processo pode inviabilizar a recuperação dos dados.

Além disso, nem sempre é possível recuperar todos os dados, o que exigirá muitas vezes o uso de ferramentas mais avançadas utilizadas em laboratórios de recuperação de dados.

Contrate uma empresa especializada em recuperação de dados

Contratar uma empresa especializada em recuperação de dados é a melhor solução para garantir segurança nos procedimentos e mais chances de sucesso.

Uma empresa como a Bot tem experiência, profissionais e equipamentos especializados para recuperar diretórios e ficheiros apagados, até mesmo em grande volume de dados.

Dessa maneira, você não corre riscos de perder dados importantes que tenham sido excluídos por engano ou acidente. Além disso, as possibilidades de recuperação da totalidade dos dados perdidos são maiores, já que empresas especializadas utilizam softwares e equipamentos avançados.

Tem como recuperar um diretório apagado do telemóvel?

Excluir um diretório do telemóvel significa que ela foi apagada permanentemente, já que os aparelhos não contam com uma Reciclagem. Portanto, se você quer recuperar um diretório apagado do telemóvel, também é preciso recorrer a softwares e ferramentas ou a uma empresa especializada.

Se a diretório que você apagou do seu telemóvel estava no cartão de memória, você pode conectar essa unidade de armazenamento ao computador e executar os programas que indicamos antes (EaseUS, Recuva, Recoverit ou outros).

No próprio telemóvel, você pode recorrer a aplicativos para smartphones, como o Undeleter e o EaseUS MobiSaver. Assim como os programas de data recovery para computador, eles também não garantem a recuperação de 100% dos dados.

Além disso, você pode evitar a exclusão permanente de ficheiros se instalar uma reciclagem no seu telemóvel. Embora os aparelhos não tenham uma reciclagem, alguns aplicativos fazem essa função, como o Recycle Bin e o Dumpster. Com eles, você consegue restaurar com mais facilidade os ficheiros excluídos — mas é necessário já ter instalado o app para conseguir recuperá-los.

Enfim, essas são as soluções para recuperar um diretório apagado, de forma permanente ou não, no telemóvel ou no computador. Em muitos casos, a solução é um pouco mais complexa, por isso o ideal é evitar a perda de dados realizando um backup periódico dos ficheiros, numa unidade externa ou na nuvem. Assim, você não precisa se preocupar!

Porém, nem sempre temos backups dos diretórios e nem sempre eles estão atualizados. Então, se você precisar de uma ajuda para recuperar diretórios ou ficheiros apagados, conte com a Bot. Faça um orçamento agora connosco e inicie a recuperação dos seus dados!