Por que o MacBook Pro não reconhece SSD?

Índice de conteúdos

O MacBook Pro é a principal opção de muitos utilizadores por oferecer uma excelente velocidade de armazenamento, graças ao uso do Solid State Drive (SSD) – que substitui o disco rígido tradicional pela memória flash drive.

Porém, um problema comum nos utilizadores do MacBook Pro é o não reconhecimento do SSD integrado – que pode transformar-se numa verdadeira dor de cabeça.

Se sofre com este problema, confira algumas das possíveis causas e soluções no artigo de hoje.

MacBook Pro não reconhece SSD

O que torna um SSD não reconhecido no MacBook Pro?

Alguns dos motivos abaixo podem estar a causar problemas com o SSD integrado do MacBook Pro. Analise cada caso abaixo para descobrir o que pode estar a acontecer com o seu dispositivo.

Adaptador SATA com defeito

Em alguns modelos, é preciso um adaptador SATA adicional para aceder à unidade SSD para MacBook Pro.

Assim, um dos possíveis problemas com SSD integrado no MacBook Pro é justamente defeitos no adaptador ou até mesmo a problemas na controladora SATA da placa mãe.

SSD externo não inicializado

É comum as pessoas transferirem ou sincronizarem os seus ficheiros num SSD externo para o arranque do sistema.

Porém, se não for configurado corretamente, o SSD externo não será inicializado com o sistema de ficheiros do MacBook, fazendo com que o portátil não o reconheça e não inicie o sistema operativo.

SSD corrompido

O SSD corrompido é um problema bem comum com o SSD integrado do MacBook Pro.

Isto geralmente acontece quando se desliga abruptamente o computador e, com isso, corrompe o sistema de ficheiros.

Configurações de bloqueio

Por fim, as configurações que bloqueiam o SSD de aparecer no Disk Utility/Finder também contribuem para que a unidade não seja reconhecida.

Como fazer o MacBook Pro reconhecer o SSD?

Já sabe quais são as possíveis causas do problema com SSDs no seu MacBook Pro. Agora, veremos 3 alternativas às quais recorrer para reverter essa falha.

Garantir a conexão do SSD externo

  • Método 1: primeiro, confirme se o cabo funciona normalmente. Para isso, deve conectar outro cabo – se o MacBook reconhecer a unidade SSD, a raiz do problema foi identificada.
  • Método 2: também é importante garantir que o adaptador SATA ou dock é compatível com a unidade SSD. Para isso, basta verificar se é SATA-I, SATA-II ou SATA-III.
  • Método 3: pode conectar um SSD SATA diferente do adaptador e confirmar se o sistema está instalado e a funcionar noutra unidade.

Caso nenhum destes métodos funcione, tente a alternativa abaixo.

Pesquisar no utilitário de disco

Quando a unidade SSD para MacBook não é reconhecida, precisa verificar se aparece no Utilitário de Disco.

Em seguida, é preciso realizar uma verificação para descobrir se a unidade não apresenta problemas relacionados com o hardware.

Caso não a encontre no Utilitário de Disco, pode ser que tenha sido danificada, impedindo que o MacBook a reconheça.

Para executar a verificação, siga os passos abaixo:

  • Passo 1: clique em “Ir”;
  • Passo 2: selecione “Utilitário de Disco” no painel;
  • Passo 3: clique em “Exibir”;
  • Passo 4: selecione “Mostrar todos os Dispositivos” para verificar o SSD externo.

Considere que:

  1. Caso tenha usado a sua unidade SSD em outro sistema e o MacBook não conseguiu reconhecê-la, deve se concentrar no sistema de ficheiros dessa unidade. Pode estar corrompido ou sofrido danos físicos;
  2. Se está a usar um SSD novo, não será reconhecido porque não foi inicializado. Neste caso, a mensagem de erro indicará que “O disco não foi lido por este computador”. Para solucionar esta falha, deve inicializar a unidade no Utilitário de Disco.

Usar os primeiros socorros

Pode acontecer a unidade SSD estar no Utilitário de Disco, mas não estar montada.

Se este for o seu caso,  pode montá-la e fazer com que seja reconhecida em segundos, realizando os passos abaixo:

  • Passo 1: aceda ao “Utilitário de Disco”
  • Passo 2: selecione a opção “Montar”, na parte superior da janela.

Caso a opção “Montar” esteja apagada e não consiga montá-la, recorra aos “Primeiros Socorros” para reparar erros de disco. Para isso, siga as seguintes etapas:

  • Etapa 1: abra o “Utilitário de Disco”;
  • Etapa 2: selecione o SSD cinza, localizado no painel esquerdo;
  • Etapa 3: na parte superior da janela, clique em “Primeiros Socorros”.

Como recuperar dados no SSD integrado ou SSD externo do MacBook?

Caso o seu problema seja recuperar os seus dados no MacBook, pode resolver utilizando uma das duas alternativas a seguir:

  1. Recorrer a um software de recuperação de dados – recomendável apenas para quem tem conhecimentos técnicos e experiência prévia com esse tipo de processo;
  2. Deixar a recuperação de dados com uma empresa especializada, como a Bot, que pode recuperar os dados com total segurança.

Recuperação de dados para MacBook Pro Touch Bar com SSD integrado

Na Bot somos especializados em recuperação de dados em MacBooks Pro com SSD embutido. É possível recuperar dados em MacBooks Pro com Touch Bar 13 e 15 polegadas do ano de 2016 e 2017 e isso só é possível porque temos todos os equipamentos necessários para a extração direta do SSD integrado. Estes equipamentos profissionais não estão disponíveis ao público e não estão disponíveis nas assistências técnicas.

Isto significa que podemos ser a única empresa a oferecer recuperação de dados para o MacBook Pro com Touch Bar lançado em 2016 e 2017 e que estão danificados. O MacBook Pro de 13 e 15 polegadas com Touch Bar tem o SSD soldado na placa-mãe, tornando a recuperação de dados possível apenas com ferramentas extremamente especializadas. Por isso, caso tenha um MacBook Pro Touch Bar com SSD integrado, entre em contacto connosco se precisar de recuperação de dados.

Como formatar um novo SSD para macbook Pro?

Se o que precisa é formatar o seu SSD novo para MacBook Pro, o processo é simples: basta abrir a unidade e clicar no botão “Apagar”. Após escolher o formato desejado, a sua unidade estará pronta para uso.

Conclusão

Alguns dos principais motivos dos problemas com o SSD integrado no MacBook Pro são defeitos no SSD, a unidade não estar inicializada ou até corrompida. Outra razão que pode levar à falha são as configurações de bloqueio.

Para reverter o problema, pode garantir a conexão do SSD externo, fazer uma pesquisa no Utilitário de Disco ou até mesmo recorrer ao recurso de Primeiros Socorros do Mac.

Caso tenha perdido os seus ficheiros e documentos ao tentar fazer com que o MacBook Pro reconhecesse o SSD, a melhor alternativa é deixar a recuperação de dados a encargo de uma empresa confiável especializada em recuperação de dados – como nós, da Bot.

Aqui, utilizamos os melhores equipamentos do mundo ao manusear o seu SSD, garantindo que o circuito eletrónico seja manuseado sem qualquer risco de danificá-lo ainda mais.

Além disso, pode receber o seu orçamento e ter os seus dados de volta até 48h!

Confie em quem tem mais de uma década de tradição e mais de 100.000 casos resolvidos: inicie já a sua recuperação de dados com a Bot!

Compartilhar:

Posts relacionados