Ao conectar um disco externo no sistema, ouve um som giratório, que indica que a unidade está a iniciar o processamento para permitir acesso aos dados armazenados.
Isto ocorre porque discos rígidos (internos ou externos) têm pratos que armazenam os dados e cabeçotes de leitura/gravação que leem e gravam os dados. Assim, no momento em que conecta o disco externo ao sistema, o prato começa a girar.
Mas, se seu disco externo não gira, isto significa que não está a funcionar corretamente ou não foi detetado pelo sistema. Este problema pode ocorrer devido a vários fatores.
Neste artigo, discutiremos as causas do problema do disco rígido externo não girar e as soluções para corrigir o problema.
Por que o seu disco rígido não está a girar?
Há vários cenários que podem fazer com que os pratos de um disco rígido externo não girem.
Em primeiro lugar, pode haver danos na Placa de Circuito Impresso (PCB). Outra possibilidade para o seu disco rígido externo não girar pode ser uma falha na cabeça. Por fim, o disco externo pode ter sofrido uma falha no motor.
Veremos mais detalhadamente a seguir estas possíveis causas do seu disco rígido não estar a girar.
Falha elétrica na placa de circuito impresso (PCB)
Quando o disco rígido é iniciado, a energia flui através da PCB e do motor do eixo posteriormente, fazendo o prato girar.
Portanto, se o PCB estiver danificado, o motor não inicia. Como resultado, o disco externo não gira.
Em alguns casos, quando conecta o disco externo ao seu sistema, o PCB falha e solta fumo.
Na verdade, este é um sinal de que está completamente em curto, o que leva à inacessibilidade dos dados.
A cabeça de leitura/gravação presa no prato
Num disco externo, os dados são gravados em pratos magnéticos, e, a pairar uma fração acima destes pratos, estão as cabeças de leitura/gravação.
Nunca devem entrar em contacto com os pratos do disco rígido — e se isso acontecer, o resultado é uma colisão de cabeça.
Às vezes, uma colisão na cabeça não é tão grave a ponto de parar o disco rígido completamente — ainda o vai ouvir a girar, mas haverá um ruído de tique-taque, arranhões ou cliques.
Noutros casos, as cabeças podem travar tanto que os pratos nem conseguem girar.
Apreensão do motor do prato
Como todos os componentes internos, o motor do disco rígido é incrivelmente delicado e propenso a danos.
O motor de um disco externo pode falhar devido a impactos ou simplesmente devido ao tempo de uso — os discos rígidos externos têm uma vida útil limitada.
O motor é o que gira os pratos magnéticos do disco rígido a velocidades de até 15.000 RPM. Então, se estiver preso, esse pode ser o motivo pelo qual seu disco rígido não está a girar.
Quais os sintomas de um disco rígido que não gira?
Quando o disco rígido para de girar, pode ter sintomas claros de que algo está errado. A seguir, separamos dois dos principais sintomas que acompanham o erro — ou seja, o disco externo que não gira.
O seu computador não reconhece o disco rígido
A rotação do disco conta para o funcionamento adequado do disco externo. Assim, quando o disco rígido para de girar, é quando o dispositivo não reconhece a unidade. Com isso, os dados tornam-se inacessíveis.
Nesta situação, não pode usar nenhum software de recuperação para recuperar os dados, a menos que resolva o problema primeiro.
Não consegue recuperar os dados do disco rígido
Ao tentar recuperar os dados do disco externo que não gira, pode receber um erro — ou seja, de que o disco não está a girar. Nesta situação, é melhor enviar a sua unidade para uma empresa especializada fazer o reparo.
Como reparar um disco rígido que não gira?
A seguir, separamos algumas soluções alternativas que pode tentar para resolver o problema do disco externo não girar.
Opção 1. Verifique o pico de energia/fonte
Para corrigir o erro do disco externo que não gira pode, primeiro, conectar o disco à outra fonte de alimentação e verificar se funciona.
Também pode trocar o cabo que conecta a unidade externa ao sistema do computador para verificar se o cabo está com defeito.
Opção 2. Solucionar problemas de PCB
Às vezes, conectar o disco externo a outro sistema de computador pode resolver o problema.
Isto é possível devido à movimentação do disco rígido, diferenças no nível de tensão ou configurações de software em diferentes sistemas de computador.
Opção 3. Corrigir a cabeça do disco presa
A cabeça de disco problemática pode levar a problemas sérios, como o clique no disco rígido e o nosso problema em questão: o disco externo que não gira.
Quando um disco não está em uso, a cabeça do disco deve estacionar na zona de pouso. Assim, se abrir o disco externo e vir a cabeça do disco presa no prato, esta é a causa de o disco rígido não estar a girar.
Para resolver o problema, siga os passos abaixo:
- Passo 1. Use uma chave de fenda adequada para abrir o disco externo
- Passo 2. Se vir que a cabeça do disco está no prato, é aí que está o problema. Para resolvê-lo, precisa mover a cabeça do disco de volta para a posição estacionada — usando um gancho ou algo parecido e uma chave de fenda
- Passo 3. Use a chave de fenda para girar o parafuso no centro do eixo no sentido anti horário. Lembre-se que precisa de puxar a cabeça com o gancho enquanto reduz o estresse do prato
- Passo 4. Feche de volta e conecte o disco externo ao seu computador.
Aviso: Os passos acima só devem ser feitos por profissionais com capacidade técnica, tendo em vista que essa ação pode danificar permanentemente o seu disco, e que este tipo de dispositivo não deve ser aberto em ambientes sujeitos e poeiras e outras sujidades que podem contaminar o seu interior e provocar danos irreversíveis.
Opção 4. Repare o motor do eixo travado
Quando um disco externo funciona corretamente, o prato no seu disco rígido gira com a ajuda do motor do eixo.
Se o motor do eixo estiver travado ou o próprio eixo estiver danificado, o seu disco rígido externo não irá girar quando conectado.
Normalmente, uma troca de prato é realizada quando o eixo ou o motor está fisicamente danificado. Mas, realizar uma troca de pratos exige ferramentas profissionais e um ambiente limpo.
Portanto, é altamente recomendável enviar o seu disco rígido a uma empresa especializada para reparo manual.
Conclusão
Agora, se nenhuma das soluções funcionou para si, peça a ajuda de profissionais em serviços de recuperação de dados, como a Bot, para recuperar os dados do seu disco externo.
Contamos com o avançado conceito de Sala Limpa, onde os nossos profissionais altamente qualificados atuam num ambiente livre de poeira e com controlo de ar para abrir o seu disco externo com total segurança.
Além disso, temos profunda experiência na recuperação de dados de discos externos danificados ou quebrados, já que estamos no mercado há mais de uma década.
Mais do que priorizar a qualidade superior dos nossos serviços, também nos preocupamos com a sua comodidade e urgência na recuperação dos seus dados.
Venha juntar-se aos nossos clientes 99% satisfeitos: inicie já a sua recuperação de dados connosco!