Mesmo quando a reparação do disco externo Seagate não é possível, os seus dados ainda podem ser recuperados!
Como recuperar um disco externo Seagate? Se fez esta pergunta, então provavelmente o seu dispositivo está com algum problema e deseja solucioná-lo o quanto antes para não perder acesso a tudo o que está armazenado nele.
Cabe ressaltar que essa é uma situação relativamente comum, não devido à baixa qualidade dos dispositivos, mas sim devido ao enorme volume de discos comercializados pela Seagate, como mostram dados disponíveis no portal Statista.
De acordo com eles, de julho de 2017 a junho de 2018, 20,9% dos discos rígidos vendidos em todo o mundo era da Seagate, ficando atrás apenas da Western Digital no mesmo período (38,6%).
De julho de 2018 a junho de 2019, por sua vez, a Seagate ficou em terceiro lugar na lista, com 15,7% de todos os discos rígidos vendidos no mundo, atrás apenas de Samsung (33,6%) e Western Digital (24,6%).
Logo, querer recuperar disco Seagate danificado é algo que pode acontecer a qualquer momento, não apenas com esta marca como também com todas as outras, quer por algum problema interno ou pelo disco externo ter sofrido alguma queda, derramamento de líquidos ou formatação acidental, por exemplo.
Felizmente, a situação pode ser contornada. Acompanhe-nos na leitura e saiba o que fazer para reparar um disco externo Seagate ou recuperar os seus dados, além de algumas dicas para evitar que isso aconteça.
Por que os dados de um disco externo Seagate podem ser perdidos?
Várias situações podem fazer com que os dados de um disco externo da Seagate perca os seus dados, e algumas das principais são as seguintes:
- Formatação do disco: seja numa formatação planeada ou acidental, não é raro querer recuperar o acesso a um ou vários ficheiros que estavam contidos no disco.
- Falhas humanas: este é outro fator bastante comum. Afinal, como seres humanos, somos extremamente sujeitos a falhas, que podem variar da exclusão acidental de um único ficheiro à “limpeza” de um disco com dados importantes para armazenar jogos, filmes, fotos e outros documentos.
- Quedas de energia: Discos externos também podem sofrer o que acontece com os discos internos, embora a probabilidade seja menor. As quedas de energia podem danificar o funcionamento do dispositivo.
- Derramamento de líquidos: seja aquele delicioso milk-shake ou uma refrescante garrafa de água, também é comum que líquidos sejam derramados no disco externo Seagate, seja sobre a mesa ou mesmo na mochila ou da bolsa.
- Ataques de hackers: quando estão conectados a um computador ou dispositivo móvel, os discos externos podem ser acedidos assim como acontece com o disco de armazenamento interno, o que, no que lhe concerne, pode resultar em ataques de criminosos virtuais.
- Vírus e malwares: mesmo com o uso de um bom antivírus, anexos desconhecidos e sites estranhos podem conter vírus e malwares capazes de danificar os dados do disco de armazenamento externo.
- Perda e roubo: por último, mas não menos importantes, o disco externo Seagate pode ser perdido ou roubado, já que é um dispositivo portátil e que, por isso, corre um risco um pouco maior de tais situações.
É possível recuperar disco externo Seagate?
Sim! Em meio de tantas possibilidades de ter os seus dados perdidos, a boa notícia é que a recuperação não apenas é possível como costuma trazer ótimos resultados na maior parte dos casos.
Aqui na Bot, temos um índice de 95% de sucesso nos casos recebidos, além de uma satisfação de 99% dos clientes atendidos. Isso traz muito mais segurança e confiança a si, cliente, que poderá ficar tranquilo, já que o seu disco externo estará nas mãos de profissionais altamente qualificados e capacitados.
Como recuperar disco externo Seagate?
Essa é uma pergunta para a qual não existe uma resposta definitiva. Paralelamente, podemos pensar no arranjo de um carro: tudo vai depender do que foi danificado e de como isso aconteceu.
Para recuperar um disco Seagate danificado, é preciso fazer uma avaliação técnica bastante minuciosa do dispositivo, tanto da parte eletrónica quanto da mecânica, de modo a verificar quais componentes podem estar com alguma categoria de problema e pensar na melhor solução possível.
Em boa parte dos casos, é necessário usar um software de recuperação de dados. Estes permitem que diretórios e ficheiros previamente apagados possam ser recuperados, o que é uma verdadeira luz ao fundo do túnel.
Mas, atenção: softwares de recuperação de dados só devem ser usados por quem tiver a devida experiência na sua utilização. Caso contrário, os dados podem não ser recuperados ou isso pode até mesmo dificultar ainda mais os procedimentos realizados por profissionais.
Por isso, é possível recuperar disco Seagate que não reconhece ou que está com qualquer outro problema, mas o melhor é deixar este serviço a cargo de quem realmente entende do assunto, como a Bot.
Como recuperar disco externo Seagate usando CHKDSK?
Existe um procedimento que pode ajudar a recuperar o acesso aos dados contidos no disco externo da Seagate (e também de outras marcas), que é feito no Windows, sem a necessidade de fazer download de nenhum programa externo.
Essa é uma boa sugestão para casos em que o disco rígido é identificado pelo computador, mas os ficheiros estão corrompidos, por isso, não podem ser abertos adequadamente.
Fica aqui a orientação: só continue o processo se tiver alguma experiência com recuperação de dados. Além disso, cabe ressaltar que não nos responsabilizamos por eventuais danos causados no dispositivo ou aos dados nele contidos.
O processo é simples e funciona da seguinte forma:
- Abra o menu iniciar, clicando no ícone do Windows que normalmente fica no canto inferior esquerdo ou apertando a tecla com o ícone do Windows no teclado.
- Digite “cmd” (sem as aspas) e pressione Enter. Então, será aberta a janela do Prompt de Comando.
- Digite “chkdsk g:/f” (sem as aspas, sendo que “g:” deve ser substituído pela unidade do seu disco rígido externo) e pressione Enter.
- Então, o disco externo será reparado.
Depois disso, faça o teste e verifique se os ficheiros podem ser abertos. Se sim, então o problema deve ter sido resolvido, mas, caso contrário, o ideal é procurar pela ajuda de uma empresa especializada, como a Bot.
Como prevenir-se contra a perda de dados em disco externo Seagate?
Como diz o ditado popular, “é melhor prevenir do que remediar”. Por isso, algumas dicas são bastante valiosas para evitar que os seus dados sejam perdidos ou danificados.
Para facilitar, separamos as dicas em duas categorias: software e hardware e ambiente.
Software e hardware
- Se possível, tenha mais de um backup. Além de discos externos, pode recorrer à pen USB, armazenamento em nuvem ou até mesmo a impressão de algum documento mais importante, por exemplo. Quanto mais possíveis fontes de recuperação, melhor.
- Faça backups na nuvem. A nuvem merece um destaque ainda maior, já que oferece a possibilidade de guardar os seus ficheiros num local seguro e acedê-los a qualquer dia e horário, além de ser um meio acessível e de haver várias empresas que oferecem este serviço, como Google Drive, Dropbox e OneDrive.
- Lembre-se de que discos externos são dispositivos sensíveis. Ainda que tenham sido pensados para serem transportados a outros lugares, evite choques e impactos, os quais podem causar danos, especialmente à parte mecânica.
Ambiente
- Após usar o disco externo, guarde-o num lugar seguro. Pode ser uma gaveta no escritório, um armário ou qualquer outro lugar protegido contra humidade e impactos.
- Se não precisar de usar o disco externo, não o leve consigo. Ainda que seja muito prático, se não for usar o disco externo, o ideal é deixá-lo em casa, no escritório ou em qualquer outro lugar seguro.
- Tome muito cuidado com líquidos perto do disco externo. Por desatenção, um pouco de água já pode danificar a estrutura eletrónica do disco externo. Evite deixá-lo próximo a qualquer fonte de líquidos ou humidade, de garrafas de sumo a janelas abertas em dias de chuva.
Como recuperar disco Seagate danificado e recuperar o acesso aos seus dados?
Se por um lado nem sempre é possível reutilizar o dispositivo com problemas, na maioria das vezes é possível recuperar os dados do disco externo da Seagate. Afinal, mesmo que o antigo dispositivo tenha que ser descartado, o valor dos seus dados tende a ser muito maior que o do disco.
Neste caso, conte com a Bot. Somos uma empresa especializada em recuperação de disco externo, com mais de 100 mil casos resolvidos e de 20 unidades no Brasil e em Portugal, com serviços realizados por especialistas em salas limpas certificadas pela norma US Federal Standards 209 para maior eficácia.
Não se demore para recuperar disco externo Seagate e retome o acesso aos seus dados com economia, conforto e segurança!