Os discos são dispositivos bastante robustos. Contam com uma estrutura confiável para evitar danos. Porém, acidentes acontecem e podem danificar o disco fisicamente, o que pode afetar também os dados armazenados.
Mas, será que é possível recuperar um disco danificado fisicamente? Se já acompanha as nossas publicações aqui no blog, sabe que são poucos os casos sem uma solução para a recuperação de dados e dispositivos. No caso dos discos danificados, também há solução.
Porém, esta situação requer alguns cuidados e intervenções profissionais para não colocar os dados e o dispositivo em risco. A seguir, irá verificar como é possível recuperar um disco danificado e os dados armazenados.
É possível recuperar um disco danificado?
Sim, é possível recuperar um disco danificado fisicamente. Mas, é preciso avaliar o que causou o dano e qual foi o impacto no funcionamento do disco. Em alguns casos, a recuperação do dispositivo e dos dados pode ser mais simples; noutros, os danos podem ser irreversíveis e tornar os dados irrecuperáveis.
Vamos ver como o disco funciona para perceber melhor. Um disco é formado por um ou mais discos rígidos, que guardam os dados. Para ler e registar ficheiros no disco, existe uma cabeça de leitura, movimentada por um braço móvel, enquanto os discos giram em alta velocidade. E todo este funcionamento é controlado por uma placa eletrónica.
Um disco danificado pode ter problemas em qualquer parte desta estrutura. Se os danos afetarem a placa, a cabeça de leitura, o braço móvel ou até mesmo a carcaça do disco, mas deixarem o disco rígido ileso, as hipóteses de recuperação do dispositivo e dos dados armazenados é maior.
Afinal, é no disco que estão armazenados os dados — então, basta recuperar os demais componentes do disco. Em casos de incêndio, por exemplo, o disco pode resistir ao fogo, enquanto as outras peças são queimadas.
Porém, se o disco foi afetado, as possibilidades de recuperação são menores, mas ainda assim possíveis.
O que pode danificar um disco?
É interessante perceber quais são as causas dos danos no disco para identificar a melhor maneira de recuperá-lo.
Como dissemos, os discos têm uma estrutura confiável, que resiste bem até a pequenas quedas e altas temperaturas. Mas existem situações mais drásticas que podem danificar o disco fisicamente e prejudicar o seu funcionamento:
- Quedas e impactos bruscos podem quebrar componentes do disco;
- Exposição ao sol e à humidade ou contacto com água e fogo podem queimar o disco;
- Quedas ou picos repentinos de energia também podem queimar o disco;
- Desligar incorretamente o computador ou o disco externo também pode queimar o disco;
- Tempo de uso além da vida útil do disco também pode começar a causar danos.
Estas situações, além de estragar o dispositivo, também tendem a corromper os ficheiros e inviabilizar o acesso a eles.
Como identificar um disco danificado fisicamente?
Um disco danificado fisicamente costuma apresentar alguns sintomas. Estes são os principais sinais que pode identificar:
- Disco a fazer barulho;
- Disco não é reconhecido pelo sistema;
- Disco apresenta ficheiros corrompidos;
- Computador trava ou fica lento;
- Computador apresenta tela azul.
Ao identificar estes sintomas, é importante parar de usar o dispositivo e procurar uma solução antes que o disco fique mais afetado e mais dados se percam.
Como recuperar um disco danificado fisicamente?
A recuperação de um disco danificado fisicamente exige um serviço profissional. Jamais tente abrir e reparar o disco em casa.
Sem conhecimento, sem ferramentas certas e sem o ambiente adequado, acaba por deixar entrar sujidade no dispositivo e ainda pode-se complicar ao montar e desmontar o disco. Desta maneira, os danos podem ser incontornáveis.
Por isso, quando identificar os sintomas, procure uma empresa especializada como a Bot para recuperar o disco danificado. Detalhe ao profissional o que pode ter acontecido com o disco para facilitar o diagnóstico. Assim, os profissionais vão saber definir os melhores procedimentos.
Em ambientes controlados, podem abrir o disco com segurança para identificar e reparar os danos. Muitas vezes, é preciso substituir as peças afetadas por outras peças idênticas, o que só deve ser feito por profissionais especializados.
É o que acontece quando a placa controladora queima, por exemplo. É preciso adquirir uma nova placa, idêntica àquela, e fazer a substituição dos componentes danificados. Neste caso, é quase sempre possível recuperar os dados, já que basta arranjar o funcionamento da placa.
Esta substituição também pode ser feita quando o braço móvel ou a cabeça de leitura, por exemplo, estão danificados devido a uma queda ou impacto brusco. Em alguns casos, acontece apenas o desalinhamento, então é preciso realinhar as peças.
O problema é que danos nestas peças costumam também afetar o disco. Se a cabeça de leitura encostar no disco, por exemplo, pode causar bad blocks que são setores defeituosos no disco. Neste caso, é preciso ter ferramentas de data recovery, com funções avançadas, para recuperar o máximo possível de dados.
Como recuperar dados de um disco danificado?
Geralmente, uma empresa especializada trabalha para recuperar tanto os dados quanto o dispositivo. Por isso, ao adotar procedimentos para recuperar o disco danificado, os profissionais preocupam-se também em recuperar os dados armazenados.
Como dissemos, se o disco não for afetado, a recuperação dos dados torna-se mais fácil. Em caso contrário, é preciso avaliar os danos e tentar recuperar o que for possível.
Também pode tentar rodar softwares de recuperação de dados. Mas, não conseguem reparar os defeitos do dispositivo, apenas tentam resgatar os dados armazenados. Além disso, fique a saber que qualquer procedimento incorreto pode inviabilizar a recuperação dos dados mesmo que depois procure uma empresa especializada.
Por isso, não hesite em falar connosco para recuperar o seu disco danificado e os dados armazenados. A Bot é uma empresa especializada em recuperação de dados e pode executar o serviço nos seus dispositivos com total segurança e com os equipamentos corretos.
A experiência de mais de 11 anos da Bot no mercado habilita os nossos profissionais a lidar com todo o tipo de perda de dados, com altas taxas de sucesso na sua recuperação.
Se quer saber quanto custa a recuperação do seu disco, faça um orçamento gratuito connosco. Também pode enviar o dispositivo para avaliação de forma gratuita. Preencha o formulário agora!