RAID é uma alternativa adotada por utilizadores e empresas que querem mais desempenho ou segurança para o uso de seus discos rígidos ou SSDs.
Em ambos os casos, a recuperação de dados RAID prova ser a solução ideal quando algo inesperado acontece.
Apesar de ser um sistema que, se devidamente configurado, proporciona maior segurança, não está completamente imune a falhas e problemas.
Por causa disso, os dados podem ser corrompidos, o que felizmente pode ser revertido através de sua recuperação.
Continue conosco para aprender o que é este sistema e como funciona, bem como entender como é o processo de recuperação de RAID feito pelo Bot e como pode salvá-lo em casos de dados corrompidos ou excluídos.
O que é um RAID?
Originalmente, a sigla significava “Redundant Array of Inexpensive Disks”. O termo foi criado em 1987 por David Patterson, Garth A. Gibson e Randy Katz da Universidade da Califórnia, Berkeley, e apresentado pela primeira vez em 1988 na conferência anual do SIGMOD.
Com o tempo, no entanto, para dissociar o sistema de algo “barato”, que poderia trazer dúvidas sobre sua qualidade, a indústria reviu a sigla para Redundant Array of Independent Disks.
Com um RAID, o sistema operacional identifica todos os drivers disponíveis como apenas um, ou seja, 4 discos rígidos de 2 TB são vistos como um único volume de capacidade de 8 TB ao usar a configuração RAID 0, por exemplo.
O sistema também pode ser usado com SSDs, o que aumenta o seu preço, mas também melhora significativamente o seu desempenho.
Quais são os tipos de RAID?
Os RAIDs podem ser projetados de diferentes maneiras, e os mais comuns são os seguintes:
RAID 0
Os discos funcionam como apenas um e o seu desempenho é multiplicado pelo número de discos no conjunto. Aqui, o objetivo é melhorar o desempenho do sistema
RAID 1: Escolhido quando a maior necessidade é a segurança dos dados gravados. Ele precisa de pelo menos dois discos para funcionar e, em resumo, copia os dados de um para outro. Assim, se um disco falhar, os dados ainda estarão disponíveis no outro.
RAID 5: grava dados entre todos os discos no volume e um bloco de paridade para cada bloco de dados. O método é amplamente utilizado em servidores ou matrizes com pelo menos três discos rígidos instalados. Ele cria uma camada de redundância, sacrificando parte da capacidade de armazenamento do sistema para fornecer maior segurança de dados.
RAID 6: evolução do RAID 5, é um RAID de dupla paridade, ou seja, até dois discos podem falhar no mesmo sistema, sem perda de dados. O aumento da segurança na escrita de paridade dupla compromete uma parte do desempenho. Além disso, oferece menor capacidade em comparação com arranjos de paridade simples.
RAID 0 + 1: Combina o desempenho do RAID 0 com a tolerância a falhas do RAID 1. Precisa de pelo menos 4 discos, que atuam como dois conjuntos RAID 0.
Não se pode dizer necessariamente que um sistema é melhor que o outro: tudo depende do que o utilizador quer fazer com seu RAID, seja para fins pessoais ou comerciais, além do valor que quer investir.
Causas para perda de dados RAID
Embora as matrizes RAID possam resolver muitos problemas de armazenamento, incluindo limitações de velocidade e capacidade, pode ser mais complicado, ou às vezes até impossível, recuperar dados de um disco com falha ou de vários discos com falha, e alguns layouts RAID contribuem para isso.
Saber disso pode afetar o nível de RAID escolhido, mas falhar é sempre uma possibilidade.
Se sabe quando e como um desastre pode acontecer, isto pode ajudar a evitar falhas de disco e melhorar as suas hipóteses de recuperação de dados RAID.
Ficheiros encriptados por Ransomware
É um ataque hacker em que os atacantes visam tirar o máximo partido das informações financeiras e confidenciais do utilizador.
Portanto, o seu alvo geralmente são bancos de dados de clientes de empresas privadas e estabelecimentos de saúde, dados bancários, senhas, informações secretas — privadas ou corporativas.
No Ramsonware, os dados são encriptados e os hackers exigem dinheiro como resgate.
Dados sobrescritos
Quando os seus dados “desaparecem”, na verdade ainda estão lá, salvos em seu disco. Simplesmente não pode vê-los.
O espaço que ocupam ainda está lá e, enquanto não for ocupado por novos dados, os antigos ainda podem ser recuperados.
Agora, caso continue a usar a unidade e salve os novos dados no espaço anteriormente ocupado pelos dados antigos, haverá uma substituição, o que impedirá que os dados perdidos sejam recuperados.
Portanto, quando notar uma perda de dados, pare imediatamente de usar a unidade.
Atualização de firmware malsucedida
O firmware do controlador embutido na placa-mãe é atualizado sempre que uma nova versão é identificada no equipamento NAS.
Mas, quando o processo de atualização de firmware é interrompido ou o arquivo com a atualização está corrompido, a atualização acaba não por não ser bem-sucedida e o equipamento deixa de reconhecer a matriz RAID configurada.
Inserção de discos rígidos fora dos slots originais
Quando remove mais de um disco rígido e é reinserido no equipamento fora dos slots originais, isto pode levar ao não reconhecimento da matriz RAID, impedindo o acesso aos dados gravados.
Problemas de disco de array
Discos de matriz (ou matrizes de disco) são grupos de discos. Eles trabalham em conjunto com um controlador de array especializado para tirar proveito de taxas de transferência de dados potencialmente mais altas.
Dependendo do nível de RAID selecionado, os grupos podem ser usados para redundância de dados.
As matrizes de disco usam a tecnologia RAID para fornecer redundância de dados e melhores taxas de transferência de dados. Isto é em relação aos fornecidos por discos grandes únicos.
Com discos de matriz, se ocorrer uma falha de disco, o disco geralmente pode ser substituído. Isto sem interromper o funcionamento normal do sistema.
Por outro lado, se houver problemas com os discos na matriz, ocorre perda de dados.
Gravação da controladora RAID
Um controlador RAID é um dispositivo de hardware ou software usado para gerir unidades de disco rígido (HDDs) ou unidades de estado sólido (SSDs)
Um computador ou matriz de armazenamento para de funcionar como uma unidade lógica.
Ele fornece um grau de proteção para os dados armazenados e também pode ajudar a melhorar o desempenho da computação. Para isso, acelera o acesso aos dados armazenados.
Assim, em caso de queima do controlador, há a perda de dados e é necessário recuperar o RAID.
Reconstrução acidental
Reconstruções acidentais estão entre as principais razões para a perda de dados em RAID. Geralmente por causa da execução de uma reconstrução com discos rígidos numa ordem ou configuração inadequada.
As tentativas de reconstrução com as condições acima referidas terão consequências imprevisíveis. A reconstrução pode parar imediatamente ou todo o RAID pode ser substituído. Assim, efetivamente apaga todos os dados.
O que é a recuperação de dados RAID?
A recuperação RAID é feita com a mesma finalidade da recuperação de discos rígidos, SSDs e outros discos de armazenamento.
Vários fatores podem fazer com que um RAID tenha que ser recuperado, como os seguintes:
- Falhas humanas
- Falhas de software ou hardware
- Infeção por malware
- Problemas mecânicos nos discos
- Falta de energia
- Setores defeituosos (setores defeituosos ou defeituosos do disco rígido)
- Queda abrupta do sistema, entre outros.
No entanto, embora as razões que podem danificar um RAID sejam as mesmas que as de discos rígidos, SSDs e outros dispositivos de armazenamento, há uma peculiaridade significativa na recuperação.
Quando o RAID está danificado, o seu volume fica inacessível e os dados são perdidos.
Assim, deixa de ser possível aceder ou recuperar dados de unidades RAID diretamente. Precisa de recuperar RAID para obter os dados perdidos.
Esta complexidade significa que a recuperação de dados RAID deve ser direcionada a profissionais. Afinal, qualquer procedimento incorreto pode dificultar ainda mais a recuperação.
É aí que entra a Bot, empresa especializada em recuperação RAID e com mais de 10 anos de experiência no segmento.
Com dezenas de unidades em 2 países (Brasil e Portugal), todos os procedimentos de recuperação de dados necessários são feitos por profissionais altamente qualificados.
Tipos de recuperação RAID.
Existem diferentes tipos de recuperação, que variam dependendo do que aconteceu com o sistema. Algumas das principais são as seguintes:
Recuperação RAID corrompido
Um RAID é corrompido quando um ou mais discos no sistema falham ou ficam offline. Isto interrompe a comunicação adequada com o resto dos discos.
Quando um disco RAID fica corrompido e começa a operar no modo degradado, ele força o resto dos discos no sistema a trabalhar mais intensamente. E fazem-no com um nível reduzido de desempenho.
Então, às vezes, quando um disco para de funcionar, pode acontecer que os outros também parem rapidamente.
Como o sistema RAID usa espelhamento ou striping, tornam-se extremamente vulneráveis à perda de dados ao operar no modo degradado.
Embora a situação seja complicada, a recuperação de RAID corrompido é uma alternativa viável. E com isso, todo o sistema pode voltar ao funcionamento normal.
Recuperação RAID inacessível
Um RAID pode ficar inacessível devido a uma série de fatores, como os seguintes:
- Falha da controladora RAID: Se a controladora estiver danificada por qualquer motivo, como falta de energia ou falha do servidor, a controladora RAID poderá ficar inacessível.
- Falhas de disco: Falhas comuns, como danos a arquivos do sistema, também podem fazer com que o RAID se torne inacessível. Isto pode acontecer graças a vírus, malware e quedas de energia, entre outros motivos
- Setores defeituosos: setores defeituosos geralmente aparecem em discos rígidos antigos ou com problemas mecânicos. Quando um setor é marcado como defeituoso, todos os dados dentro dele se tornam ilegíveis. Portanto, se ele contiver dados RAID, todo o sistema pode ficar inacessível
- Falha do servidor: O servidor RAID pode falhar devido a problemas de disco e erros de software.
- Várias falhas de disco: a configuração RAID 5 pode suportar até um disco com falha, enquanto o RAID 6 suporta até dois discos com falha. Ou seja, o sistema ainda está em perfeitas condições de funcionamento. No entanto, se esse número for excedido por erros de disco, superaquecimento ou outras falhas, o RAID pode ficar inacessível.
A recuperação de dados de um RAID inacessível também é uma situação crítica, por isso deve ser delegada a especialistas.
Afinal, qualquer tentativa de reparação sem o devido conhecimento pode resultar em sérios problemas para todo o sistema.
Recuperação RAID formatada
A formatação acidental é um problema relativamente comum e que pode acontecer ao gerir volumes RAID.
No entanto, ainda é possível recuperar dados de um volume RAID formatado. Mas, para isso, precisa estar online e continuar a ser reconhecido pelo sistema.
Se a matriz RAID ficou offline depois de formatar o volume RAID, a situação torna-se mais complexa. Neste caso, é necessário reconstruir a matriz para recuperar os dados.
Seja por uma formatação acidental ou mesmo planeada, mas que gostaria de voltar, ainda é possível recuperar um RAID.
No entanto, para isso, é necessário que os procedimentos sejam realizados por profissionais, só assim seus valiosos dados não serão perdidos definitivamente.
Existe algum programa para recuperar RAID?
Sim. Ao pesquisar na internet, é possível encontrar programas que prometem recuperar dados RAID. Alguns dos quais realmente funcionam — e são usados por profissionais.
No entanto, é importante saber como usá-los, para que a possível solução não se transforme em uma grande perda.
Pode recuperar dados de um volume RAID formatado se estiver online e continuar a ser reconhecido pelo sistema.
Se não conhece esses programas completamente, o melhor que pode fazer é não utilizá-los!
Em vez disso, assim que notar uma falha ou problema no seu RAID, entre em contacto com uma empresa especializada o mais rápido possível para fazer a recuperação.
Com toda a expertise necessária, a Bot sabe qual é a melhor solução para cada caso. E com isso, aumenta as hipóteses de recuperar dos seus dados.
Que equipamento é usado para recuperar dados RAID?
Quando é necessário fazer alguma intervenção física nos dispositivos de armazenamento – sejam eles discos rígidos ou SSDs – é necessário recorrer a ferramentas e equipamentos muito específicos e detalhados.
Além disso, o serviço tem de ser realizado num laboratório controlado e preparado.
Isto é crítico porque os dispositivos de armazenamento têm estruturas mecânicas internas muito sensíveis. Desta forma, qualquer pequeno movimento pode danificá-los ainda mais.
Além de toda a sua expertise com soluções para recuperar RAID, a Bot trabalha com o conceito máximo de sala limpa: ISO 5, Classe 100.
Isto significa que o seu dispositivo será examinado num ambiente fechado, com controlo rigoroso de partículas. Além de ser certificado pelas Normas Federais dos EUA 209.
Como recuperar arquivos apagados de um RAID?
Depende de cada caso. Pode haver variações de acordo com o tipo de sistema RAID. Além da forma de exclusão dos arquivos (exclusão ou formatação “simples”, intencional ou não, por exemplo).
A recuperação, portanto, consiste no uso de ferramentas, equipamentos e softwares especializados para esse fim.
Isto, claro, além da expertise do profissional, para proporcionar o máximo de hipóteses de sucesso.
Mesmo sendo um serviço complexo, o Bot tem uma taxa de sucesso com 95% dos casos resolvidos.
Portanto, terá as maiores possibilidades de recuperar o RAID. Mesmo que já tenha recebido algum diagnóstico negativo de outras empresas.
Dicas gerais para evitar a perda de dados RAID
É verdade que há sempre o risco de perda de dados num RAID. Como com qualquer dispositivo de armazenamento.
No entanto, é possível mitigar estes riscos, e as dicas a seguir ajudam muito:
1. Faça backups constantes e teste-os.
Algumas configurações de RAID são projetadas para evitar a perda de dados, como RAID 5 e RAID 6.
Ainda assim, é fundamental ter uma rotina de backup, seja na nuvem ou por meio de um dispositivo convencional.
Além disso, é igualmente importante testar regularmente os backups para garantir que tudo esteja certo.
2.Escolha a configuração e o hardware ideal para o seu RAID.
Falhas de hardware e software são muito comuns em RAIDs. Portanto, escolher a configuração e o controlador ideais ajuda a evitar vários riscos.
Para fazer isso, verifique a lista que reunimos nesta página com as configurações RAID e escolha a melhor para o que precisa.
Também deve sempre ter bons controladores para o seu sistema, sejam eles via hardware ou software.
3.Proteja-se contra vírus e malware.
Embora sejam sistemas diferentes, os RAIDs também podem sofrer com isso. Ao investir num bom sistema de proteção contra vírus e malware, reduz significativamente uma das maiores razões para a perda de dados RAID.
4. Mantenha drivers, software e sistema operacional atualizados.
Além de escolher o melhor software, também é importante que estejam atualizados. Isto ajuda a eliminar quaisquer bugs e a melhorar o desempenho do sistema.
5. Use uma fonte de alimento ininterrupta.
Também chamados de UPS, estes dispositivos mantêm os dispositivos conectados funcionando por algum tempo. Isto mesmo que haja uma interrupção súbita no fornecimento de eletricidade.
Como este é um problema que pode causar perda de dados, o investimento vale a pena.
Quanto custa recuperar um RAID?
É difícil responder a esta pergunta, pois tudo dependerá da complexidade do problema. Sendo que a questão nem sequer é o volume de dados do RAID.
O que mais conta é quanto trabalho terá de ser colocado na tentativa de recuperar esses dados. Para chegar a um orçamento preciso, é necessário avaliar a estrutura eletrónica e mecânica dos discos rígidos ou SSDs utilizados. Só então é possível verificar a possibilidade de recuperar os dados.
Para ajudar a ter uma ideia, os serviços para recuperar RAID costumam ser a partir de 180€.
Mas, só é possível chegar ao valor final através de uma análise completa dos dispositivos.
Para uma recuperação de dados RAID segura, rápida, eficiente e económica, conte com a Bot.
Assim, recupera o acesso aos seus dados valiosos e, além disso, à sua tranquilidade!