A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Recuperação de dados é uma atividade profissional. Quando alguém perde os dados de um HD, SSD ou outro dispositivo, precisa da ajuda de uma empresa que trabalhe com ferramentas e profissionais especializados para recuperar os seus dados.

O PC-3000 Disk Analyser é uma dessas ferramentas que os profissionais de data recovery podem utilizar em seus procedimentos. Esse programa, um dos mais poderosos na recuperação de dados em dispositivos de armazenamento, é usado por empresas do mundo inteiro.

A seguir, você entenderá o que é PC-3000 Disk Analyser e como funciona esse software. Acompanhe!

PC-3000 Disk Analyser

O que é PC-3000 Disk Analyser?

PC-3000 Disk Analyser é uma ferramenta profissional gratuita, oferecida pela ACE Lab e compatível com Windows, que serve para analisar equipamentos de armazenamento de dados, como HDs e SSDs.

A ACE Lab, fundada em 1992 e baseada na República Tcheca, é uma das principais empresas de recuperação de dados no mundo. É pioneira na criação de equipamentos e softwares para recuperação de dados, que são vendidos sob a marca PC-3000.

As ferramentas, inclusive o PC-3000 Disk Analyser, são dedicadas a empresas e profissionais que trabalham com reparos de sistemas de armazenamento e recuperação de dados.

Para que serve o programa PC-3000 Disk Analyser?

O PC-3000 Disk Analyser serve para testar dispositivos de armazenamento, como HDs, SSDs, cartões de memória e pen drives. O software faz testes de verificação, leitura e escrita e permite identificar muitos dados úteis sobre o dispositivo. Esse programa é capaz de:

  • Executar a varredura lógica do dispositivo;
  • Detectar a velocidade de leitura e gravação para estimar seu desempenho;
  • Visualizar os dados de identificação da unidade;
  • Visualizar dados SMART, inclusive logs;
  • Salvar os erros encontrados para aplicar na suíte de ferramentas da ACE Lab.

Como o PC-3000 Disk Analyser funciona?

O PC-3000 Disk Analyser faz uma varredura nos dispositivos em busca de informações sobre a unidade e possíveis erros de armazenamento.

Quando você aciona a varredura, o software mede o tempo de execução dos comandos e classifica como: sem atraso, com atraso, com desaceleração e com erro. Quando há problemas de desempenho, é sinal de que o dispositivo está afetado.

O programa PC-3000 Disk Analyser pode sobrescrever dados?

É preciso ter muito cuidado no uso do PC-3000 Disk Analyser, porque o programa pode sobrescrever dados no seu dispositivo.

Se isso acontecer, você pode perder a chance de recuperar os dados, porque eles se tornam inacessíveis quando são sobrescritos. Se não forem, basta recuperar o índice de arquivos do dispositivo para acessá-los novamente.

Para evitar que os arquivos sejam sobrescritos, é preciso escolher as opções de verificação e/ou leitura, no momento em que você inicia o teste no programa. As opções de teste de escrita e de RAM do cache podem sobrescrever os dados e atrapalhar os seus objetivos.

Qual o preço do PC-3000 Disk Analyser?

O programa PC-3000 Disk Analyser é gratuito. Trata-se de uma ferramenta que a ACE Lab oferece gratuitamente para os usuários terem uma visão inicial dos seus produtos.

Depois de fazer as análises com o Disk Analyser, as empresas podem adquirir a suíte completa de softwares da ACE Lab. Os programas são pagos e devem ser adquiridos sob licença. Com eles, as empresas podem oferecer serviços completos em recuperação de dados.

Como usar o PC-3000 Disk Analyser?

A interface do programa é simples e intuitiva. Você só deve escolher qual unidade de armazenamento deve ser verificada, entre aquelas que o programa conseguir reconhecer.

Depois de ativar a varredura, você pode acompanhar o progresso do teste e as informações que estão sendo coletadas, como o número de setores lidos sem erros, com atraso, com lentidão ou com erros.

Vamos explicar agora o passo a passo para fazer um teste com o PC-3000 Disk Analyser:

1. Instale o programa

Primeiramente, baixe gratuitamente o programa no site oficial de ACE Lab: www.acelab.eu.com/downloads.php.

Você baixará uma pasta zipada, que contém o programa em EXE e um documento em PDF, com orientações sobre o software. Instale e leia as instruções. Depois, ao abrir o programa, selecione a unidade de armazenamento que você deseja testar.

2. Inicie o teste

Clique no ícone de “play” e selecione o tipo de teste que você deseja fazer: verificação, leitura, escrita ou RAM do cache. Lembrando que os testes de escrita ou RAM podem escrever dados nos dispositivos e sobrescrever arquivos que você deseja recuperar.

Depois, defina outras configurações do teste, como o início da área que você quer testar, a pausa do teste em caso de erros e o local em que você quer salvar a lista de falhas. Clique em OK e inicie o teste.

3. Acompanhe o teste

O teste pode demorar bastante, dependendo da capacidade de armazenamento do dispositivo. Você pode acompanhar o teste no gráfico de desempenho (performance chart) e no mapa de rastreamento (tracking map).

No tracking map, podem aparecer pontos em amarelo, que representam locais com delay de verificação. Os pontos em rosa e vermelho sinalizam erros na verificação, que devem ser corrigidos. Já os blocos em verde estão normais.

4. Análise o painel de informações

Após a conclusão do teste, o painel de informações exibe o tempo gasto na verificação e o número de erros encontrados, com indicação dos setores afetados. Então, você pode utilizar esses dados para corrigir os problemas do seu dispositivo e recuperar os dados armazenados.

Como recuperar dados do HD que tem muitos erros no PC-3000 Disk Analyser?

O programa PC-3000 Disk Analyser é uma ferramenta profissional, que deve ser usada com cautela. Porém, como é gratuita, você pode utilizá-la em casa para analisar a situação dos seus dispositivos e, se encontrar muitos erros, procurar uma empresa especializada.

Uma varredura com muitos pontos em vermelho, por exemplo, pode indicar setores defeituosos que não permitem mais o acesso aos dados. Outros pontos com problema de desempenho podem significar que o dispositivo já está com falhas que podem afetar os dados.

Então, uma empresa especializada em recuperação de dados deve adotar os procedimentos adequados para corrigir os erros e salvar os dados.

Na Bot, trabalhamos com as melhores ferramentas e ambientes limpos para analisar os dispositivos em segurança, sem colocar seus dados em risco. Além disso, temos profissionais capacitados e experientes nos mais diversos casos de perda de dados, com 95% de sucesso na sua recuperação.

Se você precisa recuperar os seus dados, entre em contato conosco. Você pode iniciar o processo  agora mesmo, para receber um orçamento gratuito da nossa equipe