SATAFIRM S11: como resolver o problema

Índice de conteúdos

SATAFIRM S11 é um problema comum, não tão difícil de se resolver, mas que pode deixar quem não percebe do assunto bastante assustado.

Acontece normalmente por problemas no firmware do dispositivo ou por falhas elétricas no aparelho e existem várias maneiras de recuperar os seus dados.

Por isso, hoje, a Bot traz um texto especial que lhe conta tudo o que precisa de saber sobre o erro SATAFIRM S11 e como resolvê-lo. Boa leitura.

SATAFIRM

O que significa SATAFIRM S11?

SATAFIRM S11 é um tipo de problema em SSDs responsável por uma falha grave no aparelho, fazendo com que a BIOS não reconheça o dispositivo de armazenamento.

Normalmente funciona assim: o utilizador liga o seu computador e o sistema operativo não inicia.

Tentando resolver isso, o utilizador acede à BIOS (e UEFI) e encontra um hardware novo no local do SSD chamado SATAFIRM S11.

Esta é uma falha não muito comum, entretanto, ao contrário do que muitos imaginam, pode acontecer com qualquer SSD, seja da Kingston, Sandisk, Corsair, Patriot, etc.

O que causa o problema SATAFIRM S11?

O erro SATAFIRM S11 pode acontecer por 2 motivos principais:

  1. Falha no Firmware;
  2. Falha elétrica em algum componente.

A falha técnica normalmente acontece na parte controladora do dispositivo. Entenda mais sobre cada uma dessas causas:

Falha do Firmware

O Firmware é o programa que existe na controladora do SDD e faz praticamente tudo no dispositivo, ou seja, controla todas as suas operações.

Para contornar esse problema, as fabricantes de SSD normalmente disponibilizam atualizações que servem para melhorar o desempenho do dispositivo, otimizar o controlo de temperatura, evitar falhas, etc.

É dentro destas falhas que se encontra o erro SATAFIRM S11, onde o disco simplesmente não inicializa e os ficheiros são completamente perdidos, exceto se encontrar ajuda da fabricante ou de uma empresa especializada, como é o caso da Bot.

Falha elétrica

Muitas vezes, o erro SATAFIRM S11 também pode acontecer por causa de uma falha elétrica ou sobrecarga no dispositivo.

Este erro pode causar uma falha na programação do SSD e o resultado é praticamente o mesmo, ou seja, não tem acesso aos ficheiros e precisa acionar a fabricante ou uma empresa de recuperação de dados.

Como diagnosticar o problema SATAFIRM S11?

Para diagnosticar o SATAFIRM S11 pode usar o gestor de dispositivos do Windows ou acedendo a BIOS. Se o seu sistema operativo for Linux, também existe outra opção para diagnosticar o problema.

Confira a seguir as principais formas de diagnosticar o erro SATAFIRM S11:

Pelo gestor de dispositivos (Windows)

Para gerir o SATAFIRM S11 através do gestor de dispositivos do Windows, primeiro terá de usar um case para conectar o SSD com defeito numa porta USB de outro computador Windows.

Em seguida, abra o gestor de dispositivos do Windows e verá que o aparelho em questão será reportado como SATAFIRM S11.

O mesmo deve acontecer se utilizar o gestor de SDD da própria fabricante.

Pela BIOS

Outra forma de diagnosticar o problema é no próprio computador com defeito. Para isso, basta aceder a BIOS do aparelho.

A maneira de aceder ao setup da BIOS do seu computador pode variar conforme o modelo, portanto, é necessário consultar o manual do seu computador.

Contudo, na maioria dos computadores, basta apertar F2 assim que ligar o computador.

Uma vez que aceder a BIOS, o erro SAFAFIRM S11 deve aparecer no local onde apareceria o seu SDD antes do problema começar a acontecer.

No Linux

Caso use uma distribuição Linux, como o Linux Kamarada ou o Ubuntu, basta abrir o aplicativo Discos e verá que o disco é reconhecido como SATAFIRM S11.

Em outros casos, precisa remover o SDD do computador para diagnosticar o problema. Basta iniciar o Linux a partir de um LiveUSB.

Também pode usar outros comandos Linux, como o comando fdisk, o comando discoparm e o comando smartctl.

Como recuperar dados do SSD com problema SATAFIRM S11?

Se a causa do erro SATAFIRM S11 for o Firmware, é possível recuperar o dispositivo, porém, pode causar a perda permanente dos dados.

Entretanto, se for necessário algum tipo de arranjo físico, é fundamental contar com equipamentos e ferramentas de altíssima qualidade.

Para que a recuperação do SSD funcione de facto, precisa de ser feito dentro de um laboratório especializado e preparado.

Lembre-se, muitas coisas podem impedir o funcionamento de um dispositivo, inclusive partículas de poeira que precisam ser limpas da maneira adequada.

Além da experiência e excelência na recuperação de SSDs corrompidos, queimados ou danificados, a Bot também tem uma sala limpa de conceito máximo (ISO 5, Class 100), com um rigoroso controlo de partículas certificado pela US Federal Standards 209.

Como regravar firmware do SSD com problema SATAFIRM?

Uma das maneiras de fazer a recuperação do SSD Kingston A400 é regravando o firmware do dispositivo.

Existem vários programas e tutoriais disponíveis na internet que ensinam, passo a passo, como regravar o firmware, entretanto, é preciso que fique claro que este procedimento limpa todo o conteúdo do dispositivo.

Ou seja, esta não é uma forma de recuperar dados, mas sim de recuperar o dispositivo e fazê-lo simplesmente voltar a funcionar.

Portanto, se quer resolver o problema SATAFIRM S11 e continuar com os seus dados, mande o seu produto para uma empresa especializada como a Bot Recuperação de Dados.

Dá para evitar o problema SATAFIRM S11 no SSD?

Sim. Existem alguns cuidados que o usuário de SSD pode ter para evitar que o SATAFIRM S11 aconteça, tais como:

  • Manter o firmware do dispositivo atualizado para evitar problemas maiores;
  • Fazer a instalação com um profissional para evitar super aquecimentos;
  • Verificar regularmente a temperatura do SSD.

Entretanto, ainda que tome todas as medidas de precaução, existe a possibilidade do erro acontecer e, nesses casos, pode contar com a Bot para não perder os seus dados.

Conclusão

O SATAFIRM S11, como vimos ao longo do texto, é um tipo de falha relativamente comum em SSDs de todas as marcas.

Pode diagnosticar o problema conectando o SSD noutro computador Windows através do gestor de dispositivos ou através da BIOS.

Se o seu computador for Linux, as formas de diagnosticar o problema depende da versão que está a utilizar.

É possível recuperar o aparelho regravando o firmware do dispositivo, contudo, isso fará com que os dados sejam todos apagados.

Portanto, se deseja recuperar o seu SSD e os dados dentro, entre em contacto com a Bot Recuperação de Dados!

Compartilhar:

Posts relacionados