Cartão de memória não funciona: como recuperá-lo

Índice de conteúdos

Deparar-se com um cartão de memória que não funciona é bastante comum — principalmente porque esta é uma unidade muito popular, sobretudo em smartphones e câmaras digitais.

Isto pode acontecer por diversos motivos: por exemplo, quando o cartão de memória é corrompido, danificado ou não pode ser lido pelo sistema por outra razão qualquer.

Por conter geralmente dados, como fotos e vídeos — além dos tradicionais documentos e aplicações— é normal ficarmos desesperados quando o cartão de memória não funciona.

Porém, como veremos no artigo de hoje, não é preciso entrar em pânico: é totalmente possível fazer o cartão voltar a funcionar ou — caso não seja — recuperar o que realmente importa: os dados armazenados.

Também veremos o que pode ter causado o problema e como evitar que volte a acontecer, simplesmente tendo alguns cuidados básicos.

Por que o cartão de memória não está a aparecer?

Vários motivos podem fazer com que o cartão de memória não esteja a funcionar ou não esteja a aparecer no seu dispositivo.

Confira a seguir algumas delas:

Mau contacto entre o cartão de memória e o computador

Os cartões de memória comunicam-se com dispositivos compatíveis usando uma série de pads de metal — com cada pad servindo a um propósito diferente.

Com o tempo, estas conexões podem desgastar-se e causar vários problemas de conectividade.

O mau contacto também pode ser causado por falhas no leitor do cartão de memória ou na entrada do seu dispositivo/PC.

A letra da unidade do seu cartão de memória está em falta

As letras de unidade são identificadores alfabéticos de todas as unidades do computador — como discos rígidos internos, unidades óticas, cartões de memória e unidades USB externas.

Portanto, se um disco perde a sua letra de unidade, não pode aceder diretamente aos arquivos salvos e todos os programas que dependem dele não poderão ser executados corretamente.

Assim, se o seu cartão de memória não tiver uma letra atribuída, não irá funcionar no seu PC.

Normalmente, o Windows atribui letras de unidade automaticamente para cada unidade que deteta, mas — caso o seu cartão de memória não tenha recebido uma atribuição automática — pode fazer isso manualmente utilizando o “Gestor de disco”.

O sistema de arquivos do cartão de memória não é reconhecido ou está corrompido

Em alguns casos, o cartão de memória pode não estar a funcionar porque não é reconhecido pelo dispositivo ou está corrompido.

Isto pode ocorrer devido a setores defeituosos, como resultado de uma ejeção inadequada ou abrupta, porque a unidade tornou-se RAW, entre outros.

O driver do dispositivo está desatualizado

Quando o driver do seu dispositivo ou PC está desatualizado, o sistema não tem os recursos necessários para fazer a leitura da sua unidade, fazendo parecer que seu cartão de memória não está a funcionar.

Portanto, verifique se o driver do seu dispositivo/computador está atualizado e, caso não esteja, atualize-o.

O cartão de memória está infetado por um vírus

Às vezes, vírus ou infeções por malware podem fazer com que os seus ficheiros no cartão de memória fiquem ocultos, fazendo pensar que o cartão não é detetável no seu telefone ou PC.

O que fazer quando o cartão de memória não quer funcionar?

Existem muitas correções possíveis para fazer com que o cartão de memória que não funciona volte a funcionar corretamente — e precisa de escolher a que melhor se adapta à sua situação específica.

Confira algumas delas a seguir:

Insira o seu cartão de memória corretamente

A primeira coisa a fazer para corrigir os erros do cartão de memória é reinseri-lo corretamente.

Para fazer isso, desligue a sua câmara ou smartphone, remova o cartão de memória e, em seguida, insira cuidadosamente o cartão novamente no dispositivo.

No caso do PC, ejete corretamente a unidade, remova, limpe e volte a inseri-lo. Se estiver a utilizar um leitor de cartão, também vale a pena tentar outro.

Caso o seu cartão de memória ainda mostre erros, passe para o próximo método.

Conecte o seu cartão de memória a outro dispositivo ou computador

Às vezes, os cartões de memória podem apresentar erros devido a problemas de compatibilidade.

Portanto, nestes casos, precisa de verificar se o cartão de memória tem um problema de compatibilidade com o dispositivo ou não.

Para verificar se este é o seu caso, conecte o seu cartão de memória a outro computador ou a qualquer outro dispositivo.

No caso, se o seu cartão de memória tiver problemas de compatibilidade, precisará substituí-lo para resolver o problema — ou usar os dispositivos nos quais o seu cartão não apresente problemas de compatibilidade.

Mas, se o cartão de memória ainda não estiver a funcionar após aplicar este método, tente corrigir o erro usando a alternativa abaixo.

Corrija o erro do cartão de memória usando a função CHKDSK

Se houver algum erro interno, o seu sistema pode não conseguir detetar o cartão de memória. Neste caso, tente as etapas a seguir para usar a função CHKDSK para solucionar esse problema:

  • Clique em “Este PC” ou “Meu Computador” e siga o caminho “Gestor” > “Gestor de Disco”;
  • Agora, localize seu cartão de memória no visualizador da unidade e verifique se seu sistema pode detetá-lo
  • Pressione o botão “Win” mais “R” e escreva cmd — apertando “Enter” em seguida;
  • Agora escreva chkdsk D: / f e termine o processo pressionando “Enter”.

Formate o cartão de memória

Se nenhum dos métodos acima funcionar, é recomendável formatar o seu cartão de memória.

Vale destacar que a formatação do cartão levará à perda de dados, portanto, se não tiver um backup, recupere-os utilizando um serviço profissional de recuperação.

Dito isto, conecte o cartão de memória ao PC e siga os seguintes passos:

  • Abra “Este PC/”Meu Computador” e localize o cartão de memória;
  • Clique com o botão direito do rato em cartão de memória e selecione “Formatar”;
  • Defina o sistema de arquivos FAT32;
  • Marque a caixa com “Quick Format” e inicie o processo de formatação do cartão de memória clicando em “Iniciar”;
  • Terminado o processo, desconecte o cartão de memória do seu sistema e insira-o no smartphone para verificar se o problema foi resolvido.

Como evitar erros no cartão de memória?

Um cartão de memória que não funciona, sem sombra de dúvida, causa muitos desconfortos — e é por isso que acreditamos que deve fazer tudo para evitar que isso aconteça.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas que deve usar para evitar erros no cartão de memória.

Não remova o cartão de memória da câmara ou smartphone durante a captura, ou visualização de fotos

Uma das maneiras mais fáceis — mas mais esquecidas — de evitar problemas no cartão de memória é simplesmente evitar removê-lo durante a captura ou visualização de fotos.

Afinal, quando esquece e retira o cartão enquanto a câmara ainda está a executar alguma dessas ações, o processo é interrompido abruptamente, causando a “queima” da unidade.

Ejete corretamente um cartão de memória antes de removê-lo de qualquer dispositivo

Uma das coisas mais importantes que deve evitar é a remoção inadequada do cartão de memória do seu dispositivo.

Quando não faz isso, o slot do cartão pode ser danificado e, como resultado, ao inseri-lo novamente, pode encontrar erros inesperados no cartão de memória.

Portanto, ejete o cartão com segurança. Além disso, remova-o somente após desligar o dispositivo.

Não capture ou execute qualquer ação na câmara se a bateria estiver fraca

Não use nenhum dispositivo quando a bateria estiver fraca, pois isso pode afetar os dados presentes no cartão de memória e também causar problemas de corrupção.

Afinal, caso a bateria do dispositivo esteja fraca, há mias hipóteses de corrupção dos dados salvos no cartão de memória.

Faça uso de marcas de cartão de memória confiáveis

A qualidade dos cartões de memória também é fundamental para evitar um quadro de falha no funcionamento.

Afinal, se o cartão for feito por um fabricante desconhecido e não confiável, pode ser muito mais suscetível a danos.

Portanto, só deve confiar em cartões de memória de marcas conceituadas.

Faça um backup regular dos dados do cartão de memória

Uma das melhores formas de evitar quadros de perda de dados do seu cartão de memória — apesar de não evitar os erros — é fazer backups regulares dos arquivos guardados.

Pode fazer backups em nuvem ou noutro disco externo (como pen drives, HDs ou outras unidades flash).

Conclusão

Apesar da sua versatilidade e praticidade, o cartão de memória pode não funcionar corretamente em algumas ocasiões.

Como, por exemplo, quando há mau contacto, falta atribuir uma letra à unidade, o sistema de arquivos não é reconhecido ou está corrompido.

O cartão de memória também pode não funcionar caso o driver do dispositivo esteja desatualizado ou a unidade esteja infetada por vírus, ou malware.

Caso o seu cartão de memória não esteja a funcionar, pode recorrer a algumas soluções.

Entre elas, remover e inserir novamente o seu cartão, conectá-lo a outro dispositivo/PC, executar a função CHKDSK ou, se nada disso funcionar, formatá-lo — o que irá causar a perda dos dados armazenados.

Mesmo que seu cartão de memória pare de funcionar sem aviso, pode tomar algumas atitudes para evitar ao máximo qualquer problema.

Algumas boas práticas neste sentido são não remover o cartão de memória do seu dispositivo durante a captura/visualização de fotos e ejetá-lo corretamente do PC.

Também é recomendável evitar a captura ou execução do seu dispositivo (câmara/smartphone, etc) caso a bateria esteja fraca.

Por fim, prefira comprar e usar cartões de marcas reconhecidas e mantenha uma rotina de backups regulares dos seus dados.

Se teve todos os cuidados necessários e, ainda assim, o seu cartão parou de funcionar e perdeu acesso aos seus dados, não se preocupe: nós, da Bot, podemos ajudar!

Afinal, somos pioneiros na recuperação de dados de cartões de memória, independentemente da marca, modelo ou sistema de arquivos.

Não importa se o seu cartão queimou, foi corrompido ou teve arquivos apagados, está a pedir para formatar, sofreu uma falha de firmware ou foi atacado por vírus, nós podemos recuperar os seus dados.

Além de sermos referência quando o assunto é recuperar dados de cartão de memória, também nos preocupamos com a sua urgência para reaver os seus arquivos, vídeos, fotos e documentos.

Por isso, recuperamos os seus dados com total agilidade e analisamos o seu dispositivo num período entre 24 e 48 horas!

Torne-se um dos nossos 100.000 casos de sucesso: inicie já a sua recuperação connosco!

Compartilhar:

Posts relacionados