A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Com tudo o que pode dar errado ao lidar com computadores, é fundamental ter um modo simples e confiável de fazer backup de arquivos e preferências do Mac, concorda? Para isso, a Apple criou o Time Machine.

Introduzido com o OS X 10.5 Leopard, o aplicativo de backup Time Machine tira instantâneos do seu HD e os armazena na nuvem ou em uma unidade externa.

No artigo de hoje, descubra o que é o Time Machine, para que ele serve, como configurar as preferências dele, o que é possível restaurar com ele (e como fazer essa restauração, passo a passo).

Como fazer backup do Time Machine e restaurar arquivos

O que é o Time Machine?

O Time Machine é um aplicativo que cria instantâneos dos seus arquivos, para que você possa restaurá-los mais tarde.

Você pode usar o aplicativo para fazer backup e restaurar todo o sistema ou apenas seus arquivos importantes.

Também é possível usá-lo com o iWork, iLife e muitos outros aplicativos para restaurar arquivos sem sair desses aplicativos.

Você pode até usar o AirPort da Apple para armazenar seus backups em uma unidade de rede.

Para que serve o Time Machine?

O Time Machine se destaca entre a maioria dos aplicativos de backup, pois captura exatamente o que estava no seu Mac em qualquer momento do passado, facilitando a recuperação de arquivos, e-mails ou mídia que podem ter sido excluídos inadvertidamente.

O aplicativo salva seus dados a cada hora, ainda que mantenha apenas o último backup feito em um dia. Dessa forma, ele mantém os backups diários apenas por um mês antes de manter apenas os instantâneos semanais.

Como fazer backup com o Time Machine?

Para habilitar o Time Machine a fazer backups em seu PC, você deve seguir os passos abaixo:

  1. Selecione o ícone do Time Machine no menu Apple > Preferências do Sistema
  2. Clique em Selecionar disco de backup
  3. Selecione qual disco você gostaria de usar como backup do Time Machine
  4. Marque a caixa “Fazer backup” automaticamente.

Quanto tempo leva o backup do Time Machine?

O primeiro backup pode demorar várias horas, dependendo de quantos arquivos você tiver. Mas, pelo menos, você pode continuar usando o computador durante o procedimento.

Depois disso, os backups futuros serão mais rápidos para terminar, já que o Time Machine só faz backup dos arquivos que foram alterados desde o backup anterior.

Como configurar as preferências de backup do Time Machine?

O Time Machine começará a fazer o backup logo após as configurações abaixo. Lembrando que, na primeira vez, o processo pode levar vários minutos.

Após a primeira cópia ser realizada, o Time Machine acessará o disco externo para executar pequenas atualizações de hora em hora, além dos backups diários do último mês e semanais dos meses anteriores.

Sendo que cópias antigas salvas são eliminadas assim que o disco ficar cheio.

Exclua itens e faça backup somente do que deseja

Mesmo com as poucas opções que o Time Machine oferece, você ainda pode escolher entre o que deseja manter e o que prefere excluir.

Caso queira excluir algum item do seu backup, é só ir para “Preferências do Sistema” e acessar o Time Machine. Então, clique no botão “Opções”, em seguida, adicionar (“+”) para marcar um item a ser apagado do backup.

Se mudar de ideia e quiser que o item seja salvo, selecione-o e clique no botão de remover (“-”).

Verifique o status de seus backups

Para acompanhar o status dos backups de um disco e verificar se estão em boas condições, você deve exibi-lo na barra de menu do Time Machine, no topo da tela.

Para tanto, vá para “Preferências do Sistema” no Time Machine e selecione “Mostrar Time Machine na barra de menus”.

Então, mantenha a tecla ⌥ Option pressionada e clique em “Verificar Backups”.

Se você notar um ponto de exclamação (!) no centro, isso indica que ocorreu algum problema com o último backup.

Caso o ponto de exclamação não apareça, é porque tudo correu bem.

Como usar o Time Machine para restaurar arquivos

Você não terá nenhum problema ao restaurar arquivos utilizando o Time Machine, caso mantenha seus backups sempre atualizados.

Primeiro, você entrará no Time Machine e navegar por todos os arquivos, pastas e programas armazenados.

Para tanto, é só abrir o Finder, ir para “Aplicativos” e clicar em Time Machine. Você também pode abrir o Spotlight (pressionando as teclas ⌘ Command e Barra de espaço ao mesmo tempo), digitar Time Machine e clicar no app.

No canto esquerdo da tela do aplicativo, você verá as datas em que os backups foram realizados e pode navegar pelas datas em que o recurso executou os salvamentos.

Na parte inferior da tela, você pode acessar as opções de cancelar a sessão e restaurar um programa ou arquivo específico.

Você também pode restaurar arquivos feitos pelo Time Machine sem precisar entrar no aplicativo: basta acessar pelo Finder o disco em que estão armazenados os dados de backup e arrastar os itens para onde quiser.

Mas, este é um procedimento que exige entendimento da estrutura do sistema — além de saber a diferença entre copiar e restaurar.

No aplicativo, você pode navegar por pastas datadas pelo Time Machine e explorar tudo o que há armazenado nelas.

Lembrando que o Time Machine apenas atualiza suas pastas, em vez de copiar tudo o que existe no seu PC. Além disso, você pode restaurar automática ou manualmente, quaisquer itens dos quais sinta falta.

Sendo que você pode usar serviços de armazenamento em nuvem para salvar seus documentos, arquivos e demais dados importantes.

O que pode ser restaurado do Time Machine

Com o Time Machine, você pode restaurar:

  • Arquivos específicos: quando você excluiu por engano um arquivo importante e deseja restaurar apenas aquele;
  • Seu Mac ao estado em que estava durante um backup específico: quando você reinstalou o macOS no seu dispositivo e deseja retornar tudo como estava antes;
  • O backup do Time Machine para um novo Mac: quando você deseja importar todos os dados do backup do Time Machine para o seu novo Mac.

Como restaurar arquivos com o Time Machine

Para restaurar arquivos usando o Time Machine, você pode seguir os passos abaixo:

  1. Escolha Time Machine no menu Apple > Preferências do Sistema;
  2. Marque “Mostrar Time Machine na barra de menus”;
  3. Clique no ícone Time Machine na barra de menus;
  4. Encontre seu arquivo ou pasta e clique em “Restaurar”.

Lembrando que você pode definir quais arquivos e pastas excluir nas “Opções do Time Machine”.

Quanto tempo demora a restauração

Não há uma resposta definitiva: a quantidade exata de tempo depende de quantos dados são armazenados em backup e da velocidade de sua conexão com a unidade externa.

Assim, em alguns casos, pode levar uma hora para restaurar os dados de um backup do Time Machine, e até 10 horas em outros.

Como configurar as preferências de restauração do Time Machine

Para alterar essas preferências, vá para o menu Apple  > Preferências do Sistema e clique em Time Machine.

OpçãoDescrição
Fazer Backup AutomaticamenteConfigura o Time Machine para fazer backups dos seus arquivos automaticamente
Selecionar Disco de Backup, Selecionar Disco, Adicionar ou Remover Disco de Backup

Se você ainda não configurou o Time Machine, clique em “Selecionar Disco de Backup” para configurar um disco de backup. Repita os passos para cada disco que quiser configurar.

 

Se você já configurou, seus discos de backup são listados, e informações sobre cada disco de backup são exibidas.

Para selecionar, adicionar ou remover discos de backup, clique em “Adicionar ou Remover Disco de Backup.

OpçõesDefina opções para excluir itens do backup e para realizar backup durante o uso da bateria.
Mostrar Time Machine na barra de menusAdicione um menu Time Machine à barra de menus ao longo da parte superior da tela.

 

Conclusão

O Time Machine é ótimo para realizar e restaurar backups. Mas, apesar de funcionar bem com tarefas simples, ele pode falhar ao lidar com algo substancialmente mais complexo, como perda grave de dados.

Se isso acontecer com você, a única saída é recorrer a um serviço de recuperação profissional, como o oferecido por nós, da Bot.

Conosco, você tem seus dados de volta e fazemos o seu orçamento em até 48 horas, sem riscos de danificar seu HD — já que nossa equipe de profissionais altamente qualificados trabalha em um ambiente com partículas totalmente controladas.

Além disso, estamos a postos para solucionar suas dúvidas em nossas redes sociais.

Não arrisque: confie em quem tem mais de uma década de tradição em recuperação de dados e já atendeu mais de 60.000 casos com sucesso. Inicie já sua recuperação com a Bot!