Cartões SD podem ajudar quando o assunto é portabilidade. Isto porque são cartões pequenos que podem ser inseridos em computadores, tablets, telemóveis, câmaras e uma série de outros aparelhos.
Este tipo de dispositivo de armazenamento é frequentemente usado em telemóveis e outros dispositivos móveis para aumentar a capacidade de armazenamento dos aparelhos. No entanto, como qualquer outro tipo de dispositivo de armazenamento, existe a possibilidade de apresentar defeitos.
O que fazer quando o cartão SD deixa de funcionar? O que pode estar a causar o erro? É possível reparar o problema sem perder os dados armazenados? Descubra aqui os motivos e algumas soluções para este problema!
Por que o cartão SD não está a aparecer?
Existem diversos motivos pelos quais o cartão SD não aparece ao ser conectado num computador, telemóvel ou câmara. Tais como:
Mau contacto entre o cartão SD e o computador
Para que o cartão SD seja lido corretamente, é preciso que o contacto entre o cartão e o aparelho (computador, telemóvel ou câmara) esteja a funcionar adequadamente.
Quando o contacto entre os dois está danificado, isto pode ser causado tanto por problemas no cartão quanto no próprio aparelho, sendo necessário investigar qual dos dois está defeituoso.
O mau contacto entre as peças também pode ocorrer por conta de sujeira acumulada nos contactos magnéticos do cartão SD.
A letra da unidade do seu cartão SD está a faltar
Todas as unidades de armazenamento no computador têm uma letra, como, por exemplo, C:, D: ou E:. No entanto, por algum erro de formatação, pode ser que o cartão SD não tenha uma letra atribuída, resultando num dispositivo indetetável para o sistema operativo.
O sistema de arquivos do cartão SD não é reconhecido ou está corrompido
O sistema de arquivos é o que faz com que os dados brutos presentes no cartão sejam organizados de forma que consigam ser lidos pelos sistemas operativos. Quando o sistema de arquivos não é compatível com o sistema utilizado, pode não ser reconhecido. Outro motivo que pode causar erros na leitura do cartão é se o sistema de arquivos estiver corrompido de alguma forma.
O driver do dispositivo está desatualizado
Quando os drivers dos dispositivos instalados no computador estão desatualizados, é possível que o computador tenha dificuldade em fazer a leitura dos dados do cartão SD.
O cartão SD está infetado por vírus
Uma série de vírus e malwares atacam unidades de armazenamento, como cartões SD. Se o seu cartão está a apresentar erros na leitura, uma infeção por vírus pode ser o problema.
Contactos demasiado arranhados
O contacto do cartão SD é uma peça fundamental para ser feita a leitura adequada dos dados. Por isso, se a parte do cartão que promove o contacto conta com arranhões ou outros danos físicos, o cartão não será lido corretamente.
Formatação não foi reconhecida
Para que um dispositivo de armazenamento seja reconhecido, precisa de estar formatado corretamente de acordo com o sistema operativo no qual será acedido. Se o cartão SD estiver a usar uma formatação não reconhecida pelo sistema operativo, então o cartão não irá aparecer no sistema quando for conectado ao aparelho.
Leia mais: Como corrigir erro do disco rígido não detetado
O que fazer quando o cartão Micro SD não é reconhecido?
Mesmo que o seu computador ou telemóvel não esteja a reconhecer o cartão SD, não é motivo para desesperar. Existem algumas formas de conseguir reparar o cartão, permitindo que se torne acessível novamente. E o melhor de tudo: sem perder necessariamente dados!
Algumas alternativas de como corrigir problemas com o cartão SD são:
Teste o seu cartão SD noutro PC ou um novo leitor de cartão
Caso o problema seja um mau contacto entre o cartão SD e o computador, é possível testar colocando o cartão noutra máquina. Se, na nova máquina, o cartão for lido corretamente, é possível que o problema esteja no leitor da máquina na qual o cartão foi inserido anteriormente.
Se este for o caso, felizmente não é necessário fazer nada com o cartão, pois está a funcionar adequadamente. O que é preciso fazer é procurar ajuda técnica para substituir o leitor na máquina, para que volte a ler cartões SD adequadamente.
Também pode fazer este teste usando um adaptador USB para cartões SD. Desta vez, o cartão vai ao adaptador, que por sua vez é conectado a uma das portas USB da máquina. Se, neste caso, o cartão for lido com sucesso, então o problema está na entrada para cartões SD da máquina.
Atribuir a letra da unidade para o cartão SD via gestor de disco
Quando o problema é não existir uma letra atribuída ao cartão e não aparece no Gestor de arquivos por conta disso, é possível atribuir uma letra seguindo estes passos:
- Pressione os botões Windows + R no seu teclado simultaneamente para abrir o diálogo “Executar”;
- Escreva “diskmgmt.msc” e pressione a tecla Enter para abrir o Gestor de Disco;
- Localize a partição que se refere ao cartão SD e clique nela com o botão direito do rato;
- Selecione “Alterar letra de unidade e caminho…”;
- Na janela pop-up que aparece, clique em “Adicionar” para atribuir uma letra de unidade ao cartão SD.
Usar o CHKDSK para tornar o cartão SD detetável
Se o cartão não estiver a ser detetado pelo sistema operativo por algum outro motivo, é possível tentar usar a ferramenta nativa do Windows CHKDSK para tentar reparar o problema.
- No Explorador de Arquivos, clique em “Este Computador” com o botão direito do rato;
- Selecione “Gerir”;
- Clique em “Gestor de Disco”;
- Confira, no visualizador de unidades, se o sistema consegue detetar o cartão SD. Caso o cartão não apareça no visualizador de unidades, siga para o passo 5;
- Pressione os botões Windows + R no seu teclado simultaneamente para abrir o diálogo “Executar”;
- Escreva “chkdsk D: /f”, trocando “D” pela letra correspondente ao seu cartão SD, e pressione Enter;
- Alternativamente, pode escrever “chkdsk D: /f /offlinescanandfix” e pressionar Enter.
Isto dará início a um processo que irá tentar corrigir os possíveis problemas que estão a impedir a deteção do cartão SD pelo sistema.
Atualizar o driver do cartão SD
Se, ao visitar o Gestor de Dispositivos, perceber que existe um sinal amarelo ao lado do indicador da unidade do cartão SD, é provável que o problema seja um driver desatualizado.
Para resolver este problema, basta clicar com o botão direito em cima do indicador da unidade do cartão SD, selecionar “Desinstalar dispositivo” e depois “Verificar se há alterações de hardware” para realizar a atualização dos drivers.
Remover o vírus ou o malware
Quando um vírus ataca um cartão SD, pode ocultar o cartão SD do Windows ou encriptar os dados armazenados. A fim de resolver este problema, é necessário usar um software de limpeza, como um antivírus, para remover o vírus ou malware do computador e do cartão.
Feito isto, pode tentar recuperar os arquivos do cartão com os seguintes passos:
- Conecte o cartão SD ao computador;
- No menu Iniciar, escreva “cmd” na barra de pesquisa e pressione “Enter”;
- Na lista de programas que aparece como resultado para a pesquisa, clique com o botão direito do rato no programa “cmd.exe” e selecione “Executar como administrador”;
- Escreva “attrib -h -r -s /s /d letra de unidade:*.*”. Substitua “letra da unidade” pela letra que corresponde ao seu cartão SD, como por exemplo “attrib -h -r -s /s /d F:*.*”.
Recuperar dados e formatar o cartão SD para reutilização
Por fim, se nenhuma das opções acima funcionou, também pode tentar recuperar os dados do cartão SD utilizando um software de recuperação de dados e, posteriormente, realizar a formatação do cartão.
Alguns softwares que podem ser usados para tentar recuperar os dados do cartão SD são o EaseUS e o Wondershare Recoverit. No entanto, ambos os softwares são soluções mais simples que podem ser testadas em casa, mas que não garantem sucesso total na recuperação de dados, em especial nas versões gratuitas.
Leia mais: Como funciona a recuperação de dados
Conclusão
Reparar um cartão SD pode ser fácil ou difícil, dependendo de cada caso. Se já tentou recuperar os dados de um cartão SD antes de formatá-lo e obteve sucesso, isto não significa que está tudo perdido. Ainda pode procurar ajuda técnica profissional, como a oferecida pela Bot, para fazer a recuperação dos dados para si.
Além de discos rígidos, SSDs e outros dispositivos de armazenamento, a Bot também tem experiência na recuperação de cartões de memória, com mais de 100.000 casos de sucesso. Além disso, trata-se de uma multinacional com várias receções espalhadas em Portugal e com recolha gratuita na sua morada.
Uma empresa como a Bot, que recupera dados de discos rígidos particionados há mais de uma década, utilizando o que há de mais seguro e moderno para garantir que a integridade do seu dispositivo seja preservada.
Além de analisar e fazer o seu orçamento até 48 horas, podemos responder a qualquer dúvida que tenha nas nossas redes sociais — a qualquer hora do dia ou da noite.
Venha tornar-se um de nossos mais de 100.000 casos resolvidos com sucesso: inicie já a sua recuperação de dados connosco!