A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

A Western Digital, conhecida pela sigla WD, é uma das principais fabricantes de discos rígidos no mundo. A empresa estadunidense é responsável por 36% do mercado de HDs em todo o planeta e é conhecida pela qualidade dos produtos. Mas mesmo os discos de excelente qualidade podem enfrentar problemas. Por isso, explicaremos como recuperar HD Western Digital neste artigo.

A seguir, você conhecerá melhor a marca e descobrir quais são as falhas mais comuns nesses HDs. Além de entender o passo a passo para conseguir de volta seus dados perdidos. Continue lendo e confira!

Recuperar HD Western Digital

O que faz a empresa Western Digital?

A Western Digital Corporation é uma empresa fundada na Califórnia, em 1970. No começo, a WDC focou na produção de circuitos integrados. A entrada no mercado de discos rígidos veio em 1988, com a compra da divisão de HDs da Tandon. Desde então, a companhia se consolidou como uma das principais marcas de HDs do mundo.

Hoje, a Western Digital produz discos rígidos e SSDs, tanto de armazenamento interno quanto externo. No primeiro trimestre de 2021, a WD ficou em segundo lugar entre as principais vendedoras de HDs do mundo, com 36% do mercado. Já a Seagate, sua principal concorrente, foi responsável por 43% das vendas, de acordo com o portal Statista.

Por que os dados de um HD podem ser perdidos?

Os HDs Western Digital são dispositivos de boa qualidade. Mesmo assim, podem apresentar problemas, como em qualquer disco. Alguns dos erros mais comuns em discos rígidos incluem:

Danos mecânicos

Deixou o notebook cair ou bateu com força no computador? Isso pode provocar danos no seu HD. Como os discos rígidos são peças mecânicas, qualquer impacto pode danificar os componentes responsáveis pela leitura e o registro dos dados. Isso pode corromper o HD ou dificultar o seu uso.

Contaminação por vírus e malwares

Seus dados também podem ser comprometidos por ataques de hackers e infecções por vírus. Nesses casos, pode ser que o seu computador não reconheça o HD ou alguns arquivos apareçam corrompidos.

Derramamento de líquidos

Derramar água, café ou suco no computador, ou no HD externo é outra causa comum para problemas no disco. Nesses casos, o líquido afeta os circuitos eletrônicos do HD e pode comprometer os dados que você tem salvos no dispositivo.

Queda de energia

O HD pode ser comprometido sempre que o computador é desligado de maneira inadequada. Seja por quedas de energia ou até mesmo por mau uso, esses problemas podem afetar a saúde do HD. Nesses casos, o disco pode ficar corrompido e não ser mais encontrado pelo sistema.

Falhas mais comuns em HDs Western Digital

No caso dos HDs Western Digital, há dois erros comuns que podem acontecer, além das falhas normais que citamos acima. Isso não significa que esses problemas ocorram apenas nos discos da WD, mas que podem acontecer também nesses dispositivos. Entenda cada um deles!

Pré-amplificador com falhas

Os pré-amplificadores são chips localizados no HD que ajudam a amplificar o sinal dos cabeçotes, responsáveis pela leitura e gravação de dados. Esses chips não suportam descargas estáticas e, quando elas ocorrem, a peça pode começar a apresentar problemas. Além disso, oscilações ou quedas de energia podem danificar o dispositivo.

Esses erros eram mais comuns em discos antigos, mas em alguns modelos da Western Digital eles ainda ocorrem.

Problemas no motor do HD

O motor do disco rígido é responsável por fazer com que os pratos girem. No processo, eles são gravados pelos cabeçotes e os dados são lidos ou salvos. Por isso, quando o motor apresenta problemas, todo o funcionamento do HD fica comprometido. Nesses casos, pode ser que o HD faça barulho, então preste atenção.

É possível recuperar HD Western Digital?

Teve um dos problemas acima e está preocupado com seu disco rígido? Assim como a maioria das marcas, é possível recuperar HD Western Digital, mas isso depende do tipo de erro encontrado. Uma avaliação mais criteriosa é que vai definir se é possível voltar a usar o dispositivo. Mas você pode tentar uma forma simples de fazê-lo voltar a funcionar.

Se o seu sistema operacional é Windows, basta seguir os passos:

1 – Abra o menu iniciar.

2 – Digite “cmd” (sem as aspas) e aperte a tecla Enter. Aguarde até que o Prompt de Comando seja aberto.

3 – No Prompt de Comando, digite “chkdsk g:/f” (também sem as aspas, substituindo o “g” pela unidade que você deseja recuperar). Logo depois, pressione Enter.

Em seguida, seu disco passará por uma recuperação automática do sistema. Essa é uma forma simples e segura de tentar resolver o problema em casa. Contudo, se mesmo assim, seu HD não voltar a funcionar, a melhor solução é procurar uma empresa especializada.

Hoje em dia existem vários softwares de recuperação de dados, como o Recoverit, o EaseUS Data Recovery, o DiskGenius, entre outros. Mas nós não recomendamos que esses programas sejam usados por quem não tem experiência. Tentar recuperar HD Western Digital sem saber o que está fazendo pode causar mais danos no dispositivo e causar uma perda definitiva dos seus arquivos.

Além disso, evite abrir o seu HD. Danos físicos são muito sérios e podem prejudicar ainda mais a integridade dos seus dados.

Como recuperar HD Western Digital?

Mas então, como fazer para recuperar HD Western Digital? Se você tentou outras alternativas e não teve resultado, nós da Bot podemos te ajudar. Atualmente, temos mais de 11 anos de experiência e mais de 60 mil casos resolvidos, com uma taxa de 95% de sucesso. Além disso, nosso índice de satisfação entre os clientes atendidos é de 99%.

Conosco, você pode solicitar seu orçamento e receber retorno em três modalidades: gratuita (até 48h), prioridade (até 24h) ou urgência (até 12h).

Envio gratuito

Depois de preencher o formulário, você pode enviar seu HD gratuitamente para análise, a partir de qualquer endereço no Brasil.

Entregar em uma das 17 unidades de norte a sul

Outra opção é entregar seu dispositivo em uma das 17 unidades da Bot em todo o país. Em ambos os casos, todo o serviço é executado em laboratórios próprios, com o máximo de segurança.

Qual o preço para recuperar HD Western Digital?

Por último, muita gente quer saber quanto custa recuperar HD Western Digital. A resposta variará conforme a extensão e complexidade do problema. Para fazer o diagnóstico e definir o orçamento, alguns fatores incluem a estrutura do disco, os danos encontrados, a possibilidade de recuperação e o trabalho que terá que ser despendido.

Isso significa que os valores variam bastante, mas podemos te adiantar que a maioria dos orçamentos parte de R$ 700. A grande vantagem da Bot, é que você não gasta com envios, por exemplo. Arcamos com essa despesa para que seu dispositivo seja analisado e você decide se quer ou não seguir com o serviço.

Conclusão

Gostou de saber como recuperar HD Western Digital? Aqui na Bot temos muita experiência para lidar com as principais marcas de discos disponíveis hoje no mercado. Se o seu problema persistir, entre em contato conosco e faça seu orçamento.