Disco externo não arranca: como corrigir sem perder os dados?

Índice de conteúdos

Os discos externos são artigos extremamente úteis para utilizadores que usam um grande volume de ficheiros, especialmente para fazer backups de forma mais segura, uma vez que existem muitas pessoas que não confiam na hospedagem em nuvem.

Porém, utilizar um disco externo não é algo isento de problemas. Em alguns momentos, pode acontecer  o disco ser conectado no USB do computador e o sistema operativo não realizar o reconhecimento.

Mas o que fazer nesta situação? Como resolver essa questão sem perder todos os dados? Nós explicaremos os detalhes nesse artigo. Boa leitura!

O que significa “inicializar” um disco?

No momento em que é adicionado um novo disco no computador, pode acontecer ficar oculto no “Explorador de Ficheiros”. E, neste caso, é provável que seja necessário realizar o arranque do disco, mas isso só é possível nos casos em que a unidade ainda não está formatada.

Realizar o arranque de um disco nada mais é do que deixá-lo preparado para ser usado pelo sistema operacional, tornando possível que posteriormente seja formatado e fique apto para o armazenamento de ficheiros.

Porém, apesar de ser um processo relativamente simples, existe um prejuízo significativo no caso de discos que já têm ficheiros: a inicialização faz com que todos sejam perdidos. E, neste caso, será necessário tomar outras medidas para a resolução do problema.

Por que ocorre o erro “disco não inicializado”?

De maneira geral, um disco que não foi inicializado ou que aparece como desconhecido pode ter sido devido a diversos fatores, tais como problemas com a perda de partição, ataque por vírus, corrupção no sistema de ficheiros no computador, ou ainda setores defeituosos.

Como corrigir um problema de disco não inicializado?

Independentemente da causa, existem algumas alternativas que podem ser utilizadas para encontrar a correção do disco rígido eficientemente, e serão apresentadas detalhadamente a seguir, para ajudar pessoas que estejam a passar por este problema.

Reinicie o seu PC

O primeiro passo quando o problema do disco não inicializado é identificado é reiniciar o PC. Isto serve para garantir que não é apenas um bug simples ou erro de mensagem, mas que é de facto um problema que exige uma ação mais específica.

Caso o computador ligue e o erro persista, é necessário tentar algumas outras formas para resolver essa situação, já que a primeira não foi eficiente.

Inicialize o disco externo no PC

Após verificar que o problema não é simples, o próximo passo é inicializar o disco rígido. Porém, esta opção só é eficiente caso o disco rígido externo não tenha ficheiros importantes, já que existe a possibilidade de dados serem perdidos.

Tendo estes pontos em consideração, esta alternativa pode não ser a mais indicada, então, é preciso verificar outros pontos.

Recrie o MBR

Existe um setor especial de arranque que se localiza no início do disco rígido chamado MRB, ou Master Boot Record. O MRB pode ser corrompido e são vários os motivos: falhas de energia acidentais, infeções por vírus ou ainda por ter sido alvo de alguma operação incorreta.

Nas situações em que o MBR é corrompido, o sistema operacional não terá mais a referência de onde aceder zos dados, e é aí que pode acontecer a falha no arranque do disco externo e por isso torna-se necessário recriar o MBR, visando a resolução deste problema.

Para realizar a reconstrução do MBR no Windows é necessário utilizar a ferramenta MiniTool Partition Wizard, que é um software bastante popular no gestor de partições e discos. Existem diversas versões deste software, mas para resolver o problema em questão, a edição gratuita é suficiente.

Caso esta alternativa não seja efetiva, existem ainda outros métodos que devem ser testados a fim de resolver o problema.

Execute o CHKDSK para reparar o disco e limpar a unidade

Outra forma de resolver problemas de disco é utilizar o atalho de verificação de disco CHKDSK. Esse atalho examina o disco rígido e aponta se existem erros. Em caso positivo, a correção é realizada.

Enquanto este atalho é utilizado, não é possível executar nenhuma outra aplicação, e por isso ele deve ser usado apenas quando algumas horas de inatividade são possíveis, uma vez que interromper o mesmo pode acabar por causar outros erros.

Recuperação de Partição

No caso das outras formas de resolução de problema não serem efetivas, existe ainda a recuperação de partição, que deve ser usada especialmente quando o disco apresenta um espaço não alocado no gestor de disco.

Para realizar a recuperação de partição o software utilizado também é  MiniTool Partition Wizard, já que oferece esse recurso, porém de forma paga, o que exige a versão Pro Ultimate Edition.

A recuperação de partição pode preservar os dados contidos no disco externo, porém, isto acontece somente caso a nova partição não tenha sido criada, por isso a garantia não é total.

Como inicializar o disco rígido sem perder os dados?

Em casos em que o disco externo que não inicializa conta com ficheiros importantes e que não podem ser perdidos, a principal solução é recuperar os dados antes de o disco ser de facto inicializado. Isto pode ser feito com a ajuda de uma ferramenta especializada em recuperação de dados, ou com a ajuda de um profissional em recuperação de dados.

Caso opte por tentar recuperar os dados com um software instalado, poderá ver aqui quais os melhores softwares para recuperação de dados.  De forma geral, o programa deve ser aberto e o disco não inicializado deve ser selecionado. Em seguida, é feito um escaneamento imediato da unidade escolhida, procurando os dados nele contidos.

A partir disso, é possível pré-visualizar e selecionar que ficheiros deseja recuperar, podendo ser escolhido o local onde os mesmos serão salvos. Neste processo, recomendamos que tenha conhecimento necessário para realização desta tarefa, para que evite a perda dos seus dados.

Após recuperar os seus dados, o processo de arranque pode ser realizado. Para isso, é necessário clicar com o botão direito do rato em “Meu Computador” e selecionar o item “Gerir”, pois dessa forma o gestor de disco será executado.

Um atalho para essa mesma função é pressionar as teclas “Win” + “R” e escrever o termo “compmgmt.msc” para que a ferramenta de gestor de partições seja executada.

Após isso deve procurar o disco externo conectado ao computador. Nesse momento, o disco desconhecido será mostrado como “não alocado”.

Como a Bot pode ajudar?

Foi possível perceber que apesar de ser um problema comum, solucionar a questão de um disco externo que não inicializa não é algo simples e conta com muitos detalhes, além de poder acabar comprometendo o armazenamento dos ficheiros que já existiam.

Para não contar com a sorte e acabar por perder itens importantes, e até mesmo não resolver o problema. Contar com uma empresa especializada nestas questões pode ajudá-lo!

Os profissionais da Bot são amplamente capacitados para resolver estes problemas, de forma ágil, responsável e considerando a privacidade dos seus ficheiros.

Com isso em mente, se deseja resolver algum problema relacionado com a não inicialização do disco externo e preservação de dados, não deixe de entrar em contato com a Bot, que é uma multinacional consolidada e segura, com mais de 100.000 casos de sucesso. Clique aqui e inicie o processo de recuperação dos seus dados.

Compartilhar:

Posts relacionados