Veja como recuperar ficheiros excluídos da reciclagem é possível em determinados casos, além de saber o que fazer quando não conseguir recuperá-los.
Se está à procura de saber como recuperar ficheiros apagados da reciclagem, então provavelmente apagou algo que não podia ou não queria, certo? Se isso acontecer, mantenha a calma, pois não é o primeiro – e nem o último – que passará por esta situação.
De acordo com uma pesquisa feita pela CleverFiles, de 2020, a exclusão acidental de ficheiros é a terceira causa mais comum de perda de dados (19%), à frente da perda de dispositivos (13%), formatação do disco (8%) e vírus ou malwares (7%).
Noutra pesquisa, realizada pela StorageCraft em janeiro de 2017, 41 profissionais de TI apontaram quais eram, para eles, os principais motivos da perda de dados. Para 29% dos entrevistados, são falhas humanas, percentagem próxima aos que atribuíram o problema a falhas de sistema e hardware (31%).
É verdade que apagar os ficheiros da reciclagem é um passo além da exclusão acidental, mas ninguém está imune de passar por isso. Esta eliminação pode causar uma série de prejuízos, sejam eles pessoais, organizacionais e até financeiros.
Se está nesta situação, mantenha a calma, pois provavelmente poderá ser resolvida. Se os procedimentos mais simples não derem certo, os ficheiros ainda podem ser recuperados na maioria das vezes. A Bot, por exemplo, tem mais de 100 mil casos resolvidos e 95% de sucesso nos casos recebidos.
Para saber se conseguirá recuperar ficheiros apagados da reciclagem por conta própria ou se precisará da nossa ajuda, continue a leitura e conheça as possíveis soluções para o seu problema.
Como restaurar ficheiros excluídos da reciclagem
Restaurar ficheiros excluídos da reciclagem não é tão simples como recuperá-los da própria reciclagem. Se apagou apenas um ficheiro, é só ir até à reciclagem e clicar em “Restaurar”, que voltará para a sua pasta de origem. Isto é bastante comum, porque várias vezes apagamos algum ficheiro sem querer e podemos recuperá-lo rapidamente.
Mas, se apagou um ficheiro permanentemente, é preciso adotar alguns procedimentos. Isto pode acontecer quando excluir um ficheiro diretamente da reciclagem, mas também quando clicar em Shift + Del ou apagar muitos ficheiros pesados que não cabem na reciclagem.
Quando isto acontece, os ficheiros não desaparecem totalmente, e é por isso que conseguimos recuperá-los na maioria das vezes. Daqui a pouco, entenderá por que isso é possível.
Por que é possível recuperar os ficheiros excluídos da reciclagem?
Quando os ficheiros são excluídos da reciclagem ou apagados permanentemente de outra forma, apenas perde o acesso a eles pelo índice do sistema. Na verdade, eles continuam armazenados no disco, porém de forma fragmentada. Então, precisa de adotar medidas que possam retomar o acesso — e é isso que vamos ver mais adiante.
Porém, só consegue reaver estes ficheiros se não salvar nenhum outro dado por cima deles. Ao apagar os ficheiros da reciclagem, está a dizer ao sistema operativo que pode usar aquele espaço para guardar outros dados. Então, se guardar novos ficheiros, o sistema pode sobrescrever aqueles ficheiros apagados — neste caso, fica mais difícil recuperá-los.
Então, o primeiro passo para recuperar os seus dados é parar de usar o computador, para evitar que novos ficheiros sejam salvos no disco. Depois, comece a tomar as medidas que indicamos a seguir.
Como restaurar ficheiros excluídos da reciclagem no Windows?
Como vimos anteriormente, excluir ficheiros da reciclagem é uma situação comum e que felizmente pode ser revertida. Agora, se quer saber como restaurar ficheiros excluídos da reciclagem no Windows, vamos ver algumas possibilidades.
Programa para recuperar ficheiros excluídos da reciclagem do Windows
Há softwares capazes de realizar uma série de atividades nos nossos computadores. Por isso, não poderia deixar de existir um programa para recuperar ficheiros excluídos da reciclagem, e felizmente podem ser encontrados com grande variedade de opções, como as seguintes:
- Disk Drill Data Recovery: com este software, pode recuperar até 500 MB gratuitamente. Também tem recursos de prevenção de perda de dados e permite que os utilizadores criem ficheiros de imagem em ISO, IMG ou DMG.
- EaseUS Data Recovery Wizard: com uma interface bem prática e intuitiva, o software também permite recuperar até 500 MB gratuitamente (o limite sobe para 2 GB ao compartilhar o produto nas redes sociais) e funciona em discos internos (HDs, SSDs) e externos (discos externos, pen USB, cartões de memória e afins).
- Minitool Power Data Recovery: aqui, temos um software simples e eficiente que permite recuperar até 1 GB gratuitamente, que suporta mais de 100 tipos de ficheiros e ainda conta com suporte técnico para atender os utilizadores.
- Recuva: desenvolvido pela Piriform, mesma empresa responsável pelo CCleaner, o software permite a recuperação ilimitada de ficheiros na versão padrão e tem versões em 32-bit e 64-bit, além de contar também com uma versão portátil.
- TestDisk Data Recovery: por fim, esta é uma solução voltada apenas para a recuperação de partições, setores bootáveis e tabelas de ficheiros. A usabilidade é um pouco mais complicada, já que se dá através de linhas de comando, e pode trazer sérios danos aos ficheiros quando utilizado por utilizadores sem muita experiência.
Cabe ressaltar que cada programa para recuperar ficheiros da reciclagem que citámos precisa de ser utilizado com conhecimento, por utilizadores experientes ou profissionais em recuperação de dados. Caso contrário, os danos podem ser ainda maiores, como a perda definitiva dos ficheiros excluídos e de outros que estavam a salvo.
Recuperar ficheiros com backup e restauração do Windows
Caso não queira usar nenhum programa adicional no seu computador, pode recuperar ficheiros apagados da reciclagem por meio do próprio sistema operativo, o que ajuda bastante.
Várias versões do sistema operativo contam com o recurso de backup e restauração. Mas, foi a partir do Windows 7 que a solução passou a ser mais eficiente, com um maior controlo sobre o que foi feito backup e uma operação simplificada.
De qualquer forma, esta é uma possibilidade que nem sempre serve para todos os utilizadores, já que é preciso que o Windows tenha feito algum backup prévio para poder recuperá-lo. Se ainda não utiliza esta solução, vale a pena ativar o recurso de backup no seu computador.
Mas, se já tem algum backup prévio, veja agora quais são os passos para a restauração do Windows. Variam para diferentes versões do Windows, com alguns termos podendo variar de acordo com a versão ou o idioma utilizado. Confira:
Backup e restauração do Windows 7
- Aceda ao menu “Iniciar”;
- Vá até o “Painel de Controlo”;
- Vá até “Sistema e Segurança”;
- Selecione a opção “Backup e Restauração”;
- Na próxima tela, escolha a opção “Restaurar os meus ficheiros”. Se não for detetado nenhum backup, então a opção não estará disponível para clique. Neste caso, escolha a opção “Selecionar outro backup para restaurar ficheiros”;
- Navegue até localizar o ficheiro de backup. Pode limitar a pesquisa ao selecionar a opção “Selecionar outro backup para restaurar ficheiros”;
- Clique em “Avançar”;
- Selecione o local onde quer restaurar o ficheiro de backup;
- Clique em “Restaurar”;
- O processo de restauração será iniciado. Pode demorar um pouco conforme o tamanho do ficheiro ou com a configuração do seu computador;
- Quando o processo tiver terminado, clique em “Concluir”.
Backup e restauração do Windows 10
- Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, escreva “Restaurar ficheiros” e escolha a opção “Restaurar ficheiros com o Histórico de Ficheiros”;
- Pesquise o ficheiro desejado e use as setas para visualizar todas as suas versões;
- Quando encontrar a versão desejada, clique no botão “Restaurar” para ser salva no seu local original. Se quiser salvar noutro lugar, clique com o botão direito em “Restaurar”, selecione “Restaurar para” e escolha o local desejado.
Como recuperar ficheiros apagados da reciclagem do Mac?
Também consegue recuperar ficheiros apagados da reciclagem no Mac através de alguns procedimentos diferentes. Vamos ver agora algumas soluções.
Programa para recuperar ficheiros excluídos da reciclagem do Mac
Alguns dos softwares citados para Windows também têm versão para Mac, enquanto outros são exclusivos para este sistema operativo. Destacam-se os seguintes:
- Disk Drill for Mac: o software gratuito permite a recuperação de ficheiros, além de ter uma série de outras funcionalidades, como restauração de partições, backup de dados, proteção de dados e cofre de recuperação, que adiciona uma camada extra à pasta do Lixo para manter uma referência aos dados apagados.
- EaseUS Data Recovery Wizard for Mac: na sua versão gratuita, permite a recuperação de até 2 GB de ficheiros. Ele é desenvolvido, especialmente, para recuperar ficheiros perdidos por formatação do disco ou exclusão acidental.
- MiniTool Power Data Recovery for Mac: software que permite recuperar fotos, vídeos, músicas, e-mails, documentos e outros ficheiros. Porém, a versão gratuita só pode ser usada num computador e tem capacidade máxima de restauração de 1 MB – não digitamos errado, é 1 MB (megabyte) mesmo.
- PhotoRec for Mac: embora não seja o software mais poderoso, é gratuito e tem a vantagem de ser open-source, ou seja, ter o seu código aberto. Pode recuperar os principais tipos de ficheiros, como fotos, músicas, PDFs, ZIPs e ficheiros do Office, por exemplo.
- Softtote Mac Data Recovery: é capaz de recuperar ficheiros perdidos em discos internos e externos. Um destaque é que o software permite prever alguns detalhes dos ficheiros antes da sua recuperação, como o tamanho de imagens e a data da criação. Oferece suporte técnico gratuito.
A mesma dica que demos sobre os softwares para Windows também se aplicam aqui: só use os programas de recuperação de dados excluídos se souber o que faz. Caso contrário, os danos podem ser maiores, como perder permanentemente o acesso aos ficheiros.
Restaurar o Mac de um backup
Se sabe fazer backup no MacBook ou no Mac e já fez algum, é possível utilizar o Assistente de Migração, que restaura o sistema para como estava naquele momento. Assim, voltará a ter as apps, ficheiros pessoais e todos os conteúdos na conta de utilizador. Os passos são os seguintes:
- Confirme se o disco de backup do Time Machine está ativado e conectado ao Mac;
- Abra a pasta “Aplicativos”, depois “Utilitários” e, em seguida, o “Assistente de Migração”;
- O sistema perguntará de onde deseja transferir as informações. Escolha a opção “de um Mac, backup do Time Machine ou disco de inicialização” e clique em “Continuar”;
- Em seguida, escolha o backup do Time Machine e clique em “Continuar”;
- Selecione o backup que preferir e clique em “Continuar”;
- Escolha quais informações deseja transferir e clique em “Continuar”;
- Agora, é só aguardar até que a transferência esteja concluída. Quanto maior for o volume de dados, mais tempo o processo deve demorar.
Como evitar a remoção mensal do Lixo no Mac?
O Mac conta com um recurso de esvaziamento automático da reciclagem depois de 30 dias. Embora possa ser útil para libertar espaço de armazenamento depois da exclusão de itens que seriam realmente apagados, também pode acabar por apagar ficheiros que tenha excluído sem querer.
Para desligar o recurso, siga os próximos passos. Alguns termos podem mudar de acordo com o idioma e a versão do sistema operativo:
- Abra o Finder e, em seguida, escolha a opção “Preferências do Sistema”;
- Na aba “Avançado”, desmarque a opção de “Esvaziar o Lixo Automaticamente”.
Ainda assim, sempre que quiser excluir definitivamente algum ficheiro, basta aceder ao Lixo e, então, escolher quais ficheiros quer apagar de uma vez por todas.
Leia também: É possível recuperar dados de um telemóvel?
Como reparar a reciclagem corrompida e recuperar dados?
Em alguns casos, quando tenta aceder à reciclagem para recuperar os seus dados, o sistema informa que está danificada ou corrompida. Isto significa que há algum problema, que não está a permitir excluir novos ficheiros, aceder aos dados excluídos nem esvaziar a reciclagem.
Isto pode acontecer quando o disco rígido está corrompido e às vezes trava, quando não tem espaço suficiente, os drivers estão configurados incorretamente, as atualizações não são bem sucedidas, entre outros motivos.
Então, se quiser aceder a reciclagem e fazê-la funcionar novamente, existem algumas soluções. Vamos ver agora como solucionar com o Prompt de Comando do Windows ou com a reinstalação da reciclagem.
Reparar a reciclagem via Prompt de Comando
- Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, escreva “Prompt de comando”;
- Clique em “Executar como administrador“;
- Escreva o comando “rd /s /q C: $Recycle.bin” e clique “Enter”;
- Reinicie o computador e verifique se a reciclagem voltou a funcionar.
Se este procedimento não funcionar, tente usar o comando “sfc /scannow” no Prompt de Comando. Isto vai fazer o verificador de ficheiros do sistema resolver os seus problemas.
Reinstalar a reciclagem
- Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, escreva “Explorador de ficheiros”;
- Clique em Ficheiro > Alterar opções de pasta e pesquisa;
- Clique em “Modo de exibição”;
- Desmarque a opção “Ocultar ficheiros protegidos do sistema operativo“ e selecione a opção “Mostrar ficheiros, pastas e unidades ocultas”;
- Feche as configurações e vá em cada pasta ou unidade para apagar os ficheiros “Reclycle.bin” que aparecem agora;
- Reinicie o computador para reinstalar a reciclagem;
- Clique com o botão direito na Área de Trabalho e selecione “Personalizar”
- Clique em Temas > Configurações de ícones da área de trabalho;
- Selecione a caixa de seleção “Reciclagem“ e clique em “Aplicar”.
Depois disso, clique no ícone da reciclagem na Área de Trabalho e verifique se está tudo correto.
Neste processo, talvez tenha perdido alguns ficheiros que estavam armazenados na reciclagem. Então, pode utilizar os programas de recuperação de dados que indicamos anteriormente para reaver estes ficheiros.
Não consegui recuperar ficheiros apagados da reciclagem. E agora?
Ainda que haja uma série de artifícios que podem ser seguidos, mesmo que saiba como recuperar ficheiros excluídos da reciclagem permanentemente, há situações em que apenas um serviço profissional é capaz de restaurar estes dados.
Neste caso, pode contar com a Bot. Temos mais de uma década de experiência e já passamos de 60 mil casos atendidos, com 99% de satisfação dos clientes e 95% de sucesso nos casos recebidos. Temos mais de 20 unidades distribuídas entre Brasil e Portugal, com atendimento 24 horas em ambos os países.
Se não tem muita experiência em recuperar ficheiros apagados da reciclagem ou quer ter a certeza de que o seu dispositivo estará nas melhores mãos, conte com o nosso serviço de recuperação de dados e volte a acedê-los com toda a segurança e praticabilidade que merece!