Um aspeto cada vez mais importante quando optamos por um dispositivo — seja um desktop ou notebook — é a capacidade do disco rígido.
E não poderia ser diferente, já que a capacidade representa o volume e quantidade de ficheiros que um disco rígido é capaz de armazenar. Como armazenamos cada vez mais dados nos nossos dispositivos, entender o tamanho ideal da capacidade do seu disco rígido realmente é fundamental.
No artigo de hoje, descubra o significado da capacidade do disco rígido, os tamanhos existentes (e qual é o maior deles atualmente), como saber a capacidade do seu disco rígido e porque ele pode apresentar uma capacidade inferior à da indicada na etiqueta.
Saiba também qual é o tamanho do disco rígido ideal para si e como restaurar a capacidade original do disco.
O que significa a capacidade do disco rígido?
A capacidade do disco rígido significa a quantidade de armazenamento num disco rígido, medida em gigabytes ou terabytes. Sendo que ela é medida pela quantidade de dados que o disco rígido consegue armazenar — que geralmente é muito maior do que o espaço que as aplicações ocupam.
Quais os tamanhos de disco rígido existentes?
Atualmente, existem diversos tamanhos de disco rígido. Os mais populares entre eles são os seguintes:
16 GB, 32 GB e 64 GB
Este intervalo está entre os mais baixos para espaço de armazenamento em disco rígido e normalmente é encontrado em dispositivos mais antigos e menores.
120 GB e 256 GB
Este intervalo geralmente é considerado um ponto de entrada para dispositivos disco rígido, como notebooks ou computadores.
500 GB, 1 TB e 2 TB
Cerca de 500 GB ou mais de armazenamento disco rígido é normalmente considerado suficiente para um utilizador médio (que usa o PC com regularidade e utiliza recursos intermediários — que vão além de navegadores de internet e editores de texto).
Os utilizadores provavelmente podem armazenar todas as suas músicas, fotos, vídeos e outros ficheiros com este espaço.
Porém, para quem utiliza jogos e softwares que ocupam muito espaço, armazenamentos de 1 TB a 2 TB de espaço no disco rígido é mais adequado.
Mais que 2 TB
Esse espaço no disco rígido é adequado para utilizador que trabalham com ficheiros de alta resolução, que precisam armazenar, hospedar uma grande quantidade de dados ou desejam usar esse espaço para backup e redundância.
Qual o disco rígido com maior capacidade do mundo?
Atualmente, o disco rígido de maior capacidade é de 20 TB. Porém, os disco rígidos na verdade têm menos espaço do que o anunciado, pois o sistema operativo, as estruturas do sistema de ficheiros e alguns procedimentos de redundância de dados usam uma parte desse espaço.
Como saber qual a capacidade do meu disco rígido?
Descobrir a capacidade do disco rígido varia dependendo do sistema operativo do seu dispositivo (Windows ou Mac). Portanto, vejamos como saber a capacidade do disco em cada um deles:
Windows
- Abra “Iniciar” e clique no símbolo do Windows no canto inferior esquerdo da tela. Também pode pressionar a tecla do Windows no teclado para abrir o menu “Iniciar”;
- Abra “Definições”, clicando no ícone em forma de engrenagem no canto inferior esquerdo do menu “Iniciar”;
- Clique em “Sistema”, um ícone em forma de computador na página “Definições”. Se uma página diferente da página principal de configurações abrir, clique no botão “Voltar” no canto superior esquerdo da janela até que o botão “Voltar” desapareça;
- Clique na guia “Armazenamento”. Esta opção está no lado superior esquerdo da página “Exibir”;
- Revise a capacidade do disco rígido. Abaixo do título “Armazenamento local” na parte superior da página, verá uma imagem do seu disco rígido com as categorias “Número usado” e “Número livre” abaixo. A secção “Número usado” informa quanto do disco rígido do seu computador está a ser usado, enquanto a secção “Número livre” informa quanto espaço livre resta;
- Abra o seu disco rígido. Clique no ícone do disco rígido abaixo do título “Armazenamento local”. Isto abrirá uma lista, que mostra quanto espaço tipos específicos de ficheiros, programas, etc estão a ocupar — o que o ajudará a direcionar áreas para limpeza, se quiser liberar algum espaço no disco.
Mac
- Abra o menu Apple, clicando no símbolo da Apple no canto superior esquerdo da tela. Um menu suspenso aparecerá;
- Clique em “Sobre este Mac”. Está na parte superior do menu suspenso. Ao fazê-lo uma nova janela abrirá;
- Clique na guia “Armazenamento”. Esta opção está na parte superior da janela “Sobre este Mac”;
- Reveja o espaço no disco rígido do seu Mac. No canto superior direito da janela, verá a quantidade de armazenamento restante da capacidade total disponível no seu computador (por exemplo, “15 GB livres de 249 GB”).
Também pode ver uma divisão codificada por cores com os programas que estão a ocupar mais espaço nesta página.
Se passar o rato sobre uma secção codificada por cores, poderá ver exatamente quanto espaço ocupam os ficheiros pertencentes à secção (por exemplo, “Aplicações”) estão a ocupar.
Por que o meu HD mostra uma capacidade menor do que o indicado na etiqueta?
Os fabricantes de disco rígido comercializam os discos em termos de capacidade decimal (base 10). Em notação decimal, um megabyte (MB) é igual a 1.000.000 de bytes, um gigabyte (GB) é igual a 1.000.000.000 de bytes e um terabyte (TB) é igual a 1.000.000.000.000 de bytes.
Programas como FDISK, BIOS do sistema, Windows e versões mais antigas do macOS usam o sistema de numeração binário (base 2).
No sistema de numeração binário, um megabyte é igual a 1.048.576 de bytes, um gigabyte é igual a 1.073.741.824 de bytes e um terabyte é igual a 1.099.511.627.776 de bytes.
Fórmula de cálculo de capacidade
- Capacidade decimal / 1.048.576 = capacidade binária em MB
- Capacidade decimal / 1.073.741.824 = capacidade binária em GB
- Capacidade decimal / 1.099.511.627.776 = capacidade binária em TB.
Exemplo:
Um disco rígido de 500 GB tem aproximadamente 500.000.000.000 de bytes (500 x 1.000.000.000).
Ao usar o cálculo binário em GB, (500.000.000.000 / 1.073.741.824) os mesmos 500 GB aparecerão como 465 gigabytes.
É por isso que o Windows exibe uma unidade de 500 GB como 465 GB.
Um disco rígido de 5 TB tem aproximadamente 5.000.000.000.000 de bytes (5 x 1.000.000.000.000).
Ao usar o cálculo binário em TB, (5.000.000.000.000 / 1.099.511.627.776) os mesmos 5 TB aparecerão como 4,54 terabytes.
É por isso que o Windows exibe uma unidade de 5 TB como 4,54 TB.
Qual o tamanho ideal de um disco rígido?
Quando pensa sobre qual deve ser a capacidade do disco rígido, considere os tipos e o volume de ficheiros que vai armazenar no seu disco.
Também pode considerar a intensidade do uso do disco rígido ao escolher a sua capacidade:
Uso leve (500 GB – 1 TB)
Normalmente recomendado para | Home office |
Tipos de arquivos | Documentos, imagens pequenas (3-5 MB), áudio não profissional (5 MB) |
Uso moderado (1 TB – 4 TB)
Normalmente recomendado para | Fotógrafos, cinegrafistas, editores de vídeo, produtores musicais e designers de jogos ou qualquer um que queira fazer mais uso do que um home office e soft use |
Tipos de arquivos | Fotos (5 MB), áudios profissionais de alta qualidade (15 – 20 MB), vídeos SD (~1,5 GB por 2 horas) e jogos pequenos (300 MB – 4 GB) |
Uso Pesado (4 TB+)
Normalmente recomendado para | Criadores de conteúdo, grandes coleções de arquivos, combinações de qualquer uso acima mencionado |
Tipos de arquivos | Filmes em HD (6-8 GB) e/ou jogos grandes (10+ GB) |
Como vimos, a escolha do tamanho da unidade depende não apenas do tipo de dados que deseja armazenar, mas também da quantidade.
Mas, vale lembrar que também pode excluir os ficheiros da sua unidade interna e armazená-los em uma unidade externa.
Como restaurar a capacidade do disco rígido?
Para restaurar a capacidade do disco rígido, pode recorrer a uma das 5 correções a seguir:
Correção 1: execute uma formatação rápida do disco rígido
Pode restaurar a capacidade do disco rígido com esTe método facilmente seguindo estas etapas:
- Conecte o disco rígido ao seu computador (se for uma unidade externa) e inicie “Meu Computador” (ou “Este PC”) no “Windows Explorer”;
- Agora, clique com o botão direito do rato no ícone do disco rígido que foi reduzido e vá para a opção “Formatar”;
- Aqui, pode selecionar um sistema de ficheiros preferido ou alterar o esquema de formatação da unidade. No final, clique no botão “Formatar” e aguarde até que o seu disco rígido seja reatribuído.
Correção 2: Exclua a partição e reformate-a via Gestor de disco
Se uma formatação rápida não for capaz de corrigir o problema, tente esta abordagem.
Para isso, conte com a ajuda do “Gestor de disco”, para excluir as partições e formatar completamente o disco rígido.
- Depois de o disco rígido estar conectado ao seu sistema, poderá iniciar o “Gestor de disco” no menu “Iniciar”. Também pode abrir o prompt “Executar” e escrever o comando “diskmgmt.msc”;
- Quando o “Gestor de disco” for iniciado, poderá selecionar a partição e clicar com o botão direito do rato. A partir daqui, pode optar por excluir a partição de 32 GB da sua unidade;
- Após livrar-se de todas as partições, pode clicar com o botão direito do rato no ícone do disco rígido e optar por formatá-lo;
- Isto abrirá um assistente dedicado, onde pode selecionar um sistema de ficheiros apropriado para a unidade. Pode seguir o assistente e inserir os detalhes relevantes para formatar todo o disco com sucesso.
Correção 3: use o utilitário Diskpart para formatar a unidade
Às vezes, pode ser difícil restaurar o disco rígido ao seu tamanho original por diferentes motivos.
Neste caso, o ideal é iniciar o “Prompt de comando” e usar o utilitário Diskpart para corrigir esse problema.
- Conecte-o primeiro ao seu computador e inicie o “Prompt de comando” como administrador;
- Depois que o “Prompt de comando” for iniciado, escreva o comando “diskpart” para carregar o utilitário de partição de disco;
- Agora, basta escrever o comando “list disk” para obter uma lista de todos os discos conectados. Ainda pode usar o comando “select” seguido pelo identificador para marcá-lo (como “select disk 2”);
- Uma vez que o disco é selecionado, pode escrever o comando “clean” para limpar o seu armazenamento;
- Depois, escreva o comando “create partition primary” para criar a partição primária em sua unidade;
- No final, pode digitar o comando “format” para formatar a unidade, seguido de seu sistema de ficheiros. Por exemplo, para formatar o disco no sistema de ficheiros NTFS, pode escrever o comando “format fs=ntfs”.
Correção 4: atualize os drivers do disco rígido relevante
Caso o seu sistema esteja a ser executado com um driver antigo ou desatualizado, pode achar difícil restaurar o disco rígido externo para a sua capacidade total.
Para corrigir isso, basta atualizar os drivers (disco ou USB) para as versões mais recentes disponíveis. Veja como restaurar a capacidade total do disco rígido atualizando os drivers:
- Vá para o menu “Iniciar” e procure por “Gestor de dispositivos” para abrir a aplicação. Como alternativa, também pode abrir o prompt “Executar” e escrever o comando “devmgmt.msc”;
- Quando a janela do “Gestor de dispositivos” abrir, pode expandir a categoria relevante e selecionar seu disco rígido ou driver USB;
- Clique com o botão direito do rato no ícone do driver e escolha atualizar o driver a partir daqui. Iniciará um assistente dedicado, que pode seguir para procurar atualizações relevantes e instalá-las no seu sistema.
Correção 5: Instale manualmente o software para o driver USB
Por fim, pode instalar manualmente os seus drivers. Para isso, precisa de conhecer os detalhes do dispositivo e pode encontrar o driver compatível acedendo ao seu site.
- Basta iniciar o “Gestor de dispositivos” e clicar com o botão direito do rato no ícone do driver para aceder às suas propriedades.
- Assim que a janela “Propriedades” abrir, vá para a secção “Detalhes” e verifique as especificações do driver.
- Agora, pode simplesmente aceder ao site oficial do driver e instalar o software relevante no seu sistema para corrigi-lo.
Conclusão
A capacidade do disco rígido pode variar entre 500 GB até mais de 4 TB. Para saber o tamanho ideal para o seu dispositivo, considere tanto o volume como o tipo de dados que precisa armazenar e executar.
Quanto maiores e mais complexos os aplicativos e softwares que necessita (e maiores os ficheiros que precisar armazenar) maior deve ser a capacidade do seu disco rígido.
Em alguns casos, restaurar a capacidade do seu disco rígido envolve a formatação — o que, infelizmente, também pode causar a perda dos seus dados armazenados.
Caso precise recorrer à formatação, não se preocupe. Podemos recuperar os seus dados para e apresentar um orçamento para esta recuperação até 48 horas!
Com mais de 100.000 casos solucionados com sucesso e 95% de satisfação entre os nosso clientes, podemos garantir a recuperação segura dos seus dados.
Afinal, contamos com profissionais altamente capacitados, que têm recuperado dados de milhares de disco rígidos diariamente, ao longo dos nossos mais de 10 anos de existência.
Sem falar que não cobramos a recolha do seu dispositivo a partir de qualquer morada em Portugal, para sua comodidade e conveniência.
Não perca tempo, confie em quem é especialista em recuperar dados: inicie a sua recuperação connosco!