Quando um dispositivo de armazenamento começa a apresentar falhas, é normal sentir medo de perder os dados contidos no dispositivo. Felizmente, nem tudo está perdido: existe uma série de alternativas para recuperar os dados e até mesmo reparar a unidade sem precisar perder os seus dados.
Neste artigo, verá como é simples recuperar os dados num cartão SD RAW, bem como torná-lo utilizável novamente. Confira!
O que é um cartão SD RAW?
Um cartão SD RAW é um dispositivo de armazenamento, cujo sistema de arquivos se encontra danificado ou ausente. Neste sentido, os dados contidos no cartão SD não foram processados e, por conta disso, tornam-se ilegíveis para o sistema operacional.
Para que um dispositivo de armazenamento seja lido corretamente, os dados devem estar formatados de acordo com um sistema de arquivos. Caso isto não aconteça, os dados tornam-se ilegíveis para grande parte dos sistemas operacionais e softwares.
Felizmente, existem alguns softwares específicos que conseguem aceder aos dados para realizar uma recuperação, mesmo quando o dispositivo apresenta-se como RAW. No entanto, se deseja poder usar o cartão novamente para armazenar dados, após a recuperação dos arquivos, será necessário formatar o dispositivo.
Sinais de um cartão SD RAW
Reconhecer um cartão SD RAW é muito simples: ao conectar o cartão ao computador, o sistema operacional não conseguirá ler os arquivos. Utilizadores do Windows podem deparar-se com a mensagem “Formate o disco na unidade para poder usá-lo” ou algo semelhante.
Além disso, no Windows, a função de Verificar disco não funciona quando um dispositivo se encontra no formato RAW. Por outras palavras, se tentar executar o comando “chkdsk” no prompt de comando, a tela exibirá a mensagem “O tipo de sistema de arquivos é RAW. Chkdsk não está disponível para unidades RAW”.
Outros sinais de um cartão SD RAW incluem nomes de arquivos substituídos por caracteres estranhos, arquivos e pastas que desapareceram do cartão, o sistema a mostrar a unidade do cartão como bytes (embora haja dados no cartão) e, por fim, uma mensagem de erro de “Cartão não formatado”.
Contudo, mesmo com todos esses sinais, não é preciso desesperar. Neste artigo, ensinaremos como recuperar os dados de um cartão SD RAW. Caso o seu cartão de memória não seja do tipo SD, recomendamos a leitura do nosso artigo: Como recuperar cartão de memória corrompido no telemóvel?
Por que os cartões SD ficam RAW?
Operações impróprias
A utilização incorreta do cartão pode levar a erros na gravação e leitura de dados que eventualmente podem causar danos ao sistema de arquivos do cartão, tornando-o inacessível pelo computador.
Entre estas operações impróprias estão: ejetar o cartão sem seguir os protocolos de ejeção segura, perda de energia e interrupções abruptas nos processos de gravação e leitura.
Corrupção
Quando o sistema de arquivos do cartão é danificado ou corrompido, o cartão torna-se RAW. Isto pode acontecer por defeitos de fábrica, danos físicos, desgaste normal do dispositivo e até mesmo por problemas com softwares.
Contágio por vírus
Vírus e outros malwares podem atacar o sistema de dados do cartão, impedindo assim a sua leitura e tornando-o RAW.
Qualidade
A qualidade do dispositivo também pode ser um grande fator de risco para que o sistema de arquivos sofra algum dano e o cartão fique em formato RAW. Procure sempre comprar dispositivos de armazenamento de marcas bem estabelecidas no mercado.
Como recuperar um cartão de memória em formato RAW?
Reparar o cartão SD RAW sem formatação
Os passos a seguir se referem à recuperação de dados de um cartão SD utilizando o software Wondershare Recoverit. No entanto, os passos devem ser semelhantes para outros programas de recuperação de dados.
Passo 1. Selecionar o modo de recuperação
Insira o cartão SD no computador, inicie o software de recuperação de dados e selecione o modo “Recuperação de Dispositivos Externos”.
Passo 2. Selecionar o cartão SD em RAW
Quando aparecer uma lista de unidades que podem ser recuperadas, selecione a unidade que se refere ao cartão SD e clique em “Seguinte” para dar início ao processo de recuperação.
Passo 3. Verificar o cartão SD
De início, o software irá procurar dados no cartão que podem ser recuperados e irá dispor uma lista com os dados recuperáveis. Contudo, esta primeira verificação pode ser mais rápida e não conseguir alcançar todos os dados dentro da unidade.
Portanto, se deseja realizar uma verificação mais profunda antes de continuar, clique em “Modo de Recuperação Geral” antes de continuar.
Passo 4. Pré-visualizar e recuperar arquivos
Após o final da verificação, aparecerá uma lista onde poderá pré-visualizar os arquivos que podem ser recuperados. Desta forma, recupera apenas aquilo que realmente interessa e não precisa gastar espaço com arquivos desnecessários.
Nesta etapa, basta selecionar os arquivos que deseja recuperar e clicar em “Recuperar”. Vale ressaltar que é recomendável salvar os arquivos recuperados numa nova localização segura, fazendo um backup dos dados noutro dispositivo que não o cartão.
Reparar o cartão SD RAW sem perder dados com formatação
A formatação é a maneira mais certeira de recuperar um cartão SD ou outros tipos de dispositivos de armazenamento. No entanto, ao fazer isso, os dados contidos no dispositivo são apagados. Porém, mesmo assim, nem tudo está perdido.
Pode conferir algumas maneiras de recuperar arquivos num dispositivo de armazenamento formatado no nosso artigo sobre 11 formas de recuperar HD formatado (o processo é semelhante para os demais tipos de dispositivos).
Felizmente, existe uma maneira de tentar recuperar o cartão SD sem precisar formatá-lo.
Reparar cartão SD RAW usando CMD
- Conecte o cartão SD RAW ao computador;
- Escreva CMD na barra de pesquisa do Windows;
- Clique com o botão direito no aplicativo Prompt de Comando (Command Prompt) e selecione Executar como Administrador;
- Verifique a letra da unidade do cartão SD. Para fins de exemplo, neste tutorial a letra é “H”;
- No Prompt de Comando, digite chkdsk H: /f /r e pressione Enter. Não se esqueça de substituir o “H” pela letra que representa o seu cartão SD.
Ao seguir estes passos, o computador dará início ao processo de correção do cartão SD. Se o procedimento for um sucesso, no final, poderá aceder ao seu cartão SD normalmente como fazia antes de ele se tornar RAW.
Ferramenta de Verificação de Erros
Uma outra alternativa é utilizar a ferramenta de verificação de erros, um recurso do próprio Windows. Para isso, siga estes passos?
- Conecte o cartão SD RAW ao computador;
- Abra o Explorer e vá em “Este computador”;
- Localize a unidade do cartão SD e clique sobre com o botão direito;
- No menu que aparece, clique em “Propriedades”;
- Vá na aba “Ferramentas” e clique em “Verificar” na secção “Verificação de erros”.
O processo irá começar e tentar encontrar possíveis erros na sua unidade. Se possível, tentará mostrar possíveis soluções a serem tentadas para reparar o cartão.
Conclusão
Perder um dispositivo de armazenamento por ficar no formato RAW pode ser bastante frustrante, mas nem tudo está perdido. Utilizando as ferramentas adequadas, é possível recuperar os dados e formatá-lo para que possa ser usado posteriormente.
Caso tente todos esses passos e não conseguiu recuperar os seus dados, ou se está com problemas com algum outro tipo de dispositivo de armazenamento, não hesite em procurar os serviços da Bot!
A Bot é líder em recuperação de dados há mais de uma década, com mais de 100.000 casos de sucesso e um índice de 99% de aprovação. Está presente em várias cidades portuguesas, contando com métodos específicos e assertivos que garantam uma alta taxa de recuperação de dados em casos como este.
Se precisar de ajuda, preencha este formulário para obter auxílio da Bot.