O erro “o sistema não pode encontrar o ficheiro especificado” representa um problema relacionado com o disco rígido corrompido, impedindo que aceda aos seus ficheiros e pastas.
Geralmente, esse é um erro muito comum para utilizadores do Windows — especialmente na versão 10, que geralmente apresenta um código de erro 0x80070002.
Caso se tenha deparado com este erro, neste artigo conhecerá alguns deles, além de possíveis soluções para resolvê-lo.
O que é o erro “o sistema não pode encontrar o ficheiro especificado”?
Ao criar backups, às vezes pode ver uma mensagem de erro na tela a informar que “o sistema não pode encontrar o ficheiro especificado”.
Sendo que a unidade pode ser desde um disco rígido externo, uma unidade interna ou até um dispositivo de armazenamento USB.
Este erro ocorre devido a unidades defeituosas, que tornam os dados inacessíveis. Portanto, quando tenta criar um backup para esta unidade/disco/partição com defeito, o seu dispositivo não consegue aceder aos ficheiros/pastas de destino.
Quando se trata do sistema que não consegue localizar o ficheiro de gestor de disco especificado, é um erro associado à unidade de gestor de disco.
Geralmente encontrado no Windows 10, este erro mostra um código (no caso, 0x80070002). Noutros casos, dependendo da falha, o código pode variar.
Quais são as razões comuns que causam este erro?
Algumas situações podem fazer com que o erro “o sistema não consegue encontrar o ficheiro especificado” ocorra.
Entre elas, podemos citar:
Ficheiro de driver ausente
Se o seu dispositivo não tiver a versão atualizada dos drivers para a unidade ou se excluiu por engano o ficheiro dos drivers, não poderá aceder aos ficheiros ou pastas salvas na unidade.
Problema de conexão
Às vezes, é a conexão defeituosa que está a causar o erro. A conexão do cabo SATA solto entre o disco rígido e a placa-mãe pode ser o motivo real, e, isso — por sua vez — resulta que não encontra ficheiro.
E, quando a unidade não é detetável, não consegue aceder aos ficheiros/pastas salvos.
Chaves de registo anormais
As chaves de registo são outro fator importante, que explica porque o sistema não consegue encontrar o ficheiro especificado.
Resumindo, qualquer chave defeituosa ou desatualizada impedirá que aceda aos ficheiros especificados.
Ficheiros de sistema ausentes ou corrompidos
Não é a corrupção da unidade que faz com que o sistema não consiga encontrar o ficheiro especificado, mas os ficheiros corrompidos salvos na unidade também desempenham um papel importante.
Assim, como os ficheiros corrompidos não são acessíveis, o sistema acaba por apresentar um erro.
Ficheiros necessários para um software específico estão ausentes ou corrompidos
Às vezes, ao criar o backup, qualquer ficheiro ou sistema de ficheiros ausente para o software de terceiros também resulta na inacessibilidade do ficheiro. O mesmo vale para os ficheiros corrompidos de software específico.
Outros motivos para o erro “o sistema não pode encontrar o ficheiro especificado” podem incluir falhas de disco no volume de origem, permissões incorretas, exclusão de instantâneo da partição de origem durante o backup, e estado offline da partição reservada do sistema.
Como resolver o erro “o sistema não pode encontrar o ficheiro especificado”?
A seguir, separamos 9 soluções possíveis para reverter o erro “o sistema não pode encontrar o ficheiro especificado”.
Confira o passo a passo de cada uma delas a seguir:
Solução 1. Use um software antivírus para verificar o seu computador
Antes de mais, verifique se há vírus e outros malwares no seu sistema usando o seu antivírus.
Afinal, muitas vezes, os ficheiros podem ser danificados precisamente por causa de vírus e outros malwares. Portanto, não negligencie este método.
Solução 2. Verifique o ficheiro de log do sistema
Outra abordagem eficaz para corrigir o erro “o sistema não pode encontrar o ficheiro especificado” é verificar os ficheiros de log do sistema.
Os passos são:
- Navegue até `s pasta “C:/Windows/inf”;
- Abra a pasta “inf”;
- Encontre o ficheiro “setupapi.dev” e clique duas vezes nele para abri-lo (em alguns casos, o ficheiro seria “setupapi.dev.log.”);
- Pressione “Ctrl” e “F” ao mesmo tempo, para abrir a caixa “Localizar”;
- Inicie a pesquisa para localizar o ficheiro ausente;
- Copie e cole na pasta “Windows/inf”;
- Reinstale o driver.
Solução 3. Abra a pasta Bibliotecas
O erro “o sistema não consegue encontrar o ficheiro especificado” pode ser resolvido simplesmente navegando até à pasta “Bibliotecas” — que está oculta por padrão no Windows 10.
Faça o seguinte para aceder:
- Abra “Este PC”;
- Clique com o botão direito do rato no espaço vazio no painel esquerdo e escolha “Mostrar bibliotecas”;
- Agora, encontrará a pasta “Bibliotecas” no painel esquerdo.
Solução 4. Instale atualizações do Windows
Se não atualiza o Windows há muito tempo e o sistema não consegue encontrar o ficheiro especificado, o erro é um sinal de que é preciso instalar todas as atualizações pendentes.
As atualizações do Windows geralmente corrigem erros de hardware e software, portanto, sugerimos que instale as atualizações mais recentes seguindo estas etapas:
- Pressione a tecla “Windows + I”;
- Selecione “Atualização e segurança” > “Windows Update”;
- Clique no botão “Verificar atualizações” e aguarde;
- Instale todas as atualizações;
- Reinicie o sistema para implementar a instalação das atualizações.
Solução 5. Repare o sistema de ficheiros corrompido e recupere ficheiros
Se achar que os seus ficheiros estão a faltar após a atualização do Windows, pode recuperá-los utilizando uma das duas alternativas a seguir:
- Um software de recuperação: que apresenta o risco de não resolver o problema e ainda agravar a perda de dados. Caso queira utilizá-los mesmo assim, use a nossa lista para escolher a melhor ferramenta para o seu caso.
- Uma empresa especializada em recuperação de dados: que pode recuperar os seus dados, sem prejudicar o seu dispositivo, nem agravar o quadro de perda de ficheiros e documentos.
Solução 6. Formate a sua unidade USB
Pode perceber que o sistema apresenta uma mensagem que não consegue encontrar o ficheiro especificado ao inserir a sua unidade flash USB ou outros discos rígidos removíveis.
Para corrigir esse problema, pode tentar formatar o seu disco rígido.
Lembre-se: a formatação exclui todos os dados da sua unidade. Por isso, precisa recuperar os dados antes de realizar a formatação.
Feito isso:
- Abra “Este PC”, clique com o botão direito do rato na unidade USB e escolha “Formatar”;
- Marque a opção “Formatação Rápida” quando a janela de formatação for aberta;
- Clique no botão “Iniciar” para começar o processo de formatação.
Solução 7. Restaurar ou reparar ficheiros ausentes
Como sabemos, a maioria das pessoas depara-se com o erro “o sistema não consegue encontrar o ficheiro especificado” ao tentar aceder ou fazer backup de alguns ficheiros armazenados no sistema.
Isto ocorre porque o ficheiro está danificado ou corrompido. Para corrigir este problema, pode executar o comando chkdsk para restaurar ou reparar os ficheiros ausentes.
Os passos são:
- Clique com o botão direito do rato no botão “Iniciar” e selecione “Prompt de Comando” (executando como administrador);
- Digite “sfc /scannow” na janela do “Prompt de comando” e pressione “Enter”. Aguarde enquanto o chkdsk tenta reparar os seus ficheiros;
- Digite “exit” e pressione “Enter” para sair do comando.
Solução 8. Use o WinRAR
Algumas vezes, esse erro surge ao excluir um ficheiro ou pastas específicos. Neste caso, pode corrigir o erro “o sistema não consegue encontrar o ficheiro especificado” usando o WinRAR.
Para isso:
- Clique com o botão direito do mouse no ficheiro problemático e escolha a opção “Adicionar ao ficheiro no menu”;
- Então, marque “Excluir ficheiros após o arquivamento” e clique no botão “Ok”;
- Agora, pode excluir o ficheiro para removê-lo completamente sem nenhuma dificuldade.
Solução 9. Exclua a chave ProfileImagePath
Ao usar o backup do Windows para criar os seus ficheiros de backup, pode excluir determinados valores do registo para corrigir o erro “o sistema não consegue encontrar o ficheiro especificado”.
Para tal:
- Abra o “Editor do Registo”;
- Navegue até ao ficheiro “HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsNTCurrentVersionProfileList”;
- Expanda a lista de perfis;
- Navegue por cada subchave e verifique se ela tem o valor “ProfileImagePath disponível” no painel direito;
- Se determinada subchave não tiver o valor “ProfileImagePath disponível” — ou se os seus dados estiverem vazios — precisará clicar nela e escolher o botão “Excluir” para eliminá-la do menu.
Conclusão
O erro “o sistema não pode encontrar o ficheiro especificado” significa que o seu disco rígido está com problemas e, por isso, não consegue aceder aos seus ficheiros.
As razões mais comuns para este problema são ficheiros de drivers ausentes, falhas na conexão ou chaves de registo anormais.
Também pode ser causado por ficheiros de sistema ausentes ou porque os ficheiros necessários para acedê-los estão em falta/corrompidos.
Para resolver esse problema, pode fazer uma varredura para identificar/eliminar vírus, verificar o ficheiro de log do sistema ou abrir a pasta bibliotecas.
Outras alternativas possíveis para solucionar este problema são tentar usar o Winrar, formatar a sua unidade USB (caso esteja a usar uma) ou excluir a chave “ProfileImagePath”.
Por fim, caso nada disso funcione, também pode instalar as atualizações do Windows, reparar o sistema de ficheiros corrompido e recuperar os ficheiros.
Esta recuperação pode ser feita utilizando um software específico — porém, optar por esta alternativa exige conhecimentos técnicos, familiaridade com o processo e (mesmo assim), não dar certo, piorando o quadro de perda de dados.
A melhor saída, então, é recorrer a uma empresa especializada em recuperação de dados. Assim, pode ter os seus ficheiros e documentos de volta, sem correr o risco de perdê-los definitivamente, nem prejudicar o seu dispositivo.
Aqui na Bot, por exemplo, oferecemos o serviço de recuperação segura de dados, graças à nossa equipa altamente capacitada e ao nosso ambiente com as partículas totalmente controladas.
Os nossos profissionais analisam cada dispositivo minuciosamente e podem propor um orçamento para recuperar os seus dados até 48 horas.
Pensando na sua comodidade e conveniência, custeamos a recolha do seu dispositivo a partir de qualquer morada em Portugal.
Sabendo o quanto um episódio de perda de dados iminente pode trazer dúvidas e inseguranças,dispomo-nos a responder a qualquer pergunta que possa ter nas nossas redes sociais — 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Venha fazer parte da nossa clientela 95% satisfeita: inicie já a sua recuperação connosco!