Códigos de erros comuns em discos rígidos

Índice de conteúdos

Os códigos de erros surgem para avisar os utilizadores que os seus dispositivos estão a enfrentar algum problema — independentemente de serem causados pelo sistema ou resultantes de danos físicos.

O grau de complexidade para solucionar cada um deles varia bastante, mas todos causam a mesma dor de cabeça em quem está a tentar usar o PC tranquilamente.

No artigo de hoje, separamos os 15 códigos de erros mais comuns do disco rígido e possíveis causas.

Códigos de erros comuns em discos rígidos
Códigos de erros comuns em discos rígidos

Códigos de erros comuns do disco rígido

Se já experimentou uma falha no disco rígido, sabe com que rapidez a perda de dados resultante dessa falha pode ocorrer.

Compreender o tipo específico de falha que o seu disco rígido está a enfrentar não apenas ajuda a identificar o problema com mais facilidade, como também evita que piore as coisas e diminua as hipóteses de uma recuperação de dados bem-sucedida.

A precisar de ajuda para descobrir o que está a causar a falha do seu disco rígido? Dê uma olhada na nossa lista com os códigos de erro de disco rígido mais comuns — e as suas causas.

1. Disco cheio

Este é certamente um dos códigos de erros mais comuns de disco rígido que os utilizadores enfrentam.

Se acumulou muitos dados no seu disco, pode ficar sem espaço.

O que não só pode corromper o seu disco rígido ou causar mau funcionamento, como também tornar o seu sistema lento devido ao acúmulo de toneladas de fotos, vídeos, documentos e outros ficheiros “pesados”.

Também pode ter instalado várias aplicações desnecessárias.

O particionamento frequente do disco também pode causar esta falha.

Para corrigir este erro, pode:

  • Fazer uma varredura à procura de vírus/malwares e eliminá-los;
  • Apagar ficheiros e documentos desnecessários;
  • Fazer backup dos dados para um disco externo para libertar espaço no disco.

2. Falha S.M.A.R.T. prevista no disco rígido 0

Este código significa que a S.M.A.R.T. (a tecnologia de automonitoramento, análise e geração de relatórios do dispositivo) detetou um erro e está a prever que o disco rígido está prestes a falhar.

Isto geralmente acontece se o disco rígido estiver corrompido ou danificado.

Se vir esse código de erro, precisará fazer backup de todos os dados do dispositivo imediatamente e substituir o disco rígido.

3. S.M.A.R.T. Hard Disk Error 301

Este código de erro de disco rígido é comum em PCs e ocorre quando um problema de hardware é detetado durante uma verificação. Ocorre sem aviso e, geralmente, leva à perda de dados.

Existem várias causas que podem levar ao problema, incluindo BIOS desatualizado, falha na conexão, ataques de vírus, corrupção de ficheiros, danos físicos, um encerramento inesperado ou um pico de energia.

Para resolver o S.M.A.R.T. Hard Disk Error 301, pode tentar o seguinte:

  • Alterar a ordem de prioridade de inicialização;
  • Redefinir o BIOS;
  • Reinstalar o disco rígido;
  • Forçar a reinicialização;
  • Recorrer a um serviço profissional de recuperação de dados.

4. S.M.A.R.T. Hard Disk Error 303

Este é um código de erro comum em discos rígidos que ocorre quando o computador não inicializa corretamente e redireciona para o diagnóstico do sistema.

Existem vários motivos para o erro ocorrer, incluindo:

  • BIOS desatualizado;
  • Falha na conexão;
  • Vírus;
  • Corrupção de ficheiro;
  • Dano físico;
  • Encerramento inesperado;
  • Oscilação de energia.

Para resolver este problema, precisa que o disco rígido seja avaliado por um profissional para estabelecer qual é o problema e a extensão do dano.

Embora possa ser tentador tentar resolver o problema por conta própria, ferramentas como Bootrec, FSCK, Windows Error Checking Tool e CHKDSK podem causar mais danos e tornar os dados irrecuperáveis.

5. Disco Rígido 1 (3F1)

Este é um código de erro comum em discos rígidos de portáteis e pode ocorrer quando o disco está corrompido ou danificado, ou quando os ficheiros do sistema operativo estão danificados.

As soluções a seguir geralmente podem ser usadas para corrigir este tipo de falha:

  • Reinicialização total;
  • Redefinir padrões do BIOS;
  • Executar diagnósticos de hardware;
  • Redefinir o disco rígido.

6. Dispositivo de inicialização não encontrado

Este erro significa que o BIOS não consegue localizar uma unidade de inicialização no sistema.

É Geralmente causado por:

  • Sequência de inicialização incorreta no BIOS;
  • Problema de conexão;
  • Ataque de malware;
  • Danos físicos ao disco rígido.

Para corrigir esse tipo de erro:

  • Execute um hard reset;
  • Restaure as configurações padrão da BIOS;
  • Redefina o disco rígido.

7. Erro de disco rígido principal primário

Indica haver um erro com uma ou mais unidades do sistema e ocorre se a unidade estiver corrompida/danificada, ou quando os ficheiros do sistema operativo estão danificados.

Se o seu dispositivo mostrar esse código de erro, precisa que o disco rígido seja avaliado por um profissional.

Não tente usar ferramentas de verificação de erros, pois isso pode causar mais danos e tornar os dados irrecuperáveis.

8. Falha de inicialização do disco

Indica que o sistema encontrou um erro na unidade atualmente designada como unidade de inicialização.

Pode ocorrer se a unidade estiver corrompida ou danificada, ou se os ficheiros do sistema operativo estiverem danificados.

Novamente, se encontrar este código de erro, precisará que o disco rígido seja avaliado por um profissional.

Usar ferramentas de verificação de erros por conta própria pode causar mais danos e impossibilitar a recuperação dos dados.

9. Erro de verificação de redundância cíclica

Indica que há uma falha de leitura da unidade. Este código de erro comum em discos rígidos também pode ser causado por ficheiros mal configurados, instalação incorreta de programas ou corrupção de ficheiros.

Se se deparar com este código de erro, recomendamos que não use ferramentas de verificação de erros por conta própria.

Em vez disso, procure um profissional que possa fazer uma avaliação, pois esse erro geralmente é um problema de hardware.

Ao trabalhar nele, só vai causar mais danos e tornar os dados irrecuperáveis.

10. Erro do dispositivo de E/S

Um código de erro do dispositivo de E/S indica que há uma falha de leitura da unidade.

Ele pode ocorrer quando a unidade está corrompida ou danificada, ou se os ficheiros do sistema operativo estão danificados.

Assim como em outros códigos de erro comuns em discos rígidos apresentados neste artigo, recomendamos não trabalhar nisso sozinho e procurar um profissional para realizar uma avaliação completa.

11. Erro de leitura de disco

Este código de erro indica haver um erro de leitura da unidade e geralmente ocorre se o disco rígido estiver corrompido ou danificado, ou se os ficheiros do sistema operativo estiverem danificados.

De novo: para identificar e resolver o problema, a unidade precisa ser avaliada por um profissional.

12. Códigos de erro do Windows

Se o Windows encontrar determinados problemas, para de executar e apresenta informações de diagnóstico em texto branco numa tela azul – por isso são geralmente conhecidos como erros de tela azul.

Estes códigos de erro comuns em discos rígidos começam com “STOP 0x”, seguidos por vários códigos de letras e números que revelam a causa do erro.

Se encontrar um código de erro do Windows, tente reiniciar o sistema. Se isso não resolver o problema, pesquise o código de erro específico para determinar a origem do problema.

Se o código de erro sugerir um problema de hardware, pare de usar a unidade imediatamente e solicite a avaliação de um profissional.

13. O parâmetro está incorreto

Este é um dos códigos de erro mais comum em discos rígidos externos, na maioria das vezes causado por um problema de energia, porta ou cabo USB defeituoso, ou uma desconexão inadequada da unidade.

Às vezes, o problema pode ser resolvido conectando a unidade a um sistema diferente. Se isso não resolver o problema, precisará levar a unidade para um profissional avaliar.

14. A solicitação falhou devido a um erro fatal de hardware do dispositivo

Este código de erro indica que o dispositivo não está acessível. Pode ocorrer se a unidade estiver corrompida ou danificada, ou se os ficheiros do sistema operativo estiverem danificados.

Este tipo de erro às vezes pode ser resolvido com a reinicialização do sistema. Se isso não funcionar, a unidade precisará ser avaliada por um profissional.

Neste caso, como em outros dessa lista, recomendamos não tentar resolver o problema por conta própria, para evitar danos adicionais e impedir que os dados se tornem irrecuperáveis.

Como recuperar dados do disco rígido com algum código de erro?

Independente do código de erro apresentado pelo seu disco rígido, os seus dados podem ser recuperados — se contratar um serviço profissional.

Aqui na Bot, por exemplo, somos especialistas em recuperação de dados das mais variadas marcas e modelos de discos rígidos.

Além do seu disco ser tratado por profissionais altamente capacitados, num ambiente com partículas totalmente controladas, nós oferecemos o envio do seu dispositivo a partir de qualquer morada em Portugal.

Mas, se  preferir, também pode entregar o seu dispositivo em qualquer uma das nossas receções.

E mais: qualquer dúvida que tenha, pode entrar em contacto connosco — a qualquer hora do dia ou da noite — nas redes sociais: estamos no Instagram, Twitter e WhatsApp.

Conclusão

Hoje, conheceu os 15 erros mais comuns em discos rígidos. Alguns ocorrem devido a problemas no software (sistema), outros são causados por danos ao hardware (físico).

Independente dos problemas que causaram erros no seu disco rígido, nós podemos ajudar!

Os especialistas em recuperação de dados aqui da Bot estão equipados para fornecer recuperação bem-sucedida de qualquer marca ou modelo de disco.

Inicie a sua recuperação hoje e torne-se um dos nossos mais de 100.000 casos resolvidos!

Compartilhar:

Posts relacionados