O disco pode fazer vários ruídos que podem indicar que algo não funciona bem, mas se apita, este é um indicador infalível de que o seu disco rígido está a falhar.
Este som significa que os componentes internos da sua unidade está a tentar fazer a leitura dos dados, mas não conseguem.
Mas, o que isso realmente quer dizer? Aliás, quais são os perigos de um disco estar a apitar? Existe uma forma para prevenir que isto aconteça?
Tudo isto descobrirá neste artigo:
- O básico por detrás do som;
- Perigos de um disco a apitar;
- Como recuperar disco que está a apitar;
- Prevenção de um disco rígido com bipe.
O básico por detrás do som
Geralmente, o disco apita porque os seus componentes internos não estão a mover-se como de costume.
Ou seja, não é um “bipe” programado que ouve, mas sim o som de partes presas no dispositivo a tentarem-se mover.
Algumas das causas do bipe do disco rígido incluem:
- Braço do atuador preso;
- Ação das cabeças empilhadas sob a rampa de estacionamento ou no prato (a fricção que evita que superfícies que estão estacionárias sejam colocadas em movimento);
- Motor ou eixo quebrado/emperrado (que evita que os pratos girem);
- Placa de circuito impresso (PCB) em curto.
Perigos de um disco a apitar
Geralmente, o prato de um disco rígido gira a milhares de rotações por minuto, e problemas como cabeças de leitura/gravações presas prejudicam a capacidade das partes móveis de localizar os seus dados.
Assim, tentar alimentar o seu dispositivo enquanto ele tem peças presas só causará ainda mais danos físicos à sua unidade.
No caso de cabeças de leitura/gravações presas, ligar a unidade pode arranhar os pratos, o que causa uma grave perda de dados.
A gravidade dos danos físicos exige a ajuda imediata de um serviço de recuperação de dados, como a Bot.
Afinal, se continuar a inicializar a sua unidade sem resolver o problema, não só piorará a condição, como também pode eliminar as suas hipóteses de uma recuperação de dados bem-sucedida.
Mas, contando que a unidade seja deixada desligada e mantida intacta, os seus ficheiros podem ser recuperados.
Como recuperar um disco que está a apitar?
Se o seu disco está a apitar, não demore para procurar uma assistência especializada. Mesmo que o motor ainda não esteja preso, pode ficar se continuar a ligar o disco sem resolver a causa do problema.
Mas, não tente uma recuperação por conta própria.
Um disco que está a apitar apresenta danos físicos que simplesmente não pode arranjar sozinho.
Os vídeos de instruções até podem parecer úteis, mas abrir a sua unidade fora de um ambiente de sala limpa só servirá para expor o seu dispositivo a impurezas, causando mais danos e limitando as hipóteses de recuperação bem-sucedida dos seus dados.
Ou seja, a única forma de lidar com um disco que está a apitar e recuperar os seus dados é enviar a unidade para uma empresa profissional de recuperação de dados, como a Bot.
Não existem soluções seguras do tipo “faça você mesmo” para corrigir cabeças de leitura/gravações presas e evitar uma ida a um laboratório de recuperação de dados.
Como prevenir ter um disco rígido com bipe
Desastres de perda de dados, como disco a apitar, são mais geralmente causados por danos físicos, como deixá-lo cair.
Portanto, tenha cuidado extra ao utilizar as suas unidades externas ou o seu dispositivo com um disco rígido interno, realmente são muito sensíveis a impactos.
Conclusão
Se o seu disco está a apitar é um sinal de que o seu disco rígido está a falhar e que precisará de ajuda especializada para resolver a questão.
Nós, da Bot, podemos tratar o seu disco rígido e recuperar os seus ficheiros em todos os tipos de cenários de perda de dados, incluindo quando um disco está a apitar.
Graças à nossa atuação numa Sala Limpa – certificada pela norma US Federal Standards 209 – pode confiar que o seu disco está totalmente protegido e não será prejudicado por nenhuma impureza do ambiente.
Além disso, trabalhamos com os equipamentos da ACELab, simplesmente a maior fabricante do mundo de equipamentos profissionais para recuperação de dados.
Torne-se um dos nossos mais de 60.000 casos resolvidos e inicie já a sua recuperação: realizamos a recolha do seu dispositivo a partir de qualquer morada em Portugal, enviamos o diagnóstico e o orçamento até 48h – ou menos!