A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Um cartão de memória é um dispositivo de armazenamento usado para aumentar o espaço de armazenamento de câmeras digitais, filmadoras, smartphones, etc.

Os cartões de memória podem armazenar toneladas de fotos, imagens, vídeos, documentos e vários outros arquivos.

Além disso, os cartões de memória vêm em vários fatores de forma com base em sua funcionalidade. Essas divisões de cartões de memória são: cartão SD, Memory Stick, cartão Micro SD, cartão XD, cartão CF, cartão SDHC, cartão SDXC, etc.

Porém, qualquer dispositivo de armazenamento externo, incluindo um cartão de memória ou cartão SD, é vulnerável a erros devido a vários cenários.

Neste artigo confira os erros mais comuns em cartões de memória e métodos confiáveis ​​para corrigi-los.

Erro no cartão de memória

Por que o cartão SD dá erro?

Como outros tipos de mídia de armazenamento de dados, o cartão de memória é suscetível a vários problemas.

É importante notar que os cartões SD são muito delicados e requerem o máximo cuidado ao manuseá-los.

Mesmo a menor negligência de sua parte pode afetar drasticamente a condição do cartão SD. Por isso, eles devem ser mantidos em estojos apropriados quando não forem colocados no dispositivo.

Assim como o manuseio inadequado, existem outras razões que levam o cartão SD a dar erro.

Como, por exemplo, remover o cartão sem ejetá-lo corretamente (ou sem desligar o dispositivo ao qual ele está inserido), inseri-lo em dispositivos suspeitos de infecção por vírus, usar leitores de cartão defeituosos, e desligar o dispositivo onde ele está inserido enquanto este está realizando um processo de gravação.

Causas de erro no cartão de memória

Existem algumas razões que levam o cartão de memória a sofrer erros.

Algumas delas são formatação incorreta, sistema de arquivos incorreto (RAW), leitor com defeito, infecção por vírus/malwares, corrupção da estrutura do disco ou da unidade, picos de energia e interrupção do processo de gravação.

A seguir, detalhamos cada uma dessas causas mais comuns de erro nos cartões de memória. Confira:

O cartão de memória não está formatado corretamente

Se, quando você tenta abrir seu cartão de memória, aparece uma mensagem de erro dizendo “O disco não está formatado, deseja formatá-lo agora? ”, isso significa que ele não está formatado corretamente.

Isso pode ocorrer devido a:

  • Infecção por vírus grave no cartão SD;
  • Método inadequado de formatação;
  • Reformatação frequente;
  • Uso do cartão SD em dispositivos infectados por vírus.

O sistema de arquivos está danificado ou a propriedade do sistema de arquivos é RAW

Quando um cartão SD se torna RAW, o sistema operacional impede que você abra o dispositivo e solicitará que você formate o cartão de memória, enviando a mensagem de erro “Você precisa formatar o disco na unidade antes de poder usá-lo” — ou algo parecido — sempre que você está tentando acessar os arquivos salvos nele.

Isso porque o RAW não é um sistema de arquivos válido, e não pode ser reconhecido pelo computador. Geralmente, o sistema de arquivos do seu cartão SD se transforma em RAW devido a:

  • Sistema de arquivos do cartão SD danificado ou corrompido;
  • Sistema de arquivos do cartão de memória ausente;
  • Sistema de arquivos não reconhecido pelo computador;
  • Cartão SD formatado com um sistema de arquivos incompatível.

Os problemas listados podem ser causados ​​por um ataque de vírus, operações incorretas na mídia de armazenamento, falha de formato, entre outros.

O leitor de cartão com defeito

Para ler os dados de um cartão SD, o leitor do cartão também precisa funcionar bem. Se houver algum dano no leitor do cartão SD, não será possível ler os dados.

Portanto, para garantir que não seja o caso, tente inserir o cartão SD em outro leitor ou dispositivo para verificação adicional.

A infecção pelo vírus ou malware

Se você inserir o cartão SD em um dispositivo infectado, ele também pode ser infectado por vírus ou malware. Isso pode afetar o status atual dos arquivos e também tornar os dados ilegíveis.

Além disso, alguns vírus podem criptografar os dados do cartão com uma senha, enquanto os hackers pedem uma recompensa para desbloquear seus arquivos.

Estrutura do disco do cartão de memória corrompida ou cartão de memória corrompido

Quando o cartão de memória está corrompido, isso significa que você não pode acessar arquivos dele, e os arquivos armazenados nele podem desaparecer, pois o cartão SD não pode ser aberto ou não pode ser reconhecido pelo seu computador.

Alguns sinais de que seu cartão de memória está corrompido são:

  • Dados ausentes;
  • Cartão não reconhecido;
  • Mensagens de erro: quando você insere e tenta acessar o cartão, ele dá alerta como “Acesso negado” ou “ Cartão SD não será formatado”;
  • Arquivos desconhecidos;
  • Impossibilidade de ler e/ou gravar dados;
  • Mau funcionamento do dispositivo;
  • Cartão SD em branco: um cartão SD corrompido com dados pode ser exibido como vazio no seu dispositivo.

Picos de energia ao retirar o cartão de memória sem desligar a câmera

Um pico de energia inesperado — que pode ser causado, por exemplo, pela remoção do cartão de memória com a câmera ligada — pode danificar logicamente o cartão.

Após esse pico de energia, se o cartão estiver realmente danificado logicamente, ao tentar abrí-lo em seu computador, você receberá uma mensagem pedindo para formatar o dispositivo para ter acesso aos dados.

Além disso, ao verificar o cartão de memória na interface do “Gerenciamento de Disco” ou em “Propriedades”, você também vai descobrir que ele é exibido como RAW — e não no formato NTFS ou FAT32 comum.

Desligar a câmara durante o processo de gravação

Quando você desliga a câmera durante o processo de gravação, isso causa a interrupção da execução do processo de transferência de arquivos, danificando blocos de memória e corrompendo o cartão.

Por isso, o recomendado é manter a câmera ligada durante o processo de gravação.

O que fazer quando o cartão de memória dá erro?

Se seu cartão de memória está dando erro, confira algumas providências que você pode tomar para resolver o problema:

Insira seu cartão de memória corretamente

A primeira coisa a fazer para corrigir os erros do cartão de memória é reinserir corretamente o cartão SD.

Para fazer isso, desligue sua câmera ou dispositivo smartphone, remova o cartão de memória e insira cuidadosamente o cartão SD/memória novamente no dispositivo.

Caso sua memória ainda mostre erros, passe para o próximo método.

Conecte seu cartão de memória a outro dispositivo ou computador

Às vezes, os cartões de memória podem apresentar erros devido a problemas de compatibilidade.

Para verificar o problema de compatibilidade, conecte seu cartão de memória ao computador ou a qualquer outro dispositivo.

No caso, se sua memória tiver problemas de compatibilidade, você precisará substituir o cartão de memória para resolver o problema ou usar os dispositivos nos quais seu cartão SD não apresenta problemas de compatibilidade.

Mas, se seu cartão de memória estiver corrompido e tiver fotos, documentos ou vídeos importantes salvos nele, o ideal é recorrer a um método para recuperação de dados.

Corrigir erro no cartão de memória ou cartão SD usando a função CHKDSK

Antes de executar este método, o ideal é usar um método para recuperar os dados salvos nele, para evitar qualquer cenário de perda de dados.

Só então siga as etapas fornecidas abaixo para obter acesso aos arquivos do cartão de memória, como fotos, vídeos, áudio, documentos de texto através da execução do comando CHKDSK.

  • Conecte o cartão SD corrompido ao seu computador e digite “cmd” no menu “Iniciar” do Windows;
  • Abra o “Prompt de Comando” como administrador;
  • Digite Chkdsk f: /r (substituindo F pela letra do cartão de memória corrompido);
  • Pressione “Enter”;
  • Aguarde até que a operação termine para corrigir o erro do cartão SD ou do cartão de memória.

Formate o cartão de memória

A última coisa para corrigir qualquer erro de cartão SD ou cartão de memória é formatá-lo. Antes de prosseguir para formatar seu cartão SD, é importante que você recupere os dados salvos nele, já que a formatação irá remover todos os arquivos que ele contém.

Para realizar a formatação:

  • Digite Painel de Controle em sua pesquisa do Windows;
  • Selecione “Ferramentas Administrativas”;
  • Agora clique em “Gerenciamento do Computador”;
  • Em seguida, clique em “Gerenciamento de disco”;
  • Em seguida, clique com o botão direito do mouse no cartão SD não reconhecido;
  • Agora selecione “Formatar” para realizar a formatação.

Conclusão

Como discos rígidos externos e outros dispositivos de armazenamento, os cartões de memória também são propensos a danos e falhas graves.

Isso pode acontecer em casos de formatação inadequada do sistema de arquivos, quando o cartão se torna RAW, ou quando é infectado por algum vírus.

Os cartões de memória também podem apresentar erros quando sua estrutura está corrompida ou quando sofre picos de energia (em casos de remoção com o dispositivo ligado ou sem ejetar corretamente).

Por fim, quando o dispositivo onde o cartão está inserido é desligado durante o processo de gravação, isso também pode causar erros.

Para resolver os erros do cartão de memória, às vezes simples soluções bastam — como, por exemplo, inseri-lo corretamente ou conectá-lo a outro dispositivo.

Porém, em outros casos, é preciso recorrer a soluções mais complexas — como a execução do comando CHKDSK no CMD ou a formatação do cartão.

Agora, para recuperar os dados do cartão de memória com total segurança e garantia, somente recorrendo a uma empresa especializada em recuperação de dados, como a Bot.

Aqui, nossos especialistas recuperam os dados do seu cartão em uma sala limpa — um ambiente com as partículas totalmente controladas, que protegem sua unidade de danos físicos.

Além disso, trabalhamos com cartões de memória de qualquer modelo, marca e sistema de arquivos — reparando a unidade independentemente dela ter sofrido quedas, queima, corrupção ou simplesmente a remoção dos arquivos.

Sem falar que recuperamos seus dados em tempo recorde e o seu orçamento fica pronto em no máximo 48 horas.

Por fim, também custeamos o envio do seu cartão de memória a partir de qualquer localidade do Brasil.

Inicie sua recuperação conosco e se torne um de nossos 100.000 casos resolvidos com sucesso!