Como recuperar dados após falha no disco rígido?

Índice de conteúdos

O disco rígido (hard disk) – popularmente conhecido como HD – é um dos componentes mais importantes do computador, afinal é nele que ficam armazenados todos os conteúdos e dados dos utilizadores.

Por isso, sempre que apresenta algum problema, é preciso resolver o quanto antes para não perder arquivos importantes permanentemente.

Ocorreu algum erro e não sabe como recuperar dados após falha no disco rígido? Continue connosco e descubra porque é que os contratempos ocorrem e como resolvê-los mais comuns de forma simples!

Por que o disco rígido falha?

Assim como qualquer outro dispositivo eletromecânico, não é impossível que o disco rígido apresente falhas ocasionalmente. No entanto, sempre há um motivo para que o problema ocorra e nós listamos os principais abaixo.

Desgaste das peças

Nada dura para sempre e não seria diferente com o disco rígido. Muitas vezes, as peças que o compõem têm anos de uso e isto pode impactar o seu funcionamento. Componentes muito gastos ou antigos podem ser responsáveis pelas falhas.

Superaquecimento do hardware

O ideal é que a temperatura do disco rígido fique entre 25ºC e 40ºC. Portanto, quando ultrapassa esse limite, acaba por superaquecer e degrada a peça. Por outras palavras, algumas falhas podem aparecer devido à elevação de calor.

Desligar o computador de repente

Outro motivo muito comum é o encerramento repentino do sistema. Desligar a máquina abruptamente pode gerar falhas no hardware, corromper arquivos e dificultar o funcionamento de alguns programas.

Falta de energia

Embora não seja controlável, a falta de energia pode gerar grandes problemas. Isto porque o computador acaba por ser desligado de repente e gera os mesmos problemas que citámos no tópico anterior.

Sintomas de falha física e lógica do disco rígido

Antes de saber como recuperar dados após falha no disco rígido, é preciso saber quais são os sinais que emite quando não consegue desempenhar totalmente o seu papel.

Confira a seguir os dois sintomas principais.

Incapacidade do sistema operativo de reconhecer a unidade

Um dos sinais mais emitidos por discos rígidos que apresentam falha é o não reconhecimento do hardware. Por outras palavras, o utilizador instala o disco rígido, mas o sistema operativo não o reconhece como se não estivesse ali.

Ruído contínuo proveniente de dentro do computador

Reparou que o seu disco rígido está a fazer barulho? Pode ser um sintoma da falha. Embora alguns computadores não sejam totalmente silenciosos, não é normal emitir ruídos internos altos e contínuos que não existiam antes.

Soluções para uma falha lógica no disco rígido

Podemos considerar uma falha lógica quando o disco rígido está a rodar normalmente, mas, mesmo assim, não é reconhecido ou os dados armazenados que não são encontrados.

Para este tipo de problema, separamos duas soluções bem comuns.

Tente recuperar os dados para outro dispositivo

Este é um bom exemplo de como recuperar os dados após falha no disco rígido. No entanto, precisará de outro computador para fazer o procedimento e um adaptador SATA para USB.

  • Conecte o cabo do adaptador no disco rígido e no 2º computador e encontre todos os dados na parte “Este computador”;
  • A partir daí, será possível encontrar os downloads, imagens, documentos, etc;
  • Por fim, basta transferi-los para este dispositivo.

Tente formatar a partição

Outra alternativa simples e que geralmente resulta é a formatação. No entanto, todos os arquivos poderão ser perdidos. Então, se tiver algo muito importante no disco rígido, é melhor recorrer a especialistas em recuperação de dados ou, se conseguir, fazer backup.

  • Clique com o botão direito do rato no menu iniciar e depois em “Gestor de disco”;
  • Selecione a partição, clique no “X” para excluir o volume e depois clique em “Sim”;
  • Após a exclusão, selecione a partição, clique com o botão direito e vá seguindo as recomendações indicadas na tela.

Soluções para uma falha física no disco rígido

Uma falha física ocorre quando há problemas em alguma das partes do hardware. Ou seja, a peça é quem está a apresentar erros e isso pode dificultar um pouco mais o processo.

No entanto, pode tentar resolver de três formas:

Tente recuperar dados e faça backup noutro lugar

Falhas físicas dificultam o processo de recuperação de dados, pois não há software que resolva este tipo de problema. Porém, se está a perguntar-se “como recuperar dados após falha no disco rígido?”, a resposta mais simples é: faça um backup para outro dispositivo o quanto antes.

Verifique se o disco rígido ainda pode ser usado

Nem sempre uma falha física gera “perda total” do disco rígido. Por isso, antes de tomar qualquer medida drástica, analise se ainda tem salvação ou se precisará de ser descartado.

Caso não saiba reconhecer, leve o dispositivo para um profissional. Com certeza, poder-te-á ajudar na identificação.

Envie o seu disco rígido para ser reparado

Se, enquanto examinava, percebeu que o seu disco rígido ainda pode ser salvo, pois apresenta um problema bastante simples, leve-o a um especialista para que possa fazer a reparação. Afinal, ninguém quer perder um dispositivo de uma hora para a outra.

Mas, antes, peça um orçamento e analise se o valor realmente compensa ou se é melhor investir num novo, pois, por ser um dispositivo de mecânica e eletrónica complexa, normalmente o reparo irá ficar mais caro que um dispositivo novo.

Conclusão

E se mesmo após tentar todas as opções o seu disco rígido ainda estiver a falhar, não desespere. Existem empresas extremamente competentes que fazem a recuperação dos arquivos de forma simples e rápida.

A Bot Recuperação de Dados, por exemplo, já resolveu mais de 100 mil casos de pessoas físicas e jurídicas e está em várias cidades em Portugal. Entregue o seu disco rígido para quem tem experiência e sabe o que está a fazer! Na BOT, o orçamento é entregue partir de 12 horas, dependendo do nível de urgência.

Quer saber como recuperar os seus dados após falha no disco rígido? Entre em contacto com a BOT e tenha todos os seus arquivos guardados em apenas alguns dias!

Compartilhar:

Posts relacionados