Como recuperar um disco externo Samsung no Mac e no Windows?

Índice de conteúdos

Mesmo quando o arranjo de um disco externo Samsung não for possível, os seus dados ainda podem ser recuperados!

Como recuperar um disco externo Samsung?

Esta é uma dúvida muito comum quando falamos em discos externos, o que não acontece pela baixa qualidade dos dispositivos da marca sul-coreana, mas sim pelo facto de que uma grande parcela de todos os discos externos do mercado é fabricada pela Samsung.

De acordo com dados disponíveis no portal Statista, a Samsung foi responsável por 33,6% de todos os discos rígidos vendidos no ano de 2019, um mercado avaliado em US $63,4 bilhões no ano citado, dos quais US $21,3 bilhões ficaram com a gigante sul-coreana.

O destaque da Samsung é evidente quando analisamos as percentagens de discos rígidos de outros fabricantes. Confira:

  • Western Digital: 24,6%
  • Seagate: 15,7%
  • Toshiba: 5,2%
  • Hitachi: 2,3%
  • Outros: 18,5%

Logo, além de um amplo domínio no ano de 2019, podemos dizer, estatisticamente, que 1 a cada 3 discos rígidos vendidos em 2019 eram da Samsung, marca que chama muita atenção.

Porém, todos os dispositivos eletrónicos estão sujeitos a falhas e problemas, o que é normal. Por isso, o reparo de um disco externo Samsung é um serviço bastante procurado, cuja necessidade tende a trazer alguma preocupação aos seus donos.

Se este é o seu caso, fique tranquilo, pois é possível prosseguir com a recuperação de disco externo Samsung e, assim, ter acesso aos seus dados normalmente, mesmo em casos em que o dispositivo tenha sido danificado. Para tirar as suas dúvidas acompanhe-nos na leitura!

Quais as causas mais comuns para a perda de dados num disco externo Samsung?

Embora cada caso tenha as suas particularidades, algumas situações são mais frequentes e podem ser apontadas como as principais responsáveis pela perda de dados em discos externos da Samsung – e também de outros fabricantes. Confira:

  • Falhas humanas: é relativamente comum apagar ficheiros indesejados, o que costuma acompanhar uma sensação de arrependimento, seja ela imediata ou tardia, como quando não se percebe, na hora, o que acabara de acontecer.
  • Formatação do disco: seja ela acidental ou planeada, a formatação do disco também apaga os seus dados.
  • Vírus e malwares: outra causa comum é a presença de vírus e malwares no disco externo, os quais podem roubar e apagar os dados presentes.
  • Danos mecânicos: quedas, pancadas e outros impactos podem danificar as estruturas mecânicas do disco externo e, assim, fazer com que deixe de funcionar adequadamente.
  • Quedas de energia: embora seja uma situação mais comum de acontecer com discos internos, os externos também podem sofrer danos quando a energia é interrompida de maneira abrupta.
  • Derramamento de líquidos: como são externos, é comum que estes discos fiquem sobre a mesa de trabalho ou qualquer outro local em que os portáteis ou computadores estejam a ser utilizados, o que torna-os propícios ao derramamento de líquidos, como água, café, sumo e refrigerante.
  • Ataques de hackers: da mesma forma que os criminosos virtuais podem aceder aos discos internos, isto também pode acontecer com os externos, cujos dados são tão ou mais valiosos que os que estão contidos no computador ou portátil.
  • Perda e roubo: não podemos desconsiderar também a perda e roubo, situações às quais os discos externos também estão bastante sujeitos, especialmente pelo facto de poderem ser transportados na bolsa, na mochila, no carro ou em qualquer outro lugar, mesmo sem que o portátil ou computador estejam por perto.

Como evitar a perda de dados de um disco rígido externo da Samsung?

Após conhecer as maiores ameaças, chegou o momento de verificar dicas importantes para evitar a perda de dados num disco externo da Samsung.

  • Para ficheiros importantes, tenha mais de um backup. Prevenir é melhor do que remediar, e prevenir o dobro é ainda melhor. Em caso de ficheiros muito importantes, vale ter pelo menos dois backups, que podem ser feitos em outros discos externos, por exemplo.
  • Aproveite a praticabilidade e a segurança da nuvem. Outra forma de fazer o backup dos seus dados é por meio dos serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive, Dropbox e OneDrive. Eles são muito seguros e hoje em dia podem ser encontrados em planos com ótimo custo-benefício, além do armazenamento gratuito oferecido, que já ajuda a quebrar um galho.
  • Tenha cuidado com o dispositivo. Às vezes, uma dose adicional de cuidado já evita algumas situações que podem danificar o disco externo Samsung, como derramamento de líquidos, impactos e afins.
  • Se não precisar usar o disco externo naquele dia, não o leve consigo. Por ser um dispositivo portátil, pode acontecer o disco externo ficar “esquecido” na bolsa ou na mochila. Porém, o ideal é levá-lo apenas quando precisar efetivamente de o utilizar, o que reduz as possibilidades de algum problema.

Como recuperar um disco externo Samsung no Windows?

Recuperar dados de um disco externo Samsung é possível no Windows através do uso de alguns softwares próprios. Porém, é preciso ter experiência no uso de softwares de recuperação de dados para que o problema não se agrave ou torne-se irreversível.

Softwares de recuperação de dados realmente funcionam, tanto é que são usados por especialistas, como aqui na Bot. Porém, para que o seu potencial seja realmente extraído, é de grande importância ter experiência técnica e prática para a sua operação.

Embora tais programas possam ser encontrados facilmente no Google e instalados numa questão de minutos, a utilização precisa de ser feita da forma correta para otimizar as hipóteses de recuperar dados de um disco externo Samsung. Por isso, o seu uso é desaconselhado para quem não for um especialista no assunto.

Ainda assim, quem tiver experiência e souber exatamente como utilizá-los pode procurar por bons softwares de recuperação, como Disk Drill, Wondershare Recoverit, Recuva, EaseUS Data Recovery e DiskGenius.

Porém, cabe ressaltar também que a recuperação de dados nem sempre pode ser feita apenas através do uso de softwares. Às vezes, é preciso fazer alguns procedimentos manuais, como avaliar e reparar a estrutura eletrónica e mecânica do dispositivo, o que é uma parte de hardware.

Como recuperar um disco externo Samsung no Mac?

Em suma, o procedimento é o mesmo que acontece com o Windows. Porém, nem todas as ferramentas que servem para o sistema da Microsoft podem ser usadas no Mac OS, mas ainda há um bom número de opções disponíveis, como Disk Drill, Data Rescue 6 e Stellar Data Recovery.

De facto, algumas ferramentas estão disponíveis para outros sistemas operativos, inclusive para Linux, como TestDisk, R-Studio e PhotoRec, mas é importante que a transferência seja feito conforme o sistema operativo utilizado.

A mesma orientação em relação às possíveis análises e arranjos manuais também se aplica aqui, o que significa que o processo nem sempre pode ser concluído apenas com o uso de softwares de recuperação de dados.

Afinal, como recuperar ou reparar um disco externo Samsung?

Depois de todas as nossas dicas, deve ter percebido que a recuperação e/ou a reparação de um disco externo Samsung são possibilidades reais, mas que exigem um trabalho profissional para evitar maiores problemas, como complicações que dificultam ainda mais a recuperação dos dados.

Para ter mais hipótese de recuperar os dados do seu disco rígido ou, em alguns casos, conseguir restaurar a sua plena funcionalidade, conte com a recuperação de disco externo da Bot, feita por profissionais altamente qualificados e experientes e numa sala limpa certificada pela norma US Federal Standards 209.

Não demore mais tempo para recuperar o seu disco externo Samsung! A Bot tem um índice de satisfação de 99% e sucesso de 95% nos casos recebidos, além de mais de 100 mil casos resolvidos – e o seu pode ser o próximo!

Compartilhar:

Posts relacionados