Se se deparou com a mensagem “o disco não pode ser lido” após inserir um disco externo, uma pen usb ou outro dispositivo de armazenamento externo, fique tranquilo, nós vamos ajudá-lo!
Embora não seja nada normal e a mensagem de erro não aponte o causador do problema, é possível tentar corrigi-lo com algumas atitudes básicas que podem evitar a perda de dados e de informações do seu dispositivo.
Continue connosco e descubra o que é e como resolver o erro “o disco não pode ser lido” no sistema operativo da Apple, macOS!
O que significa “O disco que inseriu não pode ser lido por este computador”?
Este erro ocorre quando, por algum motivo, o Mac não consegue realizar a leitura dos dados num disco rígido (disco externo) ou uma unidade flash USB. Isto pode ocorrer por vários motivos, em especial problema no próprio dispositivo.
Contudo, o erro também pode estar a ocorrer por problemas no sistema operativo, como drivers desatualizados, entre outros. Nestes casos, detetar e corrigir problemas no sistema operativo pode ser uma alternativa viável. Certifique-se de sempre manter os drivers e o sistema sempre atualizados para evitar possíveis erros.
Quando se trata do próprio dispositivo, alguns dos possíveis motivos pelos quais o computador não consegue ler o disco são:
Falha no disco
Os dispositivos podem apresentar falhas, vez ou outra, especialmente quando estão velhos e desgastados. O disco pode estar com algum dano mecânico ou até mesmo a entrada USB pode estar desgastada, caso a unidade tenha sido conectada e desconectada diversas vezes.
Sistema de ficheiros ou tabela de partições corrompidos
O formato do sistema de ficheiros pode variar de dispositivo para dispositivo e isso pode provocar incompatibilidades entre dispositivos diferentes.
Além disso, o sistema operativo precisa de compreender a tabela de partições do dispositivo para poder entender como o disco organiza os dados ali armazenados. Se, por acaso, essas informações estiverem corrompidas, o computador não conseguirá fazer a leitura dos dados.
Um novo disco
Um disco novo pode não ter informações de partição, resultando no erro descrito acima. Estes discos também recebem o nome de “discos não inicializados”.
Ataques de Vírus
Vírus podem atacar reescrevendo a estrutura de dados do disco, tornando-o ilegível para o sistema operativo.
Como corrigir o erro “O disco que inseriu não pode ser lido por este computador”?
Existem diversas formas de corrigir este erro, dependendo da sua causa. Algumas opções que deve tentar são:
1. Tente outra porta USB
Caso o problema seja causado por danos na porta USB, testar outra porta pode resolver o problema. Se isto não funcionar, experimente também trocar o cabo USB usado para conectar o disco no computador, pois pode ser a fonte do problema.
Caso constate que o problema é a porta USB, pode tentar resolver o problema redefinindo o SMC.
2. Verifique o formato do sistema de ficheiros
O sistema de ficheiros de um disco precisa ser compatível com o sistema operativo para poder operar normalmente. No caso do Mac, é necessário que o sistema de ficheiros seja FAT32 ou HFS. Caso o sistema de ficheiros seja outro, como NTFS, o Mac poderá ler os ficheiros, mas não permitirá alterações ou gravações de novos dados. Para total acesso às funcionalidades do disco, será necessário formatar o disco convertendo-o para FAT32 ou HFS.
No entanto, ao formatar o disco, os dados serão perdidos. Se precisar destes dados, faça um backup do disco noutro sistema operativo compatível antes de formatá-lo.
3. Verifique ou repare o disco (pen drive, cartão SD) ilegível
O Mac possui um recurso próprio para verificar e reparar possíveis erros no disco, em especial quando são erros do sistema de ficheiros. Para utilizá-lo, siga os passos a seguir:
- Em “Aplicativos”, vá em “Utilitários”;
- Clique em “Utilitário de Disco”;
- Com o dispositivo conectado ao Mac, selecione o disco ilegível no menu lateral esquerdo;
- Clique no botão “Primeiros Socorros” que fica na parte de cima da janela do Utilitário de Disco;
- Quando aparecer uma janela perguntando se deseja executar os Primeiros Socorros, clique em “Executar”;
- O processo deve.se iniciar e pode levar alguns minutos. Tentará detetar e já reparar possíveis problemas;
- Quando o processo tiver chegado ao fim, clique em “Concluído” e ejete o disco com segurança;
- Conecte o disco novamente ao Mac.
4. Inicialize o disco para aceder aos dados
No caso de um novo disco, é necessário atribuir as informações das partes lógicas para que o sistema operativo possa acedê-lo. Num disco de partição, existe uma secção chamada “Master Boot Record” (MBR), projetada para o armazenamento de informações.
Em discos antigos, já usados, é preciso recriar o MBR caso esteja corrompido e impedindo o acesso ao disco. Este processo é chamado de “inicialização”.
Durante este processo, o disco é formatado e os erros lógicos são corrigidos. Por conta disso, é necessário que isso só seja feito quando já tiver um backup dos dados, caso não queira perdê-los.
Para fazer a inicialização, siga estes passos:
- Abra o “Utilitário de Disco”;
- Selecione o disco ilegível no menu lateral esquerdo;
- Clique no botão “Apagar” (ícone da borracha) que fica na parte de cima da janela do Utilitário de Disco;
- Dê um nome à unidade e selecione o formato de ficheiro adequado;
- Clique em “Apagar”.
Este processo irá formatar a unidade e a deixará no sistema de ficheiros correto, permitindo que o disco seja lido pelo computador.
Para entender como aceder aos seus dados depois de uma formatação, leia o nosso artigo sobre 11 formas de recuperar disco formatado.
O que faço se não conseguir aceder aos dados do disco?
Existem diversas formas de tentar recuperar o acesso ao disco, mas nem sempre funcionam. Nestes casos, é importante também não tentar muitos procedimentos para evitar danos maiores no dispositivo. É também neste momento deve procurar a ajuda de um profissional.
Um profissional pode ajudar a detetar outros possíveis problemas que o dispositivo pode estar a apresentar, bem como empregar técnicas avançadas para restaurar os dados do disco.
A Bot é líder em recuperação de dados há mais de 10 anos, com mais de 60.000 casos de sucesso e um índice de 99% de aprovação. Está presente em várias cidades portuguesas, contando com métodos específicos e assertivos que garantam uma alta taxa de recuperação de dados em casos como este.
Se precisar de ajuda, preencha este formulário para obter auxílio da Bot.
Como aceder ao disco rígido do Mac?
Se usa o sistema operativo macOS, e não sabe como verificar os detalhes sobre o disco rígido, saiba que é bem simples. Conforme o Suporte da Apple, basta aceder ao “Utilitário de Disco” para verificar e reparar erros, formatar e gerir volumes em dispositivos de armazenamento e resolver problemas que ocorrem no disco.
É possível usá-lo de duas formas:
- Clicando no Launchpad, escrevendo “Utilitário de Disco” no campo de procura e clicando no ícone;
- No Finder, pressionando “Ir”, depois em “Utilitários” e clicando duas vezes em ‘Utilitário de Disco”.
Uma visão geral do erro de ilegibilidade do disco no Mac
Para este erro de ilegibilidade, não há uma resposta muito complexa. Ele, geralmente, aparece no momento em que o utilizador tenta abrir os dispositivos de armazenamento num computador com o sistema macOS.
Mas, calma! Não acontece sempre! A mensagem costuma aparecer quando o dispositivo (ou os ficheiros contidos nele) está com algum problema que impede o sistema de fazer a leitura adequadamente.
O que faz um disco não ser legível por um computador Mac
Como citámos acima, as causas podem ser as mais diversas. Sendo assim, não dá para saber exatamente o porquê do disco não poder ser lido. Todavia, reforçando, as principais causas são:
- Falha no disco;
- Sistema de ficheiros ou tabela de partições corrompidos;
- Um novo disco;
- Ataque de vírus.
Conclusão
Certamente, a impossibilidade de leitura do disco no sistema macOS pode gerar alguns contratempos. No entanto, é importante destacar que o problema tem algumas soluções que costumam funcionar.
E, se mesmo após tentar não conseguir ter acesso ao seu dispositivo, não se preocupe, a Bot Recuperação de Dados pode ajudá-lo! Temos mais de 10 anos de experiência e somos líderes em recuperação profissional de informações.
Não perca os seus dados devido a problemas corriqueiros. Entre em contacto connosco e tire todas as suas dúvidas! A nossa equipa de especialistas está pronta para o ajudar.