A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Um aspecto cada vez mais importante quando optamos por um dispositivo — seja um desktop ou notebook — é a capacidade do HD.

E não poderia ser diferente, já que a capacidade representa o volume e quantidade de arquivos que um disco rígido é capaz de armazenar. Como armazenamos cada vez mais dados em nossos dispositivos, entender o tamanho ideal da capacidade do seu HD realmente é fundamental.

No artigo de hoje, descubra o significado da capacidade do HD, os tamanhos existentes (e qual é o maior deles atualmente), como saber a capacidade do seu disco rígido e porque ele pode apresentar uma capacidade inferior à da indicada na etiqueta.

Saiba também qual é o tamanho de HD ideal para você e como restaurar a capacidade original do disco.

Onde vejo a capacidade do meu HD e qual o tamanho ideal?

O que significa capacidade do HD?

A capacidade do HD significa a quantidade de armazenamento em um disco rígido, medida em gigabytes ou terabytes. Sendo que ela é medida pela quantidade de dados que o HD consegue armazenar — que geralmente é muito maior do que o espaço que os aplicativos ocupam.

Quais os tamanhos de HD existentes?

Atualmente, existem diversos tamanhos de HD. Os mais populares entre eles são os seguintes:

16 GB, 32 GB e 64 GB

Esse intervalo está entre os mais baixos para espaço de armazenamento em HDD e normalmente é encontrado em dispositivos mais antigos e menores.

120 GB e 256 GB

Esse intervalo geralmente é considerado um ponto de entrada para dispositivos HDD, como notebooks ou computadores.

500 GB, 1 TB e 2 TB

Cerca de 500 GB ou mais de armazenamento HDD é normalmente considerado suficiente para um usuário médio (que usa o PC com regularidade e utiliza recursos intermediários — que vão além de navegadores de internet e editores de texto).

Os usuários provavelmente podem armazenar todas as suas músicas, fotos, vídeos e outros arquivos com este tanto de espaço.

Porém, para quem utiliza jogos e softwares que ocupam muito espaço, armazenamentos de 1 TB a 2 TB de espaço no disco rígido é mais adequado.

Mais que 2 TB

Esse espaço no disco rígido é adequado para usuários que trabalham com arquivos de alta resolução, que precisam armazenar, hospedar uma grande quantidade de dados ou desejam usar esse espaço para backup e redundância.

Qual o HD com maior capacidade do mundo?

Atualmente, o HDD de maior capacidade é de 20 TB. Porém, os HDDs na verdade tem menos espaço do que o anunciado, pois o sistema operacional, as estruturas do sistema de arquivos e alguns procedimentos de redundância de dados usam uma parte desse espaço.

Como saber qual a capacidade do meu HD?

Descobrir a capacidade do HD varia dependendo do sistema operacional do seu dispositivo (Windows ou Mac). Portanto, vejamos como saber a capacidade do disco em cada um deles:

Windows

  1. Abra “Iniciar” e clique no símbolo do Windows no canto inferior esquerdo da tela Você também pode pressionar a tecla do Windows no teclado para abrir o menu “Iniciar”;
  2. Abra “Configurações”, clicando no ícone em forma de engrenagem no canto inferior esquerdo do menu “Iniciar”;
  3. Clique em “Sistema”, um ícone em forma de computador na página “Configurações”. Se uma página diferente da página principal de configurações abrir, clique no botão “Voltar” no canto superior esquerdo da janela até que o botão “Voltar” desapareça;
  4. Clique na guia “Armazenamento”. Essa opção está no lado superior esquerdo da página “Exibir”;
  5. Revise a capacidade do HD. Abaixo do título “Armazenamento local” na parte superior da página, você verá uma imagem do seu disco rígido com as categorias “Número usado” e “Número livre” abaixo dele. A seção “Número usado” informa quanto do disco rígido do seu computador está sendo usado, enquanto a seção “Número livre” informa quanto espaço livre resta;
  6. Abra seu HD. Clique no ícone do disco rígido abaixo do título “Armazenamento local”. Isso abrirá uma lista, que mostra quanto espaço tipos específicos de arquivos, programas, etc estão ocupando — o que o ajudará a direcionar áreas para limpeza, se você quiser liberar algum espaço no disco.

Mac

  1. Abra o menu Apple, clicando no símbolo da Apple no canto superior esquerdo da tela. Um menu suspenso aparecerá;
  2. Clique em “Sobre este Mac”. Está na parte superior do menu suspenso. Ao fazê-lo uma nova janela abrirá;
  3. Clique na guia “Armazenamento”. Esta opção está na parte superior da janela “Sobre este Mac”;
  4. Revise o espaço no disco rígido do seu Mac. No canto superior direito da janela, você verá a quantidade de armazenamento restante da capacidade total disponível em seu computador (por exemplo, “15 GB livres de 249 GB”).

Você também pode ver uma divisão codificada por cores de quais programas estão ocupando mais espaço nesta página

Se você passar o mouse sobre uma seção codificada por cores, poderá ver exatamente quanto espaço ocupam os arquivos pertencentes à seção (por exemplo, “Aplicativos”) estão ocupando.

Por que o meu HD mostra uma capacidade menor do que o indicado na etiqueta?

Os fabricantes de HD comercializam os discos em termos de capacidade decimal (base 10). Em notação decimal, um megabyte (MB) é igual a 1.000.000 de bytes, um gigabyte (GB) é igual a 1.000.000.000 de bytes e um terabyte (TB) é igual a 1.000.000.000.000 de bytes.

Programas como FDISK, BIOS do sistema, Windows e versões mais antigas do macOS usam o sistema de numeração binário (base 2).

No sistema de numeração binário, um megabyte é igual a 1.048.576 de bytes, um gigabyte é igual a 1.073.741.824 de bytes e um terabyte é igual a 1.099.511.627.776 de bytes.

Fórmula de cálculo de capacidade

  • Capacidade decimal / 1.048.576 = capacidade binária em MB
  • Capacidade decimal / 1.073.741.824 = capacidade binária em GB
  • Capacidade decimal / 1.099.511.627.776 = capacidade binária em TB.

Exemplo:

Um HD de 500 GB tem aproximadamente 500.000.000.000 de bytes (500 x 1.000.000.000).

Ao usar o cálculo binário em GB, (500.000.000.000 / 1.073.741.824) os mesmos 500 GB aparecerão como 465 gigabytes.

Por isso que o Windows exibe uma unidade de 500 GB como 465 GB.

Um HD de 5 TB tem aproximadamente 5.000.000.000.000 de bytes (5 x 1.000.000.000.000).

Ao usar o cálculo binário em TB, (5.000.000.000.000 / 1.099.511.627.776) os mesmos 5 TB aparecerão como 4,54 terabytes.

Por isso que o Windows exibe uma unidade de 5 TB como 4,54 TB.

Qual o tamanho ideal de um HD?

Quando você pensa sobre qual deve ser a capacidade do HD, considere os tipos e o volume de arquivos que vai armazenar em seu disco.

Você também pode considerar a intensidade de uso do HD ao escolher sua capacidade:

Uso leve (500 GB – 1 TB)

Normalmente recomendado para

Home office

Tipos de arquivos

Documentos, imagens pequenas (3-5 MB), áudio não profissional (5 MB)

 

Uso moderado (1 TB – 4 TB)

Normalmente recomendado para

Fotógrafos, cinegrafistas, editores de vídeo, produtores musicais e designers de jogos ou qualquer um que queira fazer mais uso do que um home office e soft use

Tipos de arquivos

Fotos (5 MB), áudios profissionais de alta qualidade (15 – 20 MB), vídeos SD (~1,5 GB por 2 horas) e jogos pequenos (300 MB – 4 GB)

 

Uso Pesado (4 TB+)

Normalmente recomendado para

Criadores de conteúdo, grandes coleções de arquivos, combinações de qualquer uso acima mencionado

Tipos de arquivos

Filmes em HD (6-8 GB) e/ou jogos grandes (10+ GB)

 

Como vimos, a escolha do tamanho da unidade depende não apenas do tipo de dados que você deseja armazenar, mas também da quantidade.

Mas, vale lembrar que você também pode excluir os arquivos da sua unidade interna e armazená-los em uma unidade externa.

Como restaurar a capacidade do HD?

Para restaurar a capacidade do HD, você pode recorrer a uma das 5 correções a seguir:

Correção 1: execute uma formatação rápida do disco rígido

Você pode restaurar a capacidade do HD com esse método facilmente seguindo estas etapas:

  • Conecte o HD ao seu computador (se for uma unidade externa) e inicie “Meu Computador” (ou “Este PC”) no “Windows Explorer”;
  • Agora, clique com o botão direito do mouse no ícone do HD que foi reduzido e vá para a opção “Formatar”;
  • Aqui, você pode selecionar um sistema de arquivos preferido ou alterar o esquema de formatação da unidade. No final, clique no botão “Formatar” e aguarde até que seu HD seja reatribuído.

Correção 2: Exclua a partição e reformate-a via Gerenciamento de disco

Se uma formatação rápida não for capaz de corrigir o problema, tente esta abordagem.

Para isso, conte com a ajuda do aplicativo “Gerenciamento de disco”, para excluir as partições e formatar completamente o HD.

  • Depois que o HD estiver conectado ao seu sistema, você poderá iniciar o aplicativo “Gerenciamento de disco” no menu “Iniciar”. Você também pode abrir o prompt “Executar” e digitar o comando “diskmgmt.msc”;
  • Quando o aplicativo “Gerenciamento de disco” for iniciado, você pode selecionar a partição e clicar com o botão direito do mouse. A partir daqui, você pode optar por excluir a partição de 32 GB da sua unidade;
  • Após se livrar de todas as partições, você pode clicar com o botão direito do mouse no ícone do disco rígido e optar por formatá-lo;
  • Isso abrirá um assistente dedicado, onde você pode selecionar um sistema de arquivos apropriado para a unidade. Você pode seguir o assistente e inserir os detalhes relevantes para formatar todo o disco com sucesso.

Correção 3: use o utilitário Diskpart para formatar a unidade

Às vezes, pode ser difícil restaurar o HD ao seu tamanho original por diferentes motivos.

Nesse caso, o ideal é iniciar o “Prompt de comando” e usar o utilitário Diskpart para corrigir esse problema.

  • Conecte-o primeiro ao seu computador e inicie o “Prompt de comando” como administrador;
  • Depois que o “Prompt de comando” for iniciado, digite o comando “diskpart” para carregar o utilitário de partição de disco;
  • Agora, basta digitar o comando “list disk” para obter uma lista de todos os discos conectados. Você ainda pode usar o comando “select” seguido pelo identificador para marcá-lo (como “select disk 2”);
  • Uma vez que o disco é selecionado, você pode digitar o comando “clean” para limpar seu armazenamento;
  • Depois, digite o comando “create partition primary” para criar a partição primária em sua unidade;
  • No final, você pode digitar o comando “format” para formatar a unidade, seguido de seu sistema de arquivos. Por exemplo, para formatar o disco no sistema de arquivos NTFS, você pode digitar o comando “format fs=ntfs”.

Correção 4: atualize os drivers do disco rígido relevante

Caso seu sistema esteja sendo executado em um driver antigo ou desatualizado, você pode achar difícil restaurar o HD externo à sua capacidade total.

Para corrigir isso, basta atualizar os drivers (disco ou USB) para as versões mais recentes disponíveis. Veja como restaurar a capacidade total do disco rígido atualizando os drivers:

  • Vá para o menu “Iniciar” e procure por “Gerenciador de dispositivos” para abrir o aplicativo. Como alternativa, você também pode abrir o prompt “Executar” e digitar o comando “devmgmt.msc”;
  • Quando a janela do “Gerenciador de dispositivos” abrir, você pode expandir a categoria relevante e selecionar seu HD ou driver USB;
  • Clique com o botão direito do mouse no ícone do driver e escolha atualizar o driver a partir daqui. Isso iniciará um assistente dedicado, que você pode seguir para procurar atualizações relevantes e instalá-las em seu sistema.

Correção 5: Instale manualmente o software para o driver USB

Por fim, você pode instalar manualmente seus drivers. Para isso, você precisa conhecer os detalhes do dispositivo e pode encontrar o driver compatível acessando seu site.

  • Basta iniciar o aplicativo “Gerenciador de dispositivos” e clicar com o botão direito do mouse no ícone do driver para acessar suas propriedades.
  • Assim que a janela “Propriedades” abrir, vá para a seção “Detalhes” e verifique as especificações do driver.
  • Agora, você pode simplesmente acessar o site oficial do driver e instalar o software relevante em seu sistema para corrigi-lo.

Conclusão

A capacidade do HD pode variar entre 500 GB até mais de 4 TB. Para saber o tamanho ideal para o seu dispositivo, considere tanto o volume como o tipo de dados que você precisa armazenar e executar.

Quanto maiores e mais complexos os aplicativos e softwares que você precisar (e maiores os arquivos que você precisar armazenar) maior deve ser a capacidade do seu HD.

Em alguns casos, restaurar a capacidade do seu HD envolve a formatação — o que, infelizmente, também pode causar a perda dos seus dados armazenados nele.

Caso você precise recorrer à formatação, não se preocupe. Podemos recuperar seus dados para você e apresentar um orçamento para esta recuperação em até 48 horas!

Com mais de 80.000 casos solucionados com sucesso e 95% de satisfação entre nossa clientela, podemos garantir a recuperação segura dos seus dados.

Afinal, contamos com profissionais altamente capacitados, que têm recuperado dados de milhares de HDs diariamente, ao longo de nossos mais de 10 anos de existência.

Sem falar que custeamos o envio do seu dispositivo a partir de qualquer localidade do Brasil, para sua comodidade e conveniência.

Não perca tempo, confie em quem é especialista em recuperar dados: inicie sua recuperação conosco!