A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Ao conectar um HD externo ao sistema, você ouve um som giratório, que indica que a unidade está iniciando o processamento para permitir acesso aos dados armazenados nela.

Isso ocorre porque discos rígidos (internos ou externos) possuem pratos que armazenam os dados e cabeçotes de leitura/gravação que leem e gravam os dados. Assim, no momento em que você conecta o HD externo ao sistema, o prato começa a girar.

Mas, se seu HD externo não gira, isso significa que ele não está funcionando corretamente ou não foi detectado pelo sistema. Esse problema pode ocorrer devido a vários fatores.

Neste artigo, discutiremos as causas do problema do disco rígido externo não girar e as soluções para corrigir o problema.

Saiba o que fazer quando o HD externo não gira

Por que seu HD não está girando?

Há vários cenários que podem fazer com que os pratos de um disco rígido externo não girem.

Em primeiro lugar, pode haver danos na Placa de Circuito Impresso (PCB). Outra possibilidade para o seu disco rígido externo não girar pode ser uma falha na cabeça. Por fim, o HD externo pode ter sofrido uma falha no motor.

Veremos mais detalhadamente a seguir estas possíveis causas do seu HD não estar girando.

Falha elétrica na placa de circuito impresso (PCB)

Quando o disco rígido é iniciado, a energia flui através da PCB e do motor do eixo posteriormente, fazendo o prato girar.

Portanto, se o PCB estiver danificado, o motor não inicia. Como resultado, o HD externo não gira.

Em alguns casos, quando você conecta o HD externo ao seu sistema, o PCB falha e solta fumaça.

Na verdade, este é um sinal de que ele está completamente em curto, o que leva à inacessibilidade dos dados.

A cabeça de leitura/gravação presa no prato

Em um HD externo, os dados são gravados em pratos magnéticos, e, pairando uma fração acima desses pratos, estão as cabeças de leitura/gravação.

Elas nunca devem entrar em contato com os pratos do disco rígido — e se isso acontecer, o resultado é uma colisão de cabeça.

Às vezes, uma colisão na cabeça não é tão grave a ponto de parar o disco rígido completamente — você ainda vai ouvir ele girando, mas haverá um ruído de tique-taque, arranhões ou cliques.

Em outros casos, as cabeças podem travar tanto que os pratos nem conseguem girar.

Apreensão do motor do prato

Como todos os componentes internos, o motor do disco rígido é incrivelmente delicado e propenso a danos.

O motor de um HD externo pode falhar devido a impactos ou simplesmente devido ao tempo de usoos discos rígidos externos têm uma vida útil limitada.

O motor é o que gira os pratos magnéticos do disco rígido a velocidades de até 15.000 RPM. Então, se ele estiver preso, esse pode ser o motivo pelo qual seu disco rígido não está girando.

Quais os sintomas de HD que não gira?

Quando o disco rígido para de girar, você pode ter sintomas claros de que algo está errado. A seguir, separamos dois dos principais sintomas que acompanham o erro — ou seja, o HD externo que não gira.

Seu computador não reconhece o disco rígido

A rotação do disco conta para o funcionamento adequado do HD externo. Assim, a hora em que o disco rígido para de girar, é quando o dispositivo não reconhece a unidade. Com isso, os dados se tornam inacessíveis.

Nessa situação, você não pode usar nenhum software de recuperação para recuperar os dados, a menos que resolva o problema primeiro.

Você não consegue recuperar os dados do disco rígido

Ao tentar recuperar dados do HD externo que não gira, você pode receber um erro — ou seja, de que o disco não está girando. Nessa situação, é melhor enviar sua unidade para uma empresa especializada fazer o reparo.

Como consertar um HD que não gira?

A seguir, separamos algumas soluções alternativas que você pode tentar para resolver o problema do HD externo não girar.

Opção 1. Verifique o pico de energia/fonte

Para corrigir o erro do HD externo que não gira você pode, primeiro, conectar o disco à outra fonte de alimentação e verificar se ele funciona.

Você também pode trocar o cabo que conecta a unidade externa ao sistema do computador para verificar se o cabo está com defeito.

Opção 2. Solucionar problemas de PCB

Às vezes, conectar o HD externo a outro sistema de computador pode resolver o problema.

Isso é possível devido à movimentação do disco rígido, diferenças no nível de tensão ou configurações de software em diferentes sistemas de computador.

Opção 3. Corrigir a cabeça do disco presa

A cabeça de disco problemática pode levar a problemas sérios, como o clique no disco rígido e nosso problema em questão: o HD externo que não gira.

Quando um disco não está em uso, a cabeça do disco deve estacionar na zona de pouso. Assim, se você abrir o HD externo e vir a cabeça do disco presa no prato, essa é a causa de o disco rígido não estar girando.

Para resolver o problema, siga os passos abaixo:

  • Passo 1. Use uma chave de fenda adequada para abrir o HD externo
  • Passo 2. Se você ver que a cabeça do disco está no prato, é aí que está o problema. Para resolvê-lo, você precisa mover a cabeça do disco de volta para a posição estacionada — usando um gancho ou algo parecido e uma chave de fenda
  • Passo 3. Use a chave de fenda para girar o parafuso no centro do eixo no sentido anti horário. Lembre-se que você precisa puxar a cabeça com o gancho enquanto reduz o estresse do prato
  • Passo 4. Feche de volta e conecte o HD externo ao seu computador.

Aviso: Os passos acima só devem ser feitos por profissionais com capacidade técnica, tendo em vista que essa ação pode danificar permanentemente seu hd, e que este tipo de dispositivo não deve ser aberto em ambientes sujeitos e poeiras e outras sujidades que podem contaminar seu interior e provocar danos irreversíveis.

Opção 4. Conserte o motor do eixo travado

Quando um HD externo funciona corretamente, o prato em seu disco rígido gira com a ajuda do motor do eixo.

Se o motor do eixo estiver travado ou o próprio eixo estiver danificado, seu disco rígido externo não irá girar quando conectado.

Normalmente, uma troca de prato é realizada quando o eixo ou motor está fisicamente danificado. Mas, realizar uma troca de pratos exige ferramentas profissionais e um ambiente limpo.

Portanto, é altamente recomendável enviar seu disco rígido a uma empresa especializada para reparo manual.

Conclusão

Agora, se nenhuma das soluções funcionou para você, peça a ajuda de profissionais em serviços de recuperação de dados, como a Bot, para recuperar os dados do seu HD externo.

Contamos com o avançado conceito de Sala Limpa, onde nossos profissionais altamente qualificados atuam em um ambiente livre de poeira e com controle de ar para abrir seu HD externo com total segurança.

Além disso, temos profunda experiência na recuperação de dados de HDs externos danificados ou quebrados, já que estamos no mercado há mais de uma década.

Mais do que priorizar a qualidade superior em nossos serviços, também nos preocupamos com a sua comodidade e urgência na recuperação dos seus dados.

Por isso, custeamos o envio do seu dispositivo a partir de qualquer localidade do Brasil e realizamos o seu orçamento em até 48 horas!

Venha juntar-se à nossa clientela 99% satisfeita: inicie já sua recuperação de dados conosco!