Instalou o Windows no seu computador ou está a tentar recuperar a partição NTFS do seu Windows no Mac?
No artigo de hoje, mostraremos que isso é possível, quais softwares pode utilizar para realizar o processo e qual é o passo a passo para isso.
O que é NTFS?
O NTFS (New Technology File System) é o sistema de ficheiros padrão do Windows NT, incluindo as suas versões posteriores, como o Windows 2000, Windows XP, Windows Server 2003, Windows Server 2008, Windows Vista e Windows 7.
É raramente usado fora dos ambientes do Microsoft Windows. No entanto, é possível que perca os seus dados numa partição NTFS e queira recuperá-los no Mac.
Vale a pena mencionar que, às vezes, a partição NTFS pode ficar invisível. Assim, os dados podem ser perdidos junto com a tabela de partição.
Na verdade, a partição NTFS não está realmente perdida. Não consegue vê-la simplesmente porque a tabela de partição foi excluída acidentalmente ou destruída por um vírus.
É possível recuperar NTFS no Mac?
Sim, como dissemos no início, é possível recuperar dados do sistema de ficheiros NTFS no Mac com o uso de softwares de recuperação — ou melhor ainda, por um serviço especializado.
Mas, é preciso lembrar que o sistema de ficheiros NTFS contém metadados de toda a unidade. Metadados são uma coleção de informações sobre o conteúdo da unidade.
Assim, quando um ficheiro é excluído da unidade, é marcado como excluído nos metadados, resultando num ficheiro invisível.
Infelizmente, em algumas situações de perda de dados, até os metadados são danificados. Nesses cenários, precisará de uma empresa de recuperação de dados para recuperá-los.
5 softwares de recuperação de partição para Mac
Se quer recuperar a partição NTFS no seu Mac, pode recorrer a softwares de recuperação.
A seguir, montamos uma lista com as 5 ferramentas mais populares de recuperação de partição para Mac. Confira:
EaseUS Data Recovery Wizard para Mac
Esta ferramenta recupera ficheiros perdidos devido à exclusão acidental, esvaziando a reciclagem, restaurações erradas, unidades desmontadas, falhas, discos rígidos danificados, perdas de partições e muito mais.
É o único software de recuperação de dados que enfrenta com sucesso o desafio dos chips de segurança T2, permitindo que os utilizadores digitalizem e restaurem dados criptografados do chip T2.
- Prós: recupera para o recurso de nuvem, faz filtragem de ficheiros, tem uma interface de utilizador simples e atraente, além de realizar a recuperação de dados do chip T2
- Contras: atualmente, não suporta iOS.
TestDisk
O Testdisk é um software que pode ser usado na recuperação de partição NTFS no Mac. Com esta ferramenta, pode recuperar partições perdidas do disco rígido de forma rápida.
Mesmo um disco não que não inicia pode ser iniciado novamente usando este programa.
Caso o seu Mac tenha sofrido uma falha devido a vírus, erros humanos, como exclusão acidental e outros, este é o software para fornecer uma solução rápida.
- Prós: consegue recuperar o setor de arranque NTFS do seu respetivo backup e cópia ficheiros de partições e ficheiros excluídos
- Contras: a interface do prompt de comando não é user friendly.
Data Rescue 5
O Data Rescue 5 é uma ferramenta de recuperação de dados para dispositivos macOS 10.12 e posteriores (somente Intel).
Permite que os utilizadores encontrem e recuperem ficheiros perdidos, incluindo aqueles em discos rígidos reformatados e danificados.
Com esta ferramenta é possível ver resultados de varreduras anteriores, criar clones de disco rígido e discos de recuperação.
- Prós: funciona nas versões de software mais recentes, possui opções de varredura profunda e rápida, além de poder ser usado para criar clones e unidades de recuperação
- Contras: requer conexão com a internet, exige hardware adicional (armazenamento secundário), tem uma política rígida de “sem reembolso” (é pago) e funciona apenas com processadores Intel.
Disk Drill
O Disk Drill é um excelente software para recuperar a partição NFTS no Mac.
Consegue recuperar dados perdidos devido a falhas no disco rígido e suporta uma variedade de recuperação de ficheiros, como vídeos, músicas, documentos e fotos, entre outros.
Além de ser uma ferramenta de recuperação de dados, também pode atuar como uma ferramenta de proteção de dados.
Faz isso protegendo a exclusão acidental e também fazendo backup de discos com falha.
Por fim, o Disk Drill possui um disco SMART, que ajuda na verificação do status do disco.
- Prós: permite a visualização do ficheiro antes da recuperação, recupera qualquer tipo de ficheiro de qualquer dispositivo de armazenamento. Com a ajuda do recurso de disco SMART, é possível verificar o status do disco rígido
- Contras: a versão gratuita só pode visualizar ficheiros.
PhotoRec
O PhotoRec é um produto complementar da ferramenta de recuperação de partição TestDisk e é especializado em recuperar imagens perdidas de discos rígidos, cartões de memória, unidades flash USB, CD-ROMs e outros dispositivos de armazenamento.
- Prós: é gratuito, possui código aberto e funciona mesmo com sistemas de ficheiros severamente danificados
- Contras: interface da linha de comando, adequado apenas para utilizadores experientes.
Como faço para recuperar NTFS no Mac?
A seguir, confira como recuperar NTFS no Mac seguindo 4 passos simples:
Passo 1: fazer download e instalar o software de recuperação de partição para Mac
Independentemente do software que escolheu para recuperar a sua partição NTFS no Mac, faça download e inicie no seu PC.
Passo 2: executar o software e selecionar um dos modos de recuperação
Geralmente, os softwares apresentam dois modos de recuperação: a rápida e a completa (ou profunda).
No primeiro, como o nome já sugere, os dados perdidos são recuperados num curto espaço de tempo.
Já no segundo, a ferramenta faz uma pesquisa mais aprofundada, identificando todos os ficheiros do disco rígido, resultando num processo mais demorado.
Passo 3: selecionar o disco rígido que deseja recuperar
Na lista de opções a serem exibidas, selecione a partição NTFS afetada que pretende verificar. Em seguida, inicie a leitura da unidade afetada.
O software verificará automaticamente a unidade NTFS para localizar e recuperar ficheiros ausentes ou excluídos.
Passo 4: pré-visualizar os ficheiros digitalizados e recuperar no Mac
O processo de digitalização levará alguns minutos para ser concluído.
Quando o processo estiver concluído, os ficheiros NTFS ausentes e excluídos aparecerão no seu Mac e terá a oportunidade de visualizar e ajustar cada ficheiro.
Em seguida, selecione os ficheiros que planeia restaurar e clique em “Recuperar”. Os ficheiros recuperados serão salvos no seu computador.
A melhor maneira de recuperar dados NTFS no Mac ou outro S.O.?
Sem dúvida, usar um serviço de recuperação especializado é a melhor forma de recuperar dados, seja no Mac ou em qualquer outro sistema operativo.
Afinal, assim elimina o risco de tornar os seus dados irrecuperáveis e causar ainda mais prejuízos ao seu disco.
Nós, da Bot, por exemplo, temos profissionais altamente capacitados, que atuam num ambiente com partículas de poeira totalmente controladas.
Assim, recuperamos os seus dados sem prejudicar a integridade do seu dispositivo.
Conclusão
Apesar de ser um sistema de ficheiros padrão do Windows, o NFTS pode ser recuperado no Mac, em casos de perda de dados em partições que usam este formato.
Inclusive, existem diversos softwares de recuperação de dados que podem ser utilizados para isso.
Para tal, basta fazer download e instalar a ferramenta escolhida para realizar o procedimento, executá-la, selecionar o disco a ser recuperado, pré-visualizar os ficheiros no software e recuperá-los.
Porém, tentar recuperar a partição NFTS no Mac por conta própria pode acabar por causar a perda irreversível dos seus dados.
Para evitar isto, o mais indicado é recorrer a um serviço de recuperação profissional, como o que oferecemos aqui na Bot.
Além de não cobrarmos o envio do seu dispositivo a partir de qualquer morada em Portugal, recuperamos os seus dados com total segurança e fazemos uma análise e orçamento até 48 horas.
Inicie a sua recuperação connosco e faça parte dos nossos mais de 100.000 casos de sucesso!