Como corrigir o erro de verificação de redundância cíclica?

Índice de conteúdos

É possível que durante o uso do seu computador, possam ocorrer erros ou problemas infelizes que afetam diretamente o seu trabalho. Existe um que pode impedir a cópia de arquivos e o acesso aos dados do disco rígido ou o seu arranque. Este erro é conhecido como “erro de verificação cíclica de redundância”.

Se já se deparou com este problema e procura uma solução, então deverá ler este artigo até ao final.

erro de verificação de redundância cíclica

O que é a verificação cíclica de redundância?

A Verificação Cíclica de Redundância (também conhecida como CRC – Cyclic Redundancy Check) é um método de verificação de dados que o computador realiza para verificar erros nos discos rígidos e ópticos (CD e DVD).

Este método tem uma tecnologia de deteção de erros usada geralmente em redes digitais e dispositivos de armazenamento para detetar mudanças acidentais em dados raw. Quando há um local considerado “defeituoso” nos arquivos do seu disco rígido, ocorrem erros de verificação cíclica de redundância.

Por isso, veja a seguir quais são as principais causas deste erro.

Quais são as possíveis causas de erros detetados por uma CRC?

Existem algumas razões para que esses erros possam ser detetados por uma CRC. Por isso, separamos as principais para compreender todos os detalhes. Confira a seguir!

Transferência corrompida de arquivos e pastas

Como a CRC examina todos os erros que podem ter ocorrido em arquivos alterados, incluindo os arquivos na suas versões originais. Se os arquivos e pastas originais já tiverem sido danificados, esses erros podem ser apresentados. Portanto, deve verificar se os seus os dados chamados primários, estão realmente utilizáveis ou não.

Problema em dispositivos de armazenamento

Os dispositivos de armazenamento podem ser, por exemplo, discos rígidos externos. Caso eles fiquem corrompidos terá que comprometer a transferência de dados. A CRC pode falhar e exibir mensagens de erro também. Portanto, caso esteja a usar um novo item de armazenamento e, no seu primeiro uso, apresenta esses problemas, é recomendado considerar que o problema pode ser no seu dispositivo.

Problemas de conexão em dispositivos de armazenamento

Caso o seu computador esteja com problemas de conexão com o dispositivo de armazenamento, isto pode levar ao erro CRC. Se não puder transferir ou copiar os dados para o dispositivo de destino e receber mensagens de erro, é recomendado que veja a conexão que está a ser utilizada.

Ataques de vírus

Os vírus podem danificar o seu computador, incluindo os arquivos originais, pastas ou até mesmo o hardware do computador. A influência que causam na verificação cíclica é imediata. Portanto, é sempre bom verificar se o seu computador está protegido contra vírus e se foi infetado em algum momento.

O sistema tem breaks

Como mencionámos, o vírus pode destruir muitas coisas no sistema do computador, e breaks do sistema vão afetar os arquivos de software e hardware também. Portanto, se o seu sistema encravar durante a transformação de dados, pode também ter problemas de CRC. Se este for o seu caso, deve procurar resolver os problemas do sistema.

Software com vários bugs

Há softwares que fazem a transferências de arquivos, mas se o software não for qualificado e tiver muitos bugs, podem danificar os dados durante o processo de transferência. Este pode ser o principal motivo do aparecimento de erros de CRC.

Como corrigir um erro de verificação cíclica de redundância?

Mas, agora que entendeu os motivos dos erros do CRC, acompanhe abaixo o nosso passo a passo que pode solucionar o seu problema.

Faça a varredura usando o utilitário CHKDSK

O CHKDSK é um recurso já instalado com o Windows que procura e repara erros nos discos. Tem a capacidade de encontrar e reparar uma quantidade de erros pequenos ou arquivos corrompidos que podem causar o erro de verificação cíclica de redundância.

Para acedê-los siga os comandos abaixo:

Clique com o botão direito no disco(HD) que deseja verificar e selecione “Propriedades” depois procure pela opção “Ferramentas”. Clique em “Verificação de erro”, depois clique em “Verificar agora”.

Alertamos também que:

  • Caso um CD ou DVD esteja a apresente este erro, pode ser devido a riscos ou poeira. Limpe o disco com um pano macio e limpo;
  • Erros de discos óticos geralmente não são reparáveis;
  • Se receber essa mensagem de erro num Mac (mais raro de acontecer), tente primeiro executar o utilitário de disco embutido no sistema operativo e “Reparar” o disco.

Prepare-se para esperar na verificação

Há dois tipos de verificação: básica ou avançada. Marque a caixa referente ao tipo de verificação que deseja – a opção padrão é a básica.

A verificação básica deve demorar cerca de 15 a 20 minutos, enquanto a opção avançada pode demorar várias horas. Verifique se tem este tempo disponível e não use o computador até terminar a verificação.

Reinicie o computador

Reinicie o computador para iniciar a verificação. Ao verificar o disco rígido principal do computador (o que contém o sistema operativo), o CHKDSK não vai ser capaz de ser executado imediatamente e vai agendar a verificação no próximo arranque do computador.

Pode continuar a usar o computador normalmente neste ponto; reinicie quando tiver tempo para realizar a verificação completa.

Caso suspeite que o disco rígido possa estar “estragado”, realize um backup dos arquivos importantes antes de executar a verificação. Mesmo que alguns dados estejam inacessíveis, salve tudo que puder.

Se não conseguiu aceder ao CHKDSK tente os meios alternativos.

Às vezes, ao executar o CHKDSK da forma que mencionámos (utilizando o botão direito do rato) não executa a verificação, nem a correção dos erros de forma apropriada. Se a verificação não corrigir o problema, tente um método alternativo ao CHKDSK.

  1. Abra a janela do windows ou aperte a tecla do windows e escreva na aba de pesquisa “cmd”. Pressione ↵ Enter. e vai abrir o “prompt de comando”.
  2. O CHKDSK deve ser aberto com privilégios de administrador para que a verificação seja executada. Por isso, precisa estar a usar o utilizador do computador que é o administrador.
  3. Digite “chkdsk /f x:” no prompt de comando. A letra “x” deve ser substituída pela letra do disco no qual deseja executar a verificação. Se o seu disco for o disco “C”, digite chkdsk /f c: e Pressione a tecla ↵ Enter.
  4. O passo anterior é referente ao comando para a verificação básica do disco. Para executar a verificação avançada, escreva “chkdsk /r x:” onde “x” deve ser substituído pela letra do disco desejado.
  5. Aguarde até que a verificação seja concluída. No fim do procedimento, o CHKDSK vai exibir um relatório e reiniciar o computador. Caso tenha conseguido corrigir os erros, isso é tudo o que precisa fazer.
  6. Se o comando /r parecer ficar preso ou nunca terminar a verificação (mesmo se esperar o dia inteiro), é provável existirem arquivos danificados e que o CHKDSK não tenha conseguido repará-los. Sendo assim, tente o seguinte método.
  7. Com o tempo, o disco rígido pode desenvolver pequenas corrupções de arquivos e outros erros através de diferentes formas. O CHKDSK pode reparar muitos problemas pequenos, mas não os mais graves.

Conclusão

Portanto, nem sempre os problemas que ocorrem no disco podem ser reparados por opções simples, principalmente quando o problema é grave. O importante é que  como utilizador da máquina tenha o costume de fazer backup dos dados que jamais poderia perder, lembrando-se que mais de um backup é a prática mais recomendável.

Caso tente todas estas dicas e ainda assim o seu disco apresenta problemas, não desespere. Entre em contacto com a equipa da Bot para podermos prestar o socorro que precisa.

A entrega do seu aparelho com os dados totalmente recuperados também é feita gratuitamente.

Para iniciar o processo, basta preencher este formulário e tornar-se parte dos nossos clientes 99% satisfeitos!

Compartilhar:

Posts relacionados