Disco externo não reconhecido: saiba como identificar

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Unidades de discos externos – incluindo unidades flash USB e cartões SD – devem ser fáceis de usar no seu computador.

Mas, em alguns casos, pode conectar o seu disco externo e descobrir que não aparece no gestor de disco.

Este problema tem várias causas possíveis: problemas de partição na unidade externa, uso incorreto do sistema de ficheiros, portas USB inativas ou problemas de driver. Na pior das hipóteses, a própria unidade pode estar danificada.

Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos no que fazer quando o seu disco externo não aparece no Gestor de Disco.

O que fazer quando o disco externo não é reconhecido?

Quando o seu disco não aparece no Gestor de Disco, algumas opções para corrigir o problema são:

  1. Verificar o gestor de disco;
  2. Testar outra porta;
  3. Verificar problemas via Gestor de Dispositivos;
  4. Tentar formatar ou criar uma nova partição;
  5. Limpar o drive e formatá-lo via Diskpart.

Vejamos como proceder em cada uma destas alternativas:

1. Verifique o gestor de disco

Se o seu disco externo não aparece no Gestor de Disco, é o momento de fazer algumas pesquisas.

Abra a ementa “Iniciar”, escreva “Gestor de disco” e pressione “Enter” quando a opção “Criar e Formatar Partições de Disco Rígido” aparecer.

Assim que o Gestor de disco carregar, role para baixo para ver se o seu disco aparece na lista.

Caso apareça, certifique-se de que esteja online e formatado. Se estiver offline, clique com o botão direito no nome do disco (por exemplo, “Disco 2”) e selecione “Online”.

Se o disco externo não foi formatado, aparecerá “Não alocado” sob uma barra preta.

Neste caso, clique com o botão direito e escolha “Novo Volume Simples”. Isto também resolve o problema se a unidade for formatada para outro sistema operativo.

Vale lembrar que a formatação apagará todos os dados da unidade. Portanto, continue apenas se tiver a certeza de que não precisa de nada dele.

Por fim, se o seu disco externo estiver online e formatado, mas não mostrar uma letra de unidade ao lado do seu nome, clique com o botão direito no disco e selecione “Alterar letra de unidade e caminhos” para adicionar uma letra de unidade.

Lembre-se de escolher uma letra que não esteja a ser utilizada por outro disco.

2. Teste outra porta USB ou computador

Outra forma possível de conseguir aceder ao seu disco externo quando não aparece no gestor de disco é mudar a porta USB ou tentar conectá-lo a outro computador.

É possível que a porta que o conectou esteja a falhar ou apenas o cabo está com algum mau contacto.

Se estiver conectado a uma porta USB 3.0, tente uma porta USB 2.0; se estiver conectado a um hub USB, tente conectá-lo diretamente ao PC (alguns hubs USB não fornecem energia suficiente para o funcionamento do disco externo).

Também pode tentar noutro computador. Se puder, experimente conectar o seu disco externo num computador que execute outro sistema operativo.

Por exemplo, se não conseguir que a unidade apareça num PC com Windows, tente conectá-la a um Mac.

É possível que o disco externo não esteja formatado para o computador que está a tentar usar.

Neste caso, precisará copiar estes dados numa unidade formatada para aquele S.O. e assim ter compatibilidade.

3. Verifique problemas via Gestor de Dispositivos

Se o seu disco externo aparecer noutros computadores, isto significa que o sistema pode estar com um problema de driver com o seu dispositivo.

Pode verificar isso usando o Gestor de dispositivos.

Para abri-lo, pressione Win + X (ou clique com o botão direito do rato no ícone “Iniciar”) para abrir a ementa “Utilizador avançado” e selecione “Gestor de dispositivos” na lista.

Também pode inserir devmgmt.msc na caixa de diálogo Executar, para abri-lo.

No Gestor de dispositivos, expanda a categoria “Unidades de disco” e verifique se há dispositivos com um ponto de exclamação amarelo próximo a eles.

Verifique também a sessão de controladores “Universal Serial Bus”.

Se vir o símbolo de erro para qualquer entrada, este pode ser o seu disco externo que não aparece no gestor de disco.

Para tentar resolver o problema, clique com o botão direito no dispositivo, selecione “Propriedades” e verifique a mensagem de erro em “Status do dispositivo”.

Também pode ir para “Configurações” > “Atualização e segurança” > “Windows Update” para verificar se há novas atualizações, o que é sempre uma boa ideia quando se está a ter problemas com o Windows.

Executar esta verificação de atualizações também identifica atualizações de driver. Elas podem aparecer em “Exibir atualizações opcionais” > “Atualizações de driver”, por isso, vale a pena verificar lá também.

Para atualizar um driver específico que não aparece , clique com o botão direito do rato no “Gestor de dispositivos” e escolha “Atualizar driver” > “Pesquisar drivers automaticamente”.

Com isso, o sistema vai verificar se há um driver mais recente no seu computador.

Se isto não funcionar, pesquise o nome do seu dispositivo online para ver se há disponível um driver mais recente do fabricante.

4. Tente formatar ou criar uma nova partição

Caso o seu disco externo tenha aparecido no Gestor de Disco, mas estiver com status “Não Alocado”, pode tentar formatar e criar um novo volume.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Vá para a ementa “Iniciar” e selecione “Criar e formatar partições do disco rígido”
  2. Clique no espaço “Não alocado” do seu disco externo e selecione “Novo Volume Simples
  3. O Assistente para Novas Partições Simples vai abrir. Vá para a tela de seleção do tamanho, informe o tamanho da sua partição em megabytes e clique em “Avançar”;
  4. Agora, atribua uma letra para a unidade, escolhendo uma que já não esteja a ser usada por outro disco/partição;
  5. Em seguida, selecione um sistema de ficheiros (de preferência NTFS) e um nome para o rótulo. Clique em “Avançar” e conclua na tela seguinte.

5. Limpe o drive e formate via Diskpart

Em alguns casos mais específicos, o disco externo até aparece no Gestor de disco, mas a formatação da unidade simplesmente não funciona.

Neste caso, para recuperar a capacidade total do disco externo, vai precisar de executar o comando “limpar” no Diskpart do Windows, que retornará a unidade a um estado completamente não formatado.

Lembrando que isso vai apagar qualquer ficheiro no seu disco externo. Portanto, só continue se não tiver outras opções – e certifique-se de limpar o disco correto, ou pode perder muitos dados.

Para limpar o drive e formatá-lo usando o Diskpart:

  1. Abra o menu “Iniciar”, escreva “Diskpart” e pressione “Enter” para abrir o comando de execução;
  2. Quando o prompt aparecer, escreva “list disk” e pressione “Enter” para ver os discos conectados ao seu sistema;
  3. Se seu disco externo aparecer, preste muita atenção ao seu tamanho – e anote o seu nome. Usaremos o “Disco 2” neste exemplo, mas deve usar o nome do seu disco.
  4. Então, escreva “select disc 2” e pressione “Enter” para limpar o seu disco externo;
  5. Por fim, escreva “clean” e pressione “Enter”. Isto vai apagar todos os dados no disco – exigindo que recorra a programas ou serviços de recuperação de dados.

Conclusão

O disco externo não aparecer no Gestor de Disco é um problema comum para quem usa este tipo de dispositivo.

Para reverter esta falha, pode-se recorrer a várias alternativas: verificar o gestor de disco, testar outra porta USB, verificar problemas via Gestor de Dispositivos, formatar/criar uma nova partição ou limpar o drive e formatar através do Diskpart.

Mas é importante lembrar que ao executar estas ações, poderá perder todos os ficheiros salvos no seu disco externo, por isso, se tem qualquer dúvida, não faça nada e procure uma empresa de recuperação de dados profissional.

Se perdeu os seus dados ao usar alguma das opções que indicámos – e os dados no dispositivo forem importantes, conte connosco para recuperá-los para si!

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