Os discos externos são suportados por uma linguagem de luzes e sons que permitem ao utilizador saber quando o dispositivo está a funcionar corretamente ou diagnosticar algum tipo de problema, ou anomalia que pode impedir o seu funcionamento correto.
Os sinais são interpretados dependendo do dispositivo específico, mas, geralmente, quando o disco externo está a operar corretamente, ele não deve emitir sons que não são gerados pelas rotações do disco e as luzes do dispositivo não devem fazer nada fora do comum — como piscar irregularmente ou desligar sem motivo aparente.
Agora, se o seu disco externo acende a luz, mas não reconhece no computador, é provável que o problema possa ser resolvido com uma das soluções apresentadas neste artigo. Confira!
Disco externo acende a luz, mas não reconhece
O seu disco externo acende a luz, mas não reconhece? Isso pode acontecer por vários motivos. Entre eles:
Hardware defeituoso — Isso pode ser qualquer coisa, desde um cabo defeituoso até a um disco rígido quebrado. Se houver um componente de hardware que não está a funcionar, isso pode estar a afetar o desempenho de toda a unidade
Drivers desatualizados ou corrompidos — Os drivers permitem que o seu sistema operativo se comunique com o seu disco externo e outros dispositivos. Se os drivers estiverem desatualizados, pode estar a perder atualizações importantes de compatibilidade. Ou os seus drivers existentes podem ter sido corrompidos, tornando-os inutilizáveis
Sistema de ficheiros não suportado — Se a sua unidade estiver formatada com o sistema de ficheiros HSF+ da Apple por exemplo, o Windows não vai reconhecê-lo. Em vez disso, ele vai sugerir que formate com uma que seja compatível. Isso acontecerá com qualquer unidade que esteja a usar um sistema de ficheiros que não seja reconhecida pelo sistema operativo
Energia insuficiente — Se tiver um disco externo USB 3.0, certifique-se de conectá-lo a uma porta USB 3.0. Afinal, uma porta USB 2.0 pode não ser capaz de fornecer energia suficiente para suportar a operação. Além disso, se a sua unidade precisar de energia externa, certifique-se de que esteja conectada a uma tomada quando estiver a ser usada.
O que fazer quando o disco externo não é reconhecido?
Quando o seu disco externo acende a luz, mas não reconhece, pode recorrer a várias soluções. Entre elas, alterar a porta USB, ligar o USB Root, excluir os vírus ou fazer com que o disco rígido seja detetado novamente alterando o registo.
Altere a porta USB
Se o seu disco externo não puder ser detetado ou não aparecer no seu PC, altere a porta USB (pode tentar conectar o disco rígido externo diretamente à placa-mãe) ou conectá-lo usando um cabo USB diferente, para verificar se aparece no PC.
Ligue o USB Root Hub
Ligar o USB Root Hub pode resolver o problema com o seu disco externo que acende a luz, mas não reconhece.
Para isso:
- Clique em “Iniciar”, digite: devmgmt.msc. Então, pressione “Enter”
- Abra o “Gerenciador de Dispositivos” e então expanda os controladores “Universal Serial Bus”
- Clique com o botão direito do mouse em “USB Root Hub”, clique em “Propriedades” e, sem seguida, em “Gerenciamento de Energia”
- Desmarque “Permitir que o computador desligue este dispositivo para economizar energia”.
Repita este processo para ligar todos os USB Root Hubs na lista e reinicie o PC. Em seguida, veja se o disco externo volta a ser reconhecido no seu computador.
Exclua os vírus
É recomendável que use a função de escaneamento e limpeza do seu antivírus.
Desta forma, poderá resolver os problemas mais comuns relacionados com o mau funcionamento causado por vírus, que podem facilmente alterar a atividade do seu disco rígido — como o seu disco externo acender a luz, mas não reconhecer.
Praticamente qualquer antivírus pode executar esta função, portanto, utilize aquele da sua preferência.
Também pode usar uma ferramenta antivírus nativa do seu sistema operativo.
A Segurança do Windows (Central de Segurança do Windows Defender, em versões anteriores do Windows), por exemplo, permite que verifique ficheiros e pastas específicos para garantir que sejam seguros.
Com ele, será notificado imediatamente se alguma ameaça for encontrada.
Para verificar ficheiros ou pastas específicos, basta clicar com o botão direito do mouse nos que deseja e selecionar “Verificar com o Microsoft Defender”.
Quando a verificação estiver concluída, verá a página de opções de verificação com informações dos resultados da varredura.
Para ativar o Microsoft Defender Antivírus na Segurança do Windows, siga o caminho Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Segurança do Windows > Proteção contra vírus e ameaças.
Em seguida, selecione “Gerir configurações” (ou “Configurações de proteção contra vírus e ameaças”, nas versões anteriores ao Windows 10) e altere “Proteção em tempo real” para “Ativado”.
Com isso, o Microsoft Defender Antivirus será ativado automaticamente.
Se estiver a executar o Windows 10 for Enterprise, ative o Microsoft Defender Antivirus desinstalando todos os seus outros programas antivírus.
Atualize o driver do disco rígido para corrigir o erro do disco externo
Os drivers do seu disco externo podem estar desatualizados, o que pode ser o motivo que faz com que acenda a luz, mas não seja reconhecido.
Neste caso, atualize os drivers no seu sistema operativo e reinicie o computador para corrigir o erro.
Afinal, manter os seus drivers atualizados permite que o seu disco externo funcione de forma otimizada e segura.
Da mesma forma, se o seu sistema operativo estiver atualizado, terá menos probabilidade de ser afetado por vírus que colocam em risco seu disco externo e, consequentemente, as informações nele armazenadas.
Para atualizar os drivers do disco externo, pode fazer download no site do fabricante ou usar o “Gestor de Dispositivos” do Windows.
Download do driver do fabricante
- Vá para a página de download do driver do fabricante e localize o download do driver mais recente para o seu disco externo.
- Navegue até a pasta “Downloads”, clique com o botão direito do mouse no ficheiro.exe do instalador e selecione “Executar como administrador”.
- Siga as instruções na tela. Quando a instalação estiver concluída, reinicie o computador.
Atualize ou reinstale o driver por meio do “Gestor de Dispositivos”
Se consultou o site do fabricante e não tem um software de driver próprio, reinstale e atualize os seus discos rígidos externos no “Gestor de dispositivos”.
Os discos externos geralmente serão listados em unidades de disco ou controladores de barramento serial universal (serão listados como dispositivo de armazenamento em massa USB)
- Clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows na barra de ferramentas e clique em “Gestor de dispositivos”.
- Expanda “Unidades de disco” e localize o seu disco externo. Se o seu disco rígido não estiver listado lá, expanda “Controladores Universal Serial Bus”.
- Em seguida, clique com o botão direito do mouse no disco rígido e selecione “Atualizar driver”
- Então, clique em “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado” e siga as instruções na tela
- Para reinstalar um driver, clique com o botão direito do mouse no disco externo e selecione “Desinstalar dispositivo”. Depois de desinstalado, reinicie o computador — que irá reinstalá-lo automaticamente.
Faça com que o disco externo seja detetado novamente alterando o registo
Este procedimento é delicado, mas geralmente é muito eficaz para reparar problemas em casos de discos externos que acendem a luz, mas não reconhecem.
A seguir, aprenderá a realizar este processo, mas lembre-se de que é muito importante seguir as etapas com atenção e à risca.
Verifique se cada etapa corresponde ao que está a fazer, caso contrário, as suas informações podem ser afetadas.
Se não tiver segurança para realizar o processo, envie o seu disco externo para uma empresa especializada em reparação de unidades e recuperação de dados para reparar o seu dispositivo sem perder os seus ficheiros e documentos.
- Clique em “Iniciar”, digite: “regedt32” e, em seguida, em “OK”
- Faça backup do seu registro indo em “Ficheiro” e clique em “Exportar”
- No lado esquerdo, vá para: “HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlClass{4D36E967-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}”
- Se vir algum filtro superior ou inferior no lado direito, exclua-o
- Em seguida, tente aceder o disco externo novamente.
Conclusão
Quando o seu disco externo acende a luz, mas não reconhece, isso pode acontecer por vários motivos.
Entre eles, defeitos no hardware, drivers desatualizados ou corrompidos, sistema de ficheiros não suportado, energia insuficiente, entre outros.
Nestes casos, pode recorrer a algumas soluções para resolver o problema — como, alterar a porta USB, ligar o USB Root Hub, atualizar os drivers do disco externo ou alterar o seu registo para fazer com que seja detetado novamente.
Caso nada disso funcione, é o momento de deixar a reparação da unidade e recuperação dos documentos e ficheiros salvos nele a encargo de uma empresa especializada — como a Bot.
Com mais de uma década de experiência, equipamentos de ponta e profissionais altamente capacitados atuando numa sala com as partículas totalmente controladas, podemos recuperar os seus dados, sem risco de prejudicá-la ainda mais — perigo que se corre ao se tentar soluções por conta própria.
Além disso, oferecemos total agilidade no processo, podendo resolver o problema e propor um orçamento até 48 horas!
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