Se este for o seu caso, a primeira dica que deixamos aqui é para que você mantenha a calma. Afinal, essa é uma situação que pode acontecer com todos e, felizmente, pode ser revertida geralmente — se o disco externo WD não puder ser recuperado, pelo menos o acesso aos dados costuma funcionar.
Quando dizemos que todos podem passar por isso, não significa que a Western Digital é uma marca de baixa qualidade, pelo contrário. Afinal, a empresa tem mais de 50 anos de existência e, hoje, é uma das principais fabricantes de Discos, como mostram dados disponíveis no portal Statista.
De acordo com eles, entre julho de 2017 e junho de 2018, o market share (fatia de mercado) de fabricantes de discos rígidos vendidos globalmente foi o seguinte:
- Western Digital: 38,6%
- Seagate: 20,9%
- Toshiba: 17,7%
- Hitachi: 2,7%
- Sony: 2,1%
- Fujitsu: 1%
- Outros: 17%
Quando analisamos o market share de 2019, a distribuição difere, mas ainda há um bom destaque para a WD:
- Samsung: 33,6%
- Western Digital: 24,6%
- Seagate: 15,7%
- Toshiba: 5,2%
- Hitachi: 2,3%
- Outros: 18,5%
Especialmente quando consideramos que o mercado de discos de armazenamento foi avaliado em US$ 63,4 bilhões, chegamos à conclusão de que US$ 15,6 bilhões ficaram com a Western Digital, o que comprova a sua forte influência neste mercado.
Com uma participação tão grande, praticamente 1 a cada 4 discos rígidos vendidos em 2019 eram da WD, e embora as estatísticas citadas refiram-se a discos na totalidade, sem distinguir os discos internos dos externos, é fato que a Western Digital está inserida neste meio.
Tendo isto posto, uma empresa com vendas tão massivas atingiu vários clientes, os quais podem ter problemas com os seus dispositivos por uma série de motivos.
Se você é um deles, fique tranquilo, pois mostraremos alguns dos principais motivos que podem levar a problemas nos Discos da Western Digital, além de dicas do que fazer para recuperá-los.

Porque o disco externo Western Digital pode precisar de recuperação?
Como comentamos anteriormente, isso não significa que o dispositivo tem baixa qualidade. Afinal de contas, ele é um eletrónico que pode sofrer falhas e problemas, da mesma forma que até os melhores carros podem apresentar defeitos e precisar da ajuda de um mecânico.
Porém, pode ser que você precise recuperar disco externo WD e nem saiba porque isso aconteceu. Logo, é importante conhecer algumas das possibilidades, as seguintes:
- Ataques de hackers: é comum pensarmos apenas nos discos internos quando se fala sobre os ataques de hackers, mas eles também podem ter como alvo os discos externos.
- Danos mecânicos: aqui está uma causa bastante comum. Esses danos envolvem impactos, choques, quedas e afins e podem prejudicar o funcionamento da parte mecânica dos discos externos, o que prejudica ou até impossibilita o seu funcionamento.
- Derramamento de líquidos: por ser um dispositivo facilmente transportável, é comum que ele seja levado com garrafas de água, por exemplo. Além disso, existe o risco de cair água, suco ou qualquer outro líquido sobre a mesa e molhar o disco externo.
- Falhas humanas: aqui temos também uma causa bastante comum, como quando apagamos ficheiros por acidente.
- Formatação do disco: a formatação pode ser acidental (o que também se configura como uma falha humana) ou até mesmo intencional num primeiro momento, mas depois que ela foi feita, não é raro lembrar da importância de algum ficheiro que não pode mais ser acessado.
- Perda e roubo: é relativamente comum que Discos externos sejam transportados na bolsa, na mochila ou mesmo no bolso. Logo, eles são bastante passíveis de perda e roubo, situação essa que infelizmente impossibilita a recuperação dos dados, a menos que eles estejam em outro lugar ou que o dispositivo seja encontrado.
- Quedas de energia: quando a energia deixa de ser enviada ao dispositivo, ele pode apresentar falhas no seu funcionamento, embora isso seja mais comum de acontecer em Discos internos.
- Vírus e malwares: por fim, não podemos deixar de citar esses elementos que podem infetar o disco externo e impossibilitar parcial ou totalmente o acesso dos ficheiros.
Existe como recuperar disco externo Western Digital?
Essa é uma pergunta bastante peculiar, já que não existe uma resposta definitiva. É preciso fazer uma análise minuciosa de cada caso para conseguir identificar a melhor solução possível para aquele problema.
O ideal é sempre contar com especialistas, como a Bot, com mais de 11 anos de experiência e já resolveu mais de 60 mil casos, o que comprova a nossa capacidade teórica e prática para ajudá-lo.
Porém, há alguns passos que você pode tentar fazer em casa para tentar recuperar os seus dados. Ainda assim, cabe ressaltar: só continue se você tiver algum conhecimento em recuperação de dados. A Bot não se responsabiliza por eventuais danos no seu dispositivo.
Tendo isto posto, você pode tentar fazer um dos procedimentos mais simples para recuperar disco externo WD, feito pelo próprio Windows (e, neste caso, recomendado para utilizadores do sistema operativo da Microsoft). Basta seguir esses passos:
- Certifique-se de que o disco externo Western Digital esteja conectado.
- Abra a ementa iniciar.
- Digite “cmd” (sem as aspas) e pressione Enter. Aguarde até que o Prompt de Comando seja aberto.
- Em seguida, digite “chkdsk g:/f” (também sem as aspas, sendo que “g:” deve ser substituído pela unidade do disco externo). Pressione Enter.
- O disco rígido externo passará por uma recuperação.
Depois que fizer isso, tente abrir os ficheiros. Se conseguir, então o problema deve ter sido resolvido; caso contrário, será necessário tentar outros meios, como contar com a Bot para recuperar disco externo Western Digital.
Existem outros meios de recuperar disco externo WD?
Sim. Além desse procedimento mais “simples”, há softwares voltados especialmente para a recuperação de dados, como Recoverit, EaseUS Data Recovery, DiskGenius, TestDisk, R-Studio e PhotoRec, entre outros.
Porém, é recomendável que o seu uso seja feito apenas por quem tenha conhecimentos técnicos mais aprofundados. Caso contrário, a recuperação pode não dar certo e até mesmo prejudicar outras futuras recuperações.
Como evitar problemas com o meu disco externo Western Digital?
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Logo, algumas dicas podem ajudar a evitar que você tenha que recuperar disco externo WD:
- Tome cuidado com o dispositivo. Embora ele seja portátil, é importante tentar evitar impactos, choques mecânicos e outras situações parecidas. Vale usar aquelas capas de proteção que podem vir com o disco externo ou mesmo investir em uma para ajudar a proteger contra impactos.
- Só apague o que você tem certeza que não precisará depois. Exclusões acidentais são comuns, mas uma simples pergunta mental sobre a importância daqueles dados antes de confirmar a exclusão já ajuda a evitar essa situação.
- Se não precisar usar o seu disco externo Western Digital, não o leve consigo. Quanto mais parado o dispositivo ficar, menores tendem a ser as oportunidades de algum problema. Por isso, se você não for usá-lo em algum dia, vale deixar em casa ou no trabalho.
- Tenha mais de um backup para ficheiros importantes. Sabe aqueles ficheiros que você não quer perder de jeito nenhum? Nesses casos, vale armazená-los em mais de um lugar, como na nuvem e num disco externo, por exemplo. Assim, mesmo que as outras dicas falhem, você ainda estará protegido.
Afinal, como recuperar disco externo Western Digital?
Se você tentou seguir os procedimentos indicados e eles não funcionaram ou se não tem tanta experiência e preferiu não tentar para não arriscar os seus dados, saiba que a solução ideal é contar com uma empresa especializada para lhe ajudar, como a Bot.
Além de mais de 11 anos de experiência e de 60 mil casos resolvidos, temos 95% de sucesso nos casos recebidos e um índice de satisfação de 99% dos clientes atendidos, motivo que nos enche de orgulho.
Não perca mais tempo e conte com a recuperação de disco externo da Bot, feita por especialistas e numa sala limpa certificada pela norma US Federal Standards 209. Assim, você verá como recuperar disco externo Western Digital ou pelo menos retomar o acesso aos seus dados é perfeitamente possível!
Preencha este formulário para iniciar a sua recuperação connosco: leva menos de 1 minuto e você tem o seu orçamento em até 48h!
Recent Comments