A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

O TestDisk é um software para recuperação de dados, utilizado para recuperar partições apagadas. Ele também serve para tornar inicializáveis discos não inicializados.

Porém, o TestDisk só funciona para casos de aplicativos com falhas, ataques de algumas categorias de vírus, ou falha humana – como exclusão acidental de uma tabela de partição, por exemplo.

No post de hoje, confira uma visão geral do TestDisk e como utilizá-lo para recuperar os seus ficheiros.

Testdisk: como usar a ferramenta para recuperar arquivos?

Visão geral da ferramenta TestDisk

Começando pela aparência, o TestDisk, apesar de ser uma ferramenta ótima para recuperar ficheiros, possui um visual bastante ultrapassado, com uma ‘interface’ não amigável ao utilizador.

Ele parece-se bastante com uma janela de prompt de comando, como o MS-DOS.

Apesar disso, o TestDisk é um software muito útil para restaurar cópias de segurança (backup), ficheiros apagados de sistemas FAT, entre outros.

Entre as vantagens do TestDisk estão o fato de ser gratuito, sua gama de funcionalidades, além de ser uma ferramenta muito eficaz.

O grande problema é que, para funcionar, ele precisa ser operado por alguém que tenha conhecimentos técnicos.

Como recuperar partições perdidas com o TestDisk

Como já mencionamos acima, se você não tiver segurança para editar linhas de comando, nem tiver conhecimentos técnicos suficientes para utilizar o TestDisk para recuperar ficheiros, é melhor levar o seu dispositivo para uma empresa de recuperação de dados, que possa realizar o procedimento de forma segura.

Esse é o modo mais eficiente de recuperar os seus dados, sem piorar ainda mais a situação.

Mas, se você quiser tentar, siga os passos a seguir para recuperar os seus ficheiros utilizando o TestDisk.

Criando um registo

  • Primeiro, abra o TestDisk no seu portátil/computador e tecle “Enter” assim que ele iniciar;
  • Em seguida, selecione a opção “[ Create ] Create a new log file”. Com isso, o TestDisk fará uma varredura dos discos rígidos que estiverem conectados.

Seleção do disco rígido

  • Então, o software vai apresentar na tela os discos rígidos digitalizados. Utilizando as setas do teclado, selecione o disco que você quer verificar tecle “Enter” e, em seguida, selecione “[>Proceed ]” e, novamente, pressione “Enter”

Selecione a categoria de tabela de partições

  • Na sequência, o TestDisk vai solicitar que selecione o tipo de tabela de partições. Selecione “[Intel ]” e então pressione “Enter”.

Procure pelas partições perdidas

  • A seguir, aparecerão algumas opções. Utilizando novamente as setas do teclado, selecione a opção “[ Analyse ] Analyse current partition structure and search for lost partitions”;
  • Feito isso, selecione “[Quick Search]” para digitalizar a sua unidade;
  • O TestDisk vai apresentar, então, uma lista de todos os itens perdidos e excluídos que você buscou. Basta ir até a diretório ou ficheiro que quiser recuperar e apertar a tecla “C” – comando que vai copiar o ficheiro/diretório para o seu computador;
  • Por fim, escolha o destino onde quer salvar os ficheiros recuperados pelo TestDisk. Em seguida, comece o processo de cópia selecionando “Y”. Quando o ficheiro terminar de ser copiado para o destino que você escolheu, o software vai apresentar a mensagem “Cópia Concluída” na tela.

Conclusão

O TestDisk, apesar de ter uma aparência não amigável ao utilizador, é uma ferramenta útil para recuperar ficheiros excluídos, restaurar tabela de partições e muito mais.

Porém, uma das desvantagens do software é que ele exige conhecimentos técnicos e segurança ao realizar comandos – fazendo com que não seja recomendado para leigos.

Portanto, se você precisa recuperar ficheiros perdidos ou partição apagada, mas não tem experiência no uso de ferramentas como o TestDisk, confie em profissionais para fazer a recuperação para você.

Nós, da Bot, podemos recuperar os seus ficheiros com toda a segurança.

Utilizamos um laboratório equipado com clean room – isso significa que o seu dispositivo é examinado num ambiente fechado e com total controle de partículas, para garantir a integridade do seu portátil/computador.

Além disso, você pode solicitar a recolha gratuita do seu dispositivo a partir de qualquer morada de Portugal, para que a nossa equipa avalie e faça a recuperação dos seus ficheiros em até 48h – ou menos tempo, dependendo da sua urgência.

Preencha este formulário para iniciar agora mesmo a recuperação do seu dispositivo!