Se tem um bad block no disco, tem um problema… Quando isto acontece, significa que o dispositivo de armazenamento sofreu algum dano que prejudicou o seu funcionamento. Portanto, significa que deixou de ter acesso aos dados que estavam na área danificada.
Mas, não se preocupe: a perda dos dados não é definitiva. Existem formas de recuperar fotos, documentos e ficheiros de discos com bad blocks, desde que procure as soluções certas — e não tente resolver por conta própria!
A seguir, vamos ver todos os detalhes sobre o que é bad block, o que pode causar este problema e o que fazer quando acontece. Acompanhe!
O que é um Bad Block no disco?
Bad block são defeitos físicos nos setores de um disco. Aparecem quando acontece algum dano no dispositivo que prejudica uma área do disco. Essa área, então, pode deixar o computador lento, travar o seu carregamento e tornar os dados inacessíveis pelo utilizador. O termo “bad block” significa “mau bloco”, ou seja, uma área danificada no disco. Um bloco contém um ou mais setores (ou sectors, em inglês), que, quando danificados, são chamados de “bad sectors”. Então, um bad block pode conter bad sectors, mas não o contrário. Apesar das diferenças, estas expressões são muitas vezes usadas como sinónimos.
Para entender o que é bad block, é importante entender como funciona um disco. ‘HD’ é a sigla para Hard Disk (ou disco rígido), que se refere ao principal elemento do dispositivo: o disco que armazena os dados.
Quando salva um documento ou uma foto no computador, por exemplo, o ficheiro vai para um dos setores do disco, que funcionam como “gavetas” de dados. Quando o disco gira em alta velocidade em torno do eixo central, a cabeça de leitura — sustentada por um braço móvel — grava os dados no disco ou, no caminho contrário, lê os dados do disco e transmite ao computador.
Então, o aparecimento de um bad block significa que um desses setores de armazenamento foi afetado e que os dados ali guardados estão inacessíveis ao utilizador.
O que é área reservada?
A área reservada é uma solução que a própria tecnologia dos Discos atuais utiliza para não inviabilizar o acesso aos dados do setor danificado.
Quando acontece um bad block ou bad sector, geralmente a própria placa controladora do disco identifica o setor defeituoso e faz com que a cabeça de leitura ignore aquela área. Assim, passa pela área danificada sem tentar ler ou gravar qualquer dado, o que tornaria o computador lento ou travado. Portanto, bad blocks não podem ser removidos, apenas marcados como defeituosos.
Além disso, a placa também aciona uma tecnologia de substituição da área danificada. Os dados que estavam no setor problemático são transferidos para essa área de segurança do disco, chamada de área reservada. Trata-se de um setor de armazenamento reserva, usado justamente nesses casos de problemas com o DISCO.
Este processo de transferência de endereço do setor danificado para a área reservada é chamado de remapeamento de disco. Isto pode acontecer inúmeras vezes, à medida que a placa controladora identifica problemas no disco, sem que perceba sequer.
Porém, um disco com muitos bad blocks torna-se um problema, porque há um limite de armazenamento da área reservada. Então, quando o disco começar a fazer o remapeamento com muita frequência, é hora de garantir o backup dos dados e trocar por um disco novo.
O que pode causar Bad Block no disco?
Bad blocks podem ser causados por problemas de hardware ou de software, seja pelo mau uso do dispositivo ou devido a acidentes.
Um bad block físico é o que causa problemas no hardware e pode ser provocado por diversas situações. Pode ser, por exemplo, que o disco tenha sofrido uma queda ou um impacto brusco que fez a cabeça de leitura bater no disco e danificar uma área. Pode ser que, numa tentativa de abrir o disco em casa, alguma sujeira ou gotícula tenha entrado no dispositivo.
Os Discos são dispositivos bastante seguros, resistem a impactos e são lacrados. Mas o seu funcionamento é mecânico, com componentes sensíveis e precisos. Então, estão sujeitos a falhas mecânicas que prejudicam o seu funcionamento.
O bad block de software, no que lhe concerne, é causado por algum programa ou problema eletrónico que afeta o disco. Quando há quedas repentinas de energia ou quando desconecta um disco externo sem removê-lo corretamente, pode ocorrer um bad block. Ataques de vírus e malwares também podem gerar setores defeituosos no disco.
Como evitar Bad Block no disco?
Como pode verificar, muitas vezes o bad block é causado pelo uso incorreto do dispositivo. Portanto, a maioria das situações são evitáveis. Então, cuide do disco para que não sofra bad blocks. Veja algumas dicas para isso:
- Tenha cuidado ao manusear e transportar o dispositivo, especialmente portáteis e Discos externos, com mais mobilidade;
- Armazene os dispositivos em locais estáveis, seguros e protegidos, para evitar que sofram quedas ou impactos;
- Não faça nenhuma intervenção no disco de forma caseira, pois isso pode expor o dispositivo a sujeiras do ambiente;
- Utilize programas de antivírus, conecte o disco externo apenas a dispositivos confiáveis e tenha cuidado com as transferências para evitar infeções;
- Utilize nobreak no computador e desligue da tomada em casos de oscilações de energia elétrica, para evitar uma falha;
- Encerre o computador corretamente (função Iniciar/Desligar do Windows) e desconecte o disco externo somente após remover o hardware, para evitar o encerramento repentino.
De qualquer forma, mesmo com todos estes cuidados, vale a pena manter um backup dos ficheiros. Pode utilizar outros dispositivos (um disco externo, por exemplo) e armazenar na nuvem. Guardar os dados noutros dois locais é a maior segurança que pode adotar para não perdê-los, mesmo que o disco seja permanentemente danificado.
Como saber se o meu disco está com Bad Block?
O disco não avisa que surgiu um bad block. Como uma febre ou outra doença no corpo humano, é preciso analisar os sintomas para determinar o diagnóstico.
Então, os sintomas de um disco com bad block incluem:
- Lentidão ou travamento ao carregar o sistema operativo;
- Mensagem de erro ao tentar reparar o sistema;
- Mensagem de erro ao tentar aceder ou copiar ficheiros do disco;
- Dificuldade de reconhecer o dispositivo (quando for um disco externo);
- Exibição da tela azul ao tentar ligar o computador.
Estes sintomas acontecem quando o disco sofre um bad block e não tem área reservada para substituir o setor defeituoso. Geralmente os Discos mais antigos são assim.
Caso o disco utilize a área reservada para corrigir os bad blocks, pode não perceber sintoma algum e continuar a usar o dispositivo normalmente. Porém, quando os bad blocks se tornam recorrentes e extrapolam a capacidade da área reservada, podem aparecer sintomas mais graves.
Como recuperar um disco com Bad Block?
Um disco com bad block que não tem área reservada não permite que aceda aos dados armazenados nos setores defeituosos. Neste caso, é preciso acionar a recuperação de dados.
Caso o disco use a área de segurança, ainda tem acesso a eles, mas aquela área danificada não é recuperada. E, se os bad blocks se tornam frequentes e prejudicam o funcionamento do disco, também é necessário acionar a recuperação dos dados para acedê-los novamente.
Para recuperar um disco com bad block, pode adotar algumas medidas. Mas saiba que nenhuma delas consegue recuperar a área danificada fisicamente, apenas os dados, ok?
Primeiro, ao identificar os sintomas de bad block, pare de usar o disco para evitar problemas mais graves.
Depois, pode usar o Prompt de Comando do Windows ou um software de recuperação de dados para tentar reparar os setores danificados.
O sistema identifica as áreas com problemas, não salva mais nada lá e tenta corrigir os erros. Se o problema do disco for um bad block de software, esse procedimento pode resolver. Mas é importante já ter algum conhecimento nos comandos do Windows e no uso desses softwares, já que qualquer uso equivocado pode causar a perda definitiva dos dados e do disco.
Por isso, o ideal é recorrer a um serviço profissional de recuperação de dados. Se o problema for um bad block de software, as oportunidades de recuperação dos dados são muito maiores. E se for um bad block físico, é preciso realizar uma intervenção no disco que apenas profissionais da área têm segurança e conhecimento para fazer.
Como a bot pode ajudá-lo
Uma empresa especializada em recuperação de dados como a Bot é a melhor solução para corrigir problemas de bad block no disco.
A Bot trabalha há mais de 11 anos no mercado e tem experiência nos mais diversos casos de perda de dados. Contamos com profissionais qualificados e especializados para verificar bad blocks físicos e bad blocks de software e recuperar os dados armazenados.
Todo o serviço é realizado em salas com higienização completa e com equipamentos específicos, que garantem as maiores possibilidades de recuperação dos dados.
Assim, pode aceder novamente a todos os ficheiros, documentos e fotos que estão armazenados no disco e evitar maiores preocupações.
Agora, entre em contacto connosco para fazer um orçamento gratuito. Pode solicitar a recolha do seu dispositivo, também de forma gratuita, de qualquer morada em Portugal para fazermos uma avaliação. Preencha agora o formulário e inicie a recuperação de dados do seu disco!