Problemas comuns do disco rígido e como resolvê-los

Índice de conteúdos

Encarar uma avaria em qualquer aparelho eletrónico pode gerar muito ‘stresse’ e frustração. Mas, em algumas situações, estes sentimentos podem ser ainda piores, como no caso do problema no disco rígido. O disco, como também é chamado, é um dos componentes mais importantes do seu computador, porque armazena os seus ficheiros, imagens e vídeos.

Então, caso o seu dê problema, além de ter que substituir a peça de um momento para o outro, ainda poderá ter que lidar com a irritação de ficar sem os seus documentos do trabalho, fotos da família, entre outros dados importantes.

Mas, também não precisa entrar em pânico. Vários problemas no disco rígido podem ser percebidos a partir de alguns sinais. A seguir, mostramos quais são os erros mais comuns e algumas dicas para resolvê-los. Veja só!

O que é um disco rígido?

O disco rígido, também chamado Hard Disk Drive (HDD) ou disco, é uma peça com a função de armazenar os dados do seu computador. Este componente é constituído por discos móveis, que armazenam o conteúdo, e um braço móvel, que lê e regista essas informações.

Além disso, existem também os discos externos, que funcionam de maneira bastante parecida. A diferença é que este é uma peça, como o nome diz, externa, que conecta ao computador através de uma porta USB. Geralmente, a tecnologia do disco rígido existe desde 1956, quando foi criada pela IBM, e é hoje a forma mais popular de armazenamento em computadores domésticos.

Problemas comuns num disco rígido

A constituição do disco rígido, em partes mecânicas, pode torná-lo frágil a choques, quedas e variações bruscas de temperatura. Além disso, problemas no sistema, como a infeção por vírus, podem acabar por encurtar a vida útil do seu equipamento. A seguir, reunimos alguns problemas comuns, que podem ser sinais de que está a chegar o momento de salvar os seus ficheiros noutro lugar e, possivelmente, trocar o disco rígido.

Ficheiros corrompidos

Já acedeu a um ficheiro e recebeu a notificação de que estava corrompido? Este pode ser um dos principais alertas para donos de computadores.

Se não consegue identificar nenhum outro motivo para os ficheiros estarem corrompidos, a resposta pode ser problema no disco rígido. Especialmente, se o erro aparece quando tenta copiar ficheiros de uma pasta para outra. Para testar, uma opção pode ser salvar alguns ficheiros novos e tentar acedê-los. Caso o problema persista, a hipótese do erro ser no disco é grande.

Estes casos são comuns quando acontecem picos de energia ou quando o computador é desligado de maneira inadequada, então é importante prestar atenção para evitar situações do tipo.

Vírus de computador e Malware

Outro problema no disco rígido é a infeção por vírus e malware. Nestes casos, o sistema é afetado e os ficheiros podem ser corrompidos. Em geral, o computador é infetado pela internet ou pela conexão com algum outro equipamento que está com vírus, como pen USB, outros computadores ou discos externos.

O mais comum é os vírus atacarem aparelhos com o sistema operativo desatualizado ou que não têm um antivírus instalado.

Falha de fabricação

Falhas de fabricação também podem causar problemas no disco, principalmente nos novos. Se o disco não responder quando for testado pela primeira vez, as hipóteses de esta ser a causa são grandes. Então, a solução mais rápida é procurar o fabricante ou a loja que lhe vendeu o disco para substituir o modelo.

Calor

O aquecimento excessivo pode ser mais uma causa de um problema no disco rígido. Se o computador estiver a exigir muito do sistema, é possível que as ventoinhas que mantêm a temperatura do equipamento estável parem de funcionar ou não refresquem o disco rígido.

Nestes casos, é possível que ouça também um barulho de clique, indicando que o disco está a travar devido ao superaquecimento. Para evitar estas situações, é bom garantir que a ventoinha da CPU tenha sido instalada adequadamente e que as saídas de ar não estejam obstruídas.

O computador não consegue detetar o disco rígido ou o BIOS

Outro fator que deixa muita gente preocupada é quando o computador não consegue detetar o disco rígido no BIOS. Nestes casos, existem hipóteses de o problema não ser no disco em si, mas na fonte de alimentação do computador.

Isto porque se o disco não estiver a receber energia suficiente, pode não ser detetado. Em especial, porque o disco rígido é uma das peças que mais precisa de carga no computador.

Falhas inesperadas no computador

O seu computador está com vários problemas em simultâneo? Se os ficheiros e pastas começarem a desaparecer do nada e o disco fizer barulho, pode ser que o problema seja causado por bad blocks. Ou seja, blocos danificados do disco.

Conforme o tempo passa, é normal que o disco rígido tenha setores que deixam de funcionar. Mas, hoje em dia, os discos têm uma tecnologia que permite transferir os dados armazenados nessa parte para outra área. Assim, nem percebe que houve um problema.

Só que, conforme o tempo passa, o disco começa acumular muitos bad blocks e o espaço “reserva” para os seus dados deixa de ser suficiente. Nestes casos, o disco pode apresentar falhas e ruídos.

Human Errors

Mexeu nas configurações do computador e depois começou a ter problema no disco rígido? Erros humanos também são causas comuns para erros no disco. Às vezes, alteramos sem querer o registo ou a localização dos ficheiros do sistema e isso pode causar danos irreversíveis. Então, evite fazer modificações sem ter conhecimento técnico para isso.

Como resolver o problema no disco rígido?

A boa notícia é que parte destes danos têm solução. Mesmo assim, nunca é demais avisar: assim que identificar qualquer sinal de problema no disco rígido, faça backup dos seus ficheiros mais importantes. Em seguida, parta para as nossas dicas a seguir!

Forma 1 – Verificação do Disco e Reparação Automática

Caso o seu sistema operativo seja Windows, tem a opção de rodar uma verificação de disco, que repara automaticamente o disco, dependendo do problema. Em primeiro lugar, feche todos os programas abertos e aceda ao Meu Computador.

Em seguida, clique com o botão direito no ‘drive’ do disco rígido que deseja verificar e aceda à opção Propriedades. Na janela que aparecerá, é possível procurar a aba Ferramentas e, depois, aceder à Verificação de Erros. Aí, clique em “Verificar” e coloque a sua senha do sistema, caso apareça a solicitação.

Depois, selecione também a opção de Corrigir, para que o sistema operativo repare automaticamente possíveis danos e pronto, agora é só esperar a conclusão do processo.

Forma 2 – Ligação entre o disco rígido e a placa principal

Se a primeira forma não resolver o seu problema, então temos outra opção. Neste caso, precisará abrir o seu computador ou disco externo para verificar se a ligação entre o disco e a placa principal está a funcionar como deveria. Mas atenção, só escolha este caminho caso tenha alguma experiência prévia, para não danificar ainda mais alguma peça.

Para começar, abra o computador e procure pelos cabos SATA (vermelho) e IDE (branco). Remova ambos e limpe-os para tirar qualquer resíduo de pó. De preferência, utilize um compressor de ar para garantir uma limpeza mais efetiva. Faça o mesmo com os conectores na placa-mãe e conecte os cabos novamente. Depois, é só ligar o computador e conferir se o aparelho voltou ao normal.

Forma 3 – Formatação do disco rígido corrompido

Outra maneira de tentar resolver o problema no disco rígido é através da formatação. Mas, neste caso, é fundamental fazer o backup do seu equipamento, pois todos os ficheiros serão perdidos.

Em seguida, aceda ao Painel de Controle do seu computador e procure pela opção Sistema e Segurança. Clique em Ferramentas Administrativas e, depois, em Gestor de Computador. Na página que aparecer, procure pelo Gestor de Disco e selecione a opção “Formatar”. Depois, é só restaurar o disco a partir do backup.

Forma 4 – Experimente o Disk Utility para reparar o disco

Caso o seu computador seja um Mac, a opção Disk Utility pode ser outra forma de reparar um problema no disco rígido. Da mesma forma que no Windows, precisa fazer o backup dos seus ficheiros antes para não perder nenhum dado importante.

Para começar, escreva “disk utility” no campo de pesquisa localizado na barra de menu. Depois, selecione o seu disco rígido e clique em “Reparar Disco”. Em seguida, selecione o Sistema operativo do computador e clique para reiniciar. Esta é uma solução automática que resolve alguns problemas, então faça o teste para descobrir se o erro persiste. Caso continue, a melhor opção pode ser procurar uma assistência técnica.

Forma 5 – Substituir o PCB no disco rígido

Por último, pode tentar substituir o circuito impresso (PCB – Printed Circuit Board) do disco rígido caso esse componente esteja danificado. Neste caso, terá que descobrir qual é o PCB adequado para o seu disco. Para isso, entre em contacto com o fabricante. Depois, verifique qual circuito integrado precisa de ser trocado, a partir das informações sobre o modelo, número de série, firmware e número da etiqueta.

Em seguida, retire o circuito integrado antigo e solde o novo no lugar. Mas, lembre-se que deve ter alguma experiência com o manuseio de ferramentas netsa parte ou poderá destruir totalmente os dados do disco.

Conclusão

Se, mesmo assim, o seu disco rígido não voltar a funcionar – ou perder os seus ficheiros no processo – saiba que não precisa de entrar em pânico. É possível substituir o seu disco e entrar em contacto com empresas especializadas, como a Bot, que fazem a recuperação dos seus dados. Basta entrar em contacto e solicitar o seu orçamento!

Compartilhar:

Posts relacionados