Às vezes, está a mexer no computador e apaga uma pasta por engano. Pode ser também que outra pessoa aceda aos seus ficheiros e apague uma pasta indevidamente. Ou pode excluí-la intencionalmente, mas depois precisa acedê-la novamente e já não está disponível… Nestes casos, pergunta-se: como recuperar a pasta eliminada?
Bem, se os ficheiros ainda estão na reciclagem, a solução é mais simples. O problema maior é quando a pasta é apagada permanentemente do computador ou do telemóvel — e, pior ainda, não tem um backup dos ficheiros…
Mas tenha calma, porque há solução! A seguir, vamos perceber melhor o que acontece quando apaga ficheiros e pastas e como recuperá-los. Confira.
Como recuperar uma pasta apagada no computador?
Se excluiu uma pasta no computador e foi parar à Reciclagem, não há com o que se preocupar. Para recuperar a pasta, é simples:
- Escreva “Reciclagem” na barra de procura do Windows (muitas vezes, o ícone está fixo na Área de Trabalho);
- Encontre a pasta apagada na lista de ficheiros da Reciclagem;
- Clique com o botão direito e selecione “Restaurar”.
Desta forma, envia a pasta apagada novamente para o seu local de origem e pode acedê-la novamente.
Porém, se a Reciclagem já está cheia, e apagou aquela pasta há muito tempo, pode ser que não a encontre mais. Isto significa que a pasta já foi excluída permanentemente, e precisa seguir os passos que explicamos a seguir.
Para que isso não aconteça, procure manter a pasta da Reciclagem sempre com espaço disponível, de maneira que os ficheiros excluídos permaneçam mais tempo e consiga restaurá-los.
Como recuperar uma pasta apagada permanentemente?
Em geral, os ficheiros são apagados permanentemente quando usa as teclas Shift + Del ou quando a Reciclagem chega ao seu limite de armazenamento e precisa libertar espaço.
Nestes casos, embora o computador informe que a exclusão é permanente, saiba que os ficheiros e pastas ainda não desapareceram definitivamente. O dispositivo apenas apaga as suas referências, mas os ficheiros permanecem de forma fragmentada.
Enquanto não forem sobrescritos por outros ficheiros, ainda pode retomar o seu acesso. A seguir, vamos ver algumas formas de fazer isso:
Pare de usar o dispositivo
O primeiro passo para recuperar uma pasta apagada permanentemente é parar de usar o dispositivo, para evitar que novos ficheiros sobrescrevam os dados apagados. Se isso acontecer, a recuperação dos dados pode ser inviável.
Recupere a pasta do backup do Windows
Este é um método de recuperação de dados gratuito, mas exige que já tenha ativado o recurso do Histórico de Ficheiros, que mantém cópias de ficheiros numa unidade externa. Assim pode recuperá-los se forem danificados ou perdidos.
Se já tiver esse recurso ativado, é simples:
- Escreva “histórico de ficheiros” na barra de procura do Windows e clique em “Restaurar ficheiros com Histórico de Ficheiros”;
- Clique no botão “Anterior” para localizar e selecionar a pasta eliminada;
- Clique em “Restaurar” para recuperá-la.
Restaure versões anteriores da pasta
Também pode tentar recuperar a pasta eliminada ao restaurar as suas versões antigas. Desta maneira, consegue fazer a unidade voltar para um ponto anterior à exclusão da pasta, de maneira que consiga recuperá-la. Para isso:
- No Explorador de Ficheiros, vá até à unidade ou pasta que armazenava o que apagou;
- Clique com o botão direito e selecione “Restaurar versões anteriores”;
- Em “Versões anteriores”, clique no ponto de restauração que deseja retomar;
- Clique em “Restaurar”.
Este método exige que tenha configurado um ponto de restauração do sistema, em alguma data anterior à exclusão da pasta.
Se quer fazer isso hoje para garantir um ponto de restauração no futuro, escreva “Criar ponto de restauração” na barra de pesquisa do Windows e siga os passos da configuração.
Utilize softwares de recuperação de dados
Se não tinha configurado o Histórico de Ficheiros ou o ponto de restauração do Windows, deve recorrer ao uso de softwares de recuperação de dados.
Programas como EaseUS, Recuva e Recoverit são especializados em recuperação de dados. Fazem uma varredura no disco à procura de ficheiros e pastas apagadas para conseguir acedê-los novamente.
Estes programas geralmente têm uma versão gratuita com limitações e planos pagos com maior capacidade de recuperação. Se precisa recuperar uma grande quantidade de dados, provavelmente precisa contratar a ferramenta.
É importante destacar que essas ferramentas são populares e exigem cuidado e conhecimento para realizar os procedimentos. Qualquer erro nesse processo pode inviabilizar a recuperação dos dados.
Além disso, nem sempre é possível recuperar todos os dados, o que exigirá muitas vezes o uso de ferramentas mais avançadas utilizadas em laboratórios de recuperação de dados.
Contrate uma empresa especializada em recuperação de dados
Contratar uma empresa especializada em recuperação de dados é a melhor solução para garantir segurança nos procedimentos e mais hipóteses de sucesso.
Uma empresa como a Bot tem experiência, profissionais e equipamentos especializados para recuperar pastas e ficheiros apagados, até mesmo em grande volume de dados.
Desta maneira, não corre riscos de perder dados importantes que tenham sido excluídos por engano ou acidente. Além disso, as possibilidades de recuperação da totalidade dos dados perdidos são maiores, já que empresas especializadas utilizam softwares e equipamentos avançados.
Como recuperar uma pasta apagada do telemóvel?
Excluir uma pasta do telemóvel significa que foi apagada permanentemente, já que os aparelhos não contam com uma Reciclagem. Portanto, se quer recuperar uma pasta eliminada do telemóvel, também é preciso recorrer a softwares e ferramentas ou a uma empresa especializada.
Se a pasta que apagou do seu telemóvel estava no cartão de memória, pode conectar essa unidade de armazenamento ao computador e executar os programas que indicámos antes (EaseUS, Recuva, Recoverit ou outros).
No próprio telemóvel, pode recorrer a aplicativos para smartphones, como o Undeleter e o EaseUS MobiSaver. Assim como os programas de data recovery para computador, também não garantem a recuperação de 100% dos dados.
Além disso, pode evitar a exclusão permanente de ficheiros se instalar uma reciclagem no seu telemóvel. Embora os aparelhos não tenham uma reciclagem, algumas aplicações fazem essa função, como o Recycle Bin e o Dumpster. Com eles, consegue restaurar com mais facilidade os ficheiros excluídos — mas é necessário já ter instalado a app para conseguir recuperá-los.
Enfim, estas são as soluções para recuperar uma pasta apagada, de forma permanente ou não, no telemóvel ou no computador. Em muitos casos, a solução é um pouco mais complexa, por isso o ideal é evitar a perda de dados realizando um backup periódico dos ficheiros, numa unidade externa ou na nuvem. Assim, não precisa se preocupar!
Porém, nem sempre temos backups das pastas e nem sempre estão atualizados. Então, se precisar de uma ajuda para recuperar pastas ou ficheiros apagados, conte com a Bot. Faça um orçamento agora connosco e inicie a recuperação dos seus dados!