Como mostram as estatísticas, a maioria dos discos rígidos, como Seagate e Western Digital, tem um limite máximo de temperatura de cerca de 60°C, e os componentes elétricos começam a degradar a partir deste ponto.
Presume-se que a temperatura ambiente ideal para um disco rígido seja entre 25°C a 40°C. A temperatura em qualquer lugar em torno de 41°C a 50°C ainda é considerada aceitável.
Se o seu disco esquenta demais, preste atenção a alguns outros sinais que podem indicar que o seu disco rígido está a ponto de falhar:
- A ventoinhado computador faz barulho alto;
- Os ficheiros não podem ser abertos, estão corrompidos;
- Uso alto do disco do computador (100%);
- O disco rígido está muito lento para acessar ou abrir ficheiros;
- O computador/portátil desliga repentinamente, exibindo uma tela totalmente azul;
- Mensagens de erro de sector defeituoso aparecem constantemente ao tentar abrir a unidade;
- O disco rígido faz ruídos incomuns, principalmente um clique ou zumbido ocasional.
Ou seja, se o seu PC apresenta esses sinais – além de estar a aquecer demais – isso indica que pode haver uma falha iminente do disco, podendo fazer com que o disco rígido não inicialize, tornando os seus dados inacessíveis.
No artigo de hoje, descubra o que pode causar o superaquecimento do disco, no que isso acarreta, como reparar o disco rígido, quais são as etapas para a recuperação e como evitar que esse problema volte a acontecer.

O que pode deixar o disco esquentando demais?
- Fluxo de ar bloqueado – o ar precisa conseguir fluir para o computador, para que os coolers possam fazer o seu trabalho. Certifique-se de que o computador esteja localizado onde nada bloqueie o ar de chegar às aberturas;
- Cooler com defeito – quando o cooler fica sujo, ele tem que trabalhar mais para manter a temperatura ideal e faz com que o disco rígido superaqueça. Portanto, limpe este componente a cada 3-6 meses;
- Poeira – ela não apenas bloqueia o fluxo de ar, mas também isola os componentes que precisam ser resfriados pelos coolers. A poeira é sua inimiga, por isso, coloque o seu computador num local que seja fácil de manter limpo e sem pó.
Quais são os resultados do superaquecimento do disco?
Quando qualquer dispositivo é forçado a operar num ambiente quente, o seu desempenho é prejudicado.
Quando os discos esquentam demais, os efeitos são velocidades lentas de leitura/gravação, uma interface operacional que trava constantemente ou até mesmo desliga sozinha.
Além disso, esses ambientes também podem resultar em disco danificados. Em alguns casos, o dano é tão grave que a unidade não consegue mais ler os dados que contém.
O calor também faz com que os componentes elétricos se degradem e potencialmente falhem.
Todos os dados armazenados num disco são gravados em discos de metal chamados pratos que, quando se expandem e se contraem devido ao calor, podem danificar outros componentes, além de ficar gradualmente com superfícies danificadas.
Mesmo que os danos sejam mínimos, isso já é suficiente para impedir a leitura/gravação dos seus dados.
Existem várias partes de um disco que podem falhar devido à superexposição ao calor, incluindo a parte que realmente armazena os dados.
As partes individuais de dados que formam um ficheiro – chamadas bytes – são armazenadas em locais separados.
Quando você salva um ficheiro, a localização de cada byte individual é registada por sua unidade.
Ao abrir esse ficheiro, esses locais individuais são exibidos, os bytes são lidos e o ficheiro é reconstituído e exibido.
Esses bytes são armazenados em sectores microscópicos, portanto, se houver danos no prato do disco – mesmo que mínimos – os seus ficheiros não podem ser lidos.
Como reparar o disco de um desktop/portátil que está superaquecido
Quando um disco rígido está temporariamente superaquecido, você pode parar de gravar ou ler dados por um tempo, para esperar que o disco rígido esfrie e evitar causar mais danos ou perda de dados.
Mas, se ele já perdeu dados devido a um problema de superaquecimento do disco, você tem 2 opções para reaver os ficheiros perdidos antes que o disco rígido seja fisicamente danificado:
- Usar um software de recuperação de dados
- Enviar o seu disco para uma empresa especializada em recuperação de ficheiros, como a Bot.
Etapas para recuperação do disco rígido superaquecido
Para que o disco pare de esquentar demais, você pode recorrer a diferentes métodos – sendo que os principais são: fechar os programas que consomem mais recursos da CPU, verificar e remover vírus, limpar a poeira e corrigir sectores defeituosos.
Veja a seguir como proceder em cada um destes métodos:
Método 1: feche os programas que você não precisa usar
Reduza ao máximo o número de aplicativos que consomem altos recursos de CPU e memória de disco.
Para identificar quais são esses programas e fechá-los, aperte as teclas Ctrl + Alt + Del em simultâneo, para abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows.
Vá para a guia “Processos”, selecione os programas que ocupam a maior parte dos recursos da CPU e clique em “Finalizar Processo”.
Método 2: verificar e remover vírus
Às vezes, o gerenciador de tarefas mostra 100% de uso do disco, mas você não encontra nada consumindo a CPU.
Nesse caso, tome cuidado: a verdadeira causa pode ser um vírus de computador, que drena a memória da sua CPU.
Para eliminar os vírus, você pode usar um antivírus ou seguir o passo a passo abaixo:
- Passo 1: digite “Prompt de Comando” na caixa de pesquisa e clique nele para abri-lo. Faça login com a sua conta de administrador e senha – se o sistema solicitar
- Passo 2: digite a letra da sua unidade, seguida por dois pontos e aperte Enter. Por exemplo, se a letra da sua unidade disco for F digite F: e dê Enter
- Passo 3: digite del * .lnk e aperte Enter
- Passo 4: digite atrib -s -r -h *. * / S / d / l e pressione Enter.
Se isso não funcionar, provavelmente o seu PC/portátil está infetado por outro tipo de vírus. Substitua .lnk por outra extensão de vírus, como * .exe para excluir esses ficheiros suspeitos.
Método 3: mantenha-o limpo
Quanto mais tempo você usar a máquina num local fixo, mais poeira e detritos vão se acumular e bloquear a passagem do ar, fazendo com que o disco esquente demais.
Para uma limpeza simples, você pode usar um pequeno pedaço de pano de algodão e um pouco de álcool isopropílico. Um cotonete também é uma boa opção para as áreas internas.
Se preferir uma limpeza completa, você pode enviá-lo a um centro de reparo profissional.
Método 4: corrigir sectores defeituosos no disco rígido
Ter muitos sectores defeituosos causam, em grande parte, o mau funcionamento do disco rígido, dificultando o carregamento de ficheiros do computador, fazendo com que o disco esquente demais.
Você pode verificar sectores defeituosos usando comandos chkdsk:
- Pressione a tecla com o símbolo do Windows + X e clique na opção “Prompt de Comando”
- Clique com o botão direito do mouse no Prompt de Comando e selecione “Executar como administrador”
- Na janela do Prompt de Comando, digite chkdsk f: / f / r e pressione Enter. Lembre-se de trocar o “f” pela letra correspondente à da sua unidade de disco rígido.
Como evitar problemas de superaquecimento do disco rígido?
Se você quer evitar que o seu disco volte a esquentar demais, precisa tomar cuidados preventivos, como:
- Cuidar onde você mantém o seu computador e discos rígidos externos: nunca os armazene em áreas que fiquem acima da temperatura ideal por longos períodos, como no carro ou sob luz solar direta
- Não usar o portátil no colo, nem diretamente na cama: isso bloqueia o fluxo de ar, colocando o seu disco rígido em perigo. Se você costuma usar o seu portátil dessa forma, considere comprar uma base refrigerada que fique sob ele, para mantê-lo na temperatura ideal
- Limpar o seu computador regularmente: as áreas de ventilação podem ser facilmente bloqueadas com o tempo. Limpar o pó dos seus dispositivos terá um grande impacto na sua vida útil.
Conclusão
A temperatura ideal do disco deve ser entre 25°C a 40°C, sendo que o disco rígido pode degradar a partir de uma temperatura de 60°C.
Se o seu disco esquenta demais, isso pode estar a acontecer devido a um bloqueio do fluxo de ar, defeito no cooler ou acúmulo de poeira.
Os efeitos de um disco superaquecido são: falha na leitura/abertura dos ficheiros, o desligamento repentino do PC/portátil e até mesmo a perda dos seus dados.
Alguns dos métodos para recuperação do disco quando ele está esquentando demais são: fechar programas desnecessários e ocupam muitos recursos da CPU, verificar e remover vírus (que podem estar a sobrecarregar a capacidade do disco), limpar a poeira acumulada e corrigir sectores defeituosos do disco rígido.
Caso o seu disco tenha superaquecido e, como consequência, você tenha perdido os seus dados, o ideal é recorrer a um serviço especializado – como o da Bot – para los reavêr.
Podemos recuperar os seus dados, garantindo a integridade do seu disco, já que operamos com a Sala Limpa: um ambiente fechado, que permite total controle da concentração das partículas transportadas pelo ar, impedindo que qualquer impureza entre no seu disco.
Melhor ainda: Fazemos a recolha gratuita do seu dispositivo a partir de qualquer morada em Portugal e enviamos o orçamento gratuitamente em até 48h.
Confie em quem tem mais de 11 anos de experiência em recuperação de dados: inicie a sua recuperação na Bot e torne-se um dos nossos mais de 60.000 casos resolvidos!
Recent Comments